segunda-feira, 12 de março de 2012

Internet faz ateus sairem do armário "sagrado".



Acho que não preciso perder meu tempo nem o do leitor para falar do quanto a internet revolucionou a vida das pessoas.
Nas artes, educação, politica, entretenimento, é difícil encontrarmos uma área que não tenha sido virada do avesso desde o surgimento da chamada vida virtual.
Mas para o ateísmo a internet é um divisor de águas, uma coisa tipo Moisés, só que de verdade.

Durante séculos os ateus foram acusados de terem pacto com o diabo e de não possuirem moral por não ter "deus no coração".
A pressão das igrejas (que durante muito tempo incluiu torturas e mortes) e da sociedade fez com que qualquer pessoa que discordasse ou duvidasse dos dogmas religiosos permanecesse dentro do armário, amedrontada.
Como se sabe o ateismo provoca o mais elevado grau de rejeição, o preconceito é muito mais forte do que com mulheres, negros, ciganos ou gays.
Uma lésbica negra seria mais facilmente eleita no Brasil do que um ateu assumido, e isso quando sabemos que cor da pele, sexo, nacionalidade ou religiosidade deveriam vir muito depois de honestidade, princípios e propostas, mas não é isso que se vê.
Mas as coisas estão mudando, a santa internet chegou para nos libertar, eu mesmo recebo inumeras mensagens de pessoas que confessam ter tido coragem de assumir sua descrença após ler posts do Lineu.
Um caso em particular me encheu de alegria, um garoto de 14 anos que não conseguia assumir seu ateismo nem para ele mesmo e me mandou uma linda mensagem de agradecimento pela "força" pois criou coragem e passou a debater e enfrentar o assunto de peito aberto.


Podemos dividir o ateismo em AI e DI (antes e depois da internet) pois a virtualidade das publicações e a possibilidade de ler, escrever e comentar inicialmente de forma anônima fez com que finalmente os ateus pudessem sair do armário. E, surpresa, somos muitos!
E, unidos, somos fortes!
A globalização, o avanço das ciências, a internet, tudo isso está fazendo com que seitas e religiões entrem em declínio, na Europa há dados que indicam o fechamento de mais de 200 templos por semana.
No mundo de hoje fica cada vez mais difícil crer e seguir dogmas tolinhos criados quando o ser humano tinha acabado de sair das cavernas.
Repitam comigo: sou livre, não creio em deuses nem demônios, creio da ciência e na liberdade de pensamento, sem castigos ou obrigações sem sentido!
Nada provoca maior sensação de liberdade que o ateismo pleno.
Aleluia, irmãos!