segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nossa Senhora: afinal, quantas existem?


Fui à casa de um amigo e lá encontro na cozinha algumas imagens, as populares santinhas. Vi que havia algumas Nossas Senhoras, de vários tipos. Perguntei a ele qual a diferença entre uma Nossa Senhora e outra e ele, depois de pequena hesitação, respondeu:
-São santas diferentes.
Nem são diferentes e nem são santas, segundo os dogmas católicos.
Mas para meu amigo são detalhes pouco importantes, o que importa é sua fé.
É impressionante como é fácil acreditar quando queremos muito... a lógica é colocada de lado assim que nossa tola necessidade por consolo religioso fala mais alto.
Ele, esse amigo, acende velas, reza junto àquelas estatuetas, quase entra em transe, emocionado. Mas quando eu pergunto de quem se trata, a quem ele reza, sequer sabe responder com exatidão.
Mas, afinal, quantas Nossas Senhores existem? Jesus teve mais de uma mãe?

Encontrei na internet (http://paginasmarianas.blogspot.com/2007/12/existem-vrias-nossas-senhoras.html ) a seguinte explicação:

"Existem várias Nossas Senhoras?
Não existe nenhuma diferença quanto à Pessoa Venerada; trata-se sempre da mesma Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo que aparece na Bíblia.São apenas diferentes invocações ou títulos que lembram os lugares em que Ela apareceu, ou o modo como Ela se manifestou, ou algum privilégio de que Ela está adornada, ou finalmente algum aspecto especial pelo qual Ela deve ser venerada."

Traduzindo, é como se fossem varias personagens da carreira de uma mesma atriz.
Em cada lugar onde ela apareceu, um nome.
Eu achei 81 diferentes Nossas Senhoras, se para cada uma corresponde uma aparição eu diria que sem dúvida NS é de longe a recordista.
O curioso é que até virgem Maria negra há.
Pode haver alguma oriental, mas desconheço.
Se a pessoa for devota de uma e rezar para a outra, é atendida?
Para a igreja, Maria não é exatamente uma santa, porque isso a colocaria no mesmo nível
de Tereza, Clara ou Isabel.
Maria é a mãe de deus, é uma divindade. Faz parte da família divina, já que o suposto pai é deus e seu filho Jesus também. Logo, Maria não poderia ser nada menos que uma deusa.
Ou algo assim.

Os gregos tinham deuses, deusas, semi-deuses.
Os católicos tem deuses, deusas, santos.
Os gregos eram bem segmentados: da guerra, do amor, dos oceanos.
Os católicos também: o dos casamentos, o do clima, o das causas difíceis.
Os gregos faziam promessas e pedidos aos seus semi-deuses.
Os católicos fazem promessas e pedidos aos seus santos.

Não mudou muito.
.

12 comentários:

  1. Todas são a mesma. Maria, mãe de Jesus.
    Em cada lugar tem um nome, estuda um pouco mais..

    ResponderExcluir
  2. Valmor, eu estudei...é uma bobagem sem fim... as pessoas ficam adorando "aparições" da mesma santa e podem ser "devotas" de uma sem ser da outra, quando as duas são a mesma! É como a coisa da santissima trindade, não faz o menor sentido mas o catolicismo adora essas coisas.

    ResponderExcluir
  3. Existe apenas uma Maria, que se manifesta de formas diferentes. Entenda, se ao aparecer ao índio Diego( Nossa Senhora de Guadalupe, México), pedindo a conversão de seu povo, nunca seria ouvida se aparece como "branca", pois os brancos escravizavam os índios, por isso ela apareceu como índia, convertendo não somente os índios mas a todo povo.http://www.sancta.org/nican_p.html(leia lá)Ou então se aqui mesmo no Brasil, aparecesse branca aos escravos negros, nunca seria ouvida, por isso Ela se fez negra, para se aproximar de seus filhos, para que eles encontrem nela semelhanças e confiem que Ela está perto. COMPREENDEU, TODAS AS NOSSAS SENHORAS SÃO A MESMA MÃE DE JESUS.Ela só se faz diferente em cada lugar em cada cultura, funciona assim, igual à uma mãe, até mesmo a sua, caso você tenha uma, ou eu mesma que sou mãe de três, que fazemos tudo, o possível e o impossível, se for necessário, para os nossos filhos. Mais alguma dúvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "..é como se fossem varias personagens da carreira de uma mesma atriz.
      Em cada lugar onde ela apareceu, um nome."
      Releia o post, Natalia, o que você diz está dito lá.
      Não tenho mais nenhuma dúvida, só uma: quem te contou tudo isso sobre as táticas de vossa senhora para evangelizar os povos? Ela? O papa? Ou são deduções suas? Se a resposta for a bíblia, desculpe, é pensamento circular, você vai precisar de mais do que isso para discutir o tema.

      Excluir
  4. A respeito do seu comentário acima, os católicos não adoram deuses, temos A "Santíssima Trindade", Deus Pai, criador de tudo, Jesus seu único filho, que morreu por mim, e por toda humanidade e o Espirito Santo, que é o Espirito do Próprio Deus, enviado por ele em Pentecoste, a fim de iluminar nossos pensamentos e atitudes. Maria não é deusa, ela é simplesmente a mãe do meu Senhor, e se Deus a escolheu para ser a mãe de seu único filho eu tenho mais é que ter ela como exemplo e sempre perto de mim, porque ninguém conhece um filho melhor do que a mãe, ou seja não existe ninguém melhor do que ela para me ensinar o melhor caminho para chegar em Jesus. Agora entenda, se não devemos desrespeitar a mãe de ninguém aqui na Terra, imagina o tamanho do absurdo desrespeitar a Mãe de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blá, blá, blá: leia um post chamado "Pensamento Circular", descreve bem o seu modo de pensar.

      Excluir
  5. Não temos um santo para cada coisa, não na doutrina católica, o que acontece é a rica cultura popular, que quando têm seu milagre alcançado, coloca no santo ou santa o "apelido" pela realização daqui, a exemplo de Santo Antonio, que na doutrina católica é conhecido pelas belas pregações, chegando ao ponto de ter os peixes como ouvinte, na cultura popular é o santo casamenteiro, pelo simples fato de ter ajudado moças pobres a se casarem numa época que era necessário possuir um dote para o casamento. Assim seguem as histórias de todos os santos, até mesmo São Jorge, que não tem nada a ver com a porcaria do Corinthians mas é desta forma que é conhecido.

    ResponderExcluir
  6. E por favor publique meus comentários. Voltarei para verificar.

    ResponderExcluir
  7. NO UNIVERSO SÓ HÁ UM DEUS , QUE DEU AO MUNDO O SEU FILHO UNIGÉNITO ,JESUS CRISTO ,QUE QUANDO RESSUSCITOU AO3 DIA E SE ELEVOU AO CÉU ,DEICHOU O ESPIRITO SANTO PARA QUEM CRER EM CRISTO JESUS. SANTO ,REI , SENHOR SÓ HÁ UM ,JESUS CRISTO E MAIS NENHUM . TUDO O RESTO É INVENÇÃO DO HOMEM PARA FINS LUCRATIVOS , MARIA NÃO TEM NENHUM PODER DIVINO ,POORQUE ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS NA BIBLIA SAGRADA ,E NÃO EXISTE OU NUNCA EXISTIU NINGUÉM QUE TIVESSE FEITO MILAGRES A NÃO SER O ÚNICO SENHOR JESUS CRISTO . O RESTO É IDOLATRIA CONDENADA POR DEUS EM VÁRIOS VERSÍCULOS DA BIBLIA SAGRADA E PONTO FINAL.

    ResponderExcluir
  8. Olha o nível de fanatismo do cidadão que escreve em caixa alta

    ResponderExcluir