terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nobel de física sai para estudo sobre expansão do universo.



O prêmio Nobel de Física de 2011 foi concedido aos americanos Saul Perlmutter e Adam Riess e ao australiano-americano Brian Schmidt, pela descoberta da expansão acelerada do Universo, anunciou nesta terça-feira o comitê Nobel em Estocolmo.
"Eles estudaram dezenas de explosões de estrelas, chamadas supernovas, e descobriram que o universo se expande a uma velocidade em permanente aceleração", afirma um comunicado do comitê.
Eles descobriram que a luz emitida por mais de 50 supernovas distantes era mais fraca que o esperado, um sinal de que o universo estava se expandindo em permanente aceleração, explicou o comitê.
"Por quase um século, sabe-se que o universo está se expandindo como consequência do Big Bang há cerca de 14 bilhões de anos", afirmou. "Contudo, a descoberta de que tal expansão está se acelerando é espantosa".
Fonte: Folha On Line
=================================================================
Bem, eu gostaria de acrescentar duas rápidas observações:
1) A comprovação de que o universo se expande caracteriza um dos maiores enganos de Einstein, que acreditava na estabilidade. O que para alguns pode significar uma falha da ciência é na verdade sua maior virtude, a de não se acomodar e estar sempre investigando novas possibilidades.
2)Todos esses cientistas são, na visão de um criacionista, um bando de tolos ignorantes já que a Terra tem apenas 6 mil anos, conforme descrito no livrinho mágico deles.

26 comentários:

  1. Então vai minha dica, baixe aqui nesse link http://www.megaupload.com/?d=PKYT1RI4,
    um documentário fantástico sobre as Supernovas recém produzido pelo Discovery Channel. Imperdível de bom!
    abraço
    Galvão

    ResponderExcluir
  2. Galvão, conheço a série, muito boa... revi no link que voce passou, uma bela aula.

    ResponderExcluir
  3. não sei para os outros, mas eu acho o universo assustador, os buracos negros assustadores, esse enigma do sem fim, é assustador, acho que diante desses medos sem respostas lógicas, que as religiões escravizaram a humanidade, uma vez na década de 80 fui na casa de meus tios no paraná, quando sai pra fora da casa, de noite, fiquei realmente assustado quando olhei para o espaço, lá dava pra ver, absolutamente tudo a olho nu, dá pra entender por quê milhões se deixam escravizar.agora com essas descobertas de que o universo está se expandindo mais e mais, fico pensando como o ser humano é insignificante diante do cosmo.e triste em pensar, que não estarei vivo, pra pelo menos conhecer mais respostas lógicas, da onde viemos. REALMENTE.

    ResponderExcluir
  4. Robson, as vezes parece assustador para mim também, mas hoje em dia acho a sensação mais tranquilizadora. Paz...é o que sinto quando penso na infinitude do universo. Olhar a Via Lactea é uma experiência única, faz mesmo a gente se sentir muito pequeno, um atomo andando em um planeta do tamanho de um grão girando ao redor de um sol do tamanho de uma ervilha dentro de uma das trilhões de galaxias que existem.
    E essas religiões sem sentido querem que a gente acredite que o deus que fez tudo isso escolheu esse planetinha para colocar uma raça microscopica, que ele passou o resto dos tempos vigiando para premiar os obedientes e punir os com mal comportamento.
    Ai, que preguiça...

    ResponderExcluir
  5. Lineu, não adianta querer disfarçar o óbvio... o Robson agora entregou o ouro; tudo o que ele disse é o que todo o ser humano, é o que todos nós, no fundo no fundo, pensamos: somos criaturas de Deus, e Ele nos criou para sermos felizes. Pela liberdade que Ele nos deu, escolhemos o caminho do erro, infelizmente.
    Robson, é realmente triste pensar que nascemos, vimos toda esta maravilha, contemplamos tudo isso... e depois... puft ! É como se nunca tivéssemos existido. Para quê, então, perdermos tanto tempo construindo nossa vida, fazendo o bem, tendo família e amigos, para depois tudo acabar num "nada" ? Tem sentido isso ? fale com pureza de alma, tem sentido ??
    O fato, já comprovado, de que o universo está em constante expansão, só vem a comprovar o que Jesus disse: " Meu Pai trabalha até agora e eu também". Deus cria infinitamente, Ele é eterno.
    A Igreja não quer escravizar ninguém, pelo contrário, quer libertar o homem e ajudá-lo a entender que Deus o ama acima de tudo. Não queremos amedrontar ninguém, antes encorajar e dizer que, conforme Jesus Cristo afirma, Deus espera por nós de braços abertos.

    ResponderExcluir
  6. Disfarçar o obvio? Que óbvio?
    Desde quando o fato de uma idéia ser "triste" a torna falsa?
    Fernando, você dá umas forçadas de barra que são hilárias, ligar a expansão do universo a Jesus foi uma delas.

    ResponderExcluir
  7. por isso! fernando que você é oquê é, não aceita com tranquilidade o vazio, te entendo. realmente não é fácil se desapegar dessas coisinhas aqui na terra, mas também te volto a pergunta, tem sentido? acreditar que diante do cosmos deus está em algum lugar dessa galáxia, olhando eu me masturbar dentro do banheiro, e deixar milhões morrerem de fome??? tem sentido isso??? pra mim não, me desculpe! tem sentido? uma amiga minha frequentar a igreja do padre marcelo a anos, tentando o milagre de ser mãe, e não conseguir, e seu deus deixando nóias da cracolândia engravidar com esperma nas coxas??? tem sentido?? isso?? me desculpe pra mim não! é chato saber que quando morrermos tudo acaba!! é! mas também viver aquela mentira que vivia também era, hoje não consigo me imaginar com roupas brancas num lugar branco, com nuvens brancas, com um deus branco, ficar fazendo oquê durante zilhões de anos?? não sou! mas quase fui espírita, é melhor, mais confortante acreditar em centenas de encarnações, em centenas de chances de melhorarmos, mas..........

    ResponderExcluir
  8. fernando! não sei se você gosta dessa maravilhosa invenção da sua igreja, dou o braço a torcer, talvez o único motivo pra mim que valeria a pena ir pro céu, rsrsrsrs. meu dia muda quando escuto, MOZART, BACH,VIVALDI,VERDI, ETC E TAL. acho música lírica linnnnnnda de mais, foi a igreja católica que aperfeiçoou os corais??? não?? talvez não me cansaria de passar a eternidade ouvindo-a-a. espero que você goste de música clássica fernando, assim teremos algo em comum,rsrsrsrs. relacionado á sua igreja.

    ResponderExcluir
  9. fernando! fiquei chateado com sua afirmação, fico com medo de vocês cristãos, "" para quê, então ......... fazendo o bem, ........ "" me deu a impressão, se você não acreditasse em deus, iria sair por ai, fazendo o mal. mas fernando, de quê adianta fazermos amigos aqui na terra, pensando que vamos nos encontrar no céu??? a bíblia diz que seremos anjos, não teremos mais sexo, não lembraremos da onde viemos, se do brasil, dos eua, da inglaterra.e depois fernando, pra quê tanto esforço pra morar numa monarquia??? sem eleiões?? diretas??

    ResponderExcluir
  10. Não adianta, Robson, você não está sendo sincero; já escorregou e disse mesmo o que todo ser humano pensa: a vida, esse dom maravilhoso que Ele nos deu, não faz sentido algum sem a existência de Deus infinito (nem o Big Bang tem explicação por si só, sem ter tido uma inteligência por trás).
    A Bíblia jamais afirmou que seremos anjos, e sim semelhantes à eles ("... serão como os anjos.").

    "Não lembraremos de onde viemos ??" Onde se encontra isso na Bíblia ? Por favor me diga o capítulo e o versículo.

    Ah, pela crença de vocês ateus, Robson, você nunca mais terá essa sensação de ouvir música, nunquinha mais, meu amigo... esqueça Mozart, Bach, Vivaldi, Verdi, etc e tal... esqueça Robson, porque você jamais irá ouvi-los novamente !

    Mas Jesus citou o antigo testamento onde se lê: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó... ora Ele não é Deus de mortos, mas de vivos".

    Ou seja, Abraão, Isaac e Jacó, no tempo de Jesus, já haviam morrido há milhares de anos, mas Jesus afirma que eles estavam vivos na eternidade. Falou isso por causa dos saduceus que não acreditavam na ressurreição.

    A Igreja não só influenciou a música, mas também a arquitetura, a pintura, a astronomia, a agricultura, a escultura, o ensino (as universidades), os hospitais, as leis internacionais, os direitos humanos, o respeito pela mulher, a economia de livre mercado, a cultura geral, a ciência e muito mais.
    Depois de conhecer apenas um pouquinho da grandeza da arte cristã espelhada na arquitetura das catedrais, na escultura e nos vitrais, na música e na pintura, não é possível ficar calado diante daqueles que por puro preconceito querem negar o esplendor do Ocidente Cristão. Se tirarmos dele o sal, o fermento, e a luz da fé cristã, a força da Igreja, a presença dos seus grandes monges, artistas, pintores, escultores, músicos e arquitetos, o que restaria ? Um grande vazio ! simplesmente não existiria a Europa que hoje conhecemos e a civilização Ocidental que desfrutamos. Tudo foi obra da Igreja Católica. Por que não se mostra tudo isso nas salas de aula hoje ?
    Diante disso dói profundamente na alma assistir à cena deplorável, anti-histórica e maldosa, quando a Constituição da União Européia se nega hoje a reconhecer o cristianismo em seus estatutos como a força motriz de sua existência. É um acontecimento semelhante àquele do filho que renega a existência da própria mãe ou do Próprio pai.
    Mas a Igreja continua o seu caminho e a sua missão de salvar todos os homens e mulheres de todos os tempos e de todos os lugares. Ela não espera aplausos e condecorações, porque sabe que sua história foi escrita mais com sangue e lágrimas do que com aplausos.

    ResponderExcluir
  11. Tudo foi obra da Igreja Católica?? Há tempos não lia uma tolice tão grande, voce agora se superou, Fernando.
    Quanto ao sangue e lágrimas, não esqueça de incluir os das vitimas dos padrecos pedófilos (impunes).

    ResponderExcluir
  12. fernando! posso estar enganado, mas aquelas colunas enormes, que enfeitam o vaticano, foram criadas ( projetadas pelos bissexuais e homossexuais gregos e romanos, estou certo? não é estranho? o pedaço do céu aqui na terra, ser enfeitado por adornos pagãos?? nossa fernando! acho deu a impressão que você é dono do mozart, do vivaldi, do bach, por curiosidade, seu apartamento celestial com vista para o palácio real, vai ficar próximo dos apartamentos desses compositores?? se não me engano fernando lembrei de uma coisa realmente feita por sua igreja, levou doenças horríveis à todas as tribos onde vocês puseram o pé. rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  13. fernando você disse que já escorreguei, só por quê acho o universo assustador? você acha mesmo que diante disso vou me converter novamente? procurando abrigo em deus? pra mim não faz diferença fernando, o big bang e deus, todos de ambos os lados não tem uma resposta ainda lógica! volto a te peguntar! da onde veio um ser já adulto?? quem criou ele?? jeová?? oquê era 1 minuto antes de deus?? e você vem querer me mostrar que a vida não faz sentido sem deus?? muito pelo contrário, a vida sem deus, pelo menos pra mim, está sendo maravilhosa eu realmente sou livre, você é escravo dele, se eu querer faço oquê quiser, você não, a todo instante tem que prestar contas da sua vida a um ser invisível. que se nega a dar uma coletiva com a CNN.

    ResponderExcluir
  14. "se não me engano fernando lembrei de uma coisa realmente feita por sua igreja, levou doenças horríveis à todas as tribos onde vocês puseram o pé. rsrsrsrsrsrsrsrsrs..." Disse o "genial" Robson.

    O mais incrível é que essas mentiras, sem pé nem cabeça, e sem um pingo de inteligência ou originalidade, pegam rapidinho; ao contrário da verdade de que a Igreja foi a principal construtora da maior e mais bela civilização da história.
    Robson, esses seus comentários de baixo nível e desprovidos de inteligência e verdade só provam que o ódio, a raiva e o preconceito não permitem que você enxergue um palmo adiante do seu nariz... é lamentável e triste.

    Deus já me libertou de muitas coisas, Robson, muitas mesmo; hoje sou um homem livre graças à Ele. Já fui escravo do sexo desenfreado, da infideledade no casamento, do rancor, da raiva, do preconceito exacerbado, etc.. ainda tenho muito o que aprender com Ele, é verdade, mas hoje me sinto muito mais livre do que quando vivia em boates enchendo a cara e sendo escravo dos meus instintos mais baixos. Parece ser esse o seu caso: você pensa que é livre, mas é escravo dos seus instintos, é escravo do seu rancôr, é escravo da sua raiva, é escravo do seu preconceito, é escravo do sexo.
    A ilusão de ser livre por não ter que prestar contas à alguém que é infinitamente superior à você em inteligência e bondade, acaba fazendo de você um perfeito escravo dos seus próprios instintos. Pense nisso.

    Quanto à "coletiva" na CNN... pode deixar que um dia, segundo a Bíblia e a Igreja, Ele vai ser visto face a face, não só na CNN, mas "todo olho o verá".

    Lineu, "tudo"? Não, não, mas quase tudo, vamos dizer assim; e isso quem diz não sou eu, mas os historiadores modernos; leia um pouco sobre isso e você vai ter uma grande surpresa, pois nada disso é dito nas nossas universidades (por que será ?). As pessoas se formam e se tornam, na maioria das vezes, totalmente avessas à Igreja Católica por que só ouvem falar de inquisição, cruzadas, atraso na ciência, etc, etc, etc.
    Só para se ter uma idéia, basta ver os grandiosos feitos dos monges beneditinos na Europa; São Benedito é considerado o "Pai da Europa"... "só" isso. Já te mostrei lá no Saramago, lembra ? Pois é.

    ResponderExcluir
  15. Fernando, você vai se sentir realmente livre... quando se livrar desse monte de lenda e dogma empoeirado da sua religião.
    A arrogância dos católicos sobre os feitos de sua igreja é um espanto.

    ResponderExcluir
  16. Não se trata de arrogância, Lineu, mas sim de fatos comprovados históricamente. Pior é a arrogância dos ateus que se acham inteligentes e consideram os religiosos todos burros e infantis; se consideram superiores aos religiosos. Você mesmo já colocou aqui várias vezes que religiosos são adultos que "pensam como crianças" e "o único ser que não evolui é o criacionista". Maior arrogância que esta não existe, me desculpe.
    A única coisa empoeirada por aqui é o velho ateísmo do século XIX que tenta se passar por científico e "moderninho", mas que hoje em dia quase não se sustenta mais.
    O engraçado é que querem difamar a Igreja mas não querem ouvir a verdade ... muito engraçado. Não queremos ser arrogantes, só queremos a verdade... é pedir muito ?

    ResponderExcluir
  17. Nem todos os religiosos são burros e imbecis, apenas os criacionistas, que lutam contra a ciência, a lógica, os fatos e as provas para ridiculamente defenderem o indefensável que é a infalibilidade de seu livrinho mágico.
    Verdade, Fernando, não é aquilo em que se acredita e sim aquilo que se prova.

    ResponderExcluir
  18. Então está provado : Existe inteligência em toda essa maravilhosa harmonia e ordem existentes no universo, e ordem supõe que alguém tenha ordenado.
    Jean Guitton, intelectual francês e dois cientistas russos: Grichka e Igor Bogdanov, escreveram o livro: "Dieu et La Science ( Deus e a ciência ), Editions Bernard Grasset, Paris, 1991, onde mostram como o progresso da ciência leva a descobrir atrás da origem do universo, uma inteligência Suprema e Poderosa responsável pela maravilhosa ordem que reina no processo evolutivo do universo.
    Desde o Big Bang, cada instante foi dimensionado com precisão incrível; cada bilionésimo de segundo e de milímetro teve sua importância nessa história. Qualquer desvio, por mais insignificante que fosse, teria impedido o surgimento dos minerais que compõem as estrelas, os planetas e as galáxias; consequentemente não teriam surgido as condições para que a vida - especialmente a vida humana - aparecesse sobre a Terra. Aí foi como que moldado o "código genético" do universo. Tudo isto dá testemunho da existência de Deus. Pasteur tinha razão: "A pouca ciência afasta de Deus, mas a muita ciência aproxima de Deus".

    ResponderExcluir
  19. fernando! deus já te libertou de muitas coisas?? ok!! mas tem que pagar as prestações do dízimo? você disse que eu minto? a respeito das várias doenças que os católicos passaram para os índios? ta bom! todos os meus professores de história do colégio objetivo da paulista estavam errados, numa igreja de mongagua-itanhaem tem uma tora, onde os escravos e índios rebeldes eram açoitados, sabe onde ela está estacada fernando? do lado da igreja bem perto do altar, não é mentira não está lá pra quem quiser ver, com as correntes e tudo mais, dá pra entender da onde veio tanto ouro """""""""""doado"""""""""""" rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Fernando, "está provado" onde ????
    Seus parcos conhecimentos do que seja um processo científico te fazem confundir fé com evidencias.

    ResponderExcluir
  21. Robson, meu caro, diferentemente das igrejas evangélicas, a Igreja Católica não obriga ninguém a dar o dízimo; e quem dá não é obrigado a dar dez por cento. Eu mesmo era um católico meio desnaturado, pois fiquei mais de 10 anos sem pagar dízimo, e durante esse tempo todo ninguém da Igreja (leigo ou padre) veio bater na minha porta para cobrar ou dizer que "se eu não contribuisse seria entregue à Satanás"; pelo contrário, conheci padres exemplares... de um exemplo de vida impressionante ! Sabiam que eu não contribuia fazia anos, mas nunca tocaram nesse assunto.
    É isso, Robson... você não conhece a Igreja Católica; Ela é bem diferente das evangélicas, principalmente no que se refere a "dízimo". Você parece aquele catador de feijão que cata as pedrinhas e joga o feijão fora.
    Robson, sem mentira nenhuma, eu faço o maior esforço para entender o que você tenta me transmitir... mas é difícil... as vezes é bem difícil !
    Seus professores de história, pra variar, só te passaram coisas ruins a respeito da Igreja; isso é o que mais acontece nos meios escolares e universitários, infelizmente. E você ainda passou por uma "igreja evangélica" pentecostal... está explicada (mais do que explicada) a sua birra, o seu altíssimo preconceito contra a Igreja.

    ResponderExcluir
  22. Lineu, eu não estou falando de fé, estou falando de evidências mesmo.
    Se o teor de expansão do universo tivesse sofrido um desvio da ordem de 10 elevado a menos 40, a matéria inicial se teria espalhado no universo vazio; não teriam aparecido as galáxias, as estrelas e a vida.
    Para se ter uma pequena idéia da extrema precisão com que o universo foi dimensinado, imaginemos a proeza que se exigiria de um jogador de golfe, que, colocado na Terra, quisesse lançar a sua bola para dentro de um buraco existente em algum ponto do planeta Marte.
    A precisão vertiginosa do universo será resultado do acaso ou deve-se à vontade de uma Causa Primeira, de uma inteligência, que transcende a nossa realidade ?
    Existe um plano universal, do qual cada elemento foi minuciosamente calculado ? Existe uma ordem subjacente atrás daquilo que a nossa ignorância chama "o acaso" ?
    As experiências mostram que o universo não pode ter surgido do acaso, porque é fruto de diversos graus de ordem e harmonia, cuja hierarquia os pesquisadores vão decifrando. Os elementos postos inicialmente em turbulência e desordem que não podemos compreender parecem movidos por algo que os especialistas chamaram "O Estranho Atraente".
    A ciência nos mostra, então, que nem as galáxias, nem os bilhões de estrelas, nem os planetas, nem a própria vida são apenas um acidente ou obra do acaso cego e caótico.
    Os matemáticos conseguiram fabricar computadores que geram números aleatórios (casuais); são máquinas destinadas a "produzir o acaso". Verificaram que esses computadores deveriam calcular durante bilhões de bilhões de bilhões de anos ... antes que ocorresse uma combinação de números comparável àqueles que permitiram o surgimento do universo e da vida. Em outras palavras: A PROBABILIDADE MATEMÁTICA DE QUE O UNIVERSO TENHA SIDO GERADO PELO ACASO, É PRATICAMENTE NULA ( desculpe as letras maiúsculas, é só para destacar ). Donde se vê que a existência do universo - adequado ao surto da vida - estava minuciosamente programada desde o início, ou desde o "Muro de Plank". Tudo o que hoje existe, desde as estrelas até as árvores do jardim, já existia em gérmen no minúsculo universo originário.
    Em 1974 o astrofísico inglês Brandon Carter emitiu o princípio antrópico : "O universo possui, muito exatamente, as propriedades exigidas para ser o habitat de um ser dotado de inteligência". As coisas são o que elas são, simplesmente porque não poderiam ter sido diferentes; não há lugar, na realidade, para um universo diferente daquele no qual fomos colocados. Deus quis assim !

    Já falei isso aqui, mas não custa repetir : Michael Novak afirma que "por 150 anos, os cientistas mantiveram-se presos ao estreito paradigma ateístico, mas em quatro áreas significativas tal paradigma está se partindo como gêlo na primavera".

    E acrescento eu: Alguns cientistas, no fundo, sabem que Deus existe, mas o orgulho, o ego e a soberba científica os impedem de declarar isto

    ResponderExcluir
  23. Lineu, eu não estou falando de fé, estou falando de evidências mesmo.
    Se o teor de expansão do universo tivesse sofrido um desvio da ordem de 10 elevado a menos 40, a matéria inicial se teria espalhado no universo vazio; não teriam aparecido as galáxias, as estrelas e a vida.
    Para se ter uma pequena idéia da extrema precisão com que o universo foi dimensinado, imaginemos a proeza que se exigiria de um jogador de golfe, que, colocado na Terra, quisesse lançar a sua bola para dentro de um buraco existente em algum ponto do planeta Marte.
    A precisão vertiginosa do universo será resultado do acaso ou deve-se à vontade de uma Causa Primeira, de uma inteligência, que transcende a nossa realidade ?
    Existe um plano universal, do qual cada elemento foi minuciosamente calculado ? Existe uma ordem subjacente atrás daquilo que a nossa ignorância chama "o acaso" ?
    As experiências mostram que o universo não pode ter surgido do acaso, porque é fruto de diversos graus de ordem e harmonia, cuja hierarquia os pesquisadores vão decifrando. Os elementos postos inicialmente em turbulência e desordem que não podemos compreender parecem movidos por algo que os especialistas chamaram "O Estranho Atraente".
    A ciência nos mostra, então, que nem as galáxias, nem os bilhões de estrelas, nem os planetas, nem a própria vida são apenas um acidente ou obra do acaso cego e caótico.
    Os matemáticos conseguiram fabricar computadores que geram números aleatórios (casuais); são máquinas destinadas a "produzir o acaso". Verificaram que esses computadores deveriam calcular durante bilhões de bilhões de bilhões de anos ... antes que ocorresse uma combinação de números comparável àqueles que permitiram o surgimento do universo e da vida. Em outras palavras: A PROBABILIDADE MATEMÁTICA DE QUE O UNIVERSO TENHA SIDO GERADO PELO ACASO, É PRATICAMENTE NULA ( desculpe as letras maiúsculas, é só para destacar ). Donde se vê que a existência do universo - adequado ao surto da vida - estava minuciosamente programada desde o início, ou desde o "Muro de Plank". Tudo o que hoje existe, desde as estrelas até as árvores do jardim, já existia em gérmen no minúsculo universo originário.
    Em 1974 o astrofísico inglês Brandon Carter emitiu o princípio antrópico : "O universo possui, muito exatamente, as propriedades exigidas para ser o habitat de um ser dotado de inteligência". As coisas são o que elas são, simplesmente porque não poderiam ter sido diferentes; não há lugar, na realidade, para um universo diferente daquele no qual fomos colocados. Deus quis assim !

    Já falei isso aqui, mas não custa repetir : Michael Novak afirma que "por 150 anos, os cientistas mantiveram-se presos ao estreito paradigma ateístico, mas em quatro áreas significativas tal paradigma está se partindo como gêlo na primavera".

    E acrescento eu: Alguns cientistas, no fundo, sabem que Deus existe, mas o orgulho, o ego e a soberba científica os impedem de declarar isto

    ResponderExcluir
  24. Fernando, vou responder com calma mas até que você filosofou de mente aberta neste comentário, nem parece um criacionista. Sobre sua frase final, eu tenho a mesma impressão, ao contrário: muitos padres, bispos e até papas devem ter certeza de que não existe deus algum mas sequer se atrevem a admitir isso para eles mesmos.
    (adorei o seu raciocínio para chegar ao "deus quis assim", pena que esteja totalmente errado)
    Abs, Lineu

    ResponderExcluir
  25. Estou aguardando, Lineu, estou aguardando ... mas lembre-se de que a vida aqui na terra é curta.

    ResponderExcluir