terça-feira, 16 de novembro de 2010
São Cirilo: é assim que a igreja cria seus santos.
Hipátia (370-415 DC), filha de Theron, era uma cientista, matemática, astrônoma, líder da escola de filosofia neo-platônica e diretora da Biblioteca de Alexandria. Cirilo, o arcebispo de Alexandria, a odiava por ela ser um símbolo da ciência e da cultura que, para a igreja primitiva, representavam o paganismo. Ela continuou seu trabalho apesar das ameaças até que, no ano de 415, foi cercada pelos monges e paroquianos de Cirilo, despida e esfolada até a morte com cacos de cerâmica. Seus restos foram queimados, suas obras destruídas e Cirilo foi canonizado.
(Carl Sagan)
.
Quando você for rezar para um santo lembre-se que quem decide quem é e quem não é santo não é deus nem Jesus nem Maria e sim um grupo de burocratas do Vaticano com interesses corporativistas. São Jorge, por exemplo, era.. deixou de ser... e depois foi re-canonizado. Pode isso? O que será que o velho guerreiro ficou fazendo durante o periodo em que foi desantificado? Matando dragões na lua??
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O pior disso tudo é saber que a igreja não faz mais isso por que não pode, se pudesse eles fariam sem dúvida nenhuma, mataram muita gente com requintes de crueldade e hoje só se lembram do genocídio do Hitler. Só não mataram mais por que o medo era tão grande que ninguém admitia não acreditar nas palhaçadas que eles falavam, na dúvida era melhor fechar os olhos e acreditar se não... olha ai o que podia acontecer. Se esfolar alguém até morte é ser o bonzinho não quero nem imaginar o que o mau faria...
ResponderExcluirMarcon disse...
ResponderExcluirA igreja católica é a representação da vergonha do nosso planeta.