quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mitos da criação: qual a origem do sol?



A ignorância dos povos primitivos sobre a origem de tudo fez surgir em todas as partes do planeta os mais originais mitos da criação.
Para cada povo uma divindade criadora e uma historia.

A tribo TIV, da Nigéria, acredita que o sol e a lua são filhos do seu deus supremo, Awondo.

A tribo Barotse, do sudeste africano, acha que o sol é marido da lua.

No xintoísmo, religião japonesa, o sol é a deusa Amaterasu e a lua é seu irmão Ogetsuno.

Os incas acreditavam que o sol e a lua eram seus ancestrais.

Para os antigos povos gregos o sol era uma carruagem conduzida no céu pelo deus Helio.

Para os astecas existiram quatro mundos antes do nosso, que desapareceram um após o outro, destruídos por catástrofes forjadas pelos deuses.

Para os antigos egípcios a divindade criadora de tudo era RA, o deus sol, e a curva do céu era o corpo da deusa NUT, arqueado sobre a Terra.

Em alguns mitos o sol não é exatamente um deus mas uma de suas primeiras criações. Um dos mais conhecidos mitos desse tipo vem de uma pequena tribo hebreia do deserto do Oriente Médio, segundo o qual o deus tribal YHWH a tudo criou em seis dias, descansando no sétimo. YHWH conseguiu a proeza de criar a luz no segundo dia mas o sol apenas no quarto mas apesar de incoerências assim e do tom fantasioso e épico de sua descrição o mito dessa tribo espalhou-se e deu forma a uma poderosa religião, hoje majoritária no planeta.

Mitos: se você gosta, escolha um para você.

(fonte: A Magia da Realidade, R. Dawkins)

Um comentário:

  1. Mas se eu disser que o Sol não passa de uma partícula aleatória, produto de uma incomensurável explosão cósmica, qual é o sentido humano para isto? É certo nadar tanto para enfim morrer na praia? Por que sonhar em construir naves interplanetárias, se a resposta para tamanho sofrer é o Nada? É o sonho que torna possível a conquista, e o sonho, como sabemos, não é real, não é fato, é uma hipótese.

    ResponderExcluir