sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A mulher de Cristo.




A divulgação de um suposto papiro copta que menciona a "mulher de Jesus" pôs mais uma vez o mundo a debater se Cristo era ou não casado. Não tenho nada contra essa discussão, mas há uma outra, anterior, que quase nunca é lembrada: Jesus, de fato, existiu?
É certo que, como ideia, ele é real. Em seu nome edificaram não uma, mas centenas de igrejas. Por isso mesmo é interessante saber se à figura mítica corresponde um personagem histórico de carne e osso.
O que salta à vista aqui é a notável ausência de documentação contemporânea aos supostos fatos. Há quase que apenas os Evangelhos, que tinham muito mais o objetivo de propagar a nova religião do que de registrar eventos. Para piorar, o mais antigo dos Evangelhos canônicos, o de Marcos, foi escrito ao menos 40 anos após a alegada crucificação, o que significa que não pode ser considerado uma fonte primária. Os evangelistas escreveram o que ouviram dizer, não o que testemunharam.
Há ainda umas poucas e rápidas menções a Jesus em autores não cristãos, como Flávio Josefo, Plínio, Tácito e Suetônio. Mas eles estão ainda mais longe dos fatos do que os evangelistas, e historiadores acreditam que essas referências podem ter sido introduzidas por copistas.
É claro que ausência de evidências não é evidência de ausência. Um Jesus histórico poderia perfeitamente ter existido mesmo que sua odisseia não tivesse sido capturada pela, em geral eficaz, burocracia romana.
Karen Armstrong, no excelente "Em Defesa de Deus", mostra que, muito mais do que o ateísmo ou o darwinismo, o que incomodou os religiosos do fim do século 19 e início do 20 foi o advento da alta crítica, um ramo da teologia que estudava a Bíblia e a vida de Cristo não como milagres, mas como fenômenos literários e históricos. 
Para Armstrong, o fundamentalismo cristão surgiu exatamente como uma reação a essa dessacralização das Escrituras.
Hélio Schwartsman, FSP de 21/09/2012

25 comentários:

  1. Talvez esta pudesse ser uma prova do que ele (Jesus) realmente tenha existido. o que fique bem claro não dúvido. Mas imagino que os crentes vão duvidar da prova pois o deus vivo (ou morto vivo) não pode fazer sexo kkk

    ResponderExcluir

  2. Minha gente, quanta ignorância. Em primeiro lugar, se Jesus fosse casado isso não lhe rebaixaria em nada; acontece que, se formos analisar bem, a missão dele não lhe permitiria casar-se, não havia tempo disponível para isso, é só ler os evangelhos e constatar que Jesus "não tinha onde reclinar a cabeça". Sua vida pública durou apenas 3 anos. Jesus ia de cidade em cidade com seus discípulos e sempre com multidões a cercá-lo; não havia tempo para esposa e filhos.
    Essa pergunta infantil do sr. Hélio Schwartsman sobre se "Jesus, de fato, existiu ?", é típica de quem quer criar sensacionalismo; tal hipótese, em nossos dias, quase não encontra seguidores. Essas pessoas estão ultrapassadas e desatualizadas, e insistem em propagar o erro (claro, jornalista) e o mais inacreditável é que preferem acreditar num pedaço de papiro que data de 400 anos depois de Cristo do que no evangelho que data de 30 a 40 anos depois. Aliás, ele erra feio em dizer que "os evangelistas escreveram o que ouviram dizer, não o que testemunharam". É patético uma pessoa fazer uma reportagem dessas... patético. Naquele tempo (30 a 40 anos depois), o apóstolo João ainda estava vivo, assim como outros discípulos que haviam convivido com o mestre, tanto é que Lucas, o terceiro evangelista, assim escreve: "VISTO QUE MUITOS JÁ EMPREENDERAM COMPOR UMA NARRAÇÃO DOS FATOS QUE SE CUMPRIRAM ENTRE NÓS - CONFORME NO-LOS TRANSMITIRAM OS QUE, DESDE O PRINCÍPIO, FORAM TESTEMUNHAS OCULARES E MINISTROS DA PALAVRA - A MIM TAMBÉM PARECEU CONVENIENTE, APÓS ACURADA INVESTIGAÇÃO DE TUDO DESDE O PRINCÍPIO, ESCREVER-TE DE MODO ORDENADO, ILUSTRE TEÓFILO, PARA QUE VERIFIQUES A SOLIDEZ DOS ENSINAMENTOS QUE RECEBESTE." ( Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 1 ao 4)
    Portanto, dois evangelistas (Lucas e Marcos) escreveram o que as testemunhas oculares lhes transmitiram e dois (Mateus e João) foram, eles mesmos, testemunhas oculares e apóstolos de Jesus.
    É interessante notar que até o século passado, por preconceitos racionalistas, a crítica tendia a distanciar da pregação de Jesus (anos 27-30 ou 30-33) a redação dos evangelhos, como se eles tivessem sido escritos somente no século II (até o ano de 180). Com isto, esses críticos racionalistas queriam justificar que neste longo tempo, surgiram mitos e falsas imagens de Jesus criadas pela fantasia popular e, finalmente, somente no século II, teriam sido colocadas pelos evangelistas em seus escritos. Evidentemente esses evangelistas não seriam Mateus, Marcos, Lucas e João, mas as suas "comunidades".
    Esta falsa suposição preconceituosa foi desfeita pela descoberta de manuscritos encontrados em Qumran, entre os quais o p52.
    Com o progresso da ciência e dos estudos nota-se que mais ainda se devem aproximar entre si a redação dos evangelhos e a pregação de Jesus. Isto contribui para mostrar que a fé cristã não está baseada em ficções e fantasias dos antigos, mas sobre as palavras do próprio Cristo.
    Agora... como entender essa gente que rejeitava os evangelhos por estes terem sido escritos, supostamente, no século II, e agora aceitam de bom grado um pedacinho minúsculo de papiro que foi escrito no século IV, quatrocentos anos depois ?? Além do mais, outros peritos coptos também questionaram a autenticidade do fragmento, informou a agência Associated Press. Criticam sua aparência, a gramática, a falta de contexto e sua origem ambígua.

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa ridícula que o nosso amiguinho Hélio diz é que Flávio Josefo, Plínio, Tácito e Suetônio (escritores antigos) tiveram seus escritos adulterados por copistas. Outra meia verdade; destes quatro, somente o Judeu Flávio Josefo está sujeito a dúvidas dos historiadores.

    "...muito mais do que o ateísmo ou o darwinismo, o que incomodou os religiosos do fim do século 19 e início do 20 foi o advento da alta crítica..."

    Errado. O que mais incomoda são as meias verdades e, mais ainda, as mentiras sujas e deslavadas com que certos ramos da imprensa, movidos por preconceito e ódio, agem para com o cristianismo.
    Os próprios críticos racionalistas do século 19, depois de estudarem os evangelhos por quase 50 anos, com a sede de destruí-los e mostrar ao mundo que eles eram falsos, uma invenção da Igreja Católica, e que teriam sido forjados para apresentar Jesus como Deus e, assim, justificar a existência da Igreja Católica como guia espiritual dos homens, tiveram que reconhecer a sua autenticidade. Eles, os racionalistas, que só acreditavam na matéria e na ciência, empregando o conhecimento da própria ciência ("métodos das citações", "o método polêmico", o "método das traduções", e outros), vasculharam todas as páginas e palavras dos evangelhos. Eis suas conclusões honestas e por coerência científica :

    Renan : "EM SUMA, ADMITO COMO AUTÊNTICOS OS QUATRO EVANGELHOS CANÔNICOS". (Vie de Jesus)

    Harnack, racionalista alemão : "O CARÁTER ABSOLUTAMENTE ÚNICO DOS EVANGELHOS É, HOJE EM DIA, UNIVERSALMENTE RECONHECIDO PELA CRÍTICA".

    Streeter, grande crítico inglês : "OS EVANGELHOS SÃO, PELA ANÁLISE CRÍTICA, OS QUE DETEM A MAIS PRIVILEGIADA POSIÇÃO QUE EXISTE".

    Os mais exigentes críticos racionalistas do século 19, Hort e Westcott, foram obrigados a firmar : "AS SETE OITAVAS PARTES DO CONTEÚDO VERBAL DO NOVO TESTAMENTO NÃO ADMITEM DÚVIDA ALGUMA. A ÚLTIMA PARTE CONSISTE, PRELIMINARMENTE, EM MODIFICAÇÕES NA ORDEM DAS PALAVRAS OU EM VARIANTES SEM SIGNIFICAÇÃO. DE FATO, AS VARIANTES QUE ATINGEM A SUBSTÂNCIA DO TEXTO SÃO TÃO POUCAS, QUE PODEM SER AVALIADAS EM MENOS DA MILÉSIMA PARTE DO TEXTO".

    ResponderExcluir
  4. Os inimigos da fé católica quiseram destruir os evangelhos, e acabaram reconhecendo-os como os livros mais autênticos, segundo a própria crítica racionalista. Agora eu pergunto : será que o sr. Hélio Schwortsman sabe dessas coisas ? Ou sabe e agiu de má fé ?
    Ele também fala em milagres de Cristo... será que ele já pesquisou o Talmud, coletânea de leis e comentários históricos devidos aos rabinos ? Pelo visto não, nem ele e nem o Sr. Armstrong.
    O tratado de Sanhedrin 43a do Talmud da Babilônia refere: "NA VÉSPERA DA PÁSCOA SUSPENDERAM A UMA HASTE JESUS DE NAZARÉ. DURANTE QUARENTA DIAS UM ARAUTO, À FRENTE DELE, CLAMAVA:'MERECE SER LAPIDADO PORQUE EXERCEU A MAGIA, SEDUZIU ISRAEL E O LEVOU À REBELIÃO. QUEM TIVER ALGO PARA O JUSTIFICAR, VENHA PROFERI-LO ! NADA, PORÉM, SE ENCONTROU QUE O JUSTIFICASSE; ENTÃO SUSPENDERAM-NO À HASTE NA VÉSPERA DE PÁSCOA".

    O valor de tal testemunho está em que, embora se oponham à tradição cristã, não negam a existência de Cristo, mas procuram interpretá-la de maneira a ridicularizar os fundamentos da fé cristã (quem se daria ao trabalho de desfigurar um personagem lendário ?)
    Notemos também a acusação de MAGIA feita a Jesus: supõe que Ele tenha realizado milagres (os milagres de que fala o evangelho); interpreta-os, porém, em sentido pejorativo como OBRAS DIABÓLICAS DE CRISTO (cf. Marcos 3,22)
    Outra vez a pergunta : Será que o os srs. Hélio Schwartsman e Armstrong, inteligentes como devem ser, não conhecem esses documentos ?? É incrível o que a imprensa está fazendo quando se refere a Jesus Cristo e sua Igreja, inacreditável. Mas agora já está feito, e muitos ignorantes já leram o "conceituadíssimo" jornal 'A Folha de São paulo' e já tiraram suas brilhantes conclusões, como se jornal e televisão nunca errassem. E assim também fazem com Inquisição, Cruzadas, Galileu, etc, etc, etc..

    É dura a vida de cristão... porém alegre e esperançosa. Jesus não nos enganou e por isso disse que tudo isso iria acontecer.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, pode espernear à vontade mas a verdade, a verdade verdadeira, é que as evidências do "Cristo Histórico" são tênues e na maioria dos casos duvidosas. A importância do personagem está na sua mensagem.

      Excluir
    2. o pior de tudo é saber que esse deus único, que ao mesmo tempo é três existe, e não consegue transformar os focolarinos do bairro do paraíso em são paulo em machos de verdade, a maioria são bibas simpáticas, ô deus judaico-cristão vamos lá mostre pra nós o seu poder, transforme aquelas bibas em varões de verdade!!

      já estou cansado de aula de história, mais precisamente de história de 2.000 mil anos atrás, se manca ô deus judaico-cristão, não dá pro senhor dar uma abridinha na lagoa rodrigues de freitas???
      ou será que estou pedindo muito pra um esclerosado com mal de parkinsons??

      Excluir
  5. Uma pergunta Fernando: Tu acreditas no inferno?

    ResponderExcluir
  6. Outra perguntinha senhor Fernando: Qual o tamanho de sua fé? O senhor se acha uma pessoa de fé tão inabalável que o seu deus é sim seu único e total senhor? Você acha que sua fé e de seus "irmãos" de igreja são fortes o bastante para que seu deus ouça as preces de vcs em suas orações?

    ResponderExcluir
  7. Lineu, não estou esperneando nem um pouco, apenas estou te mostrando documentos sérios que comprovam a existência de Jesus Cristo e que ele fez coisas extraordinárias realmente... milagres, sem os quais não se entenderia a projeção de Jesus no seu tempo e nos séculos subsequentes. Os judeus queriam esquecer Jesus, queriam ridicularizá-lo, mas não negaram sua existência e nem que ele tenha feito milagres (magia, na opinião deles), sob pena de serem desmascarados na época, de tão evidente e marcante que foi a sua figura.
    Está vendo ? Provas fora da bíblia. Outra coisa: não existe história antiga, do tempo de Cristo ou anterior, mais bem documentada que o Antigo testamento... não existe; conhecem-se 5.236 manuscritos (cópias) do texto original grego do Novo Testamento, comprovados como autênticos pelos especialistas. As pequenas variações encontradas nessas cinco mil cópias são meramente gramaticais ou sintáticas e que não alteram o seu conteúdo. Os estudiosos, analisando este grande número de manuscritos antigos, concluem que é possível reconstruir a face autêntica original do Novo Testamento, que é o que hoje usamos.
    O estranho é que quando surge um único pedacinho de papiro datado de 400 anos depois de Cristo, escrito por seitas gnósticas da época, "esquece-se" todo este material e se dá crédito imediato ao papelzinho. A mídia faz de vocês gato e sapato... há muitos interesses envolvidos nisso, e vocês caem feito trouxas.

    Chamouth, acredito totalmente no inferno, Jesus passou quase toda a sua vida pública alertando sobre essa realidade.

    Robson, eu não deveria mais responder suas sandices... mas deixo o próprio Jesus te responder: "ESSA GERAÇÃO É GERAÇÃO MÁ; PROCURA UM SINAL, MAS NENHUM SINAL LHE SERÁ DADO". (Lucas 11, 29), ou seja, Deus não é gênio da Lâmpada e nem faz brincadeirinhas para sua diversão. O milagre não deve ser tido como mera ostentação ou Show do poder de Deus.

    Marcão, eu considero minha fé ainda pequena, mas cresce a cada dia, a medida em que eu vou conhecendo mais e mais sobre Jesus Cristo e sua Igreja (a única que Ele fundou), a medida que vou conhecendo a vida e o exemplo dos santos católicos. Existem pessoas na Igreja com muito mais fé do que eu.
    Quanto a Deus ouvir minhas preces... acho que não mereço muito não, mas mesmo assim Ele ouve e posso dizer isso por experiência própria; o problema das pessoas é que elas são muito imediatistas, querem esfregar a lâmpada mágica e... plim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuammnaunh (bocejo)...impressionante, a lavagem cerebral que fazem nos cristãos anula totalmente a lógica, o bom senso e até mesmo parte da inteligência da pessoa. Fernando, seu pensamento circular recorrente só depõe contra você...não há prova alguma fora da biblia que seja sequer aceitável, voce diz que "documentos comprovam que ele fez coisas extraordinárias, milagres".
      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA.
      Cite um mísero documento fora da biblia que prove ter ele feito milagres.
      Tirando uma ou outra citação (questionáveis, aliás) por historiadores romanos... nada mais há a não ser o livrinho mágico.

      Excluir
    2. Bom senhor Fernando, já que seu deus é tão poderoso e vcs são tão fiéis, me diga uma coisa: Têm pararaios na sua igreja? O senhor provavelmente depois que encontrou seu deus nunca precisou ir a um hospital correto? Quando vc atravessa a rua nem precisa olhar para os lados né? Afinal, seu deus é tão poderoso e deve cuidar muito bem seus fiéis, não é? Pra quê médico se existe a fé e os milagres?tsc,tsc,tsc...

      Excluir
    3. que pena fernando! a minha contribuição mensal com o dízimo depende sim! desses showsinhos! mas esperar oquê de um deus que não cura os carecas da sua igreja e nem cura os míopes com óculos fundos de garrafas, k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k.
      não preciso nem citar os focolarinos do bairro do paraíso, né??? k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k.

      Excluir
    4. fernando! se não me engano, não foi o seu inteligentíssimo deus que criou as pessoas imediatistas????? eita!! deusinho onisciênte!!!!

      Excluir
    5. fernando obrigado! agora entendo por que o papa usa o papamóvel! caso algum inimigo da igreja cristã der um tiro na direção dele, não vai adiantar ele esfregar a lâmpada mágica, ah! ah! ah! ah! agora entendi!!!

      Excluir
    6. fernando agora virou moda de novo os muçulmanos, então!! por quê você não tenta falar pra eles que seu deus é o verdadeiro, ah! aproveita, e manda mensagens para os milhões de hindus, e fala pra eles que seu deus é o melhor mesmo matando milhões de animais inocentes no dilúvio.
      k k k k k k k k k k k k k k k k k k k k.
      se toca querido! suas aulas de história católica, de história cristã pra nós ateus, é como tacar mais lenha na fogueira, se toca meu!!
      já escrevi, e acho que talvez até outros, quanto mais conhecemos a bíblia e seu escritor, mais nos dá embrulho no estômago.
      e é claro, devemos recorrer á farmácia tomar anti-ácidos, por que se esperarmos o gênio da lâmpada!!! k k k k k k k k k k k k k k

      Excluir
  8. Acabei de te mostrar o Talmud judaico, está bem aí em cima. Acho que a lavagem cerebral não é feita nos cristãos não... a mente do ateu é programada para não enxergar aquilo que vá contra suas opiniões. Impressionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, voce quer usar um "livro sagrado" para comprovar o outro?
      É o único exemplo que voce conseguiu?
      Vou repetir a pergunta, de forma mais precisa: cite uma única fonte "não sagrada" que comprove os milagres de Jesus. Não dá? Cite uma que ao menos mencione esses milagres, mas estou falando de fontes historicas, não livrinhos mágicos.

      Excluir
  9. "O senhor provavelmente depois que encontrou seu deus nunca precisou ir a um hospital correto? Quando vc atravessa a rua nem precisa olhar para os lados né? Afinal, seu deus é tão poderoso e deve cuidar muito bem seus fiéis, não é? Pra quê médico se existe a fé e os milagres?tsc,tsc,tsc..." (sr. Marcão)

    "se toca querido! suas aulas de história católica, de história cristã pra nós ateus, é como tacar mais lenha na fogueira, se toca meu!! (Robson)

    Infelizmente o Marcão e o Robson, como a maioria do povo, hoje, têm uma idéia de Deus totalmente absurda, uma verdadeira caricatura; isso é influência dessas pseudo-igrejas que estão mostrando de tudo, menos o que é cristianismo.
    Robson, realmente, história para pessoas que não têm conhecimento como você, é como jogar conhecimento na fogueira. Ah, e não é história católica não, é, simplesmente, história, coisa que você não conhece porque a televisão não mostra.

    Jesus disse : -"OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICO, E SIM OS DOENTES..." (Marcos 2, 17)
    -"MUITOS VIRÃO EM MEU NOME... E ENGANARÃO A MUITOS". (Mateus 24, 4-5)
    -"...FARÃO DE VÓS OBJETO DE NEGÓCIOS." (2 Pedro, 2,3)

    Eis o que diz a Bíblia sobre tudo isso que estamos vendo hoje. Ainda dá embrulho no seu estômago, Robson ?






    ResponderExcluir
  10. fernando! por quê você não escreve sobre os fatos reais da história? sim, eu conheço história!! tipo assim!! aquele papa que desenterrou o seu antecessor por causa da sua ira. então menino escreve para nós, nos explique, como esse ser que desenterrou outro papa, pôde ser chamado de ""vigário filho de deus "", ACORDA QUERIDO FERNANDO!!!! conheço sim, a história de sua estimada igreja, e de minha ex-estimada igreja, e volto a escrever, me dá embrulho no estômago.

    sabe quando eu vou voltar a dar glória a deus? fernando? nunca!!!
    sabe quando vou dar meus míseros dízimos a deus? nunca!!!
    então!! já que em MARCOS 2 , 17 esta escrito "" os sãos não precisam de médico, e sim os doentes....""
    vamos lá pede pro seu deus curar os carecas, da sua igreja, mas por favor sem implantes estéticos, vamos lá pede pro seu deus curar os que usam óculos fundo de garrafa, mas por favor sem usar lentes de contato.
    olha fernando! quem sabe depois dessas curas eu posso até começar a dar ofertas???? dinheiro vivo??

    ResponderExcluir
  11. Quer dizer que depois dessas curazinhas você vai começar a dar ofertas ? Então te convido a ir ao santuário de Lourdes ou de Fátima e ler os incontáveis relatórios médicos e científicos sobre as milhares de curas impressionantes e sem explicação até hoje, que tal ? Comece a vender sua casa e seus bens... mas mesmo assim você vai ficar devendo, e muito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatima e Lourdes são duas fraudes, talvez duas das maiores fraudes religiosas de todos os tempos, só perdem para a própria bíblia.

      Excluir
  12. Dizer, pura e simplesmente, que é fraude, não as torna uma fraude... é preciso provar que é uma fraude, e provar cientificamente, coisa que até hoje nenhum ateu de plantão se atreveu. Será medo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer, pura e simplesmente, que não é fraude, não as torna uma verdade... é preciso provar que não é uma fraude, e provar cientificamente, coisa que até hoje nenhum crente de plantão conseguiu. Será medo?

      Excluir
  13. Diz isso para o 'BUREAU DES CONSTATATIONS MÉDICATES (CENTRO DAS AVERIGUAÇÕES MÉDICAS)'.

    ResponderExcluir
  14. Bíblia, a maior das mentiras.

    ResponderExcluir