quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Papa Alexandre 6º pagou em ouro para viver mais, diz biógrafo.


Preocupado com o histórico de seus antecessores, Rodrigo Bórgia, conhecido como um dos papas mais cruéis da história, pagou, em ouro, para viver mais. "Como pontífice, uma de suas maiores preocupações foi prolongar seu pontificado --e, por conseguinte, sua vida", escreve Volker Reinhardt no livro "Alexandre VI - Bórgia, o Papa Sinistro".
Divulgação
Narra história de assassinatos, subornos, chantagens, orgias e nepotismo
Narra história de assassinatos, chantagens, orgias e nepotismo
Segundo o autor, Bórgia era obcecado com a possibilidade de viver por mais tempo. "Outros papas esperavam pelas preces de pobres selecionados. Alexandre 6º, ao contrário, apostava na consciência saudável sobre o lucro."
Nos seus 11 anos de pontificado, Bórgia fundamentou o seu poder em subornos, chantagens e assassinatos. A possibilidade de que ele mesmo provasse de seu veneno era uma preocupação diária.
"Começou oferecendo 30 ducados a cada um de seus criados, acrescentando cinco ducados ao montante a cada ano", escreve Reinhardt. "A contrapartida daqueles presenteados de forma tão generosa era garantir que o prêmio chegasse a 100 ducados por cabeça, ou, em última análise, assegurar que Alexandre 6º chegasse aos 86 anos de idade".
Fonte: FSP, 17/01

===============================================
Como foram e são bons e generosos esses papas...lembrando que são "santificados" e emissários de deus, imaginem se não fossem.