sábado, 24 de abril de 2010

Interessante debate sobre a existência de deus.

Debate transmitido pela TV e internet entre ateistas e teistas
sobre a existencia de deus.
Curioso observar, ao final, o total desencanto e falta de argumentos
dos teistas quando obrigados a deixar de lado a fé e a bíblia.
Para os teistas se há um quadro, há um pintor. E se há criação
tem que haver um criador.
Mas engasgam quando perguntados quem então teria criado deus...
Outro deus?

http://www.youtube.com/watch?v=phU9VtpQ-CM&feature=player_embedded

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Lineu, conheci hoje mas já li bastante coisa, só tenho uma dúvida.
    Sou atéia tb, não acredito em ter fé, força divina ou reza. Mas, quando as pessoas rezam, de certa forma estão desejando energia positiva. Então, eu posso continuar sendo atéia, mas acreditando nessa energia? Por exemplo, eu posso desejar algo bom para mim e para outras pessoas, sem o 'auxílio' de deus, apenas acreditando que coisas boas possam acontecer (é lógico, coisas ruins também, dependendo da pessoa mas enfim...). Eu não estaria acreditando em forças divinas, e sim na minha força de vontade, certo?
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. O que normalmente é chamado de "força de vontade" ou "pensamento positivo" nada tem a ver com religião, alma, deus ou qualquer santidade e sim com motivação pessoal. Ao "pensar positivo" a pessoa na verdade sente-se fortalecida, acaba se esforçando mais e consegue as coisas. O religioso faz coisa parecida ao rezar, com a diferença de que faz acreditando que alguém está ouvindo e que, dependendo de algumas circunstâncias, poderá ou não atender o pedido.
    Tem um post aqui no blog sobre ser ateu e cristão ao mesmo tempo... nele eu digo que muito mais importante que ficar seguindo dogmas tolos é seguir os grandes ensinamentos atribuidos a Jesus, sem se importar se ele existiu, se ressuscitou ou se vai voltar. Desta forma, você mentalizar, pensar, torcer, acreditar... só te fará bem e funciona mesmo. Leia também um outro post que fala sobre medicos que comprovam os bons efeitos das orações... ninguém ali está falando de santos atendendo pedidos e apenas de como as pessoas melhoram ao se sentirem apoiadas e protegidas por santos ou anjos. É o efeito placedo espiritual... se faz bem, porque não?

    ResponderExcluir
  3. Os ateus deixaram os religiosos sem argumentos..

    ResponderExcluir
  4. "Mas engasgam quando perguntados quem então teria criado deus... Outro deus?".

    Camarada, do nada, nada se tira, logo, alguma coisa sempre existiu para da início a tudo isso. Agora te pergunto, se alguma coisa sempre existiu para dar início a tudo isso, então quem criou essa coisa? Ninguém camarada, o próprio texto diz que tal coisa sempre existiu. Bom, dessa mesma forma é Deus, é eterno e incriado, sempre existiu. E agora? Estou no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acredita em um deus que sempre existiu...eu acredito em moleculas de carbono, oxigênio e helio...que também sempre existiram. A base da discussão é o real significado da palavra "sempre", o tempo foi criado junto com o big bang, antes dele...não havia antes nem depois.

      Excluir