sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como surgiu a teoria quântica?



Você certamente já deve ter se perguntado de onde os cientistas tiraram a física quântica, a teoria que afirma que a energia eletromagnética é transmitida em pacotes de energia, ou quantum.
Este vídeo esclarece a história. Tudo começou com um pedido do instituto alemão de padrões, que contratou o físico Max Planck para determinar como tornar as lâmpadas mais eficientes, ou seja, como obter o máximo de luz com o mínimo de energia.
Max Planck começou tentando determinar quanta luz um filamento aquecido fornece. Ele usou a teoria eletromagnética para isto, só que os resultados no laboratório não concordavam com os resultados teóricos.
Ele então fez algo que mais tarde chamou de “ato de desespero”: jogou a teoria eletromagnética pela janela e começou a trabalhar “de trás para frente”, tentando construir uma teoria alternativa a partir dos resultados do laboratório.
Ele chegou à conclusão que a energia eletromagnética vem em pacotes, o “quanta” (plural de “quantum”, em latim), e que as frequências de luz mais altas têm pacotes maiores, e vice-versa.
Veja o resto da história no vídeo abaixo:
=============================================================
A noticia é útil também para mostrar como atua a ciência, como ela é capaz de se auto questionar e como suas descobertas recentes muitas vezes contradizem descobertas anteriores, ou as completam.
Bem diferente de quem pega um livro antigo de fábulas, escreve a palavra "sagrada" na capa e acha que tem todas as respostas.