domingo, 29 de abril de 2012

Cristianismo: um conjunto de lendas tolas, sem qualquer sentido.



Há tempos postei aqui no blog um texto com o título de "Lendas" no qual ironizo os princípios básicos do cristianismo. Nele eu tento chamar a atenção para a total falta de lógica dessa religião e a  frase da foto é um divertido resumo do que eu penso.
A estrutura do cristianismo é tão capenga, tão sem pé nem cabeça, que causa espanto que uma instituição religiosa tenha se tornado tão popular e poderosa contando uma  historia tão cheia de furos.
A dimensão do universo e suas distancias inimagináveis para os limites da nossa compreensão me fazem perguntar porque uma divindade poderosa a ponto de ter criado tudo isso do nada acharia importante ser adorada, temida e obedecida por microscópicos seres viventes em um pedregulho  preso na órbita de uma das 200 bilhões de estrelas de um dos bilhões de galáxias do universo que criou..

Porque uma entidade tão infinitamente poderosa se preocuparia com os pensamentos, atos, falhas ou virtudes de cada um dos bilhões de seres que ele mesmo criou para viver nesse pedregulhinho microscópico? 

Tento imaginar: porque ele perderia seu tempo jogando joguinhos e pequenas loterias mentais com esses serezinhos minusculos, onde os vencedores teriam vida eterna a seu lado, e os derrotados fossem arder no inferno até um tal de dia do juizo final, seja lá o que isso for. 

Porque criaria um paraíso, dois seres, varias arvores liberadas mas uma proibida? Para que diabos afinal criaria o diabo e permitiria que ele usasse a cobrinha para fazer um dos dois seres comer a frutinha proibida, o que tornou os os novos seres "pecadores" por milhares de anos até que a entidade resolvesse criar um ser especial - que seria ele mesmo mas ao mesmo tempo seu filho - que viria a terra através de uma mágica para divulgar suas idéias, ser preso, torturado, morto e  nascer de novo, apagando assim (claro!)  o pecado de todos os demais seres, pecado esse que ele mesmo tinha inventado. 

Fica ainda mais engraçado quando lembramos que a entidade é onisciente, ou seja, quando criou tudo isso já sabia tudo que ia acontecer! 
Se fosse roteiro de filme eu garanto que o produtor vetaria e mandaria o roteirista trabalhar melhor a história, para dar a ela um minimo de lógica.
Mas, como acontece com alguns filmes, a pior historia foi a que deu certo.
Pois é, me pergunte agora porque sou ateu.

Pensar de forma analítica reduz fé em deus, diz estudo.


Pensar de maneira mais analítica induz as pessoas a acreditar menos em Deus, segundo um estudo publicado na edição passada da revista Science. Os pesquisadores, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, submeteram cerca de 180 alunos de graduação a uma bateria de testes e questionários e descobriram que, ao forçar os estudantes a pensar de forma mais analítica sobre algum assunto, esse raciocínio influenciava a sua fé, tornando-os menos religiosos.
Acredita-se que o cérebro humano tem dois "modus operandi" para processar informações e tomar decisões: um mais intuitivo e outro mais analítico. Os resultados do estudo sugerem que a religiosidade flui do modo intuitivo e perde força à medida que as pessoas são forçadas a pensar de modo mais analítico.
Em um dos testes aplicados, os alunos eram apresentados com problemas matemáticos que tinham uma resposta intuitiva errada e uma resposta analítica correta. Depois, respondiam a um questionário sobre sua fé e religiosidade. Os alunos que resolviam os problemas de forma analítica relatavam acreditar menos em Deus.
(Estadão - 29/04/2012)