quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Hollywood produz o primeiro filme abertamente pró-ateísmo.

A notícia não é nova, o filme é de 2011...mas filmes sobre o tema são tão raros que vale a pena divulga-los.
"The Ledge" (o parapeito) foi dirigido por Matthew Chapman, bisneto de ninguém menos que Charles Darwin....
==========================================



Em pé, no parapeito de um edifício, enquanto um policial tenta acalmá-lo, um homem precisa fazer uma decisão que mudará – ou dará fim – a sua vida e a de outra pessoa. Ele não sabe se deve pular, pois não é um suicida. Porém, está fazendo isso para salvar a vida de sua amante. Essa é a cena central do longa-metragem “The Ledge” [O Parapeito], suspense feito por uma produtora pequena que estreou esta semana nos EUA. É definido como “uma história de amor, religião e vingança”, pois coloca como vilão um marido cristão violento contra o mocinho ateu, que se envolveu com sua mulher.
Escrito e dirigido por Matthew Chapman, um ateu militante, The Ledge é a primeira tentativa de Hollywood em criar um herói abertamente ateu em uma história sobre conflito religioso. Curiosamente, Chapman é bisneto de Charles Darwin e já escreveu livros sobre o conflito entre religião e ciência. “O objetivo do filme é ajudar a criar uma imagem mais positiva para o ateísmo”, que para Chapman, “é muitas vezes incompreendido e difamado”. As pesquisas mostram que os americanos estão aceitando cada vez mais os gays e as lésbicas. Filmes como “O Segredo de Brokeback Mountain” ‘[2005], são apontados como parte importante dessa tendência. Chapman quer que os ateus aprendam com isso. “O movimento gay tem um trabalho consistente para apelar às emoções do grande público”, diz ele. “Os ateus ainda não sabem fazer isso.”
Matéria completa e link para o trailer:
http://www.pavablog.com/2011/07/09/hollywood-produz-o-primeiro-filme-abertamente-em-prol-do-ateismo/ 
===============================================
E, para quem ainda não viu, recomendo muito o "Religulous" (mistura de religião com ridiculo), um docu-drama engraçadíssimo e disponível na integra no youtube.