domingo, 2 de outubro de 2011

Corpos de bons cristãos não se decompõem. Será mesmo?



Um leitor e crítico do blog - e criacionista clássico - há tempos me pede que comente o caso dos corpos incorruptos, aqueles que se mantém intactos muitos anos após a morte.
Segundo Fernando – e a igreja – casos como os de Santa Catarina de Laboure, Papa João XXIII, Santa Bernardete e São Vicente de Paula só poderiam ocorrer sob interferência divina. Em outras palavras, milagre.
Como sempre, basta uma pequena dose de bom senso e espírito científico para detonar a ingenuidade dos crentes.

Em primeiro lugar é preciso lembrar que há sim casos de corpos que não se deterioram com o passar dos tempos e isso acontece por diversas razões.
Clima, temperatura, composição do terreno onde o corpo foi sepultado, acidez-alcalinidade do corpo e do ambiente que o cerca, além de outras condições.
É incomum mas não raro, trabalhadores de cemitério relatam casos assim com freqüência.
A igreja, sempre muito organizada, cada vez que um caso é divulgado corre a inclui-lo na lista dos milagres.

Curioso notar que ninguém se lembra dos milhares, talvez milhões de bons cristãos que morrem pelo planeta todos os anos sem que seus corpos sejam preservados.
O do bondoso São Francisco, por exemplo, não foi.

É fácil observar que o fenomeno não é exclusivo do mundo católico-cristão, acontece de forma generalizada, há ocorrências entre hindus, chineses e tibetanos, não faz diferença.
O caso do iogue Paramahansa Yaogananda, por exemplo, é muito conhecido.

Quem pesquisar um pouco sobre adipocera entenderá melhor outra das causas possíveis.

Mas vejam o que disse Joseph Watts, coordenador de funerais e exumações do Vaticano, em uma matéria do NY Daily News:

“Embora os corpos dos Papas não sejam inteiramente embalsamados, são “preservados” com formol a fim de prolongar o período possível de exposição pública”

Sobre o papa João XXIII - insistentemente citado pelo Fernando – ele diz, na mesma entrevista:

“Ele foi embalsamado como de costume. Isso é feito por médicos e o lugar em que o corpo foi colocado, as Catacumbas, é perfeito.

Sobre o mesmo caso, vejam a declaração de um pesquisador da Universidade de Roma, Vicenzzo Pascalli:

“Isso é muito mais comum do que geralmente se pensa. O corpo do Santo Padre estava bem protegido e o oxigênio era escasso no interior do caixão que, em sua estrutura de três camadas, contém materiais como chumbo e zinco que capturam o oxigênio, o que ajuda a retardar o processo de decomposição.”

Que belo milagre.

E, sinto dizer, parece ser também o caso de “santa” Bernardete, vejam só o que dizem o wikipedia e o skepdic.com sobre ela:

“Her body, which is on display, is alleged to be incorruptible, but the face and hands, which look so lifelike, are made of wax.”
O rosto e as mãos SÃO FEITOS DE CERA !!

Que belo milagre.

Sobre um outro caso, o de Santa Margarete:

“The pathologists who examined Margaret's body later unearthed ecclesiastical records that told the whole story: the people of her town had asked the church to embalm her when she died. This had been done, with remarkable thoroughness. But the records of this fact had been lost, and over time, people forgot the circumstances of her preservation and simply began to assume that it was a miracle. “

Ou seja, foi embalsamada a pedido dos moradores de sua cidade, “detalhe” posteriormente deixado de lado pela igreja. Os anos se passaram e pronto, mais um milagre cristão "comprovado".

Embalsamada !!

Como se vê o fenômeno passa muito longe dos milagres.
E Fernando, pense bem: porque o seu “ser mágico” faria uma coisa dessas , porque conservaria corpos se o que importa é a alma?
E Porque de uns sim e de outros não? Porque o deus judaico cristão (o único certo) conservaria corpos de budistas, muçulmanos e outros ? Para que uma alma que vai passar o resto dos tempos tocando harpa na nuvem precisaria manter na Terra seu corpo incorrupto?

Pois é, como eu sempre digo aqui, é muito mais fácil acreditar do que pensar.
Corpos incorruptos: mais uma fraude cristã sem lógica, sentido ou comprovação.
O de sempre.

44 comentários:

  1. Lineu, não confunda corpos embalsamados (o caso de alguns papas e membros de outras religiões) com os casos dos santos incorruptos.
    Corpos humanos preservados ou "múmias" vieram sendo descobertos através dos séculos, alguns até mesmo antes do tempo dos Faraós, aonde a arte de embalsar se originou. Muitos desses corpos preservados sobreviveram a decomposição por até 3.000 anos. De todos esses corpos preservados descobertos através dos séculos, todos se encaixam em uma dessas categorias:

    1. Preservados "acidentalmente" - Esses tipos de corpos preservados são preservados devido a ações acidentais. Ex: Corpo enterrado em solo seco, em areia quente ou larva, áreas de alta radioactividade. Enquanto não houver ar ou humidade atingindo esses corpos, eles podem, muitas vezes, serem preservados de significante, mas não total decomposição. De qualquer forma, esses corpos quando encontrados se encontram tipicamente descoloridos, enrugados, distorcidos, tendo aparência esquelética, e sem elasticidade dos membros. Alem disso, eles sempre terão um odor ruim; sem dizer que, após descobertos sempre entrarão em rápida descomposição após terem suas bandagens retiradas para exame cientifico.

    2. Preservados "deliberadamente" (induzidos) - Preservados deliberadamente são os corpos daqueles que foram propositadamente embalsamados, ou então tratados antes de seus funerais com a intenção de tentar prevenir a decomposição. Enquanto não houver ar ou humidade atingindo esses corpos, eles podem, muitas vezes, serem preservados de significante, mas não total decomposição. Na maioria dos casos de corpos deliberadamente preservados na antiguidade, as cavidades dos corpos eram cheias com materiais específicos como resina, resina húmida e poeira ou submergido com materiais específicos como mel, run ou areia. Nos métodos mais modernos de se tentar prevenir a decomposição dos corpos, os corpos são geralmente submergidos ou preenchidos de resina, piche, sal, álcool, ou então uma combinação desses. Mas quando esses corpos (preservados artificialmente) são encontrados, assim como os corpos "acidentalmente" preservados, eles se encontram tipicamente descoloridos, enrugados, distorcidos, tendo aparência esquelética e sem elasticidade dos membros. Além disso, eles sempre terão um odor ruim; sem dizer que, após serem descobertos, sempre entrarão em rápida decomposição após terem suas bandagens retiradas para exames científicos.

    3. Incorruptos - Esses tipos de corpos preservados começaram a ser descobertos nos primeiros séculos depois de Cristo, SURPREENDENTEMENTE, ELES NÃO SE ENCAIXAM EM NEHUMA DAS OUTRAS DUAS CATEGORIAS CITADAS ACIMA(Acidentais ou Deliberadamente(induzidos) preservados).

    A razão pela qual os "Incorruptos" permaneçam livres da decomposição deixa os cientistas(ainda nos dias de hoje) confusos. Esses corpos são descobertos em inúmeros e diversificados ambientes, inclusive em ambientes que favoreceriam uma decomposição de um corpo acidental ou deliberadamente preservado mais rápido. Eles permanecem livre de decomposição independente da forma que foram enterrados... atraso no enterro, temperatura, humidade, bruto/improprio manuseio do corpo, transferências frequentes, corpos cobertos por quicklime (agente decompositor), ou proximidade a outros corpos já em decomposição e/ou decompostos. Eles não podem ser explicados pela ciência ou pela razão.

    ResponderExcluir
  2. Algumas carecterísticas comuns dos corpos incorruptos:

    * Os incorruptos são tipicamente encontrados com a aparência viva; húmidos, flexíveis e contendo uma essência doce e suave, que muitos comparam com cheiro das rosas ou outras flores, e isso após anos e anos após a morte dos mesmos.

    * Os incorruptos permanecem livre de decomposição, alguns por até séculos.

    * Os incorruptos muitas vezes contem óleos fluentes limpos, perspiração e sangue corrente por muitos anos após a morte, a medida que, nos corpos acidentalmente ou deliberadamente(induzidos) preservados, nunca foram registradas nem presenciadas tais características.

    * Outros incorruptos parciais foram encontrados através dos séculos, aonde certas partes do corpo se decompõe normalmente, enquanto outras partes, como o coração ou língua, permanecem perfeitamente livre de decomposição.

    O que é mais impressionante nisso tudo é o fato de que todo corpo incorrupto encontrado, após investigação para saber a história de tal pessoa, etc., sempre constatavam que tal pessoa era um(a) devoto(a) extremamente Católico(a). Isso nos leva a algumas perguntas inevitáveis.... Como pode o processo de decomposição dos corpos, no qual não há inteligência, escolher quais os corpos serão decompostos e quais serão preservados? E por que eles acontecem somente com devotos católicos? Este fenômeno é simplesmente milagroso.

    Além disso, muitos milagres inexplicáveis acorreram no decorrer da história, quando pessoas vinham a ter contacto com esses restos incorruptos. E a respeito dos regulares exames médicos, cientistas ainda não determinaram tal mistério. Esses corpos incorruptos estão expostos por todo o mundo (principalmente na Europa), e quase todos os corpos que foram pesquisados/identificados foram canonizados pela Igreja Católica, dado o testemunho de suas públicas e devotas vida
    Reparem que há casos de Santos incorruptos que mesmo depois de mais de um século depois de mortos, ainda ganham peso!
    lineu, por favor dê uma pesquisadinha mais profunda e compare, por exemplo, o estado do corpo de Santa Bernadete com o daquele monge budista... faça esse favor.
    Essas coisas acontecem mais por causa de vocês ateus... é especialmente para vocês ! Deus deve pensar muito em vocês, filhos que não querem mais saber Dele.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, seus santos cadaveres não passam de um Madame Tussauds mórbido e fajuto e voce ainda quer esticar o assunto? Papa embalsamado e santa com rosto e mãos de cera, me poupe.

    ResponderExcluir
  4. fernando! milhões e milhões de crianças inocentes morreram e morrem todos os dias de fome e sede!!!!! milhões e milhões de mães sofreram e sofrem vendo suas crianças morrendo nas mãos delas!!!!! milhões e milhões de mães assistindo suas crianças morrendo, com doenças horripilantes!!! e você se presta ao serviço de vir num blog de ateus, pra dizer que seu deus """"escolhe"""" um pra ficar com o corpo com aroma de flores????????????????????????????????? ME POUPE PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!! CHEEEEEEEEEEEEEEEEEGA!!!!!!!!! é por isso, é por causa disso fernando que odeio deus, todos os deuses, e deusas, seu deus perde tempo com coisas tolas, de que vale pra uma mãe que está vendo sua criança morrendo, saber que em outro lugar existe um santo???????????????????? """ESCOLHIDO POR ELE"""" enquanto isso seu filho(a) está morrendo!!!!! mas pra você né, acostumado com fartura, geladeira cheia, carro do ano, roupas de griffe, rosários de ouro,prata e diamantes,( por que sei como é a vida dos focolares ) deve pensar, bem feito pra essas mães!!! quem mandou elas não terem jesus!!!!!!!!! tô nem ai!!! o importante é que minha filha esteja nutrida, que se dane as crianças africanas, hindus, índianas, filipinas, nordestinas. isso fernando sem falar nos milhões de animais inocentes que sofrem todos os dias, morrendo de sede e fome também, pra que salvou eles no dilúvio???? pra morrer de sede depois????? pra arrancarem suas peles, e muitas católicas irem na missa com essas peles????? penduradas no pescoço????? há fernando vou me converter amanha!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Robson, odiar deus não faz sentido, não se odeia quem não existe. Lembre-se, ele nao passa de um amigo imaginário, um personagem de uma fábula.

    ResponderExcluir
  6. Fernando, sua lógica é sensacional... quando voce me pede para comparar o estado da santa bernardete com o do monge você quer então dizer que o seu deus fica preservando melhor um da religião dele, é isso?
    Tolice é pouco para descrever um pensamento desses.
    Mesmo assim, vou responder: o monge pode estar se desfazendo mas ele é de verdade, não de cera.

    ResponderExcluir
  7. É triste ver o Robson dizer mentiras misturadas com julgamentos de pessoas a quem ele não conhece. Falar da África, como se a Igreja católica estivesse alheia a pobreza (triste delírio para um ser humano que não se informa e transborda ódio e preconceito contra aquilo que não conhece). Depois fica citando as tragédias da humanidade para culpar Deus, quando os únicos culpados somos nós, que, com nossa liberdade (dada de presente), fazemos o mal.
    Que culpa tem Deus, se os Estados Unidos, por exemplo, gastam trilhões em armamentos enquanto a África Negra passa fome ? Que culpa tem Deus se o empresário egoísta, podendo pagar "três mil", paga 500 reais ? Que culpa tem Deus se eu só gosto dos meus fihos e os dos outros não ? Que culpa tem Deus se uma pessoa, por exemplo, o Robson, me julga (sem nunca ter me conhecido) dizendo que eu "estou acostumado com fartura, geladeira cheia, carro do ano, roupas de griffe, rosários de ouro,prata e diamantes ?
    Ficar culpando Deus pelas barbaridades que cometemos é muito confortável, muito cômodo.
    O pior de tudo é não querer sofrer as consequências de tudo isso, ou seja, o homem quer matar, roubar, mentir, julgar o semelhante, acusar os outros injustamente, etc., e depois não quer responder pelos seus atos... muito cômodo...
    Deus ama o homem, mas detesta a injustiça e a maldade.

    Lineu, não é questão de preservar "A" ou "B", mas sim apontar, como uma seta, para onde se encontra a verdade no meio de tanta confusão religiosa que graça nos nossos dias; aliás, uma das causas principais do ateísmo, é verdade ou não é ?

    Quanto as mão de "cera", Lineu, mesmo que isso fosse verdade... e o resto do corpo, por que não é de cera também ? E por que, se a Igreja "falsificou" (ridículo) esses milagres, ela abriu ao público e deixou livre os cientistas para darem um veredito; aliás, a Igreja exige, antes que alguém diga que é milagre, um estudo sério e prolongado da ciência. Tem sentido isso, Lineu, a Igreja "falsificar" e depois mostrar para a ciência e ainda pedir rigor científico, hein, Lineu ?
    Essa história das mãos de cera foi uma opinião tendenciosa e desprovida de qualquer estudo sério emitida por um ateu preconceituoso (como sempre) que não moveu um dedinho sequer para sustentar a sua mentira (de novo, como sempre!).

    http://oepnet.sites.uol.com.br/santabernadette.htm

    O mais recente corpo incorrupto encontrado: Padre Pio de Pietralcina ( 40 anos depois de sua morte )

    http://www.paroquiamedalha.com.br/noticias.php?codnoticias=16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Fernando, pela sua argumentação maravilhosa e, de fato, cristã, pois, embora ofendido, você continua na cordialidade e gentileza. Diferente de muitos ateus que poderiam, por exemplo, apresentar o ponto de vista defendido sem precisar cuspir em ninguém para isto. Sou católica e fico muito contente quando encontro católicos como você, que sabem que a fé e a razão andam juntas, que ter fé não exclui a ciência e muito menos a razão. Deus abençoe seu apostolado.

      Excluir
  8. Fernando, o wikipedia não é deus (rsrs) mas é uma enciclopédia séria e aberta a críticas e revisões. A informação de que as mãos e rosto da sua santa são feitos de cera está lá, porque voce não escreve para eles contestando?
    Quanto aos outros casos o meu ponto de vista está claramente exposto no texto do post.
    Fernando, porque o corpo de São Francisco virou só ossinhos empoeirados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz , a wikipedia é editada por qualquer retardado, inclusive por vc.... dã

      Excluir
    2. Ah, retardado tem em todo lugar, comentando aqui, então...é toda hora.

      Excluir
  9. ué fernando! que culpa tem deus, de destruir pessoalmente sodoma e gomorra? ele também não pode fazer os estados unidos pararem de gastar milhões com armamentos???? ué fernando! que culpa tem deus, de matar todos os primogênitos do egito pessoalmente, ele não tem o poder de mudar o empresário egoísta?? que estranho seu deus fernando? tem poder pra destruir cidades, matar primogênitos, mas não pra mudar os estados unidos e os empresários, então pra quê vou perder meu tempo com ele???? ué fernando! que pai mais irresponsável, tem trilhões de filhos, mas depois não quer cobranças??? de alguns milhões de filhos? vou reclamar com quem então?? com o vizinho???? ah já sei! fernando vou reclamar com alá, ou buda, ou paco. fernando! vai me dizer que o aluguel de uma casa próxima do ibirapuera é barato?

    ResponderExcluir
  10. ué fernando! você falando em igreja católica na africa?? você tem amnésia? não é ela ( igreja católica ) que proíbe o uso de camisinha lá?? como vai parar a fome e as doenças?? se não para de nascer crianças todos os dias, e não tem produção de alimentos pra todos, a sua igreja pelo contrário, tapa o sol com a peneira.

    ResponderExcluir
  11. é fernando! com sua declaração, está provado oquê karl marx dizia. "" não foi deus que criou o homem a sua imagem e semelhança, foi o homem, que criou um deus a sua imagem e semelhança "" olha oquê você disse: ""que culpa tem deus, se eu só gosto dos meus filhos, e os dos outros não."" seu deus também é assim, uns ele vai mandar pro céu, outros pro inferno. é ou não é um deus com características humanas, com predileções, com vinganças? tá explicado.

    ResponderExcluir
  12. fernando! não foi seu deus que deu de comer pra centenas ou até milhares!!! quando multiplicou 5 pães e 2 peixes?????????? lembra-se? então!!, não te revolta ver milhares de africanos ( mães e seus filhos-as ) morrendo de fome, se ele sabe a mágica??? que mágica? aquela de multiplicar sementes de milho.

    ResponderExcluir
  13. Fernando, deixei passar uma pérola sua...releia o que você disse:
    "lineu, por favor dê uma pesquisadinha mais profunda e compare, por exemplo, o estado do corpo de Santa Bernadete com o daquele monge budista... faça esse favor."
    (pausa para rir muito...pronto, já posso responder).
    Quer dizer então, amigo Fernando, que o seu deus faz questão de conservar mais o corpo da "santa" católica do que o do pobre do "santo" monge budista?
    Seria uma pequena competição?
    Haverá lá "no céu" um outro deus, budista, que conserva menos o corpo dos seus monges que o "seu" deus?
    Será que o deus judaico cristão (o que fez tudo e é o único certo, segundo você) não teria métodos mais simples para nos provar que a religião "dele" é mais correta que a dos outros?
    Você não percebe mas está entrando naquilo que eu chamo de "meu deus é mais deus que o seu".
    Bizarro.
    Pior que acreditar na arca do velhinho, na cobrinha que dá conselhos e na mamãe virgem.

    ResponderExcluir
  14. Já te respondi, Lineu. Mas respondo novamente:
    Lineu, não é questão de preservar "A" ou "B", mas sim apontar, como uma seta, para onde se encontra a verdade no meio de tanta confusão religiosa que graça nos nossos dias; aliás, uma das causas principais do ateísmo, é verdade ou não é ? Você ainda não me respondeu.

    Robson, talvez na sua ex-igreja evangélica você só tenha aprendido que Deus é o Deus das facilidades, da prosperidade, dos milagres, da boa vida e da bonança; que não precisamos de médico e que Ele vai curar todas as nossas doenças, independentemente de estarmos fazendo coisas erradas ou não. Deus pode fazer tudo isso, é bem verdade, mas assim não cresceríamos nunca, jamais amadureceríamos !
    Deus não quer o sofrimento, mas já que escolhemos esse caminho longe Dele, então por esse caminho Ele nos conduzirá à maturidade, ainda que isso lhe doa muito. Portanto, não adianta você ficar citando essas tragédias humanas para justificar as suas descrenças.
    A Igreja Católica e a Bíblia, ao contrário de muitos "pregadores" por aí, diz que, depois da queda do homem, o sofrimento passou a fazer parte do cotidiano da humanidade. Talvez por isso Ela tenha perdido um considerável número de fiéis, pois não deseja enganar ninguém às custas de lotar templos.
    Mas Deus não ficou lá no seu pedestal assistindo de camarote às nossas desgraças, muito pelo contrário, se fez um de nós com todas as dores e necessidades que temos neste mundo, teve fome, teve sêde, tinha suas necessidades, sofreu injúrias, foi injustiçado, humilhado, perseguido, enfim participou das nossas mazelas e dos nossos sofrimentos. Nós não fomos até Ele, mas Ele veio até nós para participar dos mesmos sofrimentos. Ele não precisava disso, mas por amor à nós... Ele veio para ser solidário também no sofrimento.

    Jesus disse: "No mundo tereis aflições, mas coragem...EU VENCI O MUNDO"!

    ResponderExcluir
  15. Claro, Fernando, e a "seta da verdade" aponta sempre na direção das suas crenças, não é mesmo?
    Muito conveniente.
    Olha, nas suas orações, lembre o seu ser mágico de preservar as santas por inteiro, ele se distraiu e preservou só a parte que fica sob o manto...
    De novo, muito conveniente.
    Sem falar que a "sua senhora" visitou a menina na gruta (sempre grutas, nunca praças ou igrejas...) dezoito vezes para não falar absolutamente nada que preste para a humanidade.
    Quanta bobagem...

    ResponderExcluir
  16. Será que não, Lineu ? O que Ela disse, por exemplo, que não tenha prestado para a humanidade?

    ResponderExcluir
  17. Eu é que pergunto, o que ela disse que prestou para algo ou alguém?

    ResponderExcluir
  18. Triste saber que existem pessoas que não conhecem o verdadeiro valor da vida, e não tem amor a quem deu seu filho por eles.

    ResponderExcluir
  19. anônimo! por que! deus não mandou uma filha?

    ResponderExcluir
  20. fernando! como é triste ler isso, "" mas assim não cresceríamos nunca, jamais amadureceríamos...! não sei se você sabe, mas se as crianças famintas do mundo, não receberem alimentos, elas morrerão de inanição, portanto, elas nunca crescerão, elas nunca amadurecerão! é tão difícil assim pro seu deus, repetir o milagre de multiplicar 5 pães e 2 peixes??? ou pelo menos os grãos de milho?? fernando! como é triste ler isso!! "" deus não quer o sofrimento, mas já que escolhemos esse caminho longe dele..... desde quando fernando? crianças de colo escolhem o caminho a ser seguido?????? e justamente o caminho longe dele??? as crianças de colo da sua igreja são assim??? elas engatinham para o caminho perto dele??? é fernando! é por essas e outras, que estou fora, castigar crianças de colo já é demais...... pena né! que pra você é bem feito, quem mandou essas crianças famintas de colo escolherem o caminho longe dele! depois sou eu o maldoso.

    ResponderExcluir
  21. Robson, engraçado... se Deus nos obrigasse a ficar ao lado Dele mesmo contra a nossa vontade, iríamos reclamar que Ele estaria tirando nossa liberdade, mas como Ele nos dá total liberdade, ficamos exigindo sinais e milagres a todo momento e querendo que Ele intervenha na nossa vida o tempo todo. Nós seres humanos somos interesseiros mesmo !
    Mais engraçado ainda é que você não cita aqueles vários bebês que caem do décimo ou vigésimo andar e não sofrem um arranhão sequer, ou então aqueles vários casos também de bebês que são salvos dos escombros sem nenhum arranhão.
    O culpado é sempre Deus, mas nós não... de jeito nenhum, não é, Robson ? Essas crianças pagam pelo erro dos adultos, infelizmente.
    Quem está castigando essas crianças famintas são os adultos ganaciosos e indiferentes, que com seu livre arbítrio acumulam fortunas, enquanto outros passam fome. Todo ato errado gera consequências erradas, não só para a pessoa que o cometeu, como também para outros. O pecado é coletivo, Robson, e infelizmente respinga nas crianças inocentes.
    Jesus também não cometeu pecado algum, mas sofreu por causa da injustiça dos homens.
    Um dia essa situação toda da humanidade irá mudar, pode crer.

    ResponderExcluir
  22. obrigado fernando! ""essas crianças pagam pelo erro dos adultos,infelizmente."" você me confirmou oquê já sei a décadas, DEUS É MAQUIAVÉLICO. obrigado fernando! com seus comentários, me sinto feliz em nunca mais prestar culto a esse ser ""bondoso"" já pensou!! deixar crianças inocentes sofrerem só pra ferrar os adultos. cruz credo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. é mesmo fernando! deus não obriga ninguém a ficar do lado dele??? então por quê segundo a bíblia, ele foi lá no almoxarifado celestial, e pegou várias latas de enxofre e fogo, e destruiu sodoma e gomorra??? eles não queriam ficar do lado dele!! por quê então destruiu?? ele é ciumento?? é vingativo?? não entendi fernando! se ele não obriga ninguém a ficar do lado dele???? então por quê tanto sangue no livro ""sagrado""????

    ResponderExcluir
  24. o ser humano na maioria é realmente irracional, ou seja, acredita mais em coisas impossíveis do que possíveis, a ciência para provar uma descoberta faz várias experiências e, mesmo assim, muita gente custa a acreditar, agora, um outro que não é cientista, mas se coloca como porta voz de deus, vem e diz uma besteira qualquer, e, num piscar de olhos, a maioria das pessoas passam a acreditar nela, tem gente que até hoje acha que o homem não pisou na lua, viu pela televisão e nega dizendo que isso é coisa de filme americano, no entanto, muitas dessas pessoas acreditam em anjos sem ter visto um sequer, o ser humano é muito complicado por meu gosto.
    visite o meu blog, a teu instante, http://esdobao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Só quero uma coisa: que meu corpo após minha morte, seja incinerado, transformado em cinzas e sirva pelo menos para adubar uma plantinha. Nunca fui santa, mas procuro ser do bem e vocês discurseiros? É bom discutir, "todos têm razão". É melhor falar assim... para que a desavença não se prolongue.

    ResponderExcluir
  26. O homem de hoje tem total condições de multiplicar os pães e isso não seria nenhum milagre ,e mesmo com o exêmplo que Jesus deixou não o faz, e ainda cobram de Deus.Quanto aos Ateus ,não serão assim por toda vida ,tudo ,algum dia, de alguma forma leva a Deus.
    "Não tentem desvendar os meus mistérios que vocês nunca conseguirão ,creiam somente"

    ResponderExcluir
  27. Vamos acabar com o assunto? Peguem os corpos incorruptíveis e joguem-nos no meio da floresta tropical, sem vidro, caixão ou qualquer proteção. Evitando somente animais que pudessem eventualmente comê-los. Se os corpos continuarem incorruptíveis está acabado o assunto.

    ResponderExcluir
  28. Creio em Deus, porém sempre achei este assunto uma balela.

    Poxa, o apóstolo Paulo foi o maior divulgador do movimento cristão depois de Jesus, cheio do espírito santo, suas viagens missionários chegam a quase dar voltar no globo da terra e pelo que sabemos, o corpo dele não está incorrupto.

    Muito pelo contrário, sobraram apenas resquícios e alguns trapos da veste dele.

    Quem quer lucrar sempre com isso são os católicos que tendem a entender tudo ao contrário e com ganhos monetários.

    ResponderExcluir
  29. Não vou negar que não li o conteúdo todo
    dos comentários mas fica uma questão...
    Se os corpos incorruptos ficarem expostos não por acaso eles não iriam se decompor?
    Pelo que entendi os mesmos são cuidados com óleos ou cera?
    Tema complicado. Não sou ateia sou católica mas é uma questão e tanto essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helenzita, há casos de todos os tipos...corpos preservados por conta do ambiente onde foram
      enterrados, outros por alcalinidade excessiva, etc. Importante observar que esses casos não
      são exclusivos dos cristãos, há gente de todas as religiões cujos corpos não se deterioraram.
      Se desenterrar um corpo desses e deixar exposto...vão se deteriorar sim.
      Mas acho que o mais importante é pensar na lógica: porque esse deus, com tanta coisa para fazer, perderia tempo preservando os corpos de uns e não dos outros? Santa bobagem...

      Excluir
    2. Se existem outros corpos de pessoas que em vida não consta ajuda milagrosas ou coisas do tipo....então penso que existe clima por trás disso, dna, como dizem...
      O solo onde está, a madeira que o corpo está, ventilação, exposições solares etc.

      Excluir
  30. Dureza é ler toda essa discussão com cada um tentando impor sua verdade... Pois bem, eu sou católica e NÃO acredito em corpos incorruptos! Pois é... Acho que deve ter havido mesmo tratamento dos corpos, embalsamentos e outros fatores. A história revela que a Igreja Católica tem lá seus deslizes e não são poucos! Não seria difícil ter mais esse em seu "currículo". Não creio que Deus perderia tempo deixando corpos incorruptos pois isso não tem utilidade nenhuma para nada! O fato de duvidar desta e de outras coisas não me faz ateia...Sou católica, mas longe de ser fanática! Eu acredito em Deus. Mas não como o ser que as religiões pregam. Eu o sinto como estando um pouco em cada um de nós. Explicar como eu acredito em Deus seria muito complicado aqui e não vejo necessidade, pois todos vão me contestar mesmo. Nem vou perder meu tempo. E também não faço questão nenhuma de convencer ninguém do meu sentimento (sim, é mais um sentimento do que uma crença!) Respeito quem não crê Nele e considero a possibilidade de eu estar errada e os ateus estarem certos. Tudo é possível! Prefiro não ser radical nas minhas crenças. Prefiro não ser radical em nada. Inclusive vejo "santidade" em vários ateus e santos canonizados que penso que nunca foram... A santidade não tem nada a ver com religião (ou não religião), tem a ver com o que a pessoa é na vida. Com o respeito que tem por si mesmo e pelo próximo. Se céu e inferno existem realmente (pois eu acho que esses "lugares" na verdade convivem dentro de nós... e vão conosco após a morte), mas se existem, deve ter muito cristão no inferno e muito descrente no céu. E para quem não concorda, fica em paz! Está no seu direito! Só respeito o meu...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha intenção também não é convencer as pessoas...mas apenas transmitir informações e debater.

      Excluir
  31. Bom dia respeito em termos sua posição...
    Tb não acredito muito nisso de corpos interruptos e Tb sou católica. Vejo que vc compreende que não é a religião que salva afinal é dentro das igrejas que se encontram as pessoas mais pecadoras. Não esqueça nunca de uma coisa, Deus existe assim como o demônio e ambos lutam por nossa alma, a igreja nada mais é que uma escola onde aprendemos a não sermos levados pela astúcia do demônio ou como um hospital onde se recebem os doentes que neste caso são os de espírito para que a fé em Deus que habita na pessoa não seja perdida e sim restaurada pois só assim ela poderá ser curada "sua fé te curou" é bíblico.
    Não perca sua fé jamais.
    Mesmo que discordemos da veracidade da incorrupcao dos corpos que em vida ajudaram outras almas curarem suas "doenças" em mediação a Deus.
    Toda igreja tem suas falhas pois é conduzida por homens, e como filhos de Deus devemos tentar ajudar uns aos outros em sua missão humana. "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" - " Orai e vigiai"
    Abraços
    Helen

    ResponderExcluir
  32. A Igreja católica tem sim seus deslizes. Se os corpos incorruptos são ou não uma farsa? Sabe-se Deus. O fato é que mesmo tendo ou não explicação cientifica é impressionante o fatos de que a natureza favoreça a conservação desses santos por centenas de anos, da maioria deles diga-se de passagem.
    Para você Lineu o Ateu e os demais que acusam tão negativamente e desrespeitosamente este supostos milagres façam o seguinte peçam para exumar algum membro de sua família e veja se estão intactos, mesmo que esteja em lugares que favoreçam a conservação de seus corpos...Acusam que burros são os católicos, mas sao suficientementes burros de acreditarem em pastores que pregam pelo dinheiro, manipulam o povo humilde para terem o conforto e bem estar, atribuindo a Deus tal benção. E voce Lineo o Ateu kkk, é suficientemente burro para acreditar que respira simplesmente pq isso faz parte de um mecanismo e não existe nada divino nisto .
    E como disse o Robson, faz o seguinte vai ler e estudar um pouco para saber a diferença entre mumificação e outros processo de conservação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um que leu mas não entendeu nada... e eu que sou burro...

      Excluir
  33. O ser humano é incapaz de entender o que ou quem é Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...ainda bem que temos pessoas como você que entendem e sabem tudo....

      Excluir