segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Já ouviu falar em ex-igreja?



A "Nieuwe Kerk" (Igreja Nova) fica bem no marco zero de Amsterdam, ao lado do Palácio Real. Sua construção começou em 1410, passou por muitas ampliações, reformas e alguns incêndios.
Mas desde 1980 essa linda construção histórica deixou de ser utilizada como igreja passando ao patrimônio da cidade, sendo hoje um espaço de eventos e exposições.
Neste momento exibe uma instalação sobre vestidos de noiva e a nudez dos manequins não deixa dúvida sobre o atual caráter não religioso do prédio.
Em Amsterdam aproximadamente 40% da população se declara sem religião, a ex-igreja com certeza será muito mais útil assim.

5 comentários:

  1. Já ouviu falar em ex-Muro de Berlim ou ex-Alemanha Oriental ? De ex-regime comunista ateu nos antigos países da Cortina de Ferro ? Então, hoje há liberdade, hoje há Igrejas livres, hoje o povo pode manifestar sua fé, e isso o cristianismo conquistou sem pegar em 1 arma sequer.

    Hoje, na Holanda, existem estabelecimentos próprios para quem quer se drogar à vontade (inclusive menores de idade acompanhados dos pais); existem lojas vendendo (literalmente) mulheres que ficam expostas na vitrine como se fossem "coisas", objetos. É só consultar a tabela de preços.
    Os velhos dos asilos da Holanda fogem para a Alemanha com medo da eutanásia.
    Coincidentemente a Europa (que está deixando de ser cristã) vive a maior crise de toda a sua história, uma crise moral, diga-se de passagem, que ainda não foi percebida pelos seus habitantes e governantes. Não duvido nada que estes templos maravilhosos se transformem em "fumódromos" ou casas de prostituição muito em breve.
    Já ouviram falar de ex-Império Romano pagão ? Pois é... hoje é o centro do cristianismo.

    Já ouviram falar de Europa Cristã, próspera, educada, culta, ordenada, limpa, democrática, e de onde partiram as descobertas de outros continentes ? Pois é. A velha Europa ...
    E sem falar que os muçulmanos estão crescendo vertiginosamente. Sabe o que significa, para o ateísmo, uma Europa de maioria muçulmana ? O seu fim ... isso mesmo, meus caros ateus... o fim da liberdade de vocês de serem ateus. Ou vocês acham que o Islamismo vai aceitar, pacificamente, democraticamente, o ateísmo público por lá ?
    Vocês viram o cenário que começa a se desenhar (se não me engano foi na França)? Explodiram um jornal só porque publicaram uma charge de Maomé.

    A Europa atual, que cospe na mãe (A Igreja Católica), ainda vai sentir muita falta Dela. Espero estar errado, sinceramente ...

    ResponderExcluir
  2. Fernando, será o apocalipse? Talvez esteja na hora de irmos todos, os 7 bilhões, tocar harpa na nuvem aos pés do ser mágico, faz o maior sentido não faz?

    ResponderExcluir
  3. Lineu, sem brincadeira, as vezes você é muito engraçado !!! Já ri muito !! As vezes é bom a gente rir !!!

    ResponderExcluir
  4. Não acho tanta graça, eu não sei tocar harpa, a nuvem vai estar super congestionada e esses eventos eternos não acabam nunca!

    ResponderExcluir
  5. Ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, Eh, eh, eh, eh, ih, ih, ih, ih, oh, oh, oh, oh ... ai, ai, Lineu ... é bom a gente rir um pouco !! É muito bom !!! Descontrai ...

    ResponderExcluir