terça-feira, 15 de novembro de 2011

Se deus não existe, por que ser bom?



(deus, um delírio, Richard Dawkins, pag. 295)

"Apresentada assim a pergunta soa realmente ignóbil. Quando uma pessoa religiosa dirige-se desse jeito para mim (e muitas fazem isso), minha tentação imediata é lançar o seguinte desafio: Você realmente quer me dizer que o único motivo para tentar se bom é obter a aprovação e a recompensa de deus ou para evitar a desaprovação dele e a punição? Isso não é moralidade, é só bajulação, puxação de saco, estar preocupado com a grande câmera de vigilância dos céus, ou com o pequeno grampo de dentro da sua cabeça que monitora cada movimento seu, até seus pensamentos mais ordinários.
Como disse Einstein, se as pessoas são boas só porque temem a punição e esperam recompensa então somos mesmo uns pobres coitados"

31 comentários:

  1. Não, Lineu... não ... definitivamente não!!! Realmente, pense bem: mato uma pessoa e depois me me mato ! Vou ser punido quando ?? No futuro ?? segundo a "crença ateísta" ... nunca ! Me livrei habilmente do castigo !! Não existe vida depois da morte... estou safo !
    Deus é meu freio, meu patrão, meu Senhor, meu criador ... enfim, meu tudo !!!

    ResponderExcluir
  2. Safo de que? Você se matou, perdeu a unica chace de viver. Isso é pior que tudo pois não existe nada depois. Será que é tão difícil assim?

    ResponderExcluir
  3. Fernando, seu comentário não faz sentido algum, como alguém que deixou de viver se safou??
    Se você matar alguém e depois se matar... sua única punição será a perda da sua vida mas... voce acha pouco?

    ResponderExcluir
  4. Ué, Lineu e Zé Ninguém (ou será o Lineu disfarçado ?), "isso é pior que tudo ??" "Não existe nada depois" ?? Ah, Ah, Ah... a consciência de vocês acabou de traí-los... se não existe nada depois, então é lógico que eu não vou sentir nada, é como se nunca tivesse existido, então, logicamente, me safei sim porque não sofrerei mais nenhum castigo, aliás não existirei mais, e quem não existe não sente dor e nem pode ser castigado.
    Vou repetir aqui as frases de vocês para que possam analisar com calma e meditar bem devagarinho :

    - Zé Ninguém: "Safo de quê ? Você perdeu a única chance de viver".

    _ Zé Ninguém: "Isso é pior que tudo pois não existe nada depois". ( PAUSA PARA COMENTÁRIO )

    Pior que tudo ??? Por quê ?? Se você não vai sentir nada, vai deixar de existir, meu caro... e quem não existe ... não pode sentir nada, não pode sofrer nada, portanto escapou de ser punido e pagar pelo crime que cometeu. Não tem pior nem melhor.

    - Lineu: "...sua única punição será a perda da sua vida mas... você acha pouco"?

    Não tenho que achar pouco ou muito; se tudo acaba com a morte, então acabou também o sofrimento, e quem não sofre não é punido.
    Mais uma perguntinha : Como é que eu vou saber (ou ter consciência) de que fui punido com a perda da minha vida, se eu já não existo mais, hein, Lineu ?

    Mas sabem o que é isso ? É a alma e a consciência que Deus imprimiu em todos nós que fala mais alto dentro da gente. A alma de vocês está firme e forte.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, a vida não é uma coisa justa.
    Como dizia um outro Fernando, o Pessoa, navegar é preciso mas viver, não.
    Se alguém matar e depois se matar vai ficar impune mas vai perder o que de mais valioso e único tem: sua própria vida, que não pode ser reposta, perdeu, é para sempre. Morreu, acabou, pena que nem eu nem você vamos poder debater isso depois da morte para ver quem tem razão...

    ResponderExcluir
  6. tá explicado por quê as cadeias estão abarrotadas no mundo cristão, mate o quanto quiser, estupre o quanto quiser, destrua a natureza o quanto quiser, de bastante sofrimento para os animais indefesos, depois é só se ajoelhar diante daquele que morreu na cruz por você e pronto, como num passe de mágica, você está perdoado, mas deus?? e aqueles que eu matei?? ha! que se danem, eles são como judas, nasceram só pra morrer mesmo, e minha palavra ser cumprida, mas deus??? isso não é crueldade com eles?? não lhe parece com cobaias?? eita deus bonzinho!!!! imagina se ele fosse tirano???

    ResponderExcluir
  7. Robson, vai por mim ... procura um psicólogo. Rápido ! Corre, vai ...

    ResponderExcluir
  8. será fernando! que um psicólogo, consegue me explicar, como o fundador do cristianismo não tinha onde por a cabeça, e o representante dele hoje anda num boeing 777 fretado só pra ele???? que pena fernando que você não me manda procurar um padre!!! que pena!! e os focolarinos do bairro do paraíso?? eles também devem procurar um psicólogo urgente?? pelo menos eu sou mais honesto, do quê eles. só por curiosidade fernando, oquê você acha que vai acontecer se eu procurar um psicólogo?? virar um ruivo macho?? e casar com as encalhadas da sua família ou igreja?? rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Um psicólogo te explicar como Jesus disse que "o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça", e o papa anda num boing fretado só para ele" ??

    Não, claro que não, Robson. Mas a bíblia pode explicar: Jesus disse que "A semente de mostarda é a menor de todas as sementes, mas quando se desenvolve e cresce, torna-se a maior e mais frondosa árvore de todas, e os pássaros vêm fazer ninhos nela". Essa é a Igreja que já tem dois mil anos e continua a se desenvolver.
    E não adianta te dizer que a Igreja fez e faz muito mais do que muitos governos por aí, e que o papa é um chefe de Estado, porque vai sair por um ouvido e entrar pelo outro. Por que você não vende sua casa e dá aos que não têm e fica por aí "sem ter onde reclinar a cabeça"? Deixe de hipocrisia.

    Quando eu disse para você procurar um psicólogo, eu não estava me referindo à sua homossexualidade, mas a esse seu ódio doentio contra Deus e as religiões, apenas isso. Não precisava ofender a minha família, a qual você nem conhece; mas esse seu ódio te deixa cego.

    "Pai, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido ..."

    ResponderExcluir
  10. fernando! você conhece o bairro do jardim são bento?? perto de santana, atrás do campo de marte? então vá lá e veja com seus próprios olhos, oquê é hipocrisia, lineu! a TFP tem o maior e melhor imóvel daquele lugar, pra se ter uma ideia, ele é conhecido na região por ""CASTELINHO"" é deslumbrante, e pergunto pra vocês, advinha quem pode entrar lá, só gente deles, mendigos, desabrigados, desnutridos, doentes, enfim a ralé, passa longe daquele lugar, isso por quê o deus deles mandou ir atrás dos necessitados! imagina se fosse ao contrário. eu trabalhei como digitador uma semana para eles, lá no bairro do peruche, eles vendem aqueles adesivos para automóveis, com um rosário em forma de maria, querido fernando! quero até ser justo com vocês católicos, nada mais natural ter bens materiais, ter castelinhos, ter tudo do bom e do melhor, para quem acorda cedo e trabalha, oquê é o caso de vocês focolarinos, tfp, mas eu, não deixei milhões nascerem sabendo antes ,que eles seriam favelados. eu não tenho o poder descrito por vocês, que o deus de vocês tem!! então fica difícil eu vender a minha casa,e dar pra uma única família favelada e ficar por aí! e as outras milhões de famílias???? vão continuar por aí?? será que os milhões de ateus é que vão ter que corrigir oquê o deus de vocês fez de errado??? até nóias da cracolândia, seu deus concede a maternidade fernando!! aí fica difícil pros ateus!! se pelo menos ele(deus) não deixasse os ovários delas sadios!! mas quero dizer que se eu pudesse fernando! como num passe de mágica, tiraria sim todas as famílias do mundo das favelas e cortiços, como disse em outros comentários odeio o mal, e sei que ali, tem muita gente boa, mas também sei que é dali que sai muitos marginais, oquê não consigo entender, é que eu um mísero ateuzinho de merda sei isso, mas parece que o deus judaico - cristão não saiba dessas coisas! muitas vezes a fome e a miséria leva os jovens pra criminalidade, e depois dizem que ele é onipotente, onisciente, onipresente. pra quem??????? ele é isso?????

    ResponderExcluir
  11. Robson, não posso ir ao Jardim São Bento porque sou carioca, moro no Rio. Mas já fui em lugares muito pobres e constatei que, praticamente, só a Igreja Católica é que estende a mão para essa gente. Se você quiser posso te dar vários endereços de comunidades pobres onde a Igreja faz, e faz muito pelas pessoas mais necessitadas. Há lugares em que o governo jamais chegou, mas a Igreja está lá, ajudando materialmente e espiritualmente, só que ela não pode fazer tudo sozinha; cadê os governantes ? Você quer enxergar só as coisas ruins, Robson, fica catando aqui e ali; e quem procura, acha.
    A Igreja já levantou muita gente (e põe gente nisso), já tirou muita gente da pobreza extrema; você não tem idéia, Robson, não tem a mínima idéia... infelizmente. Você pode acusar a Igreja de muitas coisas, mas de não fazer nada pelos pobres... é um verdadeiro absurdo !!
    Essa sempre foi uma das principais bandeiras da Igreja Católica ! As obras da Igreja mundo afora são incontáveis, Robson, incontáveis. É triste assistir a uma pessoa que não tem conhecimento sobre a Igreja falar essas coisas... é triste.
    Seja mais positivo, Robson; deixe essa sua negatividade de lado, isso ainda vai acabar te causando doenças.
    Deus é onipotente sim, mas o mundo é livre !

    ResponderExcluir
  12. Opa, as igrejas evangelicas também estendem a mão aos pobres... mas é para arrecadar.

    ResponderExcluir
  13. Não são todas, Lineu... não podemos generalizar.

    ResponderExcluir
  14. é verdade, concordo. Mas as muitas más igrejas as vezes nos fazem esquecer das poucas boas. E vou te dizer que de todas a menos ruim é a Católica mesmo, apesar dos tantos pesares...
    Essas evangelicas picaretas de pastores milionáarios, isso não se pode mesmo comparar.

    ResponderExcluir
  15. fernando! quem é que deixa nascer milhões nas favelas e cortiços?? euzinho?? não querido, quem da o dom da vida, como você mesmo já escreveu, é seu deus atrazildo, então nada mais natural do quê vocês seguidores desse deus, irem para as favelas ajudarem os coitados que receberam o dom de deus! você é carioca? manda o cristo redentor abaixar um pouco as mãos e proteger mais as crianças atingidas por balas perdidas. fui assaltado várias vezes, nessa cidade, todos os assaltantes tinham cara de japoneses, ou dinamarqueses. mas tenho certeza fernando! que com sua pregação e história da igreja católica, todos esses ladrões já devem estar fazendo parte do focolare. credo!!!

    ResponderExcluir
  16. Quem deixa nascer milhões nas favelas e cortiços ?
    Os governadores, prefeitos, ministros, deputados, vereadores e nós, povo brasileiro, que não reagimos a essa roubalheira, a esse desvio de bilhões dos cofres públicos que poderiam estar tirando essas pessoas da situação em que se encontram !

    Você foi assaltado aqui no Rio ? Mas em São Paulo nunca, né ? Aaaahhhh bom ...
    Manda o governador daí tomar as favelas como fez o daqui; melhorou muito, sabia ? Oitenta por cento. São as chamadas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

    Robson, vai lá nas favelas dar sua contribuição para a melhoria de vida daquelas pessoas ...

    ResponderExcluir
  17. fernando vou mandar essa sua resposta para o casal que frequenta a igreja do padre marcelo, em busca do primeiro filho, pois estão tendo dificuldades, eles devem fazer novenas e orações, para o governador geraldo alkmim, para o prefeito gilberto kassab, e para a câmara dos deputados, e vereadoes, só assim eles conseguiram esse tão famoso dom! qual?? o da vida. desculpas, é lógico que o governador e o prefeito do rio teriam que fazer isso que fizeram, já te disse seu deus chega sempre depois da bala perdida, ele só serve pra mandar fogo e enxofre, pra matar putas e viados. só por curiosidade fernando! na sua igreja deus é especialista em tirar caroços?? "" olha padre, quando entrei aqui eu tinha um caroço nessa região do meu corpo, mas agora depois das orações ele sumiu, oh!glória!""

    ResponderExcluir
  18. já disse em outro comentário fernando! gostaria de ter poderes mágicos, e não somente poder ajudar essas pessoas mas sim tira-las dali! me corta o coração ver tanto sofrimento. depois de deus, também culpo certos poderes públicos, indiferentes com aquelas crianças sem educação nenhuma. aqueles meninos com uma ar15 nas mãos tiveram uma boa educação?? tiveram o verdadeiro amor de mãe e pai?? se é que eles conhecem o pai.

    ResponderExcluir
  19. fernando me desculpa de novo, mas além dos poderes públicos, e o dinheiro arrecadado nas igrejas?? sabe o quê é milhões de cristãos doando dízimos e ofertas?? faça-me o favor, não vem defender as instituições religiosas, na minha ex-igreja, na santa ceia, domingo de manhã, ia umas 20.000 pessoas, e pelo menos era oquê se via, todas colocavam a mão dentro da sacolinha para dar dinheiro, inclusive eu, eu tinha até o carnê da evangelização, que pagava religiosamente no banco, hoje sinto vergonha, eu tinha uma transportadora podia ir com um paletó diferente a cada mês, mas tinha irmãos meus, que o terno marrom virava lilas, de tanto lavar, e o pastor da minha igreja só se preocupava em arrecadar milhões de cruzeiros para pagar a rádio tupi, então fernando, se as igrejas também se preocupassem verdadeiramente com os outros, pelo menos ou no mínimo, os membros não pagariam mais aluguel. se juntar todo o dinheiro da assembléia de deus, congregação cristã do brasil, deus é amor, batista, luterana,presbiteriana,anglicana,universal do reino de deus, mundial do poder de deus,igreja do evangelho quadrangular,renascer em cristo, bola de neve,do deus vivo, etc etc etc e tal. milhões sairiam das favelas. esse foi um dos motivos que sai correndo das religiões. e você fernando qual a sua contribuição? queridinho cristão não está no gibi oquê vendi de gás fiado a moradores de favelas aqui em são paulo, sabe oquê é 7.000 reais?? então é oquê estão me devendo. ajudei até mães solteiras com gás fiado, quando perguntava do pai da criança, elas desconversavam, teve até uma dupla de mulheres do rio de janeiro, que olha!! estão de parabéns em matéria de 171. me roubaram sem nenhuma arma

    ResponderExcluir
  20. fernando, não sei se é verdade, mas dizem que sua igreja tem muitos terrenos, muitas propriedades, pelo brasil a fora, e eu que tenho que ajudar os favelados? male má tenho esse terreno onde moro com minha mãe e 15 cachorros. ex-abandonados. você fernando! quantas crianças negras adotadas você tem em sua casa?? não vai me dizer que você só gosta de crianças branquinhas??

    ResponderExcluir
  21. Robson, especialista em caroço é o RR Soares, aquele da televisão. Aquele que manda as pessaos testarem Deus. Ele diz assim depois da oração:"Faz o teste ! Faça o que você não podia fazer"! E o que se vê é gente mexendo braço, perna, fazendo flexão, etc., depois convoca todos a serem "patrocinadores".
    A Igreja Católica não faz isso, Robson. Você já ouviu falar de padres que fazem isso , Robson ? Eu não. Por isso não compare a Igreja Católica com essas arapucas que existem por aí; Ela não é perfeita, comete erros também, mas é muita diferença, Robson, Muita !
    Você, infelizmente, foi mais uma vítima desses falsos profetas espertalhões que estão espalhados por aí, mas não desanime, não, porque Jesus Cristo deixou no mundo uma só Igreja, e Ela existe há dois mil anos.
    Esses homens estão destruindo a cabeça do povo brasileiro, literalmente ! Essas Igrejas são financiadas pelos Estados Unidos e fazem de Jesus Cristo um produto como outro qualquer, eles exportaram para cá os chamados "pastores eletrônicos", que fazem curso de empostação de voz, curso de locutor, decoreba da bíblia (a maioria nem sabe o que está lendo), enfim, estão se aproveitando do pouquíssimo estudo e da poquíssima cultura do povo brasileiro para incutir meias verdades na cabeça dessa pobre gente.
    Os discursos se baseiam em promessas de prosperidade, sucesso, curas e milagres; e para se obter tudo isso é preciso pagar o dízimo, aliás, dízimo é a parte mais falada da bíblia, como se fosse o assunto principal da bíblia ... e ainda se autodenominam "evangélicos", que de evangélicos não têm absolutamente nada. Mas o que é deles está guardado ...

    A própria bíblia diz: "Muitos virão em meu nome e engarão a muitos".

    Na outra ponta temos A Igreja Católica pregando que o sofrimento faz parte da vida, que o sofrimento é fonte de crescimento e aprendizado, que devemos nos doar pelo próximo, nos sacrificar por ele.
    Pregando contra o aborto, contra o divórcio, etc..

    Quanto às terras da Igreja, Ela tem sim terras, mas ajuda muitos pobres com elas. Depois vou te mostrar alguns exemplos.

    ResponderExcluir
  22. fernando! concordei contigo em número, gênero e grau, a respeito dos ""evangélicos"" quanto ás terras da igreja católica, deixa pra lá. pra mim tanto faz tanto fez. não quero ser injusto com você, sei dos trabalhos sociais da sua igreja, vou dar só um exemplo, no meu antigo bairro onde marava aqui em são paulo, um padre fundou a primeira casa de apoio aos portadores de aids, aqui da zona norte, isso lá no começo da década de 90, sei sim das obras de sua igreja. fala uma coisa fernando! eu menti ao dizer que se todo dinheiro arrecadado nas igrejas do brasil milhares sairiam das favelas, para apartamentos dignos?? concordo com você a respeito de muitos políticos, mas as igrejas também poderiam fazer algo mais concreto do quê só dizer que no céu todo mundo vai ter um lar!! por quê não agora??

    ResponderExcluir
  23. É isso aí, Robson. Finalmente você concordou comigo, até porque, falando em ajudar os outros, em caridade e respeito ao próximo, ninguém, em sã consciência, pode falar mau da Igreja Católica, ninguém. Podem falar de alguns padres pedófilos, de alguns momentos da Inquisição... etc., tudo bem, agora... de ações sociais... isso todos têm que tirar o chapéu. E isso não é só no nosso tempo, não. É em todos os dois mil anos de Igreja.

    Se toda essa dinheirama ( que se reverte, 90%, para comprar emissoras de TV, estações de rádio, fazer cada vez mais templos, investir em planos contra a Igreja Católica no Brasil, montar gráficas e mais gráficas que apresentam livros de gosto duvidoso, etc, etc, fora uma bolada muito grande que vai para a família do pastor ), e olha que são bilhões e mais bilhões, fosse usada em prol dos fiéis mais necessitados, pelo menos, é verdade, esse dinheiro todo acabaria com muitas favelas, tiraria muitas pessoas da sargeta. Você assiste a Record ? Então veja para onde vai o dinheiro do dízimo daquela pobre gente. Para pagar artistas de novela caríssimos que ela tira da Rede Globo.
    É claro que não podemos generalizar, pois existem Igrejas evangélicas que fazem trabalhos seríssimos, dignos de louvor, mas mesmo assim são pouquíssimas, e geralmente são as mais antigas e tradicionais.
    Fuja dessas "igrejas" pentecostais recém criadas, porque são verdadeiros sangue-sugas.

    ResponderExcluir
  24. Só um detalhe: a igreja católica também investe o dinheiro de seus fiéis em emissoras de TV, vide a TV Canção Nova.
    Umas fedem mais, outras menos, mas todas fedem.

    ResponderExcluir
  25. fernando! acho que sem querer querendo, devo fazer o mesmo que você! dou mais audiência para outras emissoras, tipo assim sbt, bandeirantes, justamente porque sei da onde vem os milhões e milhões da record. mas quando se pensa nos milhares que conseguiram seus empregos! justamente lá, na record, eu fico numa cilada de bico. fico com dó, coitados e se ela falir?? quem sabe né, o silvio santos, ou os marinhos, comprem ela?

    ResponderExcluir
  26. Lineu, você não entendeu (de novo !). A canção nova faz trabalhos de evangelização, de recuperação de drogados, de viciados, transforma muitas vidas e ajuda muita gente (inclusive financeiramente). Ela não paga artistas de novela caríssimos (verdadeiras estrelas), não tem comerciais de marcas caríssimas e de empresas multimilionárias.
    Não há a mínima comparação !
    Não estou dizendo que a Record do Macedo também não tire pessoas das drogas, etc,. Não é isso ! Eu me referi aos objetivos bastante diferentes. Muuuuuiiito diferentes ...
    Um dos objetivos do Macedo, relatados por ele mesmo num livro, é destruir a Rede Globo, literalmente, e para isso, não mede esforços gastando bilhões e bilhões para tirar artistas consagrados da mesma, oferecer o dobro do que a Globo oferece para transmitir a Copa do Mundo (e mesmo assim não consegue), etc, etc,. Esses bilhões investidos em educação, esporte, conscientização política dos brasileiros, mais tempo para espiritualidade e educação religiosa... pô, dria para fazer muita coisa boa!
    Portanto, Lineu, os objetivos da Canção Nova são bem outros. Aliás, mesmo sem conhecer de perto, eu admiro DEMAIS o trabalho da Canção Nova !! É simplesmente espetacular em vários campos (não só religiosos). Leva a marca do catolicismo, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  27. ...minha igreja é melhor que a sua, meu deus é mais deus que o seu, minha santa é mais poderosa, a tv da minha igreja é do bem as outras são do mal, meu livro sagrado é mais sagrado que o seu...
    Sono, é o que me dá.

    ResponderExcluir
  28. Lineu cada um anda na luz que tem, mais segundo vc Deus nao existe! certo, mais pelo menos nunca o convenceu, mais agora eu venho te fazer uma perguta e se vc nao me responder ao ponto de me convencer ai mostrarei a ti que Verdadeiramente Deus existe e esta sempre com vc. ai vai "Me explique a origem de todos Seres Humanos e todos seres Vivos?

    ResponderExcluir
  29. Vieram de uma grande explosão, não é, Lineu ? E a grande deusa, "a seleção natural", criou toda essa complexidade maravilhosa que somos nós. Lindo, mas pouco inteligente.

    ResponderExcluir
  30. Claro, inteligente é achar que o planeta tem 6 mil anos, que virgens dão a luz, que mares se abrem e que todos os seres vivos do planeta descendem dos mascotinhos do Seu Noé.

    ResponderExcluir