terça-feira, 4 de agosto de 2009

Onipotente e onisciente: dois em um ?

Dizem as lendas que deus é onipotente e onisciente mas se pensarmos bem não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo...
Se deus é onisciente ele sabe tudo, inclusive o futuro. Mas ele não pode mudar esse futuro pois se o fizer então ele não sabia antes e se ele é onisciente tem que saber tudo sempre. E se ele não pode mudar o futuro...então ele não é onipotente.
e agora?

Quanto mais culto e rico... mais ateu.


Esse mapa diz muito e resolvi repeti-lo... ele mostra o percentual de crença em um deus, seja ele qual for. Paises como Portugal ou Turquia tem 90% de crentes . E os escandinavos, por exemplo, tem 80% de ateus. Quanto mais culto, esclarecido e desenvolvido é um povo menos ele fica disposto a basear sua vida em lendas, crendices e dogmas totalmente sem sentido.

Poeminha ateu do dia



se não crer em deus
soar muito pernóstico
omita ser um ateu
diga que é agnóstico!

Ministério Público pede retirada de símbolos religiosos de órgãos públicos em SP

Ministério Público pede retirada de símbolos religiosos de órgãos públicos em SP
Folha Online

O Ministério Público Federal em São Paulo pediu que a Justiça obrigue a União a retirar todos os símbolos religiosos fixados em locais de grande visibilidade e atendimento ao público em órgãos públicos federais no Estado.

No pedido, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão pede também a aplicação de multa diária simbólica de R$ 1 em caso de descumprimento. A multa deverá servir como um contador do desrespeito à determinação judicial. O prazo proposto pelo Ministério Público para a retirada dos símbolos é de até 120 dias após a decisão.

Segundo o Ministério Público, a ostentação de símbolos religiosos seria uma ofensa à liberdade de crença dos cidadãos. Além disso, o órgão argumenta que a Constituição Federal determina que o Brasil é um Estado laico, ou seja, onde não há vinculação entre o poder público e a religião.
Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão e autor da ação, Jefferson Aparecido Dias, cabe ao Estado proteger todas as manifestações religiosas sem tomar partido de alguma. "Quando o Estado ostenta um símbolo religioso de uma determinada religião em uma repartição pública está discriminado todas as demais ou mesmo quem não tem religião afrontando o que diz a Constituição", defendeu.

A beleza da criação...

Imagens do mês de agosto (2009) - Álbum de Fotos - UOL Ciência e Saúde

Foto tirada no deserto do Chile onde no céu se vê um braço da Via Lactea, uma visão maravilhosa, inspiradora. Habitamos um planetinha que é um graozinho de areia girando em torno de uma pequena estrela em um canto perdido de um dos braços dessa maravilhosa espiral de gas e matéria. Apenas uma dentre 200 bilhões de estrelas só na Via Lactea, que é apenas uma das bilhões de galaxias existentes. Tudo isso girando a bilhões de anos no espaço, preso às forças da gravidade universal. Somos tão insignificantes... mas mesmo assim há quem tenha a pretensão de achar que o criador disso tudo passa o dia todo a ouvir as preces de cada um de nós na Terra e resolvendo quem deve e quem não deve ser atendido, assim como checar diariamente se você rezou virado para o lado certo, se não trabalhou no dia errado nem comeu misturas proibidas de alimento. Para depois, quando você morrer, resolver se você fica com ele no céu para toda a eternidade ou se vai arder no inferno pelo mesmo período (antecipadamente nos desculpamos mas as vagas no purgatório estão suspensas tendo em vista as recentes declarações da Igreja Católica que tal lugar não existe.
Olhe a foto (que é linda) e acredite: é tudo carbono, ferro, hidrogenio, tudo reagindo a magnificas explosões e reações químicas, em velocidades e distancias que à inteligencia humana não é fácil conceber e entender. Muito mais fácil acreditar do que pensar...
Acredite nessas coisas quem quiser, eu não quero.

Contradições e atrocidades da bíblia, parte I

Você já leu a bíblia? De verdade? Não estou falando de dar uma olhadinha, uma folheada ou uma lidinha rápida só em algumas partes mais conhecidas, eu falo de realmente ler, analisar, pensar, investigar quem escreveu, em que época e em quais circunstancias. Leu? Duvido... a não ser que você seja evangélico, pastor ou beato, mesmo sendo religioso provavelmente faz o que milhões de outras pessoas fazem: assume que aquilo é "a palavra de deus" e que portanto os textos são "sagrados" e que contesta-lo seria uma "blasfêmia". Quanta bobagem...
Em primeiro lugar deus nunca desceu à terra para ditar esses textos, nem enviou e-mails celestes nem escreveu com raios e trovôes. Tudo que se lê na bíblia foi escrito por seres humanos, antigos escribas do deserto, que puseram no papel lendas, contos, tradições orais que vinham sendo repetidas (e modificadas...) por gerações e gerações. Esses textos foram com o tempo reunidos, filtrados, adaptados, traduzidos, cortados, editados, traduzidos de novo e de novo... até ficarem do jeitinho que as igrejas queriam. Bastou acrescentar a palavra "sagrada" na capa e esperar alguns séculos até que a autenticidade por antiguidade fizesse seu trabalho.
E hoje lá está ela, prontinha para guiar sua vida (e também para esconder dolares, como fizeram o bispo e a bispa da igreja do Kaká...).
Vamos aqui postar uma série de pequenos textos com contradições e atrocidades da biblia, coisas que em geral os religiosos omitem, disfarçam ou alegam que nem tudo deve ser levado ao pé da letra (só o que interessar...)
Só como aperitivo lá vai a 1a:
Porque a bíblia se preocupa tanto com a genealogia de José se ele não era pai de Jesus?? Dois evangelhos falam disso (aliás, de forma contraditória, cada um tem uma lista de antepassados diferente!) e é importantíssimo para as religiões dizer que Jesus descende de David e de Salomão... mas quem descende é José e ele, como se sabe, nada fez com Maria já que ela era virgem.
E agora??