quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Resposta ao "Sr. Anônimo" : Chico Xavier, ET´s e outras coisinhas.

.
Venho recebendo mensagens de um leitor "anônimo" questionando alguns posts aqui do blog e me fazendo diversas perguntas e desafios. Apesar de seu tom desnecessariamente agressivo e mal educado fiz questão de responder, quem quiser ler as mensagens trocadas elas estão no post sobre o filme "Nosso Lar". Como os temas são de interesse de quem entra aqui no Lineu eu preferi responder às ultimas através deste post... ficou um pouco longo, me desculpem por isso, mas acho que a leitura vale a pena.=================================================================================

Caro anônimo,

Esse facho de luz que foi filmado em frente ao hospital onde estava Chico Xavier é fenômeno relativamente raro mas que já foi filmado inúmeras vezes. Recentemente uma emissora de TV (da Australia, se não me engano) filmou um idêntico passando atrás do apresentador que dava uma notícia ao vivo. O que você acha que era, o espírito da mãe desse apresentador?
A explicação científica exata para o fato eu não tenho mas, como eu já disse antes, para a ciência o “não sei” é um desafio que a move para a frente, ao contrário dos tolos religiosos para quem o “não sei” é sempre interpretado como algo divino ou espiritual.
Tem gente que olha uma mancha diferente na torrada ou no fundo de uma foto e diz que é Jesus... tem gente que sonha um sonho bem “real” e acha que visitou o plano espiritual.

Você se diz cético e ateu mas acredita em reencarnação, espíritos e curas mediúnicas?

Usar como argumento o fato da polícia americana usar médiuns em investigações é risível... governos, políticos, autoridades e programas de TV fazem isso direto, o que você me diz da prefeitura do Rio de Janeiro que vira e mexe paga a Fundação Cacique Cobra Coral para garantir sol em algum evento? Não vá me dizer que você também acredita que haja um espírito de índio véio no céu fazendo chover...vai?

A massa é em geral muito ignorante e mística (as duas coisas sempre andam juntas) e adora essas coisas. Politicos fazem isso para ganhar votos, TV faz para ganhar audiência, polícia para ganhar popularidade.

Já que você gosta tanto do embuste que foi Chico Xavier, responda então (agora é minha vez): o que era aquela mulher vestida com um lençol em uma foto ao lado dele? O que era aquele sujeito com cara de idiota e um pano saindo da boca? Para o “maior médium do Brasil” ela era um fantasma e ele era alguém expelindo ectoplasma... Chico Xavier foi infantilmente enganado pelas revistas da época (Realidade, Manchete) com truques banais como o de pedir comunicação com uma pessoa que nunca existiu ou pedir que ele ajudasse na recuperação de alguém que já havia morrido há anos.
E ele caia com um pato.
O “sobrinho” que o acompanhava no início da carreira morreu em um acidente pouco tempo depois de confessar que quem escrevia os livros era ele mesmo e algumas vezes o próprio Chico, livros aliás repletos de erros bobos em nomes e datas (não havia Wikipédia na época e Chico baseava seus textos na literatura disponível, nem sempre exata).

É sempre muito mais fácil acreditar do que pensar.

O cérebro humano ainda não teve todo o seu potencial desvendado pela ciência, há fenômenos que contrariam a lógica mas isso não quer dizer que sejam fenômenos espirituais. Nosso cérebro nos prega peças toda hora e mais uma vez eu gostaria de te recomendar a leitura (urgente!) do livro de Carl Sagan, “O Mundo Assombrado pelos Demônios”. Cegos de nascença que descrevem coisas, pessoas “mortas” que voltam à vida, gente capaz de se comunicar à distância ou que “sai do corpo” e conta em detalhes o que viu são fatos comuns que ele explica, dentro dos limites do conhecimento da ciência, com muita propriedade.

A Revista Superinteressante deste mês traz uma matéria sobre novos tratamentos psiquiátricos que estão em teste, um deles é o da “memória plantada”. Através de alguns métodos de sugestão eles conseguem que a pessoa “lembre” com convicção de um fato que nunca ocorreu ou que esqueça um que de fato aconteceu. Da mesma forma que conseguem fazer isso de maneira forçada sabem que algumas pessoas fazem isso de maneira natural e essa é a explicação para quase todos os casos de abdução, por exemplo. A pessoa jura que esteve no disco, viu os et´s, falou e viajou com eles, etc. Se você a colocar em um teste da verdade, ela passa. Mas, claro, nunca esteve em disco voador algum, é uma memória plantada por ela mesma, mais um dos processos mentais ainda não perfeitamente explicados pela ciência.

Ainda sobre Chico Xavier, muita gente usa esse seu argumento de que ele escreveu 400 livros e nunca usou o dinheiro a seu favor. Bem, primeiro que é mentira, Chico viveu disso a vida inteira, comprou imóveis e sustentou vários “sobrinhos” com o dinheiro dos direitos autorais. Segundo, ao que me parece ele não era perdulário ou ganancioso e apesar de sua vida ser uma fraude do principio ao fim ele fez mesmo muita caridade e ajudou muita gente, o que não prova nada a não ser o fato de ser uma boa pessoa. Ou muito esperto. Ou os dois.

Você cita Zé Arigó... ora, anônimo, tenha a “santa” paciência... nunca houve campo mais fértil para o charlatanismo que os processos de cura espiritual! Padre Quevedo, Carl Sagan e tantos outros cansaram de desmistificar esses picaretas, o método deles é o mesmo usado pela ciganas que vendem “amarração do amor”, é pura análise probabilística associada à imensa facilidade que uma pessoa doente e desesperada tem para acreditar em coisas assim. Se você quiser posso explicar o método em detalhes mas não é muito diferente do que você vai ler no post sobre a amarrração.

Além disso, como a ciência já constatou, rezar faz bem a saúde (leia um post aqui sobre isso) e nada há de religioso nisso. Determinação, vontade, pensamento positivo e crença na ajuda divina muitas vezes fazem as pessoas melhorarem mesmo, em processos ainda não muito bem compreendidos pela medicina. Homeopatia, por exemplo, é cientificamente difícil de ser comprovada e é considerada placebo pela maior parte dos médicos mas eu pessoalmente posso testemunhar que ela me fez muito bem em algumas ocasiões e não me parece que tenha sido obra de algum espírito.

Você também cita ET´s... de novo, anônimo, procure ler mais, aprofunde-se um pouco na leitura cientifica, não se limite a textos fantasiosos ou sensacionalistas... não há até hoje um único caso comprovado de visita extraterrestre... 99% dos casos são explicados pela ciência, pela Nasa ou pelo governo local e o 1% restante cai naquela situação: não é porque não se encontrou a explicação que isso comprove terem sido ET´s.

Vou te contar um caso: eu tenho um poderoso telescópio, gosto muito de astronomia e várias vezes pessoas vieram até mim relatar terem visto luzes estranhas no céu... eram, sempre, simplesmente satélites, que passam todos os dias no mesmo lugar nas mesmas horas mas não podem ser vistos por causa das luzes das cidades. Para quem não sab,e aquela luz correndo o céu só pode ser um disco voador e elas sempre saem repetindo que viram um!
Balões meteorológicos, auroras, jatos, nuvens carregadas corrrendo o céu em velocidade são em geral as causas, mas há também ilusão, alucinações coletivas, bebedeiras e a velha e boa fraude, muito comum.

O universo é imenso, somos apenas um cisco, um pedregulhinho perdido num cantinho de uma galáxia comum dentre bilhões, com bilhões de estrelas e planetas dentro dela. Pode ser que o que ocorreu aqui tenha ocorrido em outros lugares e sobre esse assunto não sou “ateu” mas agnóstico, ou seja, é possível... mas até hoje não tivemos prova alguma disso. Há diversos programas científicos sérios (o SETI é o mais conhecido) investigando e rastreando o céu em busca de mensagens, sinais, sons ou imagens... mas até agora, nada. Nadinha. Nem um sinalzinho que seja. Mas a ausência de evidência não é necessariamente evidência da ausência e a ciência vai continuar procurando pois é assim que ela se move para a frente.

Por último, caro anônimo, só um pequeno conselho: o fato de alguém pensar diferente de você não faz dele necessariamente um burro, idiota ou um cabeça oca como você se referiu a mim.
Abra seu coração para a ciência... aceite a lógica em seu coração...rsrsrs... pare de acreditar piamente em qualquer bobagem que lê ou escuta, vá atrás das coisas sérias... e seja um pouco mais educado e menos agressivo pois isso não leva ninguém a lugar algum.
Abraço,
Lineu, cada vez mais ateu.

4 comentários:

  1. Lineu, gostei bastante da sua postura educada durante as respostas ao Sr "Anonimo". Vejo que ele ficou extasiado em confrontá-lo e escreveu um monte de pseudo-experimentos científicos que são pura piada ou de uma infantilidade absurda e abusou com xingamentos aos ateus como um todo. Tenho parentes espíritas e, apesar de se acharem "superiores" é extremamente difícil discutir qualquer coisa relacionado a religião. A muitos anos comecei a ler o livro "Nosso Lar" e não consegui acreditar na coleção de absurdos (mas acredite, existem outros livros espíritas que são piores). Meu cérebro é meu deus e eu acredito que a razão deva prevalecer sobre o obscurantismo e misticismo. Quer um exemplo: duvido que seu seguidor, "o Sr Anônimo", se tiver algua doença ou qualquer outro problema grave vá deixar de usar a medicina e os tratamentos alopáticos em troca da cura "espiritual" ofertada nos centros. Os espíritas que eu conheço fizeram cirurgias, se entupiram de medicamentos, fizeram todos os exames e testes científicos e, quando curados, disseram "graças a deus que me curou..." ou ainda "graças as orações e aos passes que a doença foi curada..." Como discutir com pessoas dessas? Em tempo, se o médico erra ou o remédio não funciona elas processam os médicos, laboratórios ou hospitais mas ninguém culpa o seu deus por ter sido negligente.
    Valeu Lineu! Continue ascendendo a luz...

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, concordo 100% com você... e sabe o que é pior, o tal "Sr. Anônimo" sumiu...

    ResponderExcluir
  3. Lineu, não adianta debater com quem jamais vai querer acordar para a realidade não é mesmo, campeão? E quem disse que a minha realidade é a verdade absoluta? Ninguém a tem. Quem sabe q sou eu q tenho q acordar? Nunca se sabe pq nunca ninguém tem a verdade absoluta. Eu gosto de debater sobre idéias e faço isso direto na minha vida, como forma de trocar idéias e aprender e a pessoa aprender comigo também. Com isso aprendi que só se vale a pena debater com quem está em parte com afinidade com certas idéias suas, senão nunca e jamais vai dar certo, PQ NUNCA NINGUEM TEM UMA VERDADE ABSOLUTA. EU TENHO UMA VERDADE, VOCÊ TEM OUTRA. Então isso só gera brigas, desentendimentos, confrontos, etc E FICA CADA UM DO SEU LADO, COMO SE ESTIVESSE COM UM AK, DEFEDENDO SEU LADO. Quer um exemplo? Conheço vários vegetarianos com + de 40 anos de dieta, com filhos vegs, etc vivendo fazendo tudo q os outros fazem (trabalho, fazendo esportes, etc) e super saudaveis, mas os vegs insistem em dizer q a dieta deles é a melhor do mundo e q carne é veneno. Mas os onivoros (eu sou onivoro) também vivem super saudáveis e fazem tudo q os vegs fazem. Então quem está com a verdade e a razão? Ninguém, cada um está com a sua :)

    ResponderExcluir
  4. Olha só, o anônimo voltou...achei que minha resposta lógica tinha afetado seus neurônios místicos e que você tinha desistido do debate. Parece que você é duro na queda mas minha experiência diz que já está muito perto de encerrar a conversa com alguma afirmação do tipo “ah, você tem que ter fé”..rsrsrs... em geral é a escapatória dos religiosos quando se confrontam com a lógica e com o pensamento científico.
    Mas, ok, vamos lá, você diz que eu não quero acordar para a realidade... mas... de qual realidade você está falando?? A única que eu conheço é aquela que pode ser observada, testada e comprovada e para essa você não precisa acordar nunca pois ela está aí, escancarada na sua frente, basta ver e não precisa ter nem um pingo de fé, só inteligência, o que me parece que você tem. Agora se a sua realidade inclui médiuns fajutos, curas espirituais, espírito da mamãe entrando pela janela na forma de luzinhas, inido velho na nuvem fazendo chover e outras coisinhas assim, perdão, mas fica difícil prosseguir. Alguém postou um comentário sobre nosso debate dizendo que gente como você quando fica doente nunca vai em busca dos Zé Arigós da vida e sim corre para o hospital onde se enche de ultrasons, endoscopias, quimioterapias, tratamentos com células tronco e tantas outras coisas desenvolvidas não por santos, espíritos ou deuses e sim pelos mesmos cientistas que afirmam (e provam) que o planeta tem 4,5 bilhões de anos e não 10.000 como diz aquele livrinho de fábulas que é a bíblia. Estranho e incoerente, não é?
    Agora, sobre verdade absoluta...ela existe sim, talvez não tenhamos como comprova-la ainda nesta vida mas que ela existe, existe. Ou você acha que os judeus quando morrem vão para um céu judaico e os muçulmanos para o ladinho de Alá? Assista ao filme “Religulous” (tem no youtube, o titulo é uma mistura de religious com ridiculous, não é ótimo?), eles dizem uma grande verdade: com certeza absoluta há bilhões de pessoas erradas no mundo pois mesmo que haja um deus ele terá que ser único e não há como judeus, cristãos, muçulmanos, espíritas e etc estarem todos certos ao mesmo tempo, não é mesmo? Ou será que há uma nuvenzinha para cada deus e eles ficam lá disputando quem consegue mais seguidores, tipo facebook x Orkut?
    Se Chico Xavier estiver certo vamos para o spa espiritual Nosso Lar e depois reencarnamos...mas... se os católicos estiverem certos vamos para o céu ou para o inferno e ninguém reencarna mais... já se os zen budistas forem os campeões a vida acaba na morte e nada sobra desta consciência. Mas se você for um homem bomba islamita você vai viver com 40 virgens só para você. Repetindo: de qual verdade absoluta você está falando?
    Seu exemplo sobre vegetarianismo é uma bobagem sem tamanho, alho nada tem a ver com bugalho. Aqui sim podemos dizer que não há verdade absoluta, você pode ser feliz e saudável como vegetariano ou como freqüentador de churrascarias, você pode se tratar com homeopatia ou com medicina ortomolecular, você pode fumar ou não, enfim, pode tocar sua vida como quiser, tem gente que se dá bem de uma forma, outros de outra. Mas não é questão de fé, está tudo ali na sua frente, comprovado, você pode escolher qual “verdade” quer seguir o que é muito, mas muito diferente de discutir se vamos reencarnar até deus achar que já estamos evoluídos, se vamos arder no inferno ou tocar harpa na nuvem ou se vamos ganhar 40 virgens... (aliás, tadinhas das meninas, já pensou, o que será que elas fizeram para ter que passar o resto das suas existências servindo como escravas sexuais celestiais para homens bomba??)
    Anônimo, de novo... abra seu coração para o pensamento lógico... aceite a ciência e perceba que você nada faz além de repetir dogmas tolos criados por oportunistas ou místicos interesseiros. Seja bom, justo, caridoso, viva bem esta vida porque... será a sua única. Abração, Lineu.

    ResponderExcluir