terça-feira, 12 de maio de 2009

Frases ateistas famosas

No ótimo blog do Psicologo Cristian Stassun podemos encontrar boa seleção
de frases ateistas, algumas delas muito boas, confiram:
http://cristianccss.wordpress.com/2007/08/09/frases-ateistas-famosas/

Um exemplinho só:

“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores.
”Bruce Calvert

Não creia... e seja feliz!


Eu já fui católico, pronto, falei. Mas não foi por opção e sim por conta e obra do batismo, esse ato invasivo que torna um bebe inocente membro e seguidor de uma religião antes mesmo que passem suas cólicas. No meu caso, ainda confirmei, fiz 1a comunhão! Mas depois comunguei uma ou duas vezes, achei aquela coisa da confissão muuuuito estranha... e lá pelos 16, 17 anos percebi que nada daquilo fazia o menor sentido.
Foi quando surgiu Alan Kardec na minha vida e lá fui eu ler "O Livro dos Espiritos" e frequentar reuniões. Humm... depois de um tempo meu espírito (opa!) lógico começou a reclamar da falta de bom senso daquilo tudo.
Basicamente eu deveria acreditar que havia um deus que criava as almas e as fazia encarnar e reencarnar muitas vezes para que evoluisse seguindo suas leis divinas e atingisse um dia um certo nivel de iluminação, para então viver eternamente ao lado de deus. Isso tudo em um planetinha que no contexto do universo não passa de um átomo de um grão de areia.
O tempo foi passando... fui me interessando cada vez mais pela ciência, pelo menos ali as respostas não eram "eis o mistério da fé" ou "são misteriosos os desígnios do senhor". Estudei um pouco de astronomia, comprei um telescópio e me fascinei noites e noites imaginando como tudo aquilo podia ser tão perfeito, estável e lindo. Li sobre arqueologia, geologia, paleontologia. Nossa, como fica fácil logo perceber todas as inexatidões da Bíblia, um lindo livro de contos históricos mas que é levado ao pé da letra pelas pessoas. O que dizer sobre ela afirmar que a Terra tem 10 mil anos de vida e esses cientistas malucos por aí dizendo que foi um pouquinho mais, coisa de 4,5 bilhões de anos?
Percebi, afinal, que tudo faz mais sentido quando pensamos que muito, mas muito provavelmente mesmo, não existe deus algum lá em cima, seja "lá em cima" onde for.
Hoje penso e sinto que estamos sós, nós e as moléculas de carbono, o oxigênio e o hélio e tudo o mais.
Faz sentido isso? Faz sentido uma vida sem deus?
Como pretendo expor e debater aqui nesse blog, faz sentido sim.
Vou descrever aqui algumas idéias e dúvidas, sem querer convencer ninguém e sempre com todo o cuidado de respeitar todas as religiões.
Que não me tomem por especialista em nada, sou apenas uma ovelha desgarrada do rebanho que percebeu que -uau!- a vida fica bem melhor quando não precisamos nos sentir culpados por Adão ter mordido uma maçã lá no...paraíso!!
Outra constatação: podemos (e devemos!) ser éticos e honestos mesmo sem religião e sem um deus para nos cobrar essas coisas. Sem falar em como o mundo seria melhor sem tantas guerras inúteis, como são todas as guerras religiosas ou ditas "santas".
Relaxe... deus não existe, vamos à luta que vida é curta e estamos sós.