segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nossa Senhora da Picaretagem.




Quando a gente acha que já viu de tudo em termos de falsificações religiosas grosseiras eis que os crentes nos surpreendem com sua imaginação fértil.
Em Carmo da Cachoeira, pequena cidade de Minas, as aparições de vossa senhora tem dia e hora marcada para ocorrerem.
Já há no local um pequeno santuário e - podem aguardar - em breve haverá uma igreja, um altar e um monte de seguidores.
As "aparições" são anunciadas até no rádio, as pessoas se reunem, rezam e ela aparece.
Só um pequeno detalhe: a única pessoa que a vê é um tal de Frei Elias, um uruguaio que já contou a mesma lorota em seu país e agora - seguindo as ordens de Maria - mudou-se para Minas Gerais.
O mais incrível é que as pessoas saem de lá dizendo que não viram nada... mas "sentiram".
Como sempre, tem que ter a tal da fé.

“Eu penso que cada pessoa sente de uma maneira, eu sinto no meu coração”, conta Maria Alice Carvalho, membro da comunidade. 

A Igreja Católica se posicionou em relação às aparições pedindo prudência aos fiéis. 

Com todo respeito a essas pessoas que estão envolvidas nesse fenômeno, mas creio que nós todos devemos ser mais sóbrios, mais prudentes em aceitar tudo como sendo verídico, verdadeiro”diz o Bispo Dom Diamantino. 



Prudente mesmo seria combater essa picaretagem de 5a categoria e desautorizar por completo o tal Frei, não acha Sr. bispo??
Importante lembrar: Aparecida, Fátima, Lourdes... em todos os casos foi a mesma estória.
Fé demais... sempre fede mais.

Deus é imaginário, veja 50 provas disso.




É fácil comprovar a inexistência de deus, as evidências estão todas ao nosso redor, neste site você encontra 50 provas disso, vale muito a pena ler (texto em inglês... ou use São Google):
http://godisimaginary.com/index.htm

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quanto mais aprendemos sobre o universo menos importante ficamos.





Quanto mais percebemos que a complexificação gradual da matéria ao longo da história cósmica - das partículas elementares à matéria viva - é produto de imperfeições, acidentes e assimetrias sem qualquer grande plano por trás dela, mais entendemos que somos um fenômeno único no cosmos, criaturas raras, capazes de se questionar sobre o futuro.
Mesmo que outra inteligência exista em algum canto da galáxia, as distâncias interestelares agem como uma barreira que, ao menos pelas próximas gerações, é intransponível.
A conscientização de nossa solidão cósmica e da raridade de nossa casa planetária nos leva (ou deveria levar) a uma nova relação com a vida.
Está na hora de começarmos a celebrar nossa existência.



(Marcelo Gleiser em "Consciência Cósmica", FSP de hoje)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

O que é o ateísmo?



“O ateísmo não é uma filosofia; não é sequer uma visão do mundo; é simplesmente o reconhecimento do óbvio. Na verdade, ateísmo é um termo que nem deveria existir. Ninguém precisa se identificar como "não-astrólogo” ou "não-alquimista". Não temos palavras pra definir pessoas que duvidam que Elvis Presley continua vivo, ou de que alienígenas atravessaram a galáxia só pra incomodar fazendeiros e seu gado. O ateísmo é nada mais do que ruídos que pessoas razoáveis fazem diante de crenças religiosas não justificadas. Um ateu simplesmente acredita que os 260 milhões de americanos (87% da população) que afirmam "nunca duvidar da existência de Deus" deveriam ser obrigados a apresentar as provas da existencia dele - e, aliás, também da benevolência desse Deus, em vista da implacável destruição de seres humanos inocentes que testemunhamos neste mundo todos os dias. Um ateu é uma pessoa que acredita que o assassinato de uma única menininha - mesmo que ocorra uma vez em 1 milhão de anos - lança dúvidas sobre a idéia da existência de um deus benevolente.”

Sam Harris, em "Carta a uma Nação Cristã"


(contribuição do Galvão, leitor do blog)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Graças a Zeus e ao sagrado coração de Tupã.


Há uma boa frase ateista que diz que todos somos ateus...com os deuses dos outros.
Judeus acham que Jesus era apenas um pregador, nada além disso.
Cristãos ignoram Isis, apesar dela ser uma virgem mãe de divindades, como Maria que, aliás, não é adorada pelos evangélicos.
Horus, filho de Isis, nem lembrado é, apesar de ter sido o primeiro a ser chamado de Cristo.
Marte, Diana, Apolo, Posseidon? Completamente fora de moda, ainda mais agora que a Grécia faliu, imaginem só, quem vai rezar para esses antigos deuses? Talvez só os gregos mesmo... por desespero.
Bem, já que somos brazucas talvez alguns ainda queiram rezar para Tupã mas observem que ele não ajudou muitos nossos índios.
Iemanjá seria uma boa aposta mas aí você tem que se livrar dos neuronios que te restam, condição mínima para poder adorar uma deusa com rabo de peixe que exige oferendas bonitinhas em troca de favores atendidos.

Agora, se você quiser liberdade plena, sem torturas emocionais, ameaças fisicas ou chantagens psicológicas, é simples: livre-se da baboseira religiosa que sua familia te fez engolir desde que você nasceu e torne-se um ateu (leia aqui um post com 16 deliciosas vantagens de ser ateu).


Um ateu é apenas alguém que não acredita em um deus a mais que os crentes, só isso.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vergonha milenar.


Aborto é a 3a causa de morte materna no Brasil mas o assunto não pode ser decentemente discutido porque as igrejas não deixam. 
Deve ser porque coroinha não engravida.

Existe?


É claro que crentes poderão sempre bradar que "ele pode existir, pense nisso" mas acho que já há gente demais gritando isso pelo mundo... sem provas, sem evidências, contrariando a lógica e a ciência. Talvez o mais importante objetivo deste blog (e de tantos outros espaços ateistas que estão surgindo) seja exatamente esse, o de chamar a atenção de pessoas sempre massacradas com pregações fanatizadas (e repetidas à exaustão atraves de técnicas de tortura, ameaças e lavagem cerebral) que existe uma outra forma de encarar e entender a vida e tudo que nos cerca. Sem dogmas bobocas, sem ter que contrariar as evidências do mundo real e sem ter que "temer" ou "adorar" divindades que só existem na cabeça dos que dominam e exploram as pessoas atraves das religiões.

sábado, 18 de fevereiro de 2012


Assino embaixo, é exatamente o que penso sobre essa mania insuportável dos crentes de considerar as improbablidades como milagres.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lógica ateísta.


Lembre-se: rezar é a melhor maneira de não fazer nada e achar que está ajudando.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sobre a alma


Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição.
O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial.
O problema é que ninguém jamais demonstrou que a alma existe e muito menos que se instala no embrião quando da fecundação do óvulo.
Na verdade, é difícil conciliar a noção de alma com o que sabemos de biologia. Um bom exemplo é o fenômeno da gemelaridade. Gêmeos monozigóticos (idênticos) se formam entre um e 14 dias depois da fertilização, quando o embrião sofre um desenvolvimento anormal dando lugar a dois ou mais indivíduos com o mesmo material genético.
A alma, é claro, já estava lá. Cabem, assim, algumas perguntas. Ela também se divide, ou outras almas surgem para animar os demais irmãos? De onde elas vêm? Quem fica com a "original"? E, se gêmeos partilham a mesma alma, como fica o livre-arbítrio? Se um irmão peca, leva o outro ao inferno? Ou a alma boa prevalece sobre a má, carregando para o paraíso uma ovelha negra?
Se é a noção de alma que sustenta teologicamente a oposição ao aborto, no plano biológico ela só cria confusão. Façam suas escolhas. Eu fico com a biologia.

Helio Schwartsman, Folha de SP de 12/2/2012.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

domingo, 12 de fevereiro de 2012

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Será coincidência?


Mais uma estatística provando que quanto maior o nível de educação de um povo maior o grau de ateísmo.

Quem está certo?


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Você bate na madeira e não pega saleiro da mão dos outros?

Esse é mais um tema para o grupo "se você pensar não acredita".... : quando uma pessoa bate na madeira (3 vezes, duas só não funciona...) o que exatamente ela pensa que vai acontecer?? Será que há uma energia secreta mundial que faz com que se a pessoa bater na madeira nada sobre aquele assunto vai dar errado? Quem cuida disso lá no... céu? Santos, Jesus, deus em pessoa, quem? Como? E porque teria que ser na madeira e sempre 3 vezes? Se bater duas ou se bater no plástico, o que acontece, as almas(?) ou anjos (?) encarregados não receberão o pedido ou talvez não o aceitarão, posto que irregular?? Será que é isso?

Outra boa: você está à mesa e alguém te pede para passar o saleiro... você pega e estica o braço para a pessoa que, sorridente, pede que você o coloque na mesa, pois se ela pegar direto da sua mão... dá azar. 
Pronto, chegou a hora de pensar: o que vai acontecer com essa pessoa se ela pegar mesmo o saleiro da sua mão? Será que ao redor dela (e em todos os cantinhos do planeta...) há um grupo de santos (almas, energias, deuses, gnomos, o que você quiser...) que imediatamente mandam um alerta (para deus?) de que aquela pessoa (que imprudência!!) pegou um saleiro da mão da outra e deve ser, digamos, punida por isso com azar ou algo assim? 


Olha, não dá para passar a vida toda batendo 3 vezes na madeira, desviando de escadas e de gatos pretos ou coisas assim sem sequer pensar se e como essas coisas poderiam realmente te afetar. 
Religião (e isso é uma opinião muito pessoal minha) é um grupo de supertições inteligentemente organizadas em forma de dogmas. Adicione a aura de verdade que a tradição dos séculos lhe confere e pronto, é esse o pacote pronto que recebemos dos nossos pais e que na maioria das vezes carregamos e repetimos até o fim das nossas vidas, sem pensar, analisar, refletir, nada... 
Pessoas passam a vida toda fazendo sinal da cruz cada vez que passam na porta de uma igreja sem jamais terem parado para pensar se aquilo faz, afinal, algum sentido.

Voltando às supertições... azar é como deus, não existe... estamos sós e a vida é curta, vamos relaxar e aproveitar...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O que o papa deveria ter feito.

A foto foi tirada em Hamburgo em 1936, durante as comemorações para o lançamento de um navio. No canto, uma pessoa se recusa a levantar o braço para dar a saudação nazista. O homem era August Landmesser. Ele já havia tido problemas com as autoridades, tendo sido condenado a dois anos de trabalho duro por se casar com uma mulher judia.
Sabemos pouca coisa sobre August Landmesser, exceto que ele teve dois filhos. Por puro acaso, um de seus filhos reconheceu seu pai na foto quando foi publicada em um jornal alemão em 1991. 
====================================
Enquanto isso o atual papa posava orgulhoso com seu uniforme nazista, viva a Igreja Católica!!

Pedofilia: a maior vergonha da igreja católica.


Membros do clero que assediaram ou abusaram sexualmente de menores de idade mentem quando são acusados, mas as vítimas costumam dizer a verdade, afirmaram psicólogos a bispos e padres de cerca de cem países reunidos em Roma para um simpósio organizado pelo Vaticano para discutir o problema.
Vítimas há muito afirmam que, quando tomaram coragem para denunciar abusos, tiveram suas acusações ignoradas por bispos, que aceitaram a palavra dos padres. Esse padrão teria permitido que pedófilos permanecessem na Igreja por décadas, para que a reputação da instituição fosse protegida acima de tudo.
"Ser desacreditada ou, pior, ser culpada pelo abuso aumenta muito o sofrimento emocional e mental causado pelo abuso sexual", afirmou a psiquiatra Sheila Hollins, que participou de uma investigação iniciada pelo Vaticano na Irlanda, país que registrou milhares de casos de abuso nas últimas décadas.
Uma dessas vítimas, Marie Collins, que tinha 13 anos quando foi violentada por um capelão em 1960, disse aos bispos que foi hospitalizada múltiplas vezes, além de sofrer de ansiedade e depressão. Ela também afirmou que a recusa, por representantes da Igreja, a acreditar nela aumentou o trauma. "Fui tratada como alguém que tinha um plano contra a Igreja, e a investigação policial foi obstruída", reforçou.
À noite, o cardeal Marc Ouellet presidiu uma vigília em penitência, na qual ele e vários bispos pediram perdão pelo que chamou de "mal" dentro da Igreja. 
(Estadão de 8/2/12)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

50% católica já basta?


Luiz Felipe Pondé: falou pouco mas falou bem.

"Para alguém como eu espanta como há 300 mil anos (desde o Paleolítico), mais ou menos, a humanidade crê em e vive cercada de seres sobrenaturais atormentados que nos atormentam.
Sou imune à dependência e à necessidade psicológica que caracterizam a maioria daqueles que são crentes."

FSP- Ilustrada de 6/2/;2012

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cristianismo, a religião da cobra que fala.


Sem os maus conselhos  da cobra falante Eva não teria comido a fruta proibida
 e permaneceria  no paraíso com seu marido Adão.
O pecado original não teria existido e a humanidade não precisaria ser salva.
Com isso, deus não precisaria encarnar seu filho na Terra.
Jesus jamais teria “nascido” para uma vida terrena.
O cristianismo não existiria.
Que saia a cruz e entre a cobra,ela sim deveria ser o símbolo dessa religião!

Mas...cobras falam???
Ah, dizem alguns, é linguagem figurada.
Curioso, o texto ora é sagrado e literal, ora é figurativo, dependendo do interesse.
Chegam ao ridículo de dar nó na lógica para defender que a Terra tem 6 mil anos de idade só porque está na bíblia, mas o eixo central da criação da religião é uma lenda, uma fábula, uma descrição em linguagem figurada?
Duro de engolir.
Outros dizem que na verdade Eva foi tentada pelo demônio que falou através da cobra.
Ou seja, deus criou Adão, Eva, o paraíso, o demônio e a cobra.
A cobra ele colocou no galho de uma arvore.
Adão e Eva ele deixou viverem soltos no paraíso.
O demônio ele permitiu que tentasse Eva através da cobra.
E à cobra ele concedeu o dom da fala.
Se como um ser onisciente ele já sabia tudo que ia acontecer, porque será que fez tudo isso?
Um teatrinho, talvez?
Big Brother Divino?
Como levar a sério uma religião que  deve sua existência a uma cobra que fala?


Caracas, vou ter que arrumar uma desculpa muito boa..!