quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Partícula de deus": o pior apelido da história da ciência.




Os cientistas parecem estar se aproximando rapidamente de uma importante descoberta no campo do chamado “modelo padrão”, teoria que ajuda a compreender todas as partículas e forças do universo, com exceção da gravidade.

Através de experiências em curso no LHC – maior colisor de partículas já construído pelo homem, na fronteira entre Suiça e França – os cientistas estão próximos de provar a existência do “Boson de Higgs”, uma partícula tão pequena que até hoje sua detecção não pode ser comprovada, há apenas indícios teóricos de sua presença na estrutura dos átomos.

O bóson de Higgs teria dado origem à massa de todas as outras partículas, se sua existência for confirmada, portanto, este é um passo importante da ciência na compreensão da origem de todos os objetos.

Em algum momento do passado, no entanto, a partícula foi apelidada de “partícula de deus”.
É só um apelido tolo que vem de um livro do físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, cujo esboço de título era "A Partícula Maldita" ("The Goddamn Particle", no original), em alusão às frustrações de tentar encontrá-la. 

O título foi, depois, cortado para "A Partícula de Deus" por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra "maldita" fosse ofensiva, gerasse protestos e afetasse as vendas do livro.

Não há absolutamente nada de divino na descoberta, estamos falando de ciência sub-atômica pura e "partícula de deus" é apenas um estúpido apelido dado pelo infeliz editor.


Muitos crentes, em sua suprema e inabalável ignorância, apregoam agora aos 4 ventos que a confirmação da descoberta seria a confirmação da existência de deus!!
Não, não e não!!
Aqui é ciência, irmão!