quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cientologia ou cretinologia?



cientologia é um sistema de crenças fundado em 1952 pelo autor de ficção cientifica 
L. Ron Hubbard (1911-1986), nascido em Tilden, Nebraska). 
A cientologia foi oficializada em 1954. Esta religião baseia-se nos livros de Hubbard Dianética: A Moderna Ciência da Saúde (1950), Dianética: A Evolução da Ciência e Ciência da Sobrevivência.
Segundo a Cientologia há 75 milhões de anos vários planetas se reuniram numa "confederação das galáxias", governada por um líder maléfico chamado Xenu
Como os planetas estavam com problemas de superpopulação, Xenu mandou bilhões de seus habitantes para Terra, em espaçonaves parecidas com os Douglas DC-8, onde foram jogados dentro de vulcões (razão pela qual o livro dianética possui um vulcão na capa) e mortos com bombas de hidrogênio. 
Seus espíritos que foram recapturados e reunidos em cachos (como uvas, ou talvez bananas) - chamados de "thetans" (em português, "tetões") - que são hoje os seres humanos.
(fonte: Wikipedia)

Mitos da criação: qual a origem do sol?



A ignorância dos povos primitivos sobre a origem de tudo fez surgir em todas as partes do planeta os mais originais mitos da criação.
Para cada povo uma divindade criadora e uma historia.

A tribo TIV, da Nigéria, acredita que o sol e a lua são filhos do seu deus supremo, Awondo.

A tribo Barotse, do sudeste africano, acha que o sol é marido da lua.

No xintoísmo, religião japonesa, o sol é a deusa Amaterasu e a lua é seu irmão Ogetsuno.

Os incas acreditavam que o sol e a lua eram seus ancestrais.

Para os antigos povos gregos o sol era uma carruagem conduzida no céu pelo deus Helio.

Para os astecas existiram quatro mundos antes do nosso, que desapareceram um após o outro, destruídos por catástrofes forjadas pelos deuses.

Para os antigos egípcios a divindade criadora de tudo era RA, o deus sol, e a curva do céu era o corpo da deusa NUT, arqueado sobre a Terra.

Em alguns mitos o sol não é exatamente um deus mas uma de suas primeiras criações. Um dos mais conhecidos mitos desse tipo vem de uma pequena tribo hebreia do deserto do Oriente Médio, segundo o qual o deus tribal YHWH a tudo criou em seis dias, descansando no sétimo. YHWH conseguiu a proeza de criar a luz no segundo dia mas o sol apenas no quarto mas apesar de incoerências assim e do tom fantasioso e épico de sua descrição o mito dessa tribo espalhou-se e deu forma a uma poderosa religião, hoje majoritária no planeta.

Mitos: se você gosta, escolha um para você.

(fonte: A Magia da Realidade, R. Dawkins)