domingo, 27 de dezembro de 2009

Porque será que deus não gosta de amputados?


Um minutinho para uma reflexão rápida: desde os tempos de Abrahão há relatos de curas milagrosas, operadas por deus, Jesus, Maria ou algum santo.Há curas de quase todo tipo: cancer, cegueira, paralisia.

Se uma pessoa é cega e crente reza pelo que? Para ver, claro.

E um amputado, alguém sem uma perna ou um braço, naturalmente rezaria pedindo a deus que restaurasse seu membro perdido.

Mas não há um só caso registrado de um mutilado que tenha sido atendido, nunca houve em milênios um só amputado que tenha visto sua perna perdida voltar.

Porque será? O que terá deus contra os amputados?
Esta questão há séculos é colocada nas discussões ateistas x religiosos e parece, à primeira vista, infantil, primária.
Mas não é.
É, na verdade, irrespondível.
Se uma pessoa tem cancer, reza e fica curada pode dizer que foi um milagre; se é paralítica e volta a andar, milagre também.
Mas esses casos (quando não são fraudes, o mais comum) podem ser explicados pela medicina: um cancer terminal regredir ou uma ligação nervosa rompida ser restaurada são ocorrencias raras porem explicaveis.
A volta de uma perna ou braço amputado seria um milagre inquestionável, pois a ciência não teria para o caso nenhuma explicação plausivel.
Um único membro restaurado pela força das preces seria uma prova inequívoca da existência de uma divindade onipotente.
Lineu deixaria de ser ateu no ato.
Mas, como sabemos, isso nunca aconteceu em milênios. Nem um único dedinho, nada.
É como se deus dissesse: atenção cancerosos, cegos, tuberculosos, leprosos: sejam bons, tenham fé, rezem e torçam por um milagre.
Amputados, esqueçam. Esse milagre eu não faço.

9 comentários:

  1. Errado isso, já houve muitos casos desses. Problema que quem se cura não está interessado em ficar sendo cobaia científica.
    Relatos de milagres é para os que já creêm, não para os que não creêm, seria muito comodismo aos ateus terem uma prova que lhes convêem, enquanto as pessoas levam anos até ter uma fé que lhes possibilita presenciar milagres na sua vida, ou pelo menos, elas estão presentes quando acontecem, exatamente porque esperam o milagre.
    Deus não é um "fenômeno" natural pra ser controlado a bel prazer dos cientistas. Ele age quando quer, e só pra quem está interessado nele. Porque ele vai dar uma prova pros ateus ? Pra vocês acharem que podem controla-lo ?
    Vocês não entendem que as pessoas acreditam em Deus porque ele age na vida delas, e age porque elas creêm nele, gostam de Deus. Ainda acham que as pessoas acreditam única e exclusivamente porque apenas "disseram" que ele existe, é o argumento mais ingênuo de um ateu.
    Quer ver Deus ?
    Ajoelha e clama por ele.
    Se nunca fez isso ou não quer, ok, mas também não vêm importunar quem já fez isso e teve sua própria prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ficou importunado não devia nem aparecer por aqui.

      Excluir
  2. Carlos, se já houve muitos casos, cite alguns. Ou um apenas. Se tivesse acontecido a pessoa - ou sua igreja - faria um escandalo sobre o fato, estaria em todos os jornais do mundo no minuto seguinte. Você comete o mesmo erro de todos os crentes, coloca palavras na boca desse seu deus: quem te disse que "relato de milagre é para os que creem" ? Quem te disse que "deus age como quer"?
    Quer dizer que esse seu deus só se manifesta se a pessoa ajoelhar e clamar por ele, será que voce poderia me explicar a razão dessa teatralidade toda??
    Desculpe, mas não há na sua mensagem uma só afirmação ou fato que me mova um milimetro em direção a qualquer tipo de fé.
    E, por último, não acho que eu esteja importunando as pessoas, blog é espaço de manifestação pessoal, eu escrevo o que eu quiser e lê quem tiver interesse.
    Uma pergunta: qual é a sua religião?

    ResponderExcluir
  3. conheci um cara que ia na igreja,e pedia a deus pro cabelo crescer,ele estava careca, santa inocencia desse povo.é de dar pena.

    ResponderExcluir
  4. voce no texto seu lineu acusou a biblia de nao ter nenhum registro de pessoas que nao tinham os membros do corpo , enganado de novo porque nao sabe o que é contexo conhece a biblia superficalmente nao conheçe o territorio dos milagres as pessoas que ali habitavam os tipos de doenças frequentes nas pessoas , que é totalmente diferentes das de nossos dias veja estes textos joao 9 : 1 a 9 um cego que nao possuia os olhos , joao 14 : 12 e 13 jesus afirma que os milagres realizados por eles seriam superados pelos seus seguidores se cresem nele como se deve crer , tiago 4: 3 esta escrito que se nao alcançamos algo de Deus estamos pedindo errado ou falhando em algo , mas uma vez voce utiliza-se da Biblia para desfazer de algo , nem conhece ela e nem sabe exegeticamente interpleta-la muto fraco . (Apolo Távora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apolo, em que idioma você escreveu? Português com certeza não foi...
      De qualquer maneira, uma resposta rápida: a bíblia não tem valor como prova, é um livro religioso, escrito por homens que queriam fundar uma religião. Eu gostaria que você me apontasse casos comprovados, antigos ou recentes, de pessoas que tenham visto um membro amputado ser restaurado por força de orações. Isso é muito curioso, religiosos afirmam que muitas pessoas são curadas assim mas os casos são sempre de cancer, paralisia, tuberculose e tantas outras doenças que podem ter curas improváveis mas não impossíveis, o que seria o caso da cura de um amputado.

      Excluir
  5. esuqeci da palavra restaurado depois de corpo para facilitar sua interpletaçao do texto

    ResponderExcluir
  6. voce é contraditorio e estarei oposto a qualquer tese sua infundada a respeito dos textos sacrosantos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apolo, ao invés de proselitismo e fanatismo religioso você podia responder à minha colocação acima. Você faz o mesmo que tantos aqui, entra, lê, se ofende mas não argumenta.
      Aqui nesse blog vomitar besteiras bíblicas não leva a nada, ou você argumenta com bom senso e lógica ou estará perdendo seu tempo.

      Excluir