quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Porque duvidam da ciência?

"Quanto mais a ciência avança, mais ela aparenta ameaçar as crenças daqueles que veem o mundo como sendo controlado por forças sobrenaturais"
Marcelo Gleiser, Folha de SP de 2/8/09

A frase do Marcelo explica bem... as pessoas em geral são resistentes a mudanças, em especial aquelas que mexem com seus hábitos e crenças religiosos.
O avanço da ciência vai deixando cada vez mais claro que tudo é fruto da evolução... e vem destruindo muitos dos mitos bíblicos (a idade da terra - 5.700 anos segundo a bíblia - é só o mais evidente deles).
Engraçado é que as pessoas acreditam ou não na ciência, conforme seus interesses do momento.
E fazem o mesmo com a bíblia!
Quando se descobre um novo remédio ou quando colocam a internet funcionando no seu bolso em um aparelhinho minusculo, ou quando as naves pousam em Marte... nessas horas todos admiram e aplaudem a ciência. Mas quando ela diz que o planeta tem 4,5 bilhões de anos e não 5.700... bem, aí as pessoas preferem crer que a ciencia está errada. Como os geólogos poderiam estar tão errados?? E os cientistas são os mesmos, as leis da ciència também... se sabemos pousar um jipinho em Marte não podemos errar tanto na datação das pedras do nosso próprio planeta, podemos?
E o mesmo fazem com a bíblia... quando deus manda matar, torturar, destruir, arrasar... bem, nessas horas é linguagem figurada. Quando o texto fala que Jesus tinha irmãos, bem, nesse caso a palavra não queria bem dizer irmão e sim "amigo"... mas quando a mesma palavra é usada para qualquer outra pessoa que não Jesus aí ela - milagre! - volta a significar... irmão. E sabem para que essa ginástica toda? Simplesmente porque se Jesus tivesse irmãos isso significaria que Maria, sua mãe, teria feito... sexo, o que, claro, o cristianismo não aceita. Logo, quando a bíblia fala de Tiago, "irmão de Jesus", é detalhe de tradução, a palavra quer dizer... amigo!
Religião: se você pensar, cai fora.