terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nobel de física sai para estudo sobre expansão do universo.



O prêmio Nobel de Física de 2011 foi concedido aos americanos Saul Perlmutter e Adam Riess e ao australiano-americano Brian Schmidt, pela descoberta da expansão acelerada do Universo, anunciou nesta terça-feira o comitê Nobel em Estocolmo.
"Eles estudaram dezenas de explosões de estrelas, chamadas supernovas, e descobriram que o universo se expande a uma velocidade em permanente aceleração", afirma um comunicado do comitê.
Eles descobriram que a luz emitida por mais de 50 supernovas distantes era mais fraca que o esperado, um sinal de que o universo estava se expandindo em permanente aceleração, explicou o comitê.
"Por quase um século, sabe-se que o universo está se expandindo como consequência do Big Bang há cerca de 14 bilhões de anos", afirmou. "Contudo, a descoberta de que tal expansão está se acelerando é espantosa".
Fonte: Folha On Line
=================================================================
Bem, eu gostaria de acrescentar duas rápidas observações:
1) A comprovação de que o universo se expande caracteriza um dos maiores enganos de Einstein, que acreditava na estabilidade. O que para alguns pode significar uma falha da ciência é na verdade sua maior virtude, a de não se acomodar e estar sempre investigando novas possibilidades.
2)Todos esses cientistas são, na visão de um criacionista, um bando de tolos ignorantes já que a Terra tem apenas 6 mil anos, conforme descrito no livrinho mágico deles.