quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Queda de católicos atinge todas as classes.


De 2003 a 2009, a queda na proporção de brasileiros que se dizem católicos, de 74% para 68%, ocorreu em todas as classes sociais. Ao mesmo tempo, aumentou a porcentagem dos sem religião em todos os grupos de renda.
Esses são dados de um estudo divulgado ontem pelo economista Marcelo Neri, da FGV, feito a partir da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE.
Pelas contas de Neri, houve também uma diminuição no ritmo de crescimento dos evangélicos pentecostais de igrejas como Assembleia de Deus, Universal do Reino de Deus ou Congregação Cristã do Brasil. No período analisado, a proporção de pentecostais variou de 12,5% para 12,8% no total da população.
A tendência da década passada só será mais bem conhecida quando o IBGE divulgar os dados do Censo de 2010 sobre religião. Para Neri, porém, a POF indica que os pentecostais, que na década de 90 praticamente dobraram de proporção, podem estar perdendo fôlego.
Segundo o economista, uma possível explicação para esse crescimento menor é o fato de o período entre 2003 e 2009 ter sido marcado por forte crescimento na renda, sobretudo dos mais pobres.
"Em pesquisas anteriores, nós verificamos que os pentecostais cresciam principalmente em setores onde havia maior desemprego e menor renda. Como este período de 2003 a 2009 foi de crescimento a favor dos pobres, isto pode ter influenciado este crescimento menor", afirma.
Ao fazer a divisão por classes, o estudo da FGV mostra que os pentecostais estão mais concentrados nas classes C, D e E, com proporções que variam de 13% a 15%.
Nas classes A e B, de renda domiciliar maior que R$ 6.745, a proporção deste grupo religioso cai para 6%. O inverso ocorre com os espíritas kardecistas. Nas classes D e E, com renda domiciliar inferior a R$ 1.200, eles são menos de 1%. No topo da distribuição de renda (classes A e B), representam 6% do total.
(Folha de SP)

19 comentários:

  1. Pôxa... a Igreja deveria se apressar em mudar radicalmente todo o seu pensamento, como por exemplo: ser a favor da camisinha, ser a favor do homossexualismo, ser a favor do divórcio, ser a favor do padre poder casar, ser a favor do sexo antes do casamento, ser a favor do aborto, etc, etc, etc. Mas que droga ! Que Igreja é essa que tem prazer em ser do contra, que parece que sente prazer em perder fiéis !? Né não, Lineu ?

    ResponderExcluir
  2. Os números não mentem, Fernando, a queda do catolicismo é clara e mais do que justificada, afinal trata-se de uma igreja parada no tempo.
    Sobre suas colocações:
    Camisinha? Mas é obvio que devemos ser a favor, impede gravidez indesejada, previne contra doenças sexualmente transmissiveis e não tem contra indicação.
    Divórcio? Mas como ser contra... uma relação feliz hoje pode não ser mais daqui um, dois , dez ou vinte anos e - como nós dois concordamos - só se vive essa vida uma vez, todos merecem uma nova chance.
    Se os padres católicos pudessem se casar talvez deixassem os meninos em paz, mas isso causaria problemas à igreja com as heranças, não é mesmo?
    Aborto é tema polêmico, pessoalmente sou contra mas sou 1000% a favor da legalização e que cada um decida conforme sua consciencia, dentro dos limites da lei.
    Sobre sexo antes do casamento, vale a piada: sou a favor, desde que não atrase a cerimônia.

    Fernando, acho que somos de planetas diferentes.
    Abs,
    Lineu

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Lineu... e ela insiste ! Poderia subir nas pesquisas, não é mesmo ? Poderia arrecadar mais, ficar mais poderosa.
    Com o fim do celibato o número de padres aumentaria, e muito ! Mas que Igreja sem cérebro, não?

    ResponderExcluir
  4. É exatamente isso, Fernando... poderia se atualizar, conquistar mais fieis e crescer mas prefere se agarrar a conceitos ultrapassados em nome de uma tradição milenar que não faz mais sentido no mundo de hoje. É uma opção válida mas que até agora tem apresentado resultados desastrosos, como mostra a pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. Lineu, alguém está mentindo:

    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL30239-9356,00.html

    Enquanto isso nos Estados Unidos:

    http://freifrancisco.blogspot.com/2011/02/cresce-igreja-catolica-nos-estados.html

    As pesquisas do IBGE acontecem a cada 10 anos, veja que contrariando a falsa notícia de que o número de católicos é cada vez menor, provamos que o número de católicos, é, e sempre foi, cada vez maior que na pesquisa da década anterior, confira:

    Segundo o IBGE, em 1940 no Brasil havia 39,2 Milhões de católicos; em 1950, 48,6 Milhões; em 1960, 65,3 Milhões; em 1970, 85,5 Milhões; em 1980, 105,9 Milhões; em 1991, 121,8 Milhões; em 2003, 139,24 Milhões.
    Este é todo compêndio de pesquisas feita desde 1940 pelo IBGE. (Fonte: IBGE).

    NOS USA, CAI VERTIGINOSAMENTE O NÚMERO DE EVANGÉLICOS E CRESCE O DE CATÓLICOS
    <>

    Igreja católica cresce na China (país ateu e comunista em que o governo ainda persegue e manda matar católicos)

    http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/igreja-catolica-cresce-na-china/?doing_wp_cron

    ResponderExcluir
  6. Fernando:
    o link do globo news é de 2007, desatualizado.
    O link do frei francisco é sem comentários, baseia-se em um "estudo" de uma associação cristã, não tem valor para análise.
    O terceiro é de um blog que afirma que "tem-se observado um crescimento...", informação irrelevante sem fonte nem dados.
    (aliás, 12 milhões de católicos na China não fazem nem cócegas).

    Fernando, não basta dar um google e me passar os links, é preciso que tenham um mínimo de credibilidade, como tem a pesquisa publicada pela Folha, feita pela FGV e pelo IBGE.

    ResponderExcluir
  7. Lineu, você só não comentou isso que eu falei :

    "As pesquisas do IBGE acontecem a cada 10 anos, veja que contrariando a falsa notícia de que o número de católicos é cada vez menor, provamos que o número de católicos, é, e sempre foi, cada vez maior que na pesquisa da década anterior, confira:

    Segundo o IBGE, em 1940 no Brasil havia 39,2 Milhões de católicos; em 1950, 48,6 Milhões; em 1960, 65,3 Milhões; em 1970, 85,5 Milhões; em 1980, 105,9 Milhões; em 1991, 121,8 Milhões; em 2003, 139,24 Milhões.
    Este é todo compêndio de pesquisas feita desde 1940 pelo IBGE. (Fonte: IBGE).

    ResponderExcluir
  8. o coitado nasceu numa favela, ia pra escola só pra comer a merenda, suava pra ter um kichute, imagina ouvir o pastor dizendo, que se ele não atrasar os dízimos, a garagem dele irá encher de carros importados!!! é por isso que os pentecostais conquistaram muitos católicos não praticantes, é uma pena né, trocaram 6 por meia dúzia.

    ResponderExcluir
  9. Robson, por favor não compare a falsa igreja da qual você foi vítima com a Igreja Católica e outra evangélicas sérias. Este é o seu problema: julgar aquilo que você não conhece. aliás este é o problema número 1 do ateísmo.
    Você deve estar falando da "igreja" do Edir Macedo, a Igreja Universal do reino de Deus, não é? Então, a maioria das igrejas evangélicas e a igreja Católica procuram alertar seus fiéis para a chamada "Teologia da Prosperidade", que infelizmente está graçando por aí. São os espertalhões de plantão que se utilizam da bíblia para se locupletarem. Isto está na escrito na bíblia, é uma profecia bíblica para os nossos tempos: "Virão homens gananciosos que farão de vós objeto de negócios" ( se não me engano está em uma das cartas de Pedro ou Paulo. Mas depois eu cito aqui o capítulo eo versículo ).
    Se a Igreja católica quisesse ganhar fiéis a qualquer custo, ela faria o mesmo, mas ela continua fiél a sua doutrina ainda que nela permaneça somente um único fiél.
    Mas eu não tenho pena não. A maioria que cai nesses contos é porque é ganaciosa igual aos "pastores". Mas eu posso dizer que as consequências disso tudo são a volta de muitos fiéis ao seio do catolicismo, outros desanimam e pulam para o ateísmo radical. Alguns até adoecem, por incrível que possa parecer.
    Outra coisa: A igreja Católica tem segurança da sua doutrina, ela não vai mudar. Você está certo mesmo: "...é por isso que os pentecostais conquistam muitos católicos não praticantes..."

    Só uma observação : Não existe católico não praticante; se não pratica, não é católico... nunca foi. E pra ter uma estatística cheia de não praticantes, é melhor reduzir mesmo o número com uma qualidade melhor. E a Igreja já disse isso.

    ResponderExcluir
  10. fernando! " a igreja católica tem segurança da sua doutrina, ela não vai mudar" desculpa fernando, é lógico que a igreja católica não vai mudar. ela é uma multinacional, foi a primeira do planeta, ela tem suas artimanhas, milenares! ela sabe oquê dá certo e oquê não dá certo, ( é claro com quem tem fé ) fernando, os seminaristas fazem dela um meio de vida, de ter um teto, só isso, por incrível que pareça, fernando, quase namorei com vários seminaristas, quanto mais eu rezo mais assombração aparece, nas boites não dá pra saber quem é seminarista, por isso já cruzei com vários ( infelizes como você chama eles ) fernando é isso ai, a igreja católica, metodista, batista, luterana, presbiteriana, é uma empresa, só isso, simples assim, e por falar em igreja presbiteriana, quando cantei no coral deles, na rua nestor pestana, no centro de são paulo, fiquei espantado fernando, com a quantidade de infelizes daquele coral, mas dá pra entender né fernando a grande quantidade de infelizes (gays) aí dentro, não são vocês que iludem os coitados com o canto da sereia, da cura????? desculpa falar (escrever) isso aqui, mas você e os outros milhões de católicos brasileiros deveriam agradecer os milhares de infelizes que querem ser padres, pois acho que se sua igreja, tiver a ousadia de proibir os enrustidos ou não, a metade ou mais fecha as portas.

    ResponderExcluir
  11. Robson, acho que você se faz de surdo ou desentendido, pois continua a dizer que eu os chamei de infelizes pelo fato de serem homossexuais. Tudo bem, continue com sua sanha.

    Se fosse fácil ser padre, não haveria falta deles em muitos lugares onde a Igreja precisa, e muito, de novas vocações. Raciocine, Robson, pelo uma vez: Em todo o mundo, o número de sacerdotes não chega a quinhentos mil. Seria fácil para a Igreja aumentar esse número: permitiria que os padres casassem, ordenaria mulheres,etc, etc,... fácil, não ?
    Portanto, essa sua idéia fantástica sobre a Igreja, essa sua fábula, é falsa; e falsos e fracos são os seus argumentos que usam exemplos de uma pequeníssima minoria para generalizar e tentar difamar a Igreja.

    ResponderExcluir
  12. fernando eita pequeníssima minoria, meu pai foi molestado por padres nos anos 50, o tio do meu pai foi padre, mas se descobriu gay, e saiu, nos anos 60, todos os seminaristas, padres, focolares, que cruzaram o meu caminho eram gays, então me desculpa, ou eu estou errado, ou é você que vive num pequeníssimo pedaço da igreja com um muro bem alto, o padre que abençoa o supermercado do meu melhor amigo, que é gerente lá, também é gay, olha oquê ele disse uma vez, "" vou comprar a melhor batina que tiver, e vou tombar com a cara das outras"" não preciso explicar oquê é as outras? né? esse padre iria num congresso ou algo assim, onde haveria muitos outros padres, mas não quero que penses que só ai tem eles, esse meu melhor amigo, também um dia quase foi pastor, mas era gay, vários amigos meus da assembléia de deus também são gays, alguns saíram fora outros ainda não, tenho amigos da presbiteriana também, enfim todas as igrejas tem vários. não é um privilégio da católica.

    ResponderExcluir
  13. Robson, você precisa parar com essa mania que os homossexuais têm de achar que todo mundo é gay, de achar que todo personagem da história era gay, de dizer que todo homem é um gay enrustido, e por aí a fora. Para vocês todos os apóstolos foram gays, Paulo, Pedro, D.Pedro I, D.Pedro II, Napoleão, Hitler, Carlos Magano, todos os presidentes da república, etc, etc, etc.
    Bom ... se você diz que a maioria dos padres é gay... você acabou de dizer que a pedofilia vem do homossexualismo, que a pedofilia é fruto do homossexualismo. É isso que você quer dizer ?

    ResponderExcluir
  14. não fernando, eu não escrevi que o mundo inteiro é gay, eu disse que conheço dezenas no meu círculo de amizades, que se dizem seminaristas, focolares, e cristãos evangélicos! só isso, quero que saibas que não gosto de sexo com crianças, não gosto de pedófilos, e se conhecer algum denunciarei a polícia, mas não se esqueça fernando, que a maioria dos casos de pedofilia é justamente dos padrastos, ou seja, padrastos não são homossexuais, mas te falo uma coisa fernando, depois de milhares de anos que o mundo é governado por héteros masculinos,brancos e cristãos, quem sabe né? se fossemos governados por séculos por mulheres, e homossexuais quem sabe se no mínimo não teríamos as 2 guerras mundias?

    ResponderExcluir
  15. não fernando! não disse ou acho que todo mundo seja gay, afinal se assim fosse não teriamos chegado a 7 bilhões de habitantes no final de outubro, oque disse e escrevi foi que na minha roda de amigos, tem muitos cristãos gays, tambem não acho que a maioria dos padres sejam pedofilos, a maioria dos casos ocorre com padrastos. oque prova que a bissexualidade esta mais presente nos casos de pedofilia.

    ResponderExcluir
  16. Ah... agora você admite que a pedofilia na Igreja não chega a atingir 1% ? Ótimo, as coisas estão melhorando, os horizontes estão se abrindo ...

    ResponderExcluir
  17. A questão a meu ver não é de 1%, 10% ou 0,1% e sim da atitude da igreja em relação aos pedófilos e suas vitimas. Em muito casos, mesmo sabendo da gravidade do problema, preferiu apenas transferir o pedófilo de paróquia onde ele, claro, voltou a "pecar". O papinha ex-nazista, por exemplo, tem um caso assim em sua ficha corrida... eu fico aqui pensando como devem se sentir os que foram molestados DEPOIS da futura "santidade" saber dos casos de pedofilia e nada ter feito para evitar. Inferno nele!

    ResponderExcluir
  18. bem, esse negócio de estatísticas, não vou entrar no mérito, afinal onde a fumaça a fogo!!!

    ResponderExcluir
  19. Papa nazista, caso em ficha corrida de novo, Lineu ?? Poupe-nos, Lineu, poupe-nos.

    Quanto a ter havido omissões por parte de alguns dentro da Igreja, concordo plenamente com você; sim, houve erro de omissão por parte de alguns da hierarquia. Mas deixe o papa fora desta, mesmo porque já te mostrei os erros e mentiras grosseiras daqueles que acusaram Bento XVI e o tipo de pessoas que são.

    Só uma observaçãozinha : ainda que fosse um só caso de pedofilia por parte de um sacerdote da Igreja, seria dolorido demais e muito lamentável. Somos católicos mas não somos cegos e nem insensíveis.

    E aí, Robson ? Tudo bem né ?

    Abraços.

    ResponderExcluir