terça-feira, 18 de maio de 2010

Como é o Paraíso?


Do site "Ateus do Brasil" tirei esse divertido diálogo entre um crente e um "não crente" sobre como deve ser o tal dia do juizo final e o paraíso.

Se você conversar com um cristão sobre o paraíso, você pode perceber claramente que a noção de paraíso e de vida eterna são imaginárias. Cada conversa será diferente, mas uma conversa típica seria mais ou menos assim:
— Jesus transcende a morte e promete a vida eterna para todos os que acreditam nele! Abra seu coração para o Senhor Jesus Cristo e ele lhe dará a vida eterna!
— Como ele fará isso?
— Você já leu o livro “Deixados para trás” (“Left Behind”)?
— Não.
— Você deveria! Eles já venderam mais de 20 milhões de cópias do livro, porque é verdade! Ele descreve exatamente o que irá acontecer. Um dia o Senhor Jesus irá chamar seus filhos para casa, e eles serão levados diretamente para o paraíso! Aviões cairão porque seus pilotos irão desaparecer. Carros batendo nos postes. Isso é exatamente o que está descrito na Bíblia.
— As pessoas desaparecerão completamente?
— Sim. Tudo o que vai ser deixado para trás serão suas roupas, suas jóias e seus aparelhos de audição! Os crentes serão transportados diretamente para o céu!
— Seus corpos pelados serão transportados para o céu?
— Há seis bilhões de pessoas no planeta. Cada uma delas pesa em média uns 70 quilos mais ou menos. Você está me dizendo que Deus transportará meio bilhão de toneladas de carne humana do planeta em um instante?
— Claro que não! Só os crentes serão transportados!
— OK, uns 200 milhões de toneladas?
— Sim!
— E para onde vão essas 200 milhões de toneladas?
— Para o paraíso!
— Para o paraíso? E onde fica isso?
— Fica em outra dimensão, claro! Deus mora no paraíso!
— Como todos esses corpos chegam nessa “outra dimensão” chamada “paraíso”? Eles voam para o céu e depois viajam através do vácuo do espaço?
— Não, seu bobo. Eles são desmaterializados e então rematerializados no paraíso!
— Então você está disendo que 200 milhões de quilos de corpos humanos pelados são de alguma forma “desmaterializados” deste universo e “rematerializados” em uma “outra dimensão” chamada “paraíso”? E que o processo de “desmaterialização” de alguma forma distingue entre carne humana natural e coisas não naturais como roupas e aparelhos de audição?
— Sim!
— Mas o que acontece com uma pessoa que tem válvuas cardíacas artificiais ou que tenham próteses de titânio na bacia? Essas coisas são removidas do corpo e deixadas para trás junto com suas jóias?
— Sim!
— Então o que acontece com essa pobre pessoa cujo coração pára de funcionar e cujas pernas ficam bambas desligadas se sua pélvis?
— O livro não fala sobre isso… Eu acho que Deus iria consertá-los!
— E quelas pessoas cujos corpos estão deteriorados com câncer, AIDS e efisemas?
— Deus os curariam também!
— E quanto a todos os corpos decréptos de 80 anos?
— Deus lhes dariam novos, belos e jovens corpos!
— E as pessoas que já morreram e cujo corpo já apodreceu?
— Deus lhes darão novos corpos também!
— Então por que se dar ao trabalho de transportar os corpos dos crentes para o céu? Não é mais fácil simplesmente lhes dar novos corpos e deixar seus corpos velhos na Terra?
— A Bíblia diz que seus corpos são transportados para o paraíso! Está escrito bem aqui nos livros “Deixados para trás”! Esta é a vontade de Deus!
— OK, então o céu vai ficar cheio de pessoas cujos corpos foram “desmaterializados” da Terra, e então “rematerializados” no “paraíso”. E então os corpos materializados são descartados e trocados por corpos novos. É isso?
— Sim! Agora você entende o poder do Senhor Jesus Cristo!
— E o que acontece depois?
— Os crentes todos viverão no paraíso em paz, harmonia e diversão por toda a eternidade!
— Como é o paraíso?
— Nós nos reunimos com todos os nossos amigos e parentes que já morreram! Nós encontramos nossos ancestrais pela primeira vez!
— Verdade?
— Absolutamente!
— E sobre pessoas como George Washington e Benjamin Franklin?
— Todo mundo estará lá! Você pode falar com todo mundo de toda a história! E você ainda pode se encontrar com Deus e Jesus. Mal posso esperar para ver Jesus!
— Isso parece divertido. O que mais?
— Bem, as estradas são pavimentadas com ouro! Tá escrito na Bíblia! E todo mundo terá uma casa grande! E você pode comer o quanto quiser sem engordar! Pra falar a verdade, você poder fazer tudo o que te deixaria feliz! Todo mundo lá é sempre feliz!

10 comentários:

  1. É mais fácil as pessoas acreditarem numa história fantástica, absurda do que em fatos simples e óbvios.

    Mas, acredite, eu consegui encontrar Deus, vida após a morte e reencanação em estudos científicos, em literatura séria.

    A respeito do que vc escreve e twitta, sou tão atéia qto vc. Deus, paraíso, santos, pecado, Satanás, etc., da forma que nos foi ensinado e que o povo em geral acredita é realmente ridículo e desafia a mais comum das inteligências (é só parar e pensar um pouco nos absurdos).

    Mas dá pra encontrar Deus na ciência sim. Pra mim só esse encontro é que vale. Se não for científico, não aceito. É sobre isso que tento escrever no meu blog. Mas tá difícil sair da cabeça e ir pra tela do computador! rsrs. Grande abraço. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ana, fiquei curioso: se voce é tão atéia quanto eu precisa me explicar como encontrou deus na ciência...

    ResponderExcluir
  3. Sim, prometo tentar. Qdo postar no meu blog te aviso. Estou preparando um texto sobre isso, mas é tanta coisa que preciso selecionar alguma coisa pra começar. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Querido Lineu, o Ateu:

    Para adiantar o assunto sobre o qual vou escrever no meu blog, peço que o Sr. deixe de lado o pré-conceito (ou pelo menos tente por alguns instantes, eu sei que é difícil) sobre o espiritismo. Não, não torça o nariz! Não sou mais uma espírita querendo converter ninguém. Só peço que faça como eu fiz quando me dispus a ler a doutrina de Allan Kardec. Jamais deixe de lado o ceticismo durante a leitura, mas abra os olhos filosóficos e científicos que com certeza tem e leia "A Gênese". Eu comecei pelo Livro dos Espíritos, mas achei que seria muita sacanagem minha, até um abuso mencioná-lo como leitura inicial (pelo título, em respeito total ao seu ateísmo). Mas a Genese já tem o seu glamor científico, não acha?

    Se vc se permitir uma leitura, mesmo que superficial desse livro, vai entender como eu consegui achar Deus na ciência. É claro que não foi baseado somente nesse livro, mas foi um começo.

    Em tempo: não faço parte do estereótipo espírita vendido por aí. Talvez muitas das minhas idéias fariam muitos Centros Espíritas me declararem em companhia de "poderosos obsessores". rsrs

    ResponderExcluir
  5. Ana, não se preocupe, sou ateu de carteirinha mas não sou preconceituoso. Começo te contando que já li o Livro dos Espiritos, o Livro dos Mediuns, Nosso Lar e alguns outros que não lembro mais. Fui, durante uma fase da minha vida, um espírita e hoje eu vejo como é muito mais fácil crer do que pensar, pois foi exatamente o que eu fiz na época... o tempo passou, minha curiosidade científica dominou completamente meu lado mistico e pouco a pouco a lógica foi destruindo qualquer possibilidade de acreditar em Alan Kardec. Mas de qualquer maneira vou reler a Genese e volto para debatermos o assunto...

    ResponderExcluir
  6. Ana, comecei a ler A Genese e fiquei chocado com a fraqueza e a superficialidade das afirmações e das explicações. Responder para você ficou uma tarefa das grandes, nem sei por onde começar.. acho que vou transformar em um post, uma rapida analise desse texto sob o ponto de vista de um ateu. Só um rápido aquecimento, veja a 1a frase do capítulo "Deus" :

    1. - Sendo Deus a causa primária de todas as coisas, a origem de tudo o que existe, a base sobre que repousa o edifício da criação, é também o ponto que importa consideremos antes de tudo.

    Agora pense comigo: como assim "sendo deus a causa primária de todas as coisas" ?? Quem disse que é? A existencia de deus, por nao poder ser confirmada, é apenas uma hipótese, para construir uma frase como essa é preciso se referir a uma lei, a algo comprovado. Por exemplo: "sendo uma molecula de agua composta por dois atomos de hidrogenio e um de oxigênio...". Você vê, agora sim, uma afirmação inquestionável e comprovavel em qualquer laboratorio de escola, muito diferente de abrir um texto que se propoe a explicar a existencia de deus com uma afirmação vazia de qualquer comprovação. Essa técnica é clássica, a bíblia faz isso o tempo todo...
    Outra bobagem, o texto afirma que se uma bala matar um passaro em voo nós saberemos que houve um atirador, mesmo que não o tenhamos visto. Pasme, ele quer com isso provar que não se pode dizer que deus não existe só porque não pode ser visto!! É só pensar: o atirador pode nao ter sido visto mas com certeza foi visto em outras ocasiões ou mesmo nesta, por outras pessoas. Se mais balas continuassem a matar passaros qualquer um poderia sair e não demoraria a encontrar (e ver..) o atirador. Já deus... Ou seja, uma analogia muito boba e vazia, quase todo o texto até onde já li faz isso o tempo todo.
    Ana, não se ofenda, eu realmente li sem preconceito, tentando ver o que você viu... mas não deus, digo, não deu.

    ResponderExcluir
  7. Sim, vc tem razão quanto às afirmações em que simplesmente presume-se a existência de Deus. Concordo tb com a analogia do pássaro ser ingênua e pobre. Realmente nesta parte do texto nenhum ateu vai encontrar algum motivo pra deixar de ser ateu. Eu tive que "peneirar" essas partes do texto e tirar o que me agradou científicamente. Ontem mesmo eu estava lendo umas explicações dele (Allan Kardec) sobre a origem da vida em que ele cita toda a formação geológica, as primeiras proteínas, os primeiros seres unicelulares e daí a evolução e seleção das espécies e da Terra.
    Vc tem que admitir que isso tudo é um avanço considerável em relação àquela historinha da carochinha em que Deus criou o mundo e o universo em 7 dias e pior, criou o homem e a mulher do barro e de uma costela respectivamente.

    Os autores colocam sempre em seus textos seus próprios pontos de vistas e suas paixões. Não tenho a pretensão de achar que tudo que Kardec escreveu seja lei, seja o correto. Mas procuro os fundamentos que vejo não serem dele (como os argumentos que vc viu do texto e citou). Esses argumentos das fases de formação da Terra e da origem da vida são científicos. Esses eu pego como válidos.

    No caso de A Genese, o que eu respeito é a explicação dele da existência de Deus quanto à Lei da Física de Causa e Efeito, em que todo efeito inteligente provém de uma causa inteligente. Deus seria a causa inteligente por trás dos efeitos inteligentes que ocorrem.

    Lineu, ateu. Mais uma coisa. Não se preocupe em me ofender. Os debates estão interessantes. Aprendo muito com seu modo de pensar. Vc não me deixa ser boba e cair em qualquer papinho.

    Qto ao Saramago... era meu escritor predileto. E apesar de ateu, ele gostava de escrever sobre os temas religiosos. E eu concordava com ele em gênero, número e grau. Livro favorito: Evangelho segundo Jesus Cristo.

    Sou ou não sou a "crente" mais atéia que vc já conheceu? Mas acredite. Consigo encontrar-Lo mesmo não acreditando em quase nada. Gosto da idéia da "Causa inteligente" por trás de tudo.

    Vamos continuar conversando, ok? Acho que isso ainda vai render muito assunto interessante.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ana, você soa para mim como alguém que já se convenceu intimamente sobre o ateísmo mas reluta em admitir. Isso é muito comum, a formação religiosa que recebemos na infancia é tão forte e massacrante que livrar-se dela não é tarefa fácil.
    Se você tem que "peneirar" de um texto partes coerentes e científicas é porque a maior parte dele não o é. Não acho possível confiar em um livro onde partes são sabidamente cientificas e outras comprovadamente fantasiosas. Como distinguir uma da outra? É o caso da bíblia, como posso acreditar em um livro que me diz que o planeta tem 9 mil anos, foi criado em 6 dias, etc e tal? Como paralelo eu te digo que se você pegar para ler o “Origem das Espécies”, de Darwin, sente na hora a brutal diferença: tudo que está ali é fruto de pesquisas, experimentos científicos. O que não se sabe, não se chuta. Se você perguntar a um cientista como se mede a força da gravidade ele poderá te explicar, mas se você perguntar de onde ela vem a resposta será “ não sei”. Sabe-se que é uma força magnética mas como é gerada a ciência ainda não sabe, mas a ciência sabe muitas outras coisas. Por exemplo, que esse muito usado argumento da causa e efeito inteligente é uma falácia que erra ao chamar o universo de “inteligente”. Somos apenas átomos, moléculas, energias, tudo eternamente se transformando de uma coisa em outra e depois da outra em uma... a vida surgiu como conseqüência de uma sucessão maravilhosa de fatos raros mas químicos, físicos e biológicos. Se evoluiu para um nível inteligente foi porque, como Darwin nos explicou, essa mudança foi vitoriosa na luta pela sobrevivência. Em outras palavras, somos inteligentes porque a mutação que deixou mais inteligentes alguns dos nossos remotos antepassados lhes deu maiores chances de sobrevida e alguns milhões de anos depois aqui estamos nós. Dizer que deus existe porque existe vida inteligente é, portanto, simplista demais para que sua fé no ateísmo seja abalada...
    Por ultimo, que ateia é essa que tem a preocupação de escrever “encontra-Lo” com esse L maiúsculo ? Isso é dogma tolo, tatuado na sua mente junto com o pecado e a blasfêmia, a mais genial das criações da igreja que simplesmente diz que se você discordar dela isso é blasfêmia e você vai arder no inferno para sempre!
    Se deus não existe... porque trata-lo com tanta deferência? Não faz sentido...
    Ser ateu, Ana, é não acreditar que exista ou tenha existido um deus criador, qualquer coisa abaixo disso é agnosticismo e mais abaixo ainda só vejo as diversas camadas de teísmo.
    Onde, afinal, você se encontra??
    Acho que está na hora de sair do armário sagrado... e rezar a oração dos ateus:
    "Creio em um Big Bang pai, todo poderoso, criador do céu e da terra".
    E seu blog, quando sai?
    Volte mais vezes... estou por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Email, pauloluiz41@hotmail.com

    Fazer o que no paraíso.
    Todos os religiosos acreditam e desejam ir para o esplendoroso paraíso, onde é a residência oficial de Deus. Eu pergunto fazer o que lá. A maioria dos seres humanos adoram a vida, ninguém quer morrer todos querem desfrutar das belezas da sua existência aqui na terra. Quais são as maravilhas que existe por aqui? Em primeiro lugar sexo, ninguém abre mão, também um descanso a beira mar, regado com cerveja, água de coco, sempre apreciando as beldades que transitam pela areia quente da praia. Há muitas outras coisas que nem da para enumerar aqui por falta de tempo e espaço. Tem também os mais gananciosos os quais querem mais, lutam desesperadamente para ter poder, dinheiro e muito prestigio.
    Como será esse paraíso, será que tem as mesmas coisas, ou talvez um pouco menos que aqui, será que podemos transferir para lá os direitos adquiridos, se não podemos é uma grande injustiça, pois os gananciosos angariaram muitos patrimônios materiais e, sobretudo muito prestigio, deveria ter algum privilégio afinal são mais importantes e mais espertos que os demais, deveriam chegar ao paraíso já com alguma recomendação para desfrutar de algum privilégio, afinal aqui na terra usa muito isso os apadrinhados têm sempre mais facilidade de conseguir os seus objetivos, se lá não for como aqui as coisas ficarão insuportáveis, pois dizem, no paraíso a coisa é mais amena, somente existe som de harpas regada a orações e muita calmaria, todos estão em estado de júbilo e contemplação espiritual, se for assim acho o paraíso um lugar que não tem nenhum atrativo interessante que agradará os seres humanos acostumados com as benesses maravilhosas da terra.
    Este lugar chamado paraíso foi criado somente para se contrapor com outro lugar também criado da mesma forma chamado inferno, na verdade estas duas fantasias foram criadas com o seguinte objetivo, uma para amedrontar e a outra para enganar. Toda pessoa inteligente que vive hoje no século 21 sabe perfeitamente que estes lugares imaginários não passam de uma mentira, e toda pessoa que vive hoje no século 21 e continua acreditando ou não é inteligente ou está vivendo retrogadamente ainda na idade das trevas que foi a idade média.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir
  10. Paulo, muito bom... mas decepcionante, se o paraíso realmente não existe vou hoje mesmo cancelar minhas aulas de harpa, eu sempre achei que ficaria para todo o sempre sentado aos pés do ser mágico de barbas brancas, tocando harpa na nuvem...

    ResponderExcluir