domingo, 18 de julho de 2010

O que significa a palavra "sagrado" ??

Essa é uma boa pergunta: o que afinal significa "sagrado" (a)?
É palavra usada por todas as religiões e credos e costuma provocar arrepios (de medo ou de prazer) nos chamados "tementes a deus".
As vacas na India são... sagradas. Assim como a bíblia mas, afinal, o que isso quer dizer?
Nosso querido Aurelio diz o seguinte:

Sagrado
adj. Consagrado ao culto: vasos sagrados. / Que recebeu a consagração, que cumpriu as cerimônias de sagração. / Relativo à religião ou ao culto. / Inviolável. / Venerável, respeitável: compromisso sagrado. // Fig. Fogo sagrado, sentimentos nobres e apaixonados: o fogo sagrado da liberdade. // Livros sagrados, o Antigo e o Novo Testamento. / &151; S.m. O que é sagrado: o sagrado e o profano. // Sagrado Coração, o Coração de Jesus, venerado pelos católicos.

Ou seja, se você espremer... não sai nada. Nadinha... então sagrado quer dizer "que recebeu a consagração", isso é tão boa definição quanto dizer que uma pessoa bonita tem beleza... é um looping genial, dá a impressão de dizer muito e não diz nada.
Venerável é aquele que deve ser venerado, sabe-se lá porque.
Inviolável...bem, aqui temos um significado interessante... por exemplo, quando dizemos que a constituição é sagrada queremos dizer que não pode ser alterada (inviolável) e não que tenha sido escrita por deus.
Na verdade o que se observa é que quem decide o que é ou não sagrado somos nós, os humanos, sem qualquer ajuda do divino. Adicione-se a chamada "autenticidade por antiguidade" e qualquer coisa que venha sendo chamada de sagrada por séculos a fio será, sem dúvida, algo que veio de deus e que como tal deve ser respeitada.
A bíblia, por exemplo: um livro de grande valor historico mas que basicamente se compõe de lendas, tradições orais e contos milenares, mas com a palavra "sagrada" na capa imediatamente se transforma na "palavra do senhor", mesmo que tenha sido inteirinha escrita por pobres mortais. Nenhum texto na historia da civilização foi tão editado, adaptado, traduzido, re-editado, re-traduzido... os evangelhos, por exemplo, sabe-se que apenas 4 são "sagrados" mas na verdade esses foram escolhidos pela igreja, de acordo com seus interesses. dentre tantos outros que foram escritos.
Para os tupis o rio era sagrado, assim como a vaca dos hindus, as pedras de Stonehenge e o solo das catedrais. Para uma coisa ser considerada "sagrada" basta que alguém um dia diga que é e que outros acreditem e passem anos repetindo isso.
Assim, toda vez que se deparar com algo "sagrado", desconfie.
------------------------------------------------------------
EM TEMPO: Hoje, 24 de Julho, a Coreia do Norte anunciou que vai iniciar contra Estados Unidos e Coreia do Sul uma... GUERRA SAGRADA. Percebem? Qualquer coisa pode ser chamada de sagrada por qualquer um... Estou até pensando em passar a considerar este blog... sagrado.

Cada um acredita no que quer....