quarta-feira, 13 de julho de 2011

Chico Xavier é uma fraude?


De longe os posts mais polêmicos e comentados desse blog são os que se referem a Chico Xavier. Desta vez não serei eu a opinar, apenas reproduzo resposta dada pelo Padre Quevedo em uma entrevista:

P: Chico Xavier é uma fraude?

R: Pode ter fraudado alguma vez. A revista Manchete descobriu que ele escondia embaixo da mesa em que trabalhava uma bolsa de borracha que, quando apertava, soltava, pela sua manga, um cheiro de santidade. Se comprovou também outras fraudes nas chamadas materializações. Ele não contribuiu diretamente para isto porque estava em transe. Apesar de tudo, considero Chico Xavier um homem bom, um homem sincero. A psicografia, isto sim, nada tem a ver com o Além. É um transe. O próprio sobrinho de Chico Xavier, Amaury Pena, disse que foi treinado pelo tio para psicografar, porque estava sendo preparado para ser seu substituto. Infelizmente, ele moreu em um acidente de carro.Psicografar é uma escrita inconsciente, automática. Se Chico Xavier fosse um pouco mais culto nunca diria que psicografa, principalmente por Emmanuel, senador romano dos tempos de Cristo. Naquela época nenhum senador romano poderia se chamar Emmanuel, um nome católico-cristão, que significa "Deus-conosco". Além disso, se Chico Xavier psicografa um senador romano dos tempos de Cristo, então ele escreveria em Latim. Eu comprovei pessoalmente, várias vezes, que Chico Xavier não entende uma palavra em latim, não escreve em latim.

14 comentários:

  1. Todo Ateu é um profundo amargurado, como Hawking que nao consegue se mecher, é um dos mais inteligentes do mundo sim, mas também deve ser um dos mais que sofrem, você administrador tinha que ter vergonha de tentar tirar a fé e a esperança das pessoas, por que por muita das vezes elas so possuem isso, você deve ser também muito infeliz, sinto muito pela sua vida ser tao sem sentido

    se voce quiser nao precisa aceitar o comentario, mas contanto que você leia e tente por a "mão na consciencia" ja seria o bastante, você é um destruidor de sonhos, ladrao da esperança, e um fraco

    ResponderExcluir
  2. Pior de tudo é ouvir tudo isso vindo de alguém que escreve "mecher".

    ResponderExcluir
  3. Fala lineu, é a Primeira vez que comento no seu blog, e sinceramente acompanho ja algum tempo.

    Meu nome é Tiago M. do RJ, sou Espirita. Faço História na UFF em Niteroi, ou seja estou rodeado por Ateus.

    Olha eu acho muito interessante o blog porque traz a tona muitas coisas para se debater e pensar. O comentario q vi antes do meu saiu um pouco até ignorante mas até entendi o ponto de vista dele, esse assunto Religiao e fé é muito pesado.

    Olha eu li varios artigos que voce trouxe para o Forum, sou um simpatizante do debate religioso, queria parabenizar pelo blog e vou postar mais vezes.

    Com relação a minha opiniao sobre se existe ou nao Deus, acho que a figura de Deus vem sendo trabalhada e modificada com os tempos. Acho que toda lei da natureza é uma lei de Deus e inclusive as que nós ainda nao descobrimos.

    Acredito em um ser superior que nos dá forças, entretanto nao consigo caracteriza-lo como um Velho Barbudo, e sim como uma força, Amor. Em fim os mais perfeitos sentimentos.

    No Espiritismo existe muita muita fraude, e tem q se expor este lado, entretanto a Doutrina de Amor e Caridade foi lançada, chegou até os dias de Hoje e é discutida frequentemente.

    Chico foi um Homem na minha opnião ou um maluco completo, digo o maior q eu ja vi, ou um dos mais humildes e caridosos homens que ja passaram pela terra.

    Voce sabe que a obra que ele deixou, com sua caridade é mais forte do que umas fraudes que dizem q ele fez.

    Aquele tópico q tu posto sobre a galera com lençol e tudo, eu fiquei bem balançado sobre o que pensar, entretanto, puder perceber alem de uma fraude quase q evidente que chico pode ter sido enganado.

    Todas as vezes que alguem fala de Chico eu fico feliz porque discutir da vida do homem que ajudava milhoes de pessoas e morava em uma casa simples eu fico feliz.

    Novamente parabens pelo blog e vou continuar acompanhando.

    ResponderExcluir
  4. Tiago, antes de mais nada agradeço pelo seu ponderado e educado comentário.
    Debater só enriquece mas muitas pessoas se ofendem e postam comentários agressivos quando melhor fariam se pensassem no que leram e criticassem, se for o caso. Mas ateismo é minoria no Brasil e já estou acostumado com as reações apaixonadas.
    Sobre Chico Xavier, leia minhas respostas nos posts das fotos, lá fica clara minha opinião sobre ele. Eu também já fui espírita, lia Kardec, frequentava centros e aceitava feliz as interpretações místicas para tantos fatos do cotidiano. Até que a razão e meu espírito lógico me ajudaram a ver a absurda falta de sentido e de lógica daquilo tudo. E, principalmente, de como é mais fácil crer que pensar e como é fácil crer sem pensar quando queremos muito acreditar. As religiões dão ás pessoas um rumo, um sentido, uma guia e para muitos isso faz tão bem que se é ou não verdade torna-se irrelevante. Sou capaz de compreender isso, apenas acho que com meditação um efeito parecido pode ser obtido sem me obrigar a seguir dogmas tolos ou crer em antigas lendas de peregrinos do deserto só porque estão escritas em um livro antigo chamado de "sagrado".
    Tiago, volte sempre...
    abraço, Lineu

    ResponderExcluir
  5. Fala Lideu, é o Tiago M. de novo, concordo contigo em praticamente tudo.

    Respeito muito quem e ateu, e nao vejo problema em uma pessoa ser ateu. Ela pode ter uma ética e uma moral muito mas muito superior a muitos Cristãos.

    Esse ponto que tu comentou sobre a religião ter um sentido reconfortante, que elas nao estão sozinhas. Da para defender os 2 lados.

    O BILL MAHER que voce deve conhecer, que na minha opinião é muito bom, em praticamente tudo o que eu vi ele fazendo, só acho que ele exagera as vezes na zuação, mas é um ateu que eu vejo e acompanho muito, ele fala que, "Ser Ateu é um privilégio, eu imagino um presidiário que se agarra em Deus e pra ele ser Ateu é impossível" mais ou menos isso q ele quis dizer.

    Só acho que a Fé em Deus, não digo nem a Religião, porque todas tem esteriótipos que fazem milhoes de pessoas se afastarem cada vez mais, eu digo a fé em Deus, mesmo que fosse mentira, o que eu nao acredito que seja, seria ,acho eu, muito necessário pra tentar reconfortar muita gente, inclusive eu em várias situações.

    Não quero chegar ao ponto de falar que a Religião é o "Ópio Social" defendida por Marx, mas nao sou o kra que vai dizer q a religião é necessária. Acredito que Deus pode ser mal interpretado e captalizado pra vender mais, como pode ser interpretado de uma maneira para melhorar mais e mais a conduta das pessoas e ajudar com seus problemas.

    Muito obrigado pela nossa conversa e espero que se repita muitas vezes.

    ResponderExcluir
  6. Saiu Lideu mas eu digitei errado, era Lineu foi mal ae !!

    ResponderExcluir
  7. Não tem problema, Diago...

    ResponderExcluir
  8. tiago M. fui evangélico mais de uma década, dou o braço a torcer, no que tange a bondade de chico xavier, só pra voce ter uma idéia, quando eu ia até o programa do meu missionário na rádio tupi no sumaré, quando ele me dava carona, no retorno do sumaré,chingava e fazia gestos com a mão, para os motoristas que de alguma forma, lhe prejudicava, eu ficava pensando, "que que é isso" ficou 2 horas falando do bem, mas no transito, todas aquelas 2 horas caíram por terra. confesso que chico xavier era muito mais nobre doquê meu antigo missionário. na minha igreja só havia bondade quando os membros tontos, traziam roupas usadas, para doar aos pobres, depois o missionário levava a fama de bom, os milhões arrecadados era """"só"""" pra pagar programa de rádio,""" meu missionário tinha um opala comprado da família matarazzo, isso em 1983"""" tiago, te entendo, pelo menos nunca vi chico xavier esnobando, por incrível que pareça,depois de evangélico, se hoje não fosse ateu, seria espírita.

    ResponderExcluir
  9. O nome de Emmanuel na época em que era senador romano era Públio Lentulus. Emmanuel vem da época em que o mentor de Chico Xavier era o Padre Manoel da Nobrega.

    ResponderExcluir
  10. Tom Hanks foi Forest Gump e Marlon Brando foi Dom Corleone...

    ResponderExcluir
  11. A questão da existência ou não existência de uma Mentalidade Superior talvez seja algo que não podemos resolver somente a partir de nossas próprias forças humanas. Tudo que pensamos neste sentido se resume a uma mera conjectura.Uma coisa, no entanto, me parece fora de dúvida: se há uma mentalidade infinitamente superior à mentalidade humana, ela [esta mentalidade] pode ser de tal forma esdrúxula que não precisa se curvar ao raciocínio lógico do modo como o entendemos. Outra coisa que costumo considerar certa é o fato de que sentimos dificuldade em compreender as coisas que subvertem a ordem lógica dos fenômenos.Isto me parece, às vezes, crucial para admitirmos a FÉ,a Fé pela Fé, sem arrodeios. É claro que ficamos incomodados toda vez que nos deparamos com a possibilidade de termos que agir assim, pensando no incongruente... Mas as sociedades humanas, em todos os tempos, sempre estiveram de braços dados com a fantasia do sobrenatural... E onde há fumaça, há fogo. A sensação de que estamos sozinhos no Universo pode ser mais o resultado de nossas queixas para com Deus, do que propriamente o assumir de uma realidade, com a qual não gostaríamos de ter contato. Quando o Homem pensa, pensa em Deus ou em função de Deus, ou lamenta sua ausência ou inexistência, o que não duvido que possa dar no mesmo, ao frigir dos ovos. (P.S apenas quis explicitar um modo de pensar a coisa; efetivamente,não tenho pretensões sobre a Verdade... me perdoem se eu estiver errado.)

    ResponderExcluir
  12. Não precisa explicar eu só queria entender23 de novembro de 2011 às 13:13

    Raciocinemos bem: se existe a reencarnação, então porque a população mundial só aumenta?
    Se foram criados mil espíritos,logo esses mil espíritos teriam que encarnar em mil corpos,certo? ou será que os espíritos podem se dividir em dois? como é que pode isso?

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Sei que o post é velho vas vejm esse video de um estudo fotográfico com umas dessas patétias materializações de chico
      http://youtu.be/FwUzGQcBGoM

      Excluir