sexta-feira, 29 de março de 2013

Numerologia: desculpe dizer mas quem acredita nisso é um manné.


Um ateu coloca em um mesmo balaio os tarôs, horóscopos, leitura de mãos e todos os seus assemelhados.
Para quem não crê na existencia de um mundo espiritual fica totalmente sem sentido imaginar que a vida de uma pessoa já esteja "escrita" e possa ser lida em linhas da mão ou borra de café.
Não é o meio da leitura que é o problema e sim o conceito, por ser absurdo. De todas essas bobagens uma se destaca pela primariedade de sua essência: a numerologia. Do site "how stuff works" eu tirei uma definição hilária do que seria esta "ciência":

"Segundo a numerologia cada número tem uma vibração única, que dá a ele certas propriedades. Estas propriedades podem esclarecer o comportamento de uma pessoa ou predizer se parceiros são compatíveis. A análise numerológica pode determinar o número ou dia de sorte de uma pessoa. Números recorrentes podem dar pistas sobre como o mundo funciona ou o significado de pessoas e eventos. Muitos numerólogos dizem que nada acontece por acaso - tudo acontece por causa dos números. "

Eu adorei a idéia dos numeros "vibrando" por aí. Quais seriam... os escritos, os falados?
Para duas pessoas serem compatíveis seus "numeros" tem que vibrar na mesma frequência, seja lá o que isso signifique.Isso me lembra bastante os comerciais de pasta de dente que dizem "comprovado por rigorosos testes científicos", sem nunca dizer que testes são esses.Basta que alguém um dia tenha escrito que os numeros "vibram" e definem destinos para que os crédulos de plantão saissem por aí mudando seus nomes para Fernanndo e Robberta.Simplesmente ridículo.A beleza da matemática, a dança dos números e a simetria da natureza não merecem ser usadas desta forma, totalmente sem embasamento científico.Embuste puro, tanto quanto amarração do amor e leitura de tarô.
Agora, se você prefere crer na ciência do que nas crendices, fique com a definição do Wikipedia:

"Numerologia é uma pseudociência que se dedica ao estudo das influências e qualidades místicas dos números. Segundo a numerologia, cada número ou valor numérico é dotado de uma vibração ou essência individual e indicaria tendências de acontecimentos ou de personalidade, apesar de não haver qualquer evidência científica de que os números apresentem tais propriedades. O filósofo grego Pitágoras é considerado por alguns numerólogos o pai da numerologia, apesar de não haver qualquer relação entre os cálculos que formam o mapa numerológico e o filósofo grego. Na verdade a numerologia é uma derivação da Gematria, um ramo da Cabala, que utiliza o alfabeto hebraico como base. A numerologia seria então uma adaptação dos princípios da Gematria para o alfabeto romano."
(post reciclado, sempre atual...)

Hoje é dia de churrasco !!


E eu gosto de carne mal passada, sangrando...