terça-feira, 30 de junho de 2009

A (falta de) lógica do catolicismo


São inumeros os exemplos: se você passar anos, séculos, repetindo uma estória ela se tornará verdade independentemente de sua comprovação. É a chamada autenticidade por antiguidade e é nessas coisas que se baseiam todas as religiões.
Moisés subiu na montanha e voltou de lá com duas tabuletas de pedra com os 10 mandamentos escritos. O fato é obviamente fantasioso mas depois de milênios sendo repetido vá alguém contesta-lo a um religioso...
Jesus nasceu dia 25 de dezembro, em Belém, na manjedoura, e recebeu a visita de 3 reis magos que foram até ali guiados por um estrela no céu.
Lindo roteiro para uma lenda mas pouca gente sabe que a data é ficticia (foi escolhida pela Igreja Católica para concorrer com festas pagãs que ocorriam nessa data) o local é incerto (já que é bem mais provavel que ele tenha nascido em Nazaré, caso tenha nascido mesmo um dia...) e quanto aos 3 reizinhos, sem comentários.
Mas depois de séculos e séculos repetindo isso (e acrescentando espontaneamente a palavra "Sagrada" na capa da bíblia) a igreja considera o fato historico e as pessoas aceitam isso sem contestação.
É estranha mesmo a lógica dos católicos... uma curiosidade: esse deus passou alguns anos atuando diretamente na vida humana na terra... mandava anjos, colocava estrelas gps no céu, escrevia mandamentos, encarnava seu próprio filho em missão especial, matava pessoas com raios, curava outras com milagres. Mas de repente, de uma hora para outra... desapareceu. Nunca mais foi visto ou ouvido, nunca mais escreveu leis nem enviou sinais, nadinha durante 2000 anos. Porque? Que lógica há nisso? Porque as pessoas AC tinham esses privilegiados contatos com deus e nós pobres homens modernos DC não podemos ter? Se deus falava com os homens e participava de tudo de forma tão ativa, porque sumiu... será que se ofendeu com o tratamento rude que deram a seu filho??

Há outras bobagens homericas dentre os dogmas católicos... uma boa: durante séculos houve ceu, inferno e purgatório mas recentemente a Igreja decretou que o purgatorio não existe.
Não é que deus tenha vindo nos contar a novidade, o papa e sua equipe simplesmente resolveram que o purgatorio não existe, simples assim. E com um detalhe: não é que não exista mais , nunca existiu! Não é genial? Espero que tenham informado deus... porque ao que me consta ele não participou da reunião. Fico aqui pensando nas pessoas que supostamente tinham ido parar lá... como as crianças que morrem sem batismo, elas iam para o purgatório, para onde será que serão enviadas agora? E as que foram para lá no passado, serão transferidas?
Olha, essa mesma igreja já queimou vivas pessoas que duvidavam de suas bobagens, já afirmou que a terra era o centro do universo, já vendeu terrenos no céu (as famosas indulgencias), só isso deveria bastar para que não se desse muito crédito às suas "verdades".
Religião: se você pensar, cai fora.

8 comentários:

  1. igreja e nazismo
    http://anticlerical.multiply.com/photos

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse site, muito bom.
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. ponha as fotos do site em teu blog..blz?

    ResponderExcluir
  4. "O efeito dos consolos que a religião proporciona ao homem pode ser equiparado ao dos narcóticos..." (Freud)

    ResponderExcluir
  5. Desculpe mas agora foram muitas idiotices de uma única vez, A data do natal não foi pelas festas, você conhece alguma festa comemorada nesta época além do Natal? Foi porque estudos comprovaram que o dia 25/12 de todo ano é o dia mais longo, ou seja , o dia em que o sol brilha por mais tempo. A respeito de Deus, o que mais você espera que Ele faça por aqui, se as pessoas assim como você não acreditam Nele e pior, se tornaram donos da verdade, Ele não tem o direito de interferir em mais nada em suas vidas, pois se algo dá certo é mérito nosso, se dá errado é culpa dele, nunca nossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia, dia 25 de dezembro é a data do solstício de verão, o dia mais longo do ano, como você mencionou. Nessa data havia diversas festividades pagãs, a mais importante delas era a festa de Pan, que muito irritava os religiosos pelo excessivo consumo de bebidas e pelas orgias, era uma espécie de carnaval da época. Para combater essas festas a igreja determinou, por decreto, que o aniversário de Jesus seria comemorado nesse dia e com o crescimento das religiões cristãs o objetivo foi alcançado, as festas pagãs perderam força e acabaram desaparecendo. Quais são, por favor, as outras idiotices desse post? Sobre o que eu espero que deus faça a resposta é simples: nada, posto que ele nao existe. Não sou dono da verdade mas tenho minhas convicções, todas baseadas na ciência e na lógica e não em livrinhos mágicos de religiões mentirosas.

      Excluir
  6. realmente! se a igreja diz que o universo tem 10.000 e as provas dizem que tem 4,7 bilhões de anos, então as provas são uma idiotice, porque a verdadeira resposta está naquilo que não explica nada!!
    parabéns Lineu!! todos nós somos expostos a religiões desde antes de abrir os olhos, somos batizados no primeiro mês por escolha dos pais, somos ameaçados a vida inteira com o inferno se não acreditarmos na igreja do dízimo. e mesmo assim, conseguimos pensar e criar consciência própria.
    "se uma pessoa pensa que alguma coisa é verdade porque todos acham isso, então ela não tá pensando". nós pensamos, logo, só nós existimos!
    hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gus, leia também o post "Lendas", trata do mesmo assunto... obrigado, abraço, volte sempre.

      Excluir