segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A sagrada bíblia.



Há coisas na bíblia que são um espanto, inexplicáveis mesmo.
Afinal, trata-se, segundo os crentes, de um texto sagrado, inspirado divinamente.
Logo, um texto que devemos supor seja perfeito, irretocável a ponto de provocar o surgimento das idéias obscuras e ridículas do criacionismo, que servem apenas como uma necessária tentativa de justificar as bobagens biblicas já negadas pela ciência. 
Em geral quando perguntados a respeito os crentes costumam dar voltas e voltas dizendo que deus falava a língua da época, que aqueles eram os costumes, etc.
Faz algum sentido isso?
Não é o mesmo deus? Ou ele teria evoluido, naquela época achava legal bater em escravos, apedrejar adulteras e matar quem trabalhasse aos sábados mas hoje não pensa mais assim?
No genesis deus exige sacrifícios animais, e ainda especificando que quer os bichinhos cortados ao meio.
Quanta bondade.
A bíblia é uma honorável coleção de lendas primitivas, tradições orais, historias de povos antigos dos desertos e foi traduzida, enxertada, adaptada, selecionada, retraduzida, cortada, ajeitada...por milênios a fio.
Fazer de um texto assim sua verdade maior é uma insanidade.



Um universo que veio do nada.




O físico teórico Lawrence Krauss já tomou parte em muitos tópicos complicados, da evolução até o estado das políticas científicas, passando pela física quântica e até a ciência em Star Trek. Mas em um de seus livros, ele talvez fale sobre o assunto limite: como nosso universo surgiu do nada sem uma intervenção divina.
O argumento de que Deus foi o responsável pelo toque inicial, dando vida ao cosmos, vem desde Aristóteles e Tomás de Aquino. Em debates com teólogos, “a questão ‘porque existe algo ao invés de nada’ sempre aparece como ‘inexplicável’ e implica a existência de um criador”, afirma Krauss. “Nós já fomos tão longe, que responder essa pergunta – ou fazer questões similares – virou parte da ciência”.
Ele comentou essa intrigante questão em uma palestra gravada, em uma conferência da Aliança Ateísta Internacional, em 2009. O vídeo já teve mais de um milhão de visualizações, e incitou Krauss a publicar seu mais novo livro, “A Universe From Nothing”.
Porque existe algo ao invés de nada? O cientista afirma que essa questão implica uma pesquisa que não está realmente no propósito científico. “O ‘porque’ nunca é realmente um ‘porque’… de verdade, quando dizemos ‘porque’, estamos querendo saber ‘como’”.
Ok, mas então como temos um universo do nada? Krauss traça uma série de descobertas, desde a teoria geral da relatividade de Einstein até os últimos estudos da energia escura, exemplificando como os cientistas determinaram que os espaços vazios estão preenchidos com energia, na forma de partículas virtuais. Da perspectiva da física quântica, as partículas entram e saem da existência a todo o tempo. Pra Krauss e muitos outros teóricos, o nada é tão instável que ele tem que criado algo: em nosso caso, o universo.
E ainda mais. Krauss e seus colegas tem a visão de que pode haver uma sucessão infindável de big bangs, criando muitos universos com diferentes parâmetros e leis físicas. Alguns desses volta ao nada imediatamente, enquanto outros – como o nosso – ficam por aí tempo suficiente para dar origem às galáxias, estrelas, planetas e vida. Os cientistas ainda não têm uma forma de testar essa hipótese, mas isso explicaria como temos sorte de estar vivos: ganhamos na loteria cósmica.
“Alguns dizem ‘Bom, isso é só uma escapatória’”, comenta Krauss. “Mas é uma desculpa menor do que Deus”.
=================================================
Viagens e muito trabalho estão deixando o blogueiro sem muito tempo para blogar...mas aproveito para divulgar as excelentes matérias publicadas pelo Hypescience sobre temas muito discutidos aqui.
Este de hoje, por exemplo, é um dos campeões: do nada pode ter surgido um universo?
Segue o link para o texto completo:
http://hypescience.com/como-ter-um-universo-inteiro-do-nada/