sábado, 19 de novembro de 2011

16 vantagens de não ser religioso:

1. Você fica com 100% do que ganha.

2. Não precisa ir a missa toda semana, dá para ver uns 25 filmes a mais por ano.

3. Não precisa ajoelhar e contar seus podres para alguém pior.

4. Pode usar pílula e camisinha.

5. As únicas regras a seguir no preparo dos alimentos são as da higiene.

6. Se seu casamento não der certo você pode tentar outra vez, sem culpa.

7. Ao invés de rezar e esperar por ajuda você se esforça mais e consegue as coisas!

8. Como não se preocupa com vidas passadas ou futuras, vive melhor esta.

9. Pode ser bom e justo por opção e não por ter sido ameaçado por deuses e padres.

10. Pode fazer o que quiser no sábado, inclusive ver TV, andar de carro e de elevador.

11. Jejum só na dieta ou para fazer exame de sangue.

12. Seguir leis de hoje e não as escritas há milhares de anos por peregrinos do deserto.

13. As 17hs pode tomar um chá ou café ao invés de procurar a direção de Meca para orar.

14. Você não precisa acreditar em maçã do pecado, cobra que fala, mar que se abre, virgem que dá a luz, anjo que traz recado, morto que ressuscita, mandamentos, reizinhos que levam presentes, estrelinha que mostra o caminho, livro de lendas antigas e mal traduzidas, purgatório, inferno, diabo, pecado, Terra com 5 mil anos de idade, universo feito em 6 dias, santos fajutos, milagres capengas, dilúvio, arca, papa que é eleito pelos homens mas vira santidade, igreja que protege pedófilos, gente que funda uma igreja e vira bispo, penitência, flagelo, terço, abstinências sem sentido, dogmas tolos, deus que tudo sabe mas que não fala com ninguém, batismo, crisma, comunhão, santo graal, crucifixo, água benta, hóstia, imagem de santa que aparece no vidro, Jesus que aparece na torrada, estatueta de santo que chora, gente histérica que reza aos gritos e nem na idéia absurda de 3 deuses que são um só mas são 3.

15. E, por fim, você pode crer livremente na ciência, nas leis da natureza, em teorias embasadas por fatos comprováveis e que não dependem de fé cega em fatos, leis, lendas e textos milenares, de origem duvidosa e superados pela evolução da humanidade.

16. Enfim, um ateu é um ser livre, para pensar e para viver. Como é bom ser ateu!

(post reciclado mas sempre atual...)

25 comentários:

  1. foi por esses 16 e outros mais, que sou ateu!!! vocês já viram aqueles adesivos que dizem, "" sou feliz por ser isso ou aquilo""?? queria colocar um no carro dizendo que sou mais feliz ainda por não ter nenhuma religião ou deus!!

    ResponderExcluir
  2. 1- Não fica não, Lineu... o católico não é pressionado a dar o dízimo como se vê por aí.

    2- Vou à missa por prazer e por amor, e não por costume ou obrigação, principalmente depois que passei a entender o que é a missa.

    2.1 - O que têm os filmes a ver com a missa ?!? Acho que vejo muito mais filmes do que você,Lineu.

    3- Não precisamos pagar uma "nota preta" por uma consulta ao analista ou psicólogo que pode ser mais podre ou mais louco do que nós; o sacerdote está lá de graça. Ele pode ser mais podre do que nós, mas estamos lá por Cristo e não por ele, só que ele foi constituído sacerdote pela Igreja fundada por Cristo : "A quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados, a quem os retiverdes serão retidos".
    Os padres também confessam-se uns com os outros sabia, Lineu ? Eles jamais se proclamaram melhores ou superiores à alguém, muito pelo contrário... este nunca foi o ensinamento da Igreja.
    Detalhe: você não tem, necessariamente que ajoelhar-se num confessionário; a confissão pode ser numa sala, sentado de frente para o sacerdote, pode ser num banco de praça, no meio da rua, em cima de uma pedra olhando pro mar, enfim, o que importa é a confissão em si. E posso te dizer que a mim, particularmente, tem feito muito bem... faz a gente ficar menos arrogante e mais humilde, e faz a gente lembrar que não somos exatamente aquilo que pensamos ser.
    Já ouvi alguns padres dizerem, com humildade, que eles aprendem bastante com pessoas que confessam; é um aprendizado para o sacerdote.
    A confissão e, consequentemente, o perdão, é um dos maiores presentes que Deus, através de Jesus Cristo e sua Igreja, nos oferece.

    ResponderExcluir
  3. 5- Ao que me consta, posso comer de tudo e mais alguma coisa, pois não sou Judeu, tenho liberdade em Jesus Cristo. "Tudo o que Deus criou é bom, portanto não tornes impuro o que Deus tornou puro". Essas palavras foram dirigidas ao Apóstolo Pedro quando este (ainda apegado as leis rígidas do Antigo Testamento, que foi uma preparação para o Novo) tinha dúvidas a respeito dos "alimentos impuros" referidos pelos judeus. "Tudo isto são sombras do que deveria vir... a realidade é o Cristo". dizia o Apóstolo Paulo, tentando fazer aquela gente ver que a questão sobre os "alimentos impuros" era secundária e não uma coisa a que se apegar ciosamente. "A realidade é o Cristo ...

    Paulo de Tarso novamente: "Alguns irmãos querem tirar a LIBERDADE que temos em Jesus Cristo..."

    7- Você tem uma idéia totalmente errada sobre o cristianismo, Lineu, principalmente sobre a Igreja Católica. O ensinamento é : Oração e ação, orar e agir. Deus quer a nossa participação constante, Ele não é um Gênio da Lâmpada e nem um simples milagreiro ou "Ser Mágico" (como você costuma dizer), mas sim um Pai que quer que seus filhos cresçam e se desenvolvam ... mas que também tenham fé e confiem Nele.
    A Igreja sempre orou e atuou (e atua, e muito ), basta ver a história da nossa civilização ocidental.

    8- Como o cristão tem fé na vida eterna, junto a Deus, ele procura viver MUITO melhor esta vida, pois desta vida depende (totalmente) a vida eterna. Viver bem, se desenvolver, trabalhar bem, criar condições melhores e mais justas para o homem viver nesta terra, financiar uma ciência saudável e uma tecnologia a serviço do bem comum sempre foram metas católicas, e acredito também protestantes, mas não sem Deus, sem oração e sem fé.
    Você realmente tem uma visão muitíssimo estreita do que seja a Igreja Católica e o cristianismo em geral. Lineu, você já ouviu falar na 'Doutrina Social da Igreja' ? Já vi que não.

    11- Especialistas afirmam que a prática do jejum traz, pelo contrário, uma série de benefícios. Ao deixar de ingerir alimentos por um período de 24 horas, proporcionaríamos um descanso ao aparelho digestivo e ao organismo em geral. Além disso, o jejum promove uma sensação de bem-estar por estar associado a práticas meditativas e orações. Pode, ainda, aumentar nossa determinação e autodisciplina, pois durante o jejum somos obrigados a exercer um forte controle mental. Não se pode esquecer que, desde a Antiguidade, o jejum tem sido praticado por diversos povos como meio de purificação do corpo e da alma. Disciplina é liberdade (já dizia o falecido cantor do Legião Urbana, Renato Russo).

    14- A vantagem de ser religioso é que você não precisa “fazer vista grossa” ou mudar de assunto quando a ciência faz descobertas impressionantes que vão contra aquilo que você proclama, como a probabilidade “zero” de o universo ter surgido do “acaso”, ou isso :

    http://oepnet.sites.uol.com.br/nossasenhora.htm

    15 – Sou livre para crer nas leis da natureza, nas descobertas comprovadas pela ciência; já você, Lineu, é escravo da matéria e do ateísmo ultrapassado do século 19. Aliás, ver um ateu falando em “leis da natureza” é super engraçado (rss).

    16 – O ateu é um escravo da matéria, é um escravo daquilo que ele pode ver. Só o que ele enxerga é aquilo que ele pode ver com seus dois olhos. Já o religioso é livre para crer naquilo que ele não vê, mas sabe identificar os sinais em sua volta.
    O ateu tem o seu mundo limitado pela matéria, e isso é uma Enorme prisão.
    Deus me livre de algum dia ser ateu ...

    ResponderExcluir
  4. Curioso, os assuntos pilula, camisinha e casamento você pulou. De qualquer maneira gostei do texto, mas segundo a máxima: não concordo com uma só palavra do que dizes...mas defenderei teu direito de dizer.

    ResponderExcluir
  5. Lineu, te aprecio num ponto: você é altamente democrático. Parabéns !

    Quanto aos assuntos pílula, camisinha e casamento, eu tinha certeza absoluta que você ia me cobrar, só que eu já falei aqui algumas vezes, principalmente sobre camisinha ( com o Robson, lembra ? ). São assuntos muito polêmicos. Mais tarde quem sabe ?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. lineu! queria poder dizer isso também, ....e deus me livre de um dia ser crente. eu infelizmente, infelizmente, infelizmente, infelizmente, infelizmente, infelizmente, já fui crente um dia. perdi 12 aninhos da minha vidinha!! que saco!!

    ResponderExcluir
  7. Robson, Carpe Diem... o que passou, passou. Também já fui crente (batizado e crismado) mas não considero que tenha sido perda de tempo, tudo é aprendizado... e eu evoluí!

    ResponderExcluir
  8. Quer dizer que um dia você foi crente, Lineu ? Pois eu conheço um punhado de pessoas que foram atéias e hoje são católicas, estão todas lá na Igreja; e olhe que não é gente ignorante e sem estudos não, são médicos, engenheiros, etc., tem até um que é físico nuclear; ele era muito mais ateu do que todos vocês juntos, porém, os seus estudos o levaram a crer em Deus. Ele sim, evoluiu.

    ResponderExcluir
  9. esse ""físico nuclear"" fernando deve ser o troféuzinho mais usados por vocês né?? vamos ver como é a propaganda! < RESPEITÁVEL PÚBLICO VENHAM VER HOJE A NOITE NA PARÓQUIA TAL O FÍSICO NUCLEAR QUE ERA ATEU, E HOJE VIROU PAGADOR DE DÍZIMO >

    ResponderExcluir
  10. Não, Lineu, seria assim : "VENHAM VER O FÍSICO NUCLEAR QUE PENSAVA QUE ERA INTELIGENTE, MAS DEPOIS PERCEBEU QUE NÃO ERA NEM UM POUCO"!!

    ResponderExcluir
  11. bem! fernando! até entendo que essa pergunta pra você é meio cruel, mas quando você encontrar o físico nuclear, lá na sua igreja, fala pra ele,se ele pode dizer, em qual galáxia o reino de deus fica perto, quem sabe né, poderemos ver com um poderoso telescópio, virado pra essa tal galáxia!!! gostaria muito de ver através do telescópio, o tipo de arquitetura que tem no céu, ou reino de deus. pois eu adoro arranha - céus.

    ResponderExcluir
  12. Tá vendo, Lineu ? Lembra quando eu disse que a lógica atéia era essa mesma (lá no post mais antigo - lógica religiosa), ou seja, "NÃO VEJO DEUS, LOGO ELE NÃO EXISTE. DESCONSIDERE AS EVIDÊNCIAS EM CONTRÁRIO E MANTENHA-AS". Essa é a lógica atéia.

    Robson, que tal você apontar esse poderoso telescópio e ver se enxerga o ar ou as ondas sonoras ? Se conseguir enxergar me avise. Estou esperando, mas vai rápido, hein ?

    ResponderExcluir
  13. Quanta ignorância pessoas, eu fico abismado..
    Não sou ateu, tb não sou crente, cresci nos moldes católicos mas não vejo necessidade
    e não me identifico com mtas coisas do catolicismo. Questiono MTO essas coisas, penso mto
    a respeito e não consigo acreditar que tudo que existe não tenha vindo de uma energia superior.

    Mas realmente fico pasmo quando leio coisas do tipo "qual galáxia fica o reino de deus?" ou
    "o universo foi feito em 6 dias.." por favor.. deus não é um senhor que está lá sentado olhando para o planeta Terra (não me levem a mal, estou expondo meus pontos de vista), acredito em deus como uma energia superior, a energia essencial do universo, uma força maior que move a natureza..

    Acontece que existem outros "planos" (digo, outra dimensão, a qual não é material)
    e esses "dias" em que o universo foi criado não são os nossos dias hsuHSAUUASHUA, eh até engraçado pensar que as pessoas acreditam que foram dias de 24h =pppp
    esses "dias" na verdade são milhares de anos.. e nesse meio aí veio o homem, veio de uma escala evolutiva que se iniciou no mar.. e outra tb, a bíblia não eh um livro onde conta mtos casos de magia.. =p, eh um livro com códigos extremamente difíceis de serem decifrados, um livro com mta lição para as pessoas.. (e eu nunca li hein.. hsahusha)

    E outro detalhe, ninguém deixa de viver bem o presente por pensar e refletir a respeito de vidas passadas, é fácil perceber isso, é a mesma coisa que dizer que um cientista "viveria melhor" se não ficasse perdendo tempo pesquisando sobre a origem do universo.. (sou a favor dos cientistas, só pra deixar claro, usei só um exemplo)

    Concluindo eu digo o seguinte, essas 16 vantagens deveriam referir-se a coisas que o HOMEM ditou, não deveriam ser postas como "contra regras ridículas das religiões", com essas "vantagens" vcs apenas estão atacando os homens e não botando em questão a existencia superior.. E tb na minha opiniao, quem se diz ateu eh quem não acredita nesse Deus que foi "pintado" ao longo dos séculos.. A respeito do subtítulo do blog, deus não tem que convencer absolutamente ninguém da sua existência, o homem eh dotado de lívre arbitrio, age como bem entende.. (e tb repetindo que deus não eh um senhor sentado num trono que diz "oh, eles não acreditam em mim, que triste.." faz favor ne)

    A fé é a propriedade de acreditar no indecifrável..

    ResponderExcluir
  14. Fernando, não me metendo na discussão de vocês aí, mas uma vez eu li que deus sendo uma teoria, deve ser comprovado. O ônus da prova cabe ao crédulo. Não tem o que explicar, nao comprovou que existe, não existe. A ausência de crença não transforma alguém em melhor ou pior, porém se por um lado dá a liberdade de se pensar livremente, sem culpas ou medos de ameaças, também transfere a responsabilidade dos acontecimentos ao próprio indivíduo. Afirmo que sou muito feliz em saber que está em MINHAS mãos as decisões referentes á minha vida- o que a torna muito mais intensa ao ser vivida. Por minha própria formação, eu não aceitaria ser marionete de um ser imaginário. Simplesmente não faz sentido.Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Fernando, não me metendo na discussão de vocês aí, mas uma vez eu li que deus sendo uma teoria, deve ser comprovado. O ônus da prova cabe ao crédulo. Não tem o que explicar, nao comprovou que existe, não existe. A ausência de crença não transforma alguém em melhor ou pior, porém se por um lado dá a liberdade de se pensar livremente, sem culpas ou medos de ameaças, também transfere a responsabilidade dos acontecimentos ao próprio indivíduo. Afirmo que sou muito feliz em saber que está em MINHAS mãos as decisões referentes á minha vida- o que a torna muito mais intensa ao ser vivida. Por minha própria formação, eu não aceitaria ser marionete de um ser imaginário. Simplesmente não faz sentido.Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Isso é vida boa! Melhor que ficar louvando um pedaço de pau cruzado!!!!
    Ricado,Braga Facebook.

    ResponderExcluir
  17. Kátia, quem disse que você é uma marionete nas mãos de "um ser imaginário" ? Muito pelo contrário: Ele te fez livre, Ele nos fez livres; taí a maldade no mundo que não me deixa mentir. Se você conseguir me provar que a maravilha da vida, seu corpo, suas células, seu DNA, seu código genético, sua capacidade de falar, a distância exata do sol (nem longe nem perto para não matar o homem), a atmosfera em volta somente da terra para que o homem e os animais possam respirar... enfim, que isso tudo veio do acaso cego, então viro ateu !

    ResponderExcluir
  18. Fernado, para resumir o que todos falaram: Se Deus é perfeito, e alguém perfeito não tem necessidade de nada (e isso inclui o amor, que fique claro), pois já tem tudo, que necessidade havia de criar o mundo? Mas se ele tinha necessidade de amor, então, ele tinha necessidade de algo, logo não é perfeito, e a Bíblia mente e as igrejas mentem. Se não é perfeito, então o conceito de Deus entra em contradição consigo mesmo, porque ele não pode ser perfeito e não ser perfeito ao mesmo tempo. Se é contraditório, logo não existe.

    ResponderExcluir
  19. O mal existe, isto é inegável. Mas como é possível um Deus todo-poderoso e todo-bondade coexistir com isto? Deus é todo-poderoso, logo pode tudo. Mas o mal, que supostamente ele poderia terminar com ele num instante, existe. Portanto, ele teria poder para destruí-lo e não o faz, o que indica que ele não é Todo-Bondade, isto é, bondade em grau máximo.Logo é contraditório alguém que é a Bondade Perfeita tolerar a maldade, porque tolerar o mal na sua frente, podendo fazer algo para impedir, é maldade, denominada omissão. Por outro lado, Deus é Todo-Bondade, então quer o bem a nós em grau máximo, isto é, de forma infinita. Mas o mal continua existindo. Isto indica que Deus até queria nos ajudar, logo é Todo-Bondade mas, se o mal existe, então não tem poder suficiente para nos ajudar, logo não é Todo-Poderoso. São apenas duas pontas soltar na fé em um Deus como as religiões, nomeadamente a Católica Apostólica Romana, não explicam...

    ResponderExcluir
  20. Fernando, seu erro é afirmar que alguém criou um planeta na distancia exata do sol para reunir as condições ideais para o surgimento das raças que habitam o planeta.
    O que aconteceu na verdade é que seres vivos surgiram e evoluiram EM FUNÇÃO das condições existentes. Se respiramos oxigênio não é porque um ser mágico invisivel criou oxigenio para respirarmos, se nossa atmosfera tivesse outra composição nossos pulmões e nosso metabolismo seriam diferentes (como aliás devem ser os de seres que tenham surgido em outros pontos do universo). Somos fruto do meio e resultantes de um longo e não planejado processo de evolução por seleção natural. Se você quiser afirmar e crer que um deus tenha criado tudo desta forma eu respeitarei seu ponto de vista mas - sempre bom lembrar - neste caso voce terá que aceitar que a historia contada no antigo testamento é apenas linguagem figurada.

    ResponderExcluir
  21. Libertad, a existência de deus ou de deuses não faz o menor sentido, sob qualquer análise. Quando a gente espreme os crentes com a lógica e o bom senso chega um ponto onde eles gritam: tem que ter fé!

    ResponderExcluir
  22. fernando meu amigo nunca saberemos ao certo qual e o deus exato pois existem Milhares de estatuetas que dizem q existem deus. porem o Deus que os catolicos creeem e um deus que digamos voce erra em algo ele vai punir vc pelo resto da sua vida. PS: ELE TE AMA NAO ESQUEÇA!! ¬¬
    ah me polpe ne amigo.
    vcs acreditam em uma livretinha feita pelos humanos. cara se a biblia voasse, fosse iluminada ou algo do tipo eu acreditaria e n seria ateu... mais ela n faz nada e so mais um pedasso de papel. acreditar na biblia e que nem eu dizer q o "Yoda" (personagem do Star Wars) existe e está havendo uma puta guerra contra o Star Treck neste exato momento ¬¬

    DEUS= Quando agente nao tem resposta procura colocar algo sem sentido. Exemplo: Zeus - Nao sabiam direito como funcionava os raios... ¬¬
    cara vamos fazer uma outra comparacao para acabar aqui. Repare que todos os Ateus sao digamos repreendidos por serem ateus em quase todos lugares. Agora me diga QUAL CATOLICO E REPREENDIDO??!!?!... NENHUM LHE GARANTO ISSO. A sociedade nos impos escolher alguma religiao e quem nao tem SE FOD#

    ResponderExcluir