sexta-feira, 30 de março de 2012

Até tu, Oprah ?



Nosso país recebeu hoje a apresentadora de TV americana Oprah Winfrey, em sua primeira viagem à América do Sul.
Copacabana, praias, floresta amazônica: qual terá sido a motivação dela para nos visitar?
A resposta é surpreendente, ela veio para conhecer e entrevistar “João de deus”, curandeiro que faz “cirurgias espirituais” em Abadiânia, próximo à Brasília. 
Leitores do blog sabem o que eu penso sobre isso: curandeiros, astrólogos, numerólogos, tarólogos, ciganos, médiuns, para mim são todos iguais, mudam apenas os métodos. 
O Estadão de hoje noticia a visita e eu aproveito para comentar algumas passagens:

“João de deus já atendeu o ex-presidente Lula e também o presidente da Venezuela, Hugo Chaves”

Como? Mas se ele é assim tão poderoso por que será que os dois políticos prosseguem com seus tratamentos, respectivamente no Hospital Sírio Libanes, em São Paulo,  e em Cuba?
O câncer de Hugo Chaves já retornou mais de uma vez e as noticias não politizadas que chegam da Venezuela dão conta de que já se espalhou, dando ao oligarca “bolivarista” poucas chances de cura total.
Mas o melhor ainda está por vir, vejam essa:

“A equipe médica do ex-presidente Lula informou que não há mais sinal de tumor na laringe”

Sim, graças a incontáveis seções de quimioterapia e ao esforço e dedicação de uma equipe médica de 1o mundo, que deve se sentir um lixo ao ler uma noticia que credita – mesmo que parcialmente – a cura ao embusteiro do planalto central.
Se Lula confiava tanto assim em “João de deus” por que não abandonou o tratamento no hospital e confiou apenas nele?
Mas tem mais:

“Na presença de Oprah foram feitas várias cirurgias, tanto as chamadas invisíveis quanto as visíveis.”

Ah, que gracinha, ele faz intervenções “invisíveis”... ou seja, a vítima, digo, o paciente, tem que ter a tal da fé pois nada se vê, nada se sente. Se curar, foi ele. Se não curar, foi desejo de deus (o lá de cima, não o João).

“Quis ver com meus próprios olhos, disse Oprah”

Mas Dona Oprah, ver o que? As cirurgias são “invisíveis” e as chamadas “visíveis” são infantis, bizarras, pura encenação com ares de misticismo tolo, truques antigos já usados à exaustão por Chico Xavier, Dr. Fritz e tantos outros.
Repito: por que Lula, Chaves, Reynaldo Gianechini e tantos outros vitimados por câncer não abandonam totalmente seus tratamentos médicos e confiam apenas no Xamã de Abadiânia?
Isso ninguém faz...

Dona Oprah, aproveite sua estada no Brasil e vá visitar o Hospital Albert Einstein, o das Clínicas, o Sirio Libanes, o Beneficência Portuguesa. Lá a senhora vai conhecer equipes médicas eficientes, dedicadas e com elevados índices de cura, não só de câncer mas de muitos outros males.
Eles só não curam ignorância.

Para encerrar, uma pergunta divertida, que não poderia faltar:

“João de deus” cura amputados??