quarta-feira, 30 de maio de 2012

'Vatileaks' viola sigilo divino, diz igreja.


Para o Vaticano, houve vazamento de cartas de fiéis ao papa Bento 16, que acreditavam estar falando com Deus
Mordomo de Bento 16, que está preso, deve depor nos próximos dias e pode incriminar autoridades religiosas.

O Vaticano procurou ontem mostrar sob uma ótica muito diferente o escândalo crescente em torno de documentos vazados supostamente pelo mordomo do papa Bento 16, dizendo que os papéis não tratam apenas de questões de governança interna da igreja.
Representariam também os pensamentos de pessoas que, ao escrever para o papa, acreditavam estar essencialmente falando perante Deus.
Por essa razão, de acordo com o subsecretário de Estado do Vaticano, arcebispo Angelo Becciu, o papa Bento 16 está especialmente chocado e quer chegar às origens do escândalo para restabelecer um sentimento de confiança entre os fiéis.
"Considero a divulgação de cartas roubadas um ato imoral de gravidade ímpar", disse Becciu ao jornal "L'Osservatore Romano". "Não apenas os papéis do papa foram roubados; as pessoas que o procuraram, como vigário de Cristo, tiveram sua consciência violada."
O chamado "Vatileaks" vem atormentando o Vaticano há meses e representa uma das maiores quebras de confiança e segurança do papa na memória recente.
O mordomo do papa foi preso após encontrarem em seu apartamento no Vaticano documentos a que ele não deveria ter acesso.
NICOLE WINFIELD
DA ASSOCIATED PRESS, NA CIDADE DO VATICANO
na Folha de SP de 30/05/12
======================================

A Igreja católica sempre se supera em suas atitudes ridículas.
Sigilo divino?
Quer dizer que se eu escrever uma carta ao papa ex-nazista eu estou falando com deus??
Acho que vou escrever uma hoje mesmo, estou cheio de reclamações a fazer.
Religião é uma coisa que se você pensar só um pouquinho... você cai fora.

Numerologia: desculpe dizer, mas se você acredita você é um manné.





Um ateu coloca em um mesmo balaio os tarôs, horóscopos, leitura de mãos e todos os seus assemelhados. 
Para quem não crê na existencia de um mundo espiritual fica totalmente sem sentido imaginar que a vida de uma pessoa já esteja "escrita" e possa ser lida em linhas da mão ou borra de café. 
Não é o meio da leitura que é o problema e sim o conceito, por ser absurdo.De todas essas bobagens uma se destaca pela primariedade de sua essência: a numerologia.Do site "how stuff works" eu tirei uma definição hilária do que seria esta "ciência":

"Segundo a numerologia cada número tem uma vibração única, que dá a ele certas propriedades. Estas propriedades podem esclarecer o comportamento de uma pessoa ou predizer se parceiros são compatíveis. A análise numerológica pode determinar o número ou dia de sorte de uma pessoa. Números recorrentes podem dar pistas sobre como o mundo funciona ou o significado de pessoas e eventos. Muitos numerólogos dizem que nada acontece por acaso - tudo acontece por causa dos números. "

Eu adorei a idéia dos numeros "vibrando" por aí. Quais seriam... os escritos, os falados? 
Para duas pessoas serem compatíveis seus "numeros" tem que vibrar na mesma frequência, seja lá o que isso signifique.Isso me lembra bastante os comerciais de pasta de dente que dizem "comprovado por rigorosos testes científicos", sem nunca dizer que testes são esses.Basta que alguém um dia tenha escrito que os numeros "vibram" e definem destinos para que os crédulos de plantão saissem por aí mudando seus nomes para Fernanndo e Robberta.Simplesmente ridículo.A beleza da matemática, a dança dos números e a simetria da natureza não merecem ser usadas desta forma, totalmente sem embasamento científico.Embuste puro, tanto quanto amarração do amor e leitura de tarô.
Agora, se você prefere crer na ciência do que nas crendices, fique com a definição do Wikipedia:

"Numerologia é uma pseudociência que se dedica ao estudo das influências e qualidades místicas dos números. Segundo a numerologia, cada número ou valor numérico é dotado de uma vibração ou essência individual e indicaria tendências de acontecimentos ou de personalidade, apesar de não haver qualquer evidência científica de que os números apresentem tais propriedades. O filósofo grego Pitágoras é considerado por alguns numerólogos o pai da numerologia, apesar de não haver qualquer relação entre os cálculos que formam o mapa numerológico e o filósofo grego. Na verdade a numerologia é uma derivação da Gematria, um ramo da Cabala, que utiliza o alfabeto hebraico como base. A numerologia seria então uma adaptação dos princípios da Gematria para o alfabeto romano."
(post reciclado, sempre atual...)