quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ateu acredita em ET ?


A pergunta, a princípio, pode parecer estranha ou absurda afinal, em teoria, a vida extra terrestre nada tem a ver com a vida após a morte.
Mas ambas tem uma coisa em comum: hoje, dependem de fé.
Para quem baseia suas crenças no pensamento científico tanto uma como a outra aguardam comprovação e não passam, hoje, de especulação. São, apenas, possibilidades e jamais houve sobre os temas um único caso comprovado cientificamente.
A sobrevivência à morte de um “corpo astral” sempre foi a base fundamental de todas as religiões, que trocam consolo e esperança por dinheiro.
Milagres, comunicações com o além, reencarnações, não passam de especulação e quase sempre podem ser explicados pela ciência. 
Se as pessoas pudessem escolher seu destino entre o “morreu, acabou” e o “morreu e vai para o céu” não hesitariam e assim fica fácil compreender porque há muito mais religiosos que ateus: a fé oferece perspectiva muito mais agradável.

No caso da vida extraterrestre acontecem processos semelhantes.
A comunidade cientifica internacional converge em direção à idéia de que o processo de evolução que aconteceu na Terra pode ter acontecido em outros pontos do universo.
Afinal, os elementos químicos e as leis da física são, comprovadamente, as mesmas em qualquer estrela, planeta ou nebulosa de qualquer galáxia. Carbono, oxigênio, hélio estão em toda parte, assim como a gravidade, a matéria escura e os processos de fusão nuclear. A luz viaja da mesma forma e na mesma velocidade esteja você aqui ou em uma galáxia há bilhões de anos luz e quem afirma isso não é o papa ou o Edir Macedo e sim a ciência.
No entanto não houve até hoje um único caso de contato extra terrestre que tivesse comprovação cientifica.
Claro, há relatos de abdução, há discos que foram “vistos” por multidões, há inscrições misteriosas em montanhas, há os “deuses astronautas”, o ET de Varginha, o Caso Roswell e tantos outros mas todos, sem qualquer exceção, carecem de uma prova cientifica de que não tenham passado de ilusão, fraude, engano ou má interpretação de um fenômeno natural.
Mas como a ausência de evidência nunca pode ser interpretada como evidência da ausência... o homem continua procurando. 
O mais importante programa cientifico de busca de vida extraterrestre é o SETI (Search for Extra Terrestrial Inteligence) que rastreia os céus 24 hs por dia à procura de um sinal de rádio, de luz ou qualquer outra forma de comunicação que comprovadamente seja emitida por uma fonte inteligente e de forma intencional.
Mas, até agora, nada, nem um único sinalzinho. Se surgiu vida em outros lugares ela ainda não se comunicou conosco. 
Claro, assim como tem gente que vê Jesus na torrada e acredita que um facho de luz seja a mãe de Chico Xavier há também os que acreditam que já fomos visitados por discos voadores mesmo que não haja disso qualquer comprovação (a não ser que você considere programas do Discovery Channel como prova... o que, convenhamos, só alguém muito ingênuo faria).
Quanto à vida após a morte e a existência de um deus criador, sou 100% ateu. Já quanto à existência de vida extra terrestre – inteligente ou não - sou 100% agnóstico.
Desta forma, respondendo ao titulo deste post, eu digo que ateu não acredita em deus mas pode sim perfeitamente acreditar que existam ET´s. Mas permanecemos no aguardo da comprovação pela ciência desta que será a mais importante noticia de todos os tempos: a de que não estamos sós no universo.
Espero viver para isso... até porque, depois que eu morrer... acabou.

6 comentários:

  1. Acredito piamente em ETs, não consigo ir tão a fundo como Douglas Adams, George Lucas e Gene Roddenberry, mas acredito que haja vida em formas diversas em planetas com condições de vida. Foram encontrados dois planetas com condições de vida, um deles está de acordo com minha idéia. Amebas, bactérias e afins... mas foi levantada a possibilidade de vida inteligente e avançada no outro... não consigo ir tão longe na realidade... já parto para a fantasia.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a probabilidade de existir ou de ter existido vida em outros planetas é muito grande. Já a probabilidade de conseguirmos contato acho muito pequena. As distâncias são muito grandes. Imagine um planeta a mais de mil anos-luz da Terra, como os recentes encontrados kepler-62e e kepler-62f, que podem ter condições semelhantes as da Terra. Para uma mensagem chegar lá demoraria mais de mil anos. E caso consigam receber e responder, demoraria mais mil anos para chegar a resposta. Mesmo que tenham uma tecnologia muito mais desenvolvida que a nossa e consigam viajar na velocidade da luz, teriam que planejar uma missão que duraria mais de mil anos para conseguirem chegar até nós. Muito improvável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além disso temos a questão dos desenvolvimentos contemporâneos, a Terra tem 4,6 bilhões de anos mas comporta vida inteligente há uns 50 mil anos e civilização há uns 10 mil. Ou seja, nada, muito pouco, um piscar de olhos na historia do planeta. Mesmo que uma outra civilização inteligente tenha surgido em outro planeta, além da distancia teriamos a improbabilidade de terem se desenvolvido na mesma época.

      Excluir
  3. tenho a mesma vontade de estar vivo pra ver e assistir esse fato histórico.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que se houver vida em outros planetas será em forma de líquens ou plantas ou ainda virus e bacterias. Acho que só existirá vida em outro planeta quando esgotarmos o nosso e nos mudarmos.

    ResponderExcluir
  5. concordo em genero numero e grau com seu pensamento.O problema aqui é que , se me apresentarem um deus sem poderes sobrenaturais eu até poderia concordar com sua existencia do mesmo modo que me falassem de um ET incorporeo e que fizesse milagres eu seria descrente.O que faz surgir duvidas não e´ a existencia disto ou daquilo mas sim suas caracteristicas fora de um plano real (e como voce disse ,sem evidencias)

    ResponderExcluir