domingo, 6 de novembro de 2011

Chico Xavier: como explicar?


Os posts sobre Chico Xavier são sem dúvida os que geram o maior numero de comentários aqui no blog. Em geral, defendendo o médium e atacando quem dele duvida.
Um dos comentários mais recorrentes é o que desafia seus detratores a explicar a produção literária dele, não só pela escala mas pelos diferentes estilos.
Afinal dizem que CX era “iletrado” e não poderia jamais ter escrito tudo aquilo sozinho.
Eu sempre coloquei minha opinião de forma clara e objetiva, para CX só duas explicações seriam possíveis: fraude ou uma complexa combinação de fatores psiquiátricos que para simplificar vou chamar de esquizofrenia.
Lembre-se que para um ateu a terceira hipótese (a dele falar mesmo com os mortos) não é considerada, já que não cremos em espíritos nem em nada que sobreviva à morte.
A Revista Superinteressante fez uma boa matéria sobre CX e nela as possíveis explicações são descritas com um pouco mais de propriedade, acho que vale a pena reproduzir, vejam:

Psicose
Nada de espíritos - por essa tese, as cartas seriam produzidas pelo próprio Chico. Só que ele não se lembraria disso. É como se fosse uma ação do inconsciente, ou de uma outra personalidade que ele assumiria. "A mente deixaria de ser única e vários pedaços assumiriam vida autônoma", afirma o psiquiatra Alexander Moreira de Almeida. "Mas fizemos testes com 115 médiuns, e eles têm uma sanidade mental acima da média da população", diz.

Epilepsia
Nos anos 70, a revista Realidade publicou a cópia de um eletroencefalograma do cérebro de Chico Xavier. Sem saber o nome do paciente, um médico analisou o exame e concluiu: havia ali uma descarga elétrica anormal, capaz de provocar uma convulsão. "Poderia causar alheamento, sensação de ausência, automatismo psicomotor", afirmava o médico Juvenal Guedes.

Criptomnésia
Um distúrbio de memória que faz com que as pessoas se esqueçam de que conhecem uma determinada informação. Os dados que Chico colocava nas cartas seriam apenas lembranças escondidas em seu próprio subconsciente. "Mas não há exame que detecte memórias falsas. Para evocá-las, o cérebro usa exatamente o mesmo mecanismo das verdadeiras", explica o neurologista Ivan Izquierdo, especialista em memória da PUC do Rio Grande do Sul.

Telepatia
Tem cientista que acredita que Chico poderia captar, inconscientemente, as memórias do morto - só de conversar com um parente dele. "O médium poderia usar poderes considerados paranormais para captar informações direto da cabeça das pessoas", afirma o psiquiatra Almeida. Até hoje, no entanto, a telepatia ainda não foi provada pela ciência.

73 comentários:

  1. Pois é, é o que eu sempre pensei, ou o cara finge ou é louco ou os dois.

    ResponderExcluir
  2. O mágico e cientista canadense James Randi, oferece há mais de 30 anos (não sei isso ainda está valendo hoje) US$ 1 milhão a quem provar seu poder paranormal, sobrenatural ou oculto. O teste é simples: se alguém diz ouvir os mortos, basta demonstrar perante a comissão julgadora e o mundo ganha um novo milionário. Até hoje, porém, ninguém passou da fase preliminar. Numa entrevista à Super Interessante ele falou que nunca ouviu falar de Chico Xavier. Ou seja, apesar de tantos livros, Chico Xavier é totalmente desconhecido no resto do mundo. Aliás existe, centenas deles espalhados pelo mundo afora. Na mesma entrevista ele completa: "Paranormais levam pessoas a acreditar em poderes supernaturais. E isso modifica a vida delas, faz com que elas se tornem dependentes de charlatães, percam dinheiro e às vezes até a sanidade. Estou do lado da ciência, que não precisa ser defendida: ela se basta, nos protege e nos faz viver melhor. Mas a ciência não consegue explicar todos os fenômenos, em especial aqueles que parecem sobrenaturais. A parapsicologia nunca teve um fenômeno comprovado cientificamente. Para que isso acontecesse, ela teria de fazer experimentos que produzissem evidências e dados suficientes e depois repetir esses experimentos com sucesso e independência. E desde que a parapsicologia passou a ser reconhecida como ciência, em 1969, isso simplesmente não aconteceu!"
    abraço
    Galvão

    ResponderExcluir
  3. Chico Xavier faz tanto sentido quanto o espiritismo, ou seja, nenhum.
    Um aspecto pouco comentado: será que só os espíritas reencarnam? Segundo os kardecistas esta vida é um estágio na evolução e teremos que voltar a ela várias vezes até atingirmos um certo grau de "evolução" (seja lá o que isso significar). Mas segundo o catolicismo isso não acontece, se você foi bonzinho vai para o céu, mauzinho vai para o inferno e isso é um destino eterno, sem segunda chance. E agora? Será que algum católico reencarna? Será que algum espírita segue direto para a vida eterna tocando harpa na nuvem? Será que o ser mágico que nos controla lá "de cima" nos dá destino de acordo com nossa "fé" ?
    Neste momento no planeta há alguns bilhões de pessoas fazendo tudo errado... e outras fazendo tudo certo... mas como o ser mágico há 2 mil anos não dá as caras ficamos todos sem saber quem está certo e vai para o céu e quem está errado e vai para o inferno.
    E eu não vou a lugar algum, morreu, acabou.

    ResponderExcluir
  4. Lineu, não vou comentar porque você vai dizer que "o meu Deus é melhor do que o do outro , etc etc,.
    Jesus veio ao mundo e deixou uma Igreja... ele não deixou a Federação Espírita Brasileira, mas deixou doze Apóstolos.

    ResponderExcluir
  5. Mas é claro que a estrutura da Igreja Católica não se compara, foi a mais bem sucedida sem dúvida. Mas, lembre-se, mesmo que bilhões de pessoas acreditem em uma bobagem... ela continua sendo uma bobagem.

    ResponderExcluir
  6. que estranho? jesus,deus,espírito santo, deixou uma igreja? e lá no oriente quem deixou uma igreja??

    ResponderExcluir
  7. não sou espírita, mas se comparar a vida que chico xavier levou nessa terra, com a vida que os gordinhos e corados padres levam. ele ganha de dez a zero em humildade.

    ResponderExcluir
  8. Talvez você esteja se referindo àqueles padres missionários que vão para África, Ásia, e outros países praticamente com a roupa do corpo, para cuidar de leprosos e aidéticos, ou então àqueles padres que têm suas paróquias dentro das favelas e evangelizam os traficantes. Ou será que está se referindo à madre Tereza de Calcutá ? Ela era bem magrinha, não ? Ou será irmã Dulce ? Será São Francisco de Assis ? Ou será o padre Antônio Maria ? Padre João Vianey ? Padre Marcelo Rossi ...? esse realmente deu uma engordadinha e está bem corado, mas deve ser de satisfação ao ver os resultados da entrega de tudo o que arrecada com seus CDs para a caridade e o serviço aos mais pobres.

    Ah, já sei, Robson ! Você está se referindo àqueles padres que foram perseguidos pelos regimes ateus da antiga "Cortina de Ferro"... talvez eles fossem gordinhos, mas depois ficaram magrinhos e foram minguando até morrer de fome junto com milhares de pessoas que o regime anti-religioso matou no tempo de Stalin, Lênin e Carl Max ! Ah, bom ...

    ResponderExcluir
  9. é mesmo fernando! padres missionários, que vão a áfrica, e ásia??? sabe por quê fernando eles vão cuidar de leprosos?? sabe por quê eles vão cuidar de aidéticos?? é por quê seu deus é uma falácia!!! não consegue curar ninguém, á distância, sabe por quê eles vão pras favelas?? é por quê eles mesmos proíbem a camisinha, e nasce todos dias um exército de crianças famintas e desnutridas, com a bunda cheia de ferida, sabe por quê eles vão evangelizar os traficantes, é por quê nesse exército de crianças mal amadas, existe uma ideia fixa,para os que conseguem sobreviver, sair da miséria, e da pobreza, em que elas nasceram, e não importa a maneira de sair da pobreza. seja roubando, matando, ou traficando, para um exército de mauricinhos, e patricinhas, que também são mal amados.e enganados com bens materiais. a respeito dos padres que morreram de fome na união soviética, oquê é melhor fernando???? milhões de pais e mães e seus filhos terem oquê comer??? ou meia dúzia de padres comerem??? eu fico com a primeira hipótese!!! há ia me esquecendo fernando!! atualmente eu só não mato nenhum líder religioso, mas se eles dependerem dos meus reaisinhos, coitados!!! irão emagrecer,emagrecer,emagrecer,emagrecer...............até quem sabe.

    ResponderExcluir
  10. Robson, se você fosse um presidente daqueles países ateus que matavam e perseguiam tudo o que lembrava Deus, certamente você teria matado bastante, até mais do que eles. O ódio que você sente salta aos olhos, é gritante !
    Esse seu seu ódio não vai afetar e nem mudar nada no cristianismo e na Igreja, só vai fazer mal a você mesmo.
    A Igreja venceu o Império Romano, venceu a antiga União Soviética, venceu o ateísmo dos países da antiga "Cortina de Ferro", venceu e vence gigantescos problemas internos. Será que você ainda não se deu conta de que é inútil esse ódio todo ?

    "...atualmente eu só não mato nenhum líder religioso..." Diz você.

    Cuidado, pois este pode ser seu próximo passo... do jeito que vai esse ódio aí...

    Enquanto isso, padres e freiras cuidam de muitos ateus enfermos e necessitados pelo mundo afora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "padres e freiras cuidam de muitos ateus enfermos" , bom vejo logo de cara 2 erros nessa frase , até aonde eu sei em sua esmagadora maioria quem cuida dos enfermos são os médicos (ateus ou não) e acredite religiosos também ficam doentes e sofrem os mesmo sofrimentos que todos nós estamos sujeitos a sofrer.
      Quer falar de história da Igreja Católica? por favor então o faça , mas estude antes, pois quando começar logo verá quantas guerras foram traçadas em seu nome , quantas mortes , execuções , corrupções e sadismos foram feitos em prol da igreja.
      Sinceramente para mim tudo isso é uma bobagem , como disse uma vez Madre Teresa "vale mais uma mão que ajuda do que uma boca que reza".
      Fodam-se os dogmas , regras e toda essa babaquice milenar , faça o bem , faça o que você acredita de coração que é o certo , questione , procure informação SEMPRE , seja um formador de opinião e faça o bem, trabalhe para ser uma pessoa boa. Ae sim se houver um céu ou inferno você não precisará se preocupar , trabalhe diariamente para ser uma pessoa melhor!

      Excluir
  11. Fernando, medicos e enfermeiros há de todo tipo, ateus e crentes.
    E a igreja teve todas essas vitórias aí sabe onde? Nos seus sonhos.

    ResponderExcluir
  12. fernando! você está redondamente enganado, não mato uma barata vou matar padres?? só digo em alto e bom som que não dou um centavo pra religião nenhuma na galáxia! ai sem dinheiro como eles vão ser gordinhos e corados?? só isso! como são letrados, vão conseguir empregos na indústria, no comércio, nos bancos, etc..... desculpas fernando, você entrou em contradição! meu ódio não vai afetar e nem mudar nada no cristianismo... mas na europa dia a dia, igrejas de todas as religiões estão fechando as igrejas, por falta de cristãos, tem até a anglicana ordenando bispos gays, pra tentar manter esse filão, em suas fileiras, e pra mim o império romano só mudou de nome e de deuses! desculpas de novo, mas pra mim quem venceu a união soviética foi seu próprio povo, que quiseram ser como os americanos, quem trabalhasse mais ganhava mais, quem trabalhava menos ganhava menos,o quê não acontecia antes, quem trabalhava mais ou menos ganhava a mesma coisa, os líderes soviéticos coitados, viram dentro do próprio comunismo,dentro do próprio partido a tão combatida guerra de classes, eles sub estimaram a vaidade humana, o orgulho humano, a falta de compaixão do ser humano, quando a china e outros países comunistas do oriente se tornaram católicos???? fernando! de novo obrigado por escrever o quê já sei a décadas, seu deus deixa pessoas nascerem nesse mundo só pra sofrerem com enfermidades e necessidades, se eu fosse deus fernando, só haveria o céu acima de nós, sem o inferno abaixo de nós, você já ouviu a música ""imagine"" de jhon lennon?? é daquele modo que imagino o mundo! sem sofrimentos, angústias, escravidão, guerras, cruzadas, inquisições, condenações, fogos e enxofres, DERRAMAMENTOS DE SANGUE, será que você um dia conseguirá imaginar um mundo assim??? AGORA!!! NÃO DEPOIS DA MORTE?????

    ResponderExcluir
  13. É Robson... você sempre culpando Deus por tudo.
    O mal, o sofrimento e a doença fazem parte de nosso cotidiano. As injustiças, a fome e a dor são tão frequentes em nosso mundo que parecem ser normais e obrigatórias. Fôssemos colocar em uma biblioteca todos os livros já escritos para tentar explicar o porquê dessa realidade, ficaríamos surpresos com sua quantidade.
    Para o cristão, mais do que um culpado, o mal tem uma causa: a liberdade. Fomos criados livres, com a possibilidade de escolher nossos caminhos. Podemos, pois, fazer tanto o bem quanto o mal. Se não tivéssemos inteligência e vontade, não existiria o mal no mundo; se fossemos meros robôs, também não. Por outro lado, sem liberdade não haveria o bem e nem saberíamos o que é um gesto de amor. Também não conheceríamos o sentido de palavras como gratidão, amizade, solidariedade e lealdade.
    O mal nasce do abuso da liberdade ou da falta de amor. Nem sempre ele é feito consciente ou voluntariamente. Quanto sofrimento acontece por imprudência! Poderíamos recordar os motoristas que abusam da velocidade ou que dirigem embriagados, e acabam mutilando e matando pessoas inocentes. Não é da vontade de Deus que isso aconteça. Mas Ele não vai corrigir cada um de nossos erros e descuidos. Não impedirá, por exemplo, que o gás que ficou ligado na casa fechada asfixie o idoso que ali dorme. Repito: Deus não intervém a todo momento para modificar as leis da natureza ou para corrigir os erros humanos.
    O que mais nos angustia, talvez pela gravidade das consequências, é o mal causado pela violência, pelo ódio e egoísmo. Os assassinatos e roubos, os sequestros e acidentes, as guerras e destruições são como que pegadas da passagem do homem pelo mundo. O mal acontece porque usamos de forma errada nossa liberdade ou não aceitamos o plano de Deus, expresso nos mandamentos. Quando nos deixamos levar pelo egoísmo e seguimos nossas próprias ideias, construímos o nosso mundo, não o mundo desejado por Deus para nós.
    Outro imenso campo de sofrimento é o das injustiças. Quantos se aproveitam de sua posição e de seu poder para se enriquecer sempre mais, à custa da miséria dos fracos e do sofrimento dos indefesos! Terrível poder o nosso: podemos fechar-nos em nosso próprio mundo e contemplar, indiferentes, a desgraça dos outros.
    Não se pode, também, esquecer o mal causado pela natureza, quando suas leis não são respeitadas. Com muita propriedade, o povo diz: “Deus perdoa sempre; o homem, nem sempre; a natureza, nunca!” A devastação das florestas e a contaminação das águas fluviais trazem consequências inevitáveis, permanentes e dolorosas para a vida da humanidade. Culpa de Deus?…
    Diante do mal, não podemos ter uma atitude de mera resignação. Cristo nos ensina a lutar, combatendo o mal em suas causas. O bom uso da liberdade e a prática do bem nos ajudarão a construir o mundo que o Pai sonhou para nós. Descobriremos, então, que somos muito mais responsáveis por nossos atos do que imaginamos. Fugir dessa responsabilidade, procurando fora de nós a culpa de nossos erros é uma atitude cômoda, ineficiente e incoerente. Assumirmos a própria história, colocando nossas capacidades a serviço dos outros, é uma tarefa exigente, sim, mas que nos dignifica e nos realiza como seres humanos e filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Robson, você está redondamente enganado. Nós cristãos católicos queremos um mundo melhor também aqui e agora; é o que a Igreja Católica mais prega, aliás, quando você falar de Europa lembre-se sempre que a Europa é o que é graças (e muito!) à Igreja Católica; é o resultado de uma doutrina que prega um mundo melhor aqui e agora.

    A igreja Anglicana, ao ordenar homossexuais, pelo contrário, perdeu muitos fiéis e, em consequência disso e de outras coisas ela está se unindo à Igreja Católica; sabia disso, Robson ? A Igreja Católica acaba de acolher a igreja Anglicana, aliás, acaba de acolher também a Presbiteriana, a Metodista, a Episcopal e mais outras três. Muitos evangélicos estão retornando ao catolicismo, outros estão decobrindo o catolicismo.
    Centenas de pastores evangélicos estão se convertendo ao catolicismo nos Estados Unidos. São pessoas cultas, formadas em teologia que estão estão estudando e descobrindo que a Igreja Católica é a única que remonta à Cristo.
    Enquanto o catolicismo cai na Europa, cresce muito nos Estados Unidos, na África, na Rússia, etc, etc.; é assim mesmo, cresce em alguns países e diminui em outros... sempre foi assim, há dois mil anos.
    O curioso é constatar que, ao mesmo tempo em que o cristianismo cai na Europa, esta mergulha na maior crise de sua história. Coincidência, não ?

    Robson, por favor, não faça uma declaração destas, sobre o Império Romano, à um historiador sério. Por favor ! Ele vai rir de você... só mesmo na sua cabeça, Robson... só.
    O Império Romano perseguiu a Igreja durante 300 anos (três séculos); depois essa mesma Igreja ganhou o Império, sem nenhuma violência. Não é impressionante ?

    Algo parecido aconteceu na antiga União Soviética: perseguiram a Igreja durante 70 anos, achavam que haviam liquidado com ela, mas quando o regime comunista ultra-ateu tombou igual fruta podre caida da árvore, as pessoas saíram às ruas, à noite, com velas acesas para mostrar que a Igreja estava mais viva do que nunca. Eu me lembro das imagens na TV como se fosse hoje; aquela multidão, milhões de pessoas com aquelas velas, cantando e caminhando pacificamente. Era a liberdade enfim ! Caia fragorosamente a ideologia que pretendia "matar Deus". Se isso não foi uma vitória da Igreja...

    ResponderExcluir
  15. nossa fernando, vamos corra, vai, mande e-mails pros governantes da europa!!! eureka!!!! foi descoberta a solução pra que a europa volte a ter prosperidade econômica, É SÓ VOLTAR A SER CATÓLICA, pronto seus problemas acabaram, organizações tabajara, hahahahahaha, você escreveu que tem muitos pastores com estudo,indo pra igreja católica! você chama teologia de estudo??? pra mim grandes mér....... teologia, perder tempo estudando sobre cobras que falam, hahahahahaha. jumentas que falam hahahahaha. olha oquê o servo do altíssimo escreveu pra mim!!""""" deus não intervém a todo momento pra modificar as leis da natureza ou corrigir os erros humanos"""" que engraçado fernando! tanto bla bla bla, pra isso?????????????? você quer que eu para de transar do jeito que gosto, pra agradar a esse ser???? que você chama de deus????? pra que serve ele então???? se não intervém, não corrigi, e essas palavras ONIPOTENTE, ONISCIENTE,ONIPRESENTE???????????? fora! mandar fogo e enxofre pra matar viados,e putas, pra mais oquê ele serve???? eu que dou risada de você fernando, só lembra de coisas que vão a favor de sua poderosa crença! tão poderosa que eu estou mais e mais ateu! hahahahaha, você se lembra da imagem de nossa senhora em itaquaquecetuba??? num vidro de uma janela?? então resumindo, uma emissora de televisão entrevistou dois seminaristas católicos, e leia oquê eles falaram, a respeito da imagem,resumindo de novo, """ existe um ditado romano que diz, o povo quer ser enganado, vamos enganar o povo""" dois seminaristas católicos, quer mais???? bem com todo respeito, mas pelo jeitinho deles eram gays, ou só faltava um empurrãozinho. que deus mais molenga, demorou 70 anos pra livrar os católicos na união soviética???

    ResponderExcluir
  16. nossa fernando, não diga, a igreja católica conquistou o império romano?? sem nenhuma violência?? ué! mas o primeiro papa, não foi o último imperador romano??? será fernando que ele não usou a máxima!! se você não pode contra eles junte-se a eles. de novo, que deus molenga, demorou 300 anos pra salvar os católicos dos leões??? dos tigres??? dos romanos??? dos gladiadores??? é pra esse ser que devo perder meu tempo??? e você exagerou nos milhões de pessoas com velas nas mãos!! devia ter algumas milhares mas não milhões, tá parecendo os pastores mentirosos que dizem reunir 5 milhões na marcha pra jesus, como cabe 5 milhões de pessoas naquela praça ao lado do campo de marte?? mas não se esqueça, foi graças ao partido comunista, que aquelas pessoas tiveram oquê comer, e ter forças pra carregar uma vela nas mãos, por quê se dependesse dos religiosos, muitos nem teriam nascido, pois seus avós já teriam morrido de fome e frio, e o clero dizendo com aquela voz irritante e fresca, ""foi da vontade de deus"" o importante é que estamos aqui gordinhos e coradinhos, vivinhos da silva pra fazer o enterro. é claro mediante uma oferta simbólica da viúva e órfãos. o vladimir putin é católico??

    ResponderExcluir
  17. fernando você escreveu em outro comentário, que meu ódio não vai afetar em nada o cristianismo e sua igreja,certo? então! da mesma maneira que seu deus, o filhinho dele, o espírito santinho dele, também não vão afetar em nada minha vida. mas segundo pesquisas do IBGE o número de pessoas sem religião, agnósticas e ateus, cresceu assustadoramente estamos chegando a casa dos 10% no brasil, isso corresponde a uns 20 milhões de brasileiros.

    ResponderExcluir
  18. Se a solução para a Europa foi descoberta ou não, eu não sei, mas que quando o cristianismo dominava (e dominou mesmo por milhares de anos) a Europa era o continente mais próspero do mundo, lá isso era.
    Engraçado, Robson, antes você dizia que os países em que a Igreja Católica dominava eram selvagens e mal educados (citou até o exemplo do Japão), agora você já admite que que a Europa é ou era católica... engraçado, não? Você se expressa de acordo com a sua conveniência.

    Quanto aos pastores protestantes que se convertem às centenas nos Estados Unidos, eu citei somente teologia para não me estender muito, mas são doutores formados em medicina, física, etc..
    Quer dizer que teologia é estudo sobre "cobras que falam"? Quá, quá, quá, Robson, quá, quá, quá!!! Tss, tss ...

    "você quer que eu pare de transar do jeito que gosto, pra agradar a esse ser????" diz você.

    Esse ser foi quem te deu o dom da vida.

    A imagem de N.S. em Itaquaquecetuba - Lembro sim, Robson ! E não queira distocer as coisas para se adequarem às suas idéias, por favor.
    Os seminaristas falaram em perfeita harmonia com a Igreja, ou seja, a Igreja não aceita essas coisas assim de repente ... formatos de N.S. aparecendo em vidros, você está redondamente enganado (mais uma vez, para variar). Como já disse para o Lineu, a Igreja leva anos, décadas para aceitar um fato como milagre. Por exemplo: as aparições de Nossa Senhora em Fátima (Portugal) ou em Lourdes (França), só para citar as mais conhecidas, levaram mais de 30 ou 40 anos para que a Igreja as aceitasse; foram anos de investigações, pesquisas, testemunhos médicos e científicos.
    Não seriam umas imagens formadas em um vidro que iriam fazer a Igreja sair por aí confirmando milagre. Por isso os seminaristas deram a entender que pessoas de má fé queriam enganar o povo, e não eles, seminaristas.
    Você e o Lineu não têm o mínimo conhecimento do que seja a Igreja Católica, e ficam misturando as coisas e pondo tudo no mesmo saco. É duro assistir calado a esse verdadeiro desfile de desconhecimento e baboseiras radicais, é duro...

    Robson ataca novamente : "Ué, mas o primeiro papa não foi o último Imperador Romano"?

    O que dizer de tamanho desconhecimento histórico ? Robson, quando você vai aprender a falar somente daquilo que conhece ?
    Eu sei, eu sei... você já deve ter ouvido isso de "professores de história" ou na mídia, estou certo ? Mas vou te explicar : O primeiro chefe da Igreja, mais tarde chamado papa (pai), foi o apóstolo Pedro, escolhido pelo próprio Jesus; depois vieram Lino, Anacleto, Clemente I, Evaristo, etc, etc, etc, até que o Império Romano se tornou cristão. Quando as perseguições terminaram por volta do ano 300, a Igreja já tinha tido, durante esse tempo, 32 papas, ou seja, já existia a Igreja Católica muito antes do Império Romano. O papa não foi Imperador coisa nenhuma. Como você chegou a essa brilhante conclusão ?
    Do apóstolo Pedro até o atual papa, Bento XVI, são 265 papas; é uma uma corrente ininterrupta desde o início do cristianismo até hoje.
    O Império Romano foi só mais um obstáculo no longo caminho da Igreja, e esse obstáculo foi removido através da fé.

    E não exagerei nas milhões de pessoas, não. Quem disse foi o jornalista da época.
    Você sabe o tamanho da cidade de Moscou, Robson? Acontece que, além de Moscou, outras cidades e estados da antiga União Soviética foram para as ruas também. Você tem idéia do tamanho da então União Soviética ? Já vi que não.
    Na época só se falava nisso: a volta da liberdade, e aquela multidão cristã era o símbolo disto.

    "foi graças ao partido comunista, que aquelas pessoas tiveram oquê comer, e ter forças pra carregar uma vela nas mãos, por quê se dependesse dos religiosos ..."

    Essa eu vou responder depois, pois merece um capítulo á parte ... de onde você tira isso, Robson ? Por favor me diga, para que também eu possa beber dessa fonte "Maravilhosa".

    ResponderExcluir
  19. fernando 1 - quando citei o japão em outros comentários, foi pra mostrar que jesus não faz falta alguma a ninguém, muito menos a um país. 2 - teologia também serve pra eles pensarem, como um ser que engravida uma mulher pode ser chamado de espírito santo? (santo??) 3 - então! esse ser que me deu o dom da vida, engraçado! foi o mesmo que deu esse dom, pro estuprador que destruiu o útero de uma menininha de 8 meses. 4 - eu errei ao escrever isso! ""ué, mas o primeiro papa não foi o ultimo imperador romano?"" o certo seria assim "" ué, mas o primeiro papa que realmente valeu a pena,não foi o último imperador romano?"" por quê citar o apóstolo pedro como o primeiro papa fernando,fica assim sem graça, acho que pedro nem sabia o significado da palavra papa, coitado,que poder era esse? demorar 300 anos, pra salvar os futuros católicos dos leões? 5 - nossa!!! não diga!! 265 papas? por favor! quantos foram negros?? quantas mulheres foram papas?? houve um oriental papa?? houve algum deficiente visual papa?? houve algum castrado papa?? houve algum índio papa? 6 - adoro geografia, então sei do tamanho da então união soviética, que era o maior país do mundo em território, mas depois da perestróika(é assim que se escreve?) teve muitas divisões, muitos países deixaram a união soviética. hoje no oriente da europa o maior país é a rússia. fernando, nas diretas já (eu estava lá)falaram em 1 milhão de pessoas no Anhangabaú, depois descobriu-se que só caberia ali 300.000 mil pessoas, então quem garante que o jornalista da época tinha o calculo exato? não se esqueça, se não é exato, é mentira, e parece, que seu deus não gosta de mentiras. 7 - você duvida? que foi graças ao partido comunista que o povo teve o quê comer? basta ver o haiti(católico) e cuba(comunista) qual é mais religioso? a onde se passa mais fome? mas por favor, não pense que descobri a fonte de comida pro mundo, basta virar comunista,e pronto acabou a fome, foi só um exemplo gritante. 8 - fernando, basta assistir a inúmeros telejornais por dia, que você verá minha fonte maravilhosa, é só prestar bem atenção, e notar as barbaridades que seu deus deixa acontecer,diariamente,e o engraçado é que as barbaridades são para 90% de PRETOS, PUTAS, E POBRES. 9 - fernando, tudo que você responder em um capítulo á parte, não vai mudar em nada oquê sinto pelo seu deus. todo o seu blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá, a respeito de história católica, teologia católica,fundamentos católicos, doutrina católica, vai trazer de volta o útero daquela menininha de 8 meses??? vai trazer de volta a daniela perez?? vai trazer de volta o meu ídolo john lennon?? tenho certeza absoluta sem medo de errar que não!!! então!! estou obrando e andando, pra história católica, pra história protestante, pra história islãmica, pra história budista, pra história hinduísta, pra história ateísta.

    ResponderExcluir
  20. De novo o problema do mal no mundo ??? Ninguém aguenta mais essa ladainha já respondida por mim milhares de vezes !
    Quanto a Pedro, ele foi sim o primeiro chefe da Igreja (é só você ler a Bíblia ou consultar a arqueologia). O nome papa não foi inventado pela Igreja, está na bíblia. Quantas vezes encontramos nas cartas de Paulo o termo "meu filho na fé" ? Muitas vezes !
    Papa quer dizer pai em italiano. Como o primeiro chefe da Igreja se instalou em Roma ao final de sua vida, de lá partiam todas as decisões da Igreja.
    Pedro morreu e deixou um sucessor que foi Lino. Este morreu e também deixou um sucessor e assim por diante até o atual Bento XVI, nosso pai na fé ou, como dizem os italianos, nosso papa.

    Robson, é tão bom viver em Cuba que todo mundo quer fugir de lá, não é mesmo ? E todos vão sabe pra onde ? Pro país cristão chamado Estados Unidos (a maioria), isso quando não vêm para um país católico chamado Brasil ou um continente cristão chamado Europa. Que engraçado, né Robson ? Você que diz odiar tanto a quem faz o mal, deveria odiar o comunismo ateu, para ser, no mínimo, coerente.
    Já se perdeu a conta de quantas pessoas o bondoso Fidel Castro mandou fuzilar no "paredón".
    A União Soviética continua... sabe aonde ? Na China, na Coréia do Norte, em Cuba e vai por aí a fora. Onde reina o ateísmo não há liberdade, onde se exclui Deus, se exclui também a liberdade ! O ateísmo é um grande mal para a humanidade, sempre foi. Deus nos livre de um dia o Brasil se tornar ateu ...Deus nos livre.

    Comparar a multidão das diretas já do Anhangabaú com vários estados da União Soviética juntos é dóse, Robson... é dóse.

    "Graças ao partido comunista que o povo teve o que comer" ?? É melhor ouvir isso do que ser surdo... só rindo e rindo muito !

    Vladimir Ilitch Oulianov, Lênin, um dos líderes da revolução comunista da União Soviética de 1917, resumiu numa frase a macabra estratégia comunista: "A FOME NÃO SÓ DESTRUIU A FÉ NO CZAR, COMO TAMBÉM A FÉ EM DEUS".
    Precisa dizer mais alguma coisa, Robson ? O comunismo matou de fome, de propósito, milhões de pessoas !!
    Segundo os cálculos, o comunismo ateu causou a morte de cerca de 100 milhões de pessoas. Só na China foram 63 milhões, e na Rússia 20 milhões. A Comissão sobre Repressão, do governo russo, concluiu que os Bolchevistas mataram pelo menos 43 milhões de pessoas entre 1917 e 1943. Na Coréia do Norte, segundo a agência Zenit, o comunismo matou de fome 3,5 milhões, sete vezes mais do que os autores informam.
    A triste Revolução Francesa de 1789 foi a inspiradora dos revolucionários vermelhos. Robespierre abriu o caminho, Lênin e Stalin lançaram-se nele, os Khmers Vermelhos do Camboja bateram recordes genocidas.
    Para eles, a igualdade utópica tudo justificava. Matar milhões não importava, já que nasceria um "mundo novo", fraternal, para um "homem novo", liberto. Após 70 anos o comunismo desabou podre como um prédio em implosão.

    ResponderExcluir
  21. Comitês revolucionários de intelectuais comunistas com uma tropa de elementos criminosos e socialmente degenerados instauraram o terror. Em 29 de abril de 1918, Lênin decretou uma batalha cruel e sem perdão contra pequenos proprietários. Os comunistas passaram a desarmá-los e a lhes confiscar o grão. Quem resistia era torturado ou espancado até a morte.
    Confiscando o alimento, o governo reduziu o povo pela fome. Só comia quem possuísse o cartão de racionamento distribuído pelo partido... Nas cidades as fábricas pararam.
    "AS CIDADES DEVEM SER IMPECAVELMENTE LIMPAS DE TODA PUTREFAÇÃO BURGUESA... O HINO DA CLASSE OPERÁRIA SERÁ UM CANTO DE ÓDIO E DE VINGANÇA", escrevia o "Pravda" - jornal oficial russo - em 31 de agosto de 1918.

    Você quer mais, Robson ? Tem muito mais, só que o espaço é pequeno.
    Esse é o seu comunismo ateu lindo e maravilhoso que você diz que "alimentou o povo". Só não vou rir mais porque o caso é para chorar, e muito!!

    Detalhe: 1- E isso tudo ocorreu no século XX. As "crueldades" da bíblia (antigo testamento) de que você fala tanto são fichinha perto disso aí; e com um atenuante: eles ainda tinham alguma desculpa por causa da ignorância da época, e os intelectuais comunistas do século XX ? Quem é o homem ateu do século XX para falar em inquisição e barbaridades do antigo testamento ?? Com que moral ??

    Detalhe: 2- Um ano antes, em 1917, nas aparições de Maria, em Fátima, Portugal, Ela profetizou: "O comunismo jamais prevalecerá".

    ResponderExcluir
  22. denovo! que deus molenga! demorou 70 anos pra libertar os pobres cristãos? é pra esse deus que devo parar de transar do jeito que gosto? pra agrada-lo? eu sabia que você iria usar a falta de liberdade, em cuba, pra justificar alguma coisa, mas lá não se passa tanta fome como no haiti cristão! nem comentou né? é constrangedor né? como explicar? essa gritante diferença? onde tem mais cristãos é a onde se tem mais necessidade! que horror!!! olha, se eu fosse lênin, stalin, acho que não faria essas bobagens, que fizeram, pois hoje é usada por vocês como munição, eles sem querer querendo, encheram vocês cristãos de munição, já disse em outro comentário, eles deveriam só expulsar os padres internacionais para seus países de origem, e os de lá, mandarem pros campos plantarem beterraba, pronto simples assim, mas eu não estava lá, nem fui líder de nada, por favor da onde as multidões que foram com velas acesas pra moscou, tiraram os carboidratos necessários para manter o esqueleto em pé?? já ouviu aquele velho ditado? saco vazio não para em pé? nossa da a impressão que só o gorbajov comia, fernando! é CONSTRANGEDOR responder a essa pergunta né??? quantos papas foram pretos????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? quantos papas foram mulheres?????????????????????????????????????????????????????????????????????? quantos papas foram índios?????????????????????????????????????????????? fernando! quem acabou com a união soviética, não foi não a sua igreja, já escrevi em outros comentários, eles quiseram ser iguais aos americanos, pronto simples assim, e até pra ser iguais aos americanos, todas as inúteis religiões tem direito de ser cultuada em seu território, acorda filho, pelo que sei lá na rússia a igreja católica ainda está longe de ser assim como no brasil, de novo! quanta bobeira! por quê ela não avisou em 1917 os judeus, do seu triste fim na alemanha? por quê ela não faz um casal amigo meu (que frequentam o padre marcelo)ter um filho, sem gastar um único centavo com médicos? coitados! tenho a maior vontade de dizer pra eles, fugirem disso. enquanto isso! seu deus dá o dom da vida pra nóias da cracolândia!! AI QUE LINDO!!!

    ResponderExcluir
  23. OH! fernando, não sou eu que falo tanto das barbaridades da bíblia, ela mesma se condena, está escrito lá, à milênios, então, eu não tenho nada haver com isso, OK?? as mesmas respostas fernando! só que agora pra você, pois tinha um tal de mats, aqui no blog do lineu, que respondi, vamos lá de novo! segundo o livro de isaías tudo oquê ocorre na natureza é obra de deus, certo? então! todas as pessoas que morreram em um terremoto, foram mortas por quem? todas as pessoas que morreram num tsunami, foram mortas por quem? todas as pessoas que foram mortas por vulcões, foram mortas por quem? todas as pessoas que morreram de fome por causa de pragas da natureza, foram mortas por quem? vou te dar uma dica, começa com de e termina com us. e você ainda acha que os líderes soviéticos eram cruéis?? talvez quem sabe eles aprenderam com jeová??

    ResponderExcluir
  24. sobre o anhangabaú, você não entendeu, quem garante que em moscou tinha milhões, segurando velas acesas? aqui também foi desmentido o número de 1 milhão, por quê lá não seria diferente? oh fernando só por curiosidade, por quê sempre as marias da sua igreja aparecem sempre longe das câmeras da CNN?? por favor não vá afrontar o meu raciocínio dizendo que em 1917 não havia ainda televisão no mundo. uso a CNN, pra me referir ao fato de sempre aparecer em locais, dizemos assim, chatos, por quê não aqui no maior país católico do mundo? com as redes de tv filmando ao vivo e a cores HD? são tomé é fichinha perto de mim.

    ResponderExcluir
  25. fernando só pra confirmar minha mudança de assunto! já que você não aguenta mais, ler a respeito de uma criança indefesa que foi estuprada por um lixo que seu deus deixou nascer, está bem! vou mudar de assunto, OK? então vamos lá!! novo assunto, QUANTOS PAPAS NEGROS SUA IGREJA SANTA E SEM PRECONCEITO ELEGEU?? quantos papas mulheres sua igreja santa e sem preconceito elegeu?? quantos papas índios sua igreja santa e sem preconceito, e sem interesses no ouro dos índios elegeu?? quantos papas com deficiência física sua igreja santa e sem preconceito e com poder para curar todas as deficiências físicas elegeu?? tá bom! ta ai, o novo assunto, depois mais tarde vamos a outro assunto, os castrados por sua santa igreja. se você não responder nenhuma das perguntas, não fica com vergonha não tá!! ah!! ia me esquecendo, quantos papas judeus, sua igreja elegeu?

    ResponderExcluir
  26. Pelo menos no Haiti existe liberdade para ir e vir, para se falar o que quer e dar opinião.
    Em cuba não se passa fome como no Haiti ? E mesmo assim o povo tenta desesperadamente fugir para países cristãos onde se passa fome ?! Então os cubanos não devem ligar muito para esse negócio de "passar fome", pois lá deve acontecer coisa muito pior.

    "Onde tem mais cristãos é onde tem mais necessidade"?

    Por que você não diz isso para os Europeus (Italianos, Franceses, Espanhóis, Alemães, Irlandeses, Ingleses) ou para os Americanos ?
    Aliás, na Alemanha, no tempo do Muro de Berlim, quando existiam duas Alemanhas (a Ocidental Cristã e a Oriental Atéia e comunista) se passava fome sim, mas era no lado oriental ateu; não só fome, como falta de liberdade, assassinatos, torturas, perseguições. As pessoas tentavam passar desesperadamente para o lado ocidental, o lado cristão, o lado da liberdade e da prosperidade. Mas graças a Deus aquele Muro da Vergonha também caiu como fruta podre.
    Você poderia dizer assim : "Onde tem mais necessidade, lá estão os cristãos, ou lá está a Igreja Católica para ajudar e se solidarizar".

    "...se eu fosse Lênin, Stalin, não faria aquelas bobagens que fizeram porque servem de minição para vocês cristãos".

    Eu também, Robson, se fosse aqueles inquisidores da Idade Média, não faria aquelas bobagens que fizeram porque hoje servem de munição para vocês ateus. Só que nem se compara o que a mídia, os ateus, os membros de outras religiões, etc, etc, usam e abusam da Inquisição para atacar a Igreja. Esta quase nem usa os exemplos do comunismo para atacar os ateus, é raro, só este católico aqui que vos fala. Pimenta nos olhos dos outros ...
    Só mais um detalhe: Nem de longe se compara a Inquisição com o verdadeiro genocídio perpetrado pelos regimes ateus, nem de longe.

    "mas eu não estava lá, nem fui líder de nada..."

    Nem eu estava lá, na Idade Média... nem era líder de nada...

    "Da onde as multidões que foram com velas acesas pra Moscou, tiraram os carboidratos necessários para manter o esqueleto em pé ?

    Você ainda não entendeu. Primeiro, não foi só em Moscou que a multidão saiu às ruas, mas em vários lugares da então imensa União Soviética.
    Segundo, acho que os carboidratos foram tirados da comida conseguida com o cartão de racionamento distribuído pelo partido (só para quem era ateu e não possuía propriedades, claro). Essas pessoas devem ter fingido que não acreditavam em Deus, não é mesmo, Robson ?
    Enquanto eles pregavam igualdade e distribuição igual de bens, eles mesmos compravam imóveis e mais imóveis, e enquanto ao povo era negada a comida, eles mesmos se fartavam em verdadeiros banquetes e orgias. E ainda tem político no Brasil com essas idéias retrógradas de uma ideologia falida que só fez mal para a humanidade. Vai entender...

    Quer dizer que só pelo fato de o Vaticano não ter tido um papa negro, índio, deficiente, do sexo feminino ou judeu, quer dizer que a Igreja é preconceituosa ? Tss, Tss, Tss ...
    Existem bispos, arcebispos e até cardeais negros. No Brasil existem índios que são padres.
    É claro que você não conhece o cardeal nigeriano Francis Arinze, 72 anos, né ?

    ResponderExcluir
  27. A Igreja Católica não tem registros sobre a raça dos mais de 200 papas que já comandaram o posto máximo desde Pedro e não se pode afirmar com segurança se houve papas negros já que a fotografia é uma invenção do fim do século 19.
    Sabe-se, no entanto, que três deles, que ocuparam a chefia do papado entre o século 2 e o século 5, tinham origem africana: Vitor 1º, Melquíades e Gelásio 1º.
    Santo Agostinho, um dos maiores pensadores cristãos, era africano, mas não negro.
    Mário Sérgio Cortella, 51, professor titular de Teologia da PUC-SP, diz acreditar na existência de papas negros. "O cristianismo nasce numa região de não-brancos, a Palestina. Jesus de Nazaré não era branquinho de olhos azuis como afirmam nos filmes de Hollywood", afirma.

    Quanto ao judeus, houve alguns cardeais judeus e ainda há no Vaticano. Por exemplo, o falecido cardeal Aaron Jean Marie Lustiger.
    A Santa Sé tem mais de 40 anos de diálogo com os judeus, e essa amizade se consolida a cada ano que passa, viu, Robson ?

    http://o-povo.blogspot.com/2007/08/aaron-jean-marie-lustiger-o-cardeal.html

    Quanto às mulheres, Robson... é um capítulo á parte. Você não sabe o que diz, infelizmente.
    As mulheres obtiveram mais autonomia graças ao catolicismo.
    O filósofo Robert Phillips (2004), mostra que só pelo catolicismo foi possível existirem as comunidades religiosas de mulheres que se auto-governavam, algo que jamais houve no mundo antigo. Pergunta Phillips: "Onde no mundo as mulheres eram capazes de manter suas próprias escolas: conventos, colégios, hospitais, e orfanatos fora da Igreja ?" A influência da Igreja fez respeitar os direitos da mulher, indefesa diante da brutalidade masculina. Ela, no cristianismo, não podia ser tratada com o desprezo da antiguidade. Os concílios condenaram muitas vezes o repúdio das esposas por simples caprichos dos maridos e, em alguns lugares eram excomungados os juízes que praticassem injustiças contra as mulheres. Elas foram colocadas num plano de igualdade espiritual e moral com o homem e tornaram sólida a família, célula da sociedade.
    Este cuidado da Igreja com a família e com o casamento promoveu a mulher, algo que não aconteceu na Índia, China ou no Islamismo. A mulher nessa época era insignificante em todas as sociedades; apenas era vista como reprodutora; foi a Igreja que impôs aos homens a obrigação de respeitarem a dignidade da mulher, que deixou de ser propriedade do marido. A mulher deixou de ser um acessório do guerreiro e passou a ser objeto de sua veneração, pelo trabalho da Igreja, especialmente quando apresentou a Virgem Maria como a mulher mais pura, bela e ornada de todas as graças. O culto mariano coroou esta missão de educação do amor.
    Não será por tudo isso que as mulheres amam mais a Igreja que os homens ? Não será por isso também que 70% do rebanho da Igreja é de mulheres ? Ninguém as defendeu tanto durante a história. Elas tem muitas funções na Igreja, muitas, só não rezam a missa, e por uma questão de tradição apostólica, só isso, Robson.
    Você já teve relações sexuais ou amizade com judeus, índios, negros, mulheres e deficientes, hein Robson ? Se não teve apenas com unzinho só desses, vou te dizer que você é preconceituoso e racista, que tal ? Deixe de tanta hipocrisia, Robson ...

    ResponderExcluir
  28. "pelo que sei lá na Rússia a Igreja Católica ainda está longe de ser assim como no Brasil"...

    Sim ainda está, mas está crescendo, e muito, junto com sua co-irmã, a Igreja Ortodoxa !

    "Por que Nossa Senhora não avisou aos judeus do seu triste fim na Alemanha" ?

    Ora, porque os Judeus não crêem Nela e nem em Jesus Cristo. Ela, como Deus, é educada e respeita a liberdade e a opção de cada um. Se alguém me odeia, eu não vou ficar importunando essa pessoa.

    Nossa Senhora na CNN ? Em 1917 não havia televisão, mas havia jornais, muitos jornais, e estes enviaram uma multidão de repórteres para cobrir o grande evento. Três crianças camponesas semi-analfabetas anunciavam, contra tudo e contra todos, o dia, a hora e o mês de um grande sinal no céu de portugal.
    Todos os jornais de grande circulação na época se referiram em termos respeitosos ao grande fenômeno.
    O fenômeno durou cerca de 10 minutos . Todos o viram, ninguém ousou pô-lo em duvida, nem mesmo livres-pensadores e agnósticos que ali haviam acorrido por curiosidade ou para zombar da credulidade popular. Foram cerca de 70 mil testemunhas e não se tratou, como mais tarde imaginaram pessoas sem fé, de um fenômeno de sugestão ou excitação coletiva, porque foi visto a até 40 km de distância, por muitas pessoas que estavam fora do local das aparições e portanto fora da área de influência de uma pretensa sugestão ou excitação.
    Mais um pormenor espantoso notado por muitos: as roupas, que se encontravam encharcadas pela chuva no início do fenômeno, haviam secado prodigiosamente minutos depois.

    Quanto ao padre Marcelo, espere mais um pouquinho, fale para eles terem fé e não duvidarem ! Quantas pessoas foram agraciadas nas missas do padre Marcelo, inclusive na minha família. É preciso conversão e certeza !

    Deus dá o dom da vida, uns aproveitam bem e usam esse dom para o bem, outros não... Deus não disse para ninguém ir à cracolândia se viciar, meu caro Robson.

    "Que Deus molenga! demorou 70 anos pra libertar os pobres cristãos?"

    Você é quem está sendo molenga em perceber que Ele existe; quando perceber poderá ser tarde demais. Você está sendo molenga para aprender a respetá-lo e parar de ofendê-lo.
    O tempo de Deus é diferente do nosso. Ele sabe a hora certa de agir, e nenhum cristão que ame à Deus reclama. Por que você que o odeia (se continuar assim, é inferno na certa) quer reclamar ?

    "se você não responder nenhuma das perguntas, não fica com vergonha não tá ?"

    Se não responder perguntas causasse vergonha, você já estaria todo vermelho, dos pés à cabeça. Quer que eu te diga quantas perguntas você não respondeu até hoje ? Quer, Robson ? É só falar.

    ResponderExcluir
  29. olha o desespero do fernando! falou, falou, falou, mas não convenceu ou respondeu, deu voltas e voltas, e chegou até a dizer que as mulheres era um capítulo á parte, eu quero saber o nome da primeira mulher papa?? me dizer que não havia fotografia, pra justificar o injustificável, dizendo que alguns papas tinham origem africana? que vergonhoso, que coisa asquerosa, como houve escravidão se houve uns papas africanos, me engana que eu gosto fernando! e as coitadas das mulheres?? que coisa nojenta é sua igreja, não quero saber que foi através da igreja que elas conseguiram alguma coisa, eu quero o nome da primeira mulher papa? você não me pediu para mudar de assunto?? é lógico que seria impossível sua igreja eleger um papa com deficiência, como explicar as curas de jesus, com um papa deficiente?? é lógico que seria impossível um papa indígena, não foram os cristãos que chegaram nas américas, e pensaram e disseram que os índios não tinham alma?? mas pra te facilitar fernando! vou te perguntar algo mais fácil! qual o nome do primeiro papa brasileiro?? que vergonhoso fernando, o maior país católico do mundo e nada de papa?? eu fico com as bochechas vermelhas!! olha oquê o fernando disse sem querer, rapaz você entregou o ouro!! vamos ver oquê é a igreja dele!! segundo o seu raciocínio fernando! quem nunca transou ou teve amizade com uma mulher é racista e preconceituoso,Ok? então sua igreja também é racista e preconceituosa, pois nunca teve uma mulher como papa. segundo o seu raciocínio fernando! quem nunca transou ou teve amizade com índios, é racista e preconceituoso, então sua igreja é racista e preconceituosa pois nunca teve um papa índio.segundo o seu raciocínio fernando! quem nunca transou ou teve amizade com negros, é racista e preconceituoso, então sua igreja é racista e preconceituosa, pois nunca teve um papa preto realmente.segundo o seu raciocínio fernando! quem nunca transou ou teve amizade com um judeu, é racista e preconceituoso, então sua igreja é racista e preconceituosa, pois nunca teve um judeu de fato como papa.segundo o seu raciocínio fernando! quem nunca transou ou teve amizade com um deficiente é racista e preconceituoso, então sua igreja é racista e preconceituosa, pois nunca houve um papa deficiente. bem! não quero me gabar fernando! mas acho que sua igreja ganha de mim em preconceito e racismo!! eu já transei com uma mulher a muito tempo atrás, já tive amizade com um gay judeu, já transei com um índio,já transei com um negro.

    ResponderExcluir
  30. será fernando! que nunca houve uma mulher papa, por que no passado, seus líderes chegavam até castrar garotinhos com 11 12 anos, para a voz deles não engrossarem, e poderem cantar no coral como sopranos?? pois as mulheres não podiam entrar? coitados desses garotinhos!!

    ResponderExcluir
  31. fernando você está com vergonha? está todo vermelho? já pensou fernando, quando as menininhas, aqui no brasil, começarem a raciocinar!! por quê um país pode ser governado por uma mulher, e a igreja católica a qual eu pertenço não pode ter uma papa? já pensou? comecem a se coçar, pois isso vai acontecer, e quero ver se a resposta que você me deu vai convencer elas, se eu que sou homem, estou indignado, imagina elas como mulheres. bem! vou ficar aqui esperando respostas com os nomes, de papas pretos, papas deficientes, papas mulheres, papas judeus, papas índios, e a grande atração da noite o nome do papa brasileiro. estou esperando heim!!!

    ResponderExcluir
  32. só mais uma pergunta fernando! você deixaria seu filho de 11 12 13 anos ter o saco escrotal cortado fora??

    ResponderExcluir
  33. faz me rir fernando, você me cita um professor de teologia da puc-sp? tá de brincadeira, é claro que um teólogo vai puxar a sardinha pro lado do deus dele, e me dizer que jesus não tinha o padrão hollywoodiano, não muda em nada a pergunta, pois os palestinos e judeus tem a pele clara e cabelos lisos, negros naquela região só se fosse escravo.

    ResponderExcluir
  34. outra do fernando, que me fez dar gargalhadas se não fosse trágico, quer dizer então que a opção dos judeus foi morrerem queimados nos fornos do holocausto? por isso, que deus e nossa senhora como bons educados, não quiseram interferir? é isso que entendi? não sabia que a palavra falta de compaixão, omissão de socorro, era sinônimo de educados. aprendi mais uma.

    ResponderExcluir
  35. Fernando, tenho que dar razão ao Robson, sua resposta sobre os judeus e vossa senhora é abjeta, desumana e inaceitável.
    Quer dizer que sua virginal senhora ficou lá sentada na nuvem durante toda a 2a guerra, sem ajudar os judeus porque eles nao acreditavam nela?? Muito caridosa essa sua senhora...
    Robson, desista, a lógica teista... não tem lógica alguma.
    Os judeus sofreram e morreram por circunstancias politicas e não havia (nem há) deus algum "lá em cima" salvando ou deixando de salvar pessoas.

    ResponderExcluir
  36. Lineu, então você concorda com o Robson só nisso mesmo, né ? Porque o resto é pura baboseira e mera repetição de alguém altamente preconceituoso e anticatólico, que vive procurando "cabelo em ôvo", que vive procurando fatos negativos ao longo de 2000 anos de Igreja.
    Até agora, ao invés de responder, ele ataca porque assim encobre a falta de respostas dele. Por exemplo, ele não me respondeu bulhufas a respeito da barbaridade que ele disse sobre os ateus do regime soviético darem comidinha para a população, quando foi justamente o contrário. Ele , quando não tem respostas (e quase nunca tem), apela para o problema do mal no mundo, começa a espernear e se contorcer de raiva e a atacar a Igreja.
    Vocês interpretam tudo errado... eu quis dizer que, em respeito ao nosso livre arbítrio, Deus, Nossa Senhora precisam ser invocados (daí a necessidade da ORAÇÃO); a oração é o que nos liga à Deus. O Criador não fica bisbilhotando os nossos pensamentos, porque senão Ele estaria interferindo na nossa liberdade. Tem gente que não quer saber de Maria ... se ainda não deu para entender, eu explico de outro modo.

    "faz me rir fernando, você me cita um professor de teologia da puc-sp? tá de brincadeira, é claro que um teólogo vai puxar a sardinha pro lado do deus dele".

    Quem me faz rir é você, Robson, e não é claro também que você, como ateu, está puxando a sardinha pro lado do seu "deus-acaso-cego-nada-Big Bang" ?? O pior é que nem se deu ao trabalho de refletir sobre o que o teólogo pesquisou; quando viu que era teólogo já achou logo que era mentira. Veja só a que ponto chega o seu PRECONCEITO ! Quer dizer que só por ele ser teólogo já está falseando pesquisas ? Preconceituoso, você é altamente preconceituoso. Depois fica reclamando, hipócritamente, de preconceito contra os homossexuais. Com que moral ?

    Sobre Nossa Senhora, você só comentou sobre a sua pergunta em relação aos judeus... o resto, sobre os detalhes das aparições de Fátima, os repórteres, as 70.000 testemunhas, o fenômeno visto a 40 quilômetros de distância, Os jornais conceituados da época, as roupas que secaram repentinamente, o milagre previsto com dia, hora, mês, local por 3 crianças analfabetas, as milhares de curas não explicadas pela medicina até hoje nos santuários das aparições, o milagre da hóstia de lanciano que também a ciência não explicou até hoje, o fato da imagem que está no manto de N.S.de Guadalupe não estar colada ao manto, mas flutuando, e muitas, muitas outras que você jamais respondeu.
    Por isso você já deve estar há muito tempo VERMELHO igual ao exército ateu-comunista-assassino da União Soviética.

    O fato de não haver mulheres no papado não significa preconceito (só na cabeça de quem tem ódio da Igreja). Eu te mostrei o imenso papel da Igreja em relação às mulheres só para ver se você enxergava que a Igreja nunca teve preconceitos contra a mulher. Mas você alimenta esse seu ódio cego de uma tal maneira ...
    Mas sabe o que é mais curioso nisso tudo ? Outros ateus que querem atacar a Igreja afirmam de pés juntos que houve uma papisa chamada Joana (o que é uma lenda, naturalmente), até ficam com raiva quando a gente diz que não. Curioso, não ?
    Não há mulheres papas por uma questão de tradição apostólica, somente isso e nada mais.

    ResponderExcluir
  37. E ainda fica mentindo na internet: diz que teve relações com um negro...hum, pode ser. Disse que teve relações com uma mulher, sendo homossexual... acho meio difícil, mas não impossível. Disse que teve relações com um ÌNDIO ??? Ah, tá bom... eu "acredito". Agora faltou o deficiente... PRECONCEITUOSO, PRECONCEITUOSO, PRECONCEITUOSO !!!!!!!!!!!! Então, Robson, como é que você me dá uma dessa?? Além de não ter relações com um deficiente, você tem a obrigação de ter também com ruivos, latinos, chineses, amarelos, vermelhos, e não esqueça dos árabes, Hindús. Você não pode deixar ninguém de fora porque senão estará sendo preconceituoso e discriminando as pessoas. Olha lá, hein.

    Ah, Robson, por que você também não comentou sobre o diálogo fraterno que a Santa Sé mantém há 40 anos com os judeus ? Ou por que você também não comentou sobre os cardeais judeus que existiram e existem até hoje ?
    A maioria dos papas foi italiana porque, óbviamente, o Vaticano se encontra na Itália. Agora, você fala em papa brasileiro como se a Igreja estivesse discriminando o Brasil.
    Seria super interessante para a Igreja fazer um papa do Brasil, o maior país católico do mundo. Seria bom até para conter o avanço dessas seitas evangélicas. Raciocine, Robson ! Quer dizer que a Igreja tem a obrigação de ter um papa de cada país do mundo só para ser elogiada? Aí sim, seria muita hipocrisia.

    Eu quero que você e qualquer um me prove que não houve um papa negro na história da Igreja, por favor, estou esperando. Se quiser, pode me mostrar a fotografia de todos eles ou alguma carta assinada por todos eles dizendo que foram brancos. Estou esperando.

    Quero também uma prova dessa lenda, mais uma, que diz que a Igreja declarou que o escravo negro não tinha alma. Estou esperando.

    Estão me chamando, vou passar o ano fora, mas vou responder sobre os castrados na Igreja e sobre essa LENDA ridícula que diz que a Igreja declarou que "os escravos negros não possuem alma". Queria que fosse agora, Robson, mas não vai dar tempo. Volto só na segunda-feira. Me aguarde e espero que você não coloque outro comentário agora... espere que vou te dar as duas respostas.

    FELIZ ANO NOVO A TODOS !!

    ResponderExcluir
  38. é lineu! você tem razão, é triste saber que, quem pode mais, chora menos.

    ResponderExcluir
  39. primeiro você não sabe ler, disse que a muito tempo atrás, antes de me assumir realmente, transei com uma mulher, segundo você leu errado, eu escrevi que os cristãos que chegaram nas américas supuseram que os índios não tinham alma, não foi dos negros que escrevi isso!! então leia melhor, ou seu ódio, em saber que sua igreja nunca teve um negro como papa está te cegando?? heim fernando! você está pisando em ovos?? está pensando mil vezes antes de dar respostas, achando que pode virar uma arma contra você mesmo? querido eu moro na maior cidade do hemisfério sul, então mora aqui também, vários índios, mas por favor, você está pensando que fui ao xingu?? pra transar com um índio? coitado do fernando! por não ter respostas lógicas a respeito de papas deficientes, então se revolta comigo? e dá até piti!! hum!! esse seu "" PRECONCEITUOSO, PRECONCEITUOSO, PRECONCEITUOSO,HUM! NÃO SEI NÃO!! não sei se você sabe? mas eu nunca fui chamado pra eleger papa algum!! quem deveria eleger um papa deficiente são vocês católicos!! ou estou errado?? quem elege papas são os espíritas, são os protestantes? querido! gosto sexual não se discute. você só acertou em algumas raças que você escreveu. mas pra se ter um papa não precisa transar com ele!! então te volto a pergunta, por quê não???? um papa chines, um papa árabe?? um papa hindu??

    ResponderExcluir
  40. então! eu não comentei sobre o diálogo fraterno que a santa sé mantém a 40 anos com os judeus?? mas foi isso que te perguntei??? EU QUERO SABER DO NOBRE CONHECEDOR DE HISTÓRIA CATÓLICA, O NOME DO PRIMEIRO PAPA JUDEU? ENTENDEU AGORA?? OU TÁ DIFÍCIL?? então se tua santa sé não discrimina o brasil, então por quê aquele arcebispo de são paulo DOM CLAUDIO HUMMES, que concorria com bento XVI não foi eleito?? olha! fernando, quero que saibas que pra mim não importa a origem de qualquer papa, não mudaria em nada minha convicção. de novo fernando! você parece que não sabe interpretação de texto!! eu não escrevi que a sua igreja, para agradar todos os países do mundo, deveria ter um papa de cada país no mundo, EU SÓ TE PERGUNTEI SOBRE 5 CATEGORIAS, VAMOS LÁ DE NOVO, UM PAPA NEGRO, UM PAPA MULHER, UM PAPA ÍNDIO, UM PAPA DEFICIENTE UM PAPA JUDEU. pronto simples assim, é sempre assim fernando, como você não sabe a resposta lógica, fica enrolando?? parece aquele personagem rolando lero!! quem fazia isso era ele, na escolinha do professor raimundo, olha o desespero do fernando!! "" eu quero que você e qualquer um me prove que não houve um papa negro na história da igreja, por favor estou esperando.""" nossa fernando, não paro de rir, estou a gargalhadas..... eu que perguntei pro grande historiador católico, a respeito do nome do papa negro, aí ele no desespero, na falta de resposta, espertamente, quer que eu que não sou historiador católico, prove que não houve papa negro!! dá pra entender???????????? mas fernando! talvez eu que não sou cego pela fé ou santa sé, tenha uma resposta lógica pra essa pergunta, se a santa sé, a santa igreja católica manteve por séculos, a cultura da ESCRAVIDÃO, então fernando é lógico, é gritante, e escandaloso, que jamais houve um papa negro!! acorda historiador católico, você pode enganar suas negas, mas euzinho?? ha ha ha !! se até hoje em 2012, sua igreja santa, não tem nem uma padre mulher, é lógico, é gritante e escandaloso, que jamais houve um papa mulher. por favor não me venha dizer oquê estou cansado de saber, que madre teresa é mulher, irmã dulce é mulher, dona zilda arns é mulher, e bla bla bla bla bla bla........ fernando você pode enganar suas negas, mas euzinho???? explica pra mim fernando! como sua igreja algum dia poderia eleger um papa deficiente??? como que vocês iriam falar dos milagres de jesus???? se o papa é deficiente? me explica fernando! não seria uma saia justíssima eleger um papa judeu?? você mesmo disse em outro comentário, que jesus foi crucificado por que OS JUDEUS arranjaram a morte do messias, então é lógico, é gritante e escandaloso, que jamais sua igreja nunca teve um judeu como papa.

    ResponderExcluir
  41. fernando! reforçando oquê já disse em outro comentário acima, se os cristãos que chegavam nas américas recém descobertas achavam que os índios não possuíam alma, como poderia sua igreja santa eleger um ""DESALMADO"" para papa?? fernando! você pode enganar suas negas, mas euzinho??? ha ha ha. é lógico, é gritante e escandaloso, que jamais sua igreja teve um papa índio!! nossa fernando!! você vai me responder sobre os castrados??? será fernando!! que depois da sua resposta, eu também vou querer cortar os testículos pra agradar o seu deus molenga??? mas sua resposta será parecida com essa???? """ eu quero que você e qualquer um me prove que não houve um papa negro na história da igreja......""" se isso for resposta, já não sei mais oquê é pergunta, ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha................ """" oh!!! carioca exxxperto, quem perguntou primeiro isso foi eu! então, eu não tenho que provar nada, você carioca exxxperto! é que tem que me mostrar o nome do papa negro?? afinal de contas, quem é o historiador católico aqui no blog do lineu??? eu??? lineu! viu que ridículo! o fernando está esperando eu mandar uma foto de todos eles, os papas negros, e mais quer uma carta assinada pelos papas negros se dizendo negros. que ridículo fernando!!!!! que final melancólico. que palhaçada, sua atitude, quando é pra falar em guadalupe, fátima, aparecida, lourdes, ai você tem tudo, todas as datas, o numero exato de pessoas em fátima, todos os nomes dos cientistas que examinaram a imagem de guadalupe, todos os nomes dos ""cientistas que se tornaram cristãos depois de serem ateus. mas quando você não sabe, volta a pergunta?? não foi você que me mandou mudar de assunto? diante das suas respostas perguntas, deveria continuar a questionar o sofrimento do mundo. fernando! mesmo que sua santa igreja nunca tivesse cortado o saco escrotal dos meninos indefesos, não mudaria em nada minha convicção!!! cuidado no quê você vai escrever, suas respostas estão enchendo o meu paiol de munição.EEEE!!!! carioca exxxperto.

    ResponderExcluir
  42. Robson, você é muito engraçado ... muito ! Eu me divirto tanto ...

    A escravidão é tão antiga quanto o ser humano. Em princípio, estava associada às guerras em quase todos os povos; os vencidos eram feitos escravos, na Grécia, em Roma, mas também entre os incas e astecas do México antigo. O guerreiro vencido ser tornava propriedade do vencedor. Entre muitos povos também se tornava escravo do credor quem não pudesse pagar as suas dívidas, vendia a sua pessoa ou os seus filhos e familiares ao credor. Na Grécia praticava-se o rapto, especialmente de crianças, e as crianças abandonadas pelos pais podiam ser recolhidas como escravos. No período áureo de Atenas, havia na Grécia 15% de homens livres e 85% de escravos. Na Mesopotâmia havia escravos de certo nível cultural, eram prisioneiros de guerra, como muitos judeus deportados para a Babilônia no ano 570 aC. No Império Romano, os escravos faziam trabalhos domésticos, e podiam ter funções administrativas e burocráticas e até em altos cargos.

    Em alguns lugares os escravos podiam trabalhar por conta própria, pagando ao patrão uma parte do que ganhavam e juntar algum dinheiro para comprar a sua liberdade. Nos séculos II-I a.C. em Roma a escravatura atingiu o auge. Todas as atividades como agricultura, indústria, comércio, construção civil e outras atividades da civilização antiga dependiam da escravatura; sem isto nem a vida pública nem a doméstica se sustentariam no Império Romano, pode-se dizer que a sociedade romana se baseava sobre o trabalho escravo. Querer abolir a escravidão na Antiguidade equivaleria a querer acabar com o trabalho assalariado de nossos dias; a sociedade pararia de funcionar.

    Isto explica porque o Cristianismo, embora ensinasse a igualdade de todos os homens (cf. Gl 3,28; Rm 10, 12; Cl 3,11; 1Cor 12, 13), não tenha podido e conseguido acabar de imediato com a escravatura no Império Romano. É bom lembrar que a própria Bíblia no Antigo Testamento, dentro do contexto da moral do tempo, reconhecia a escravidão de estrangeiros (cf. Lv 25, 44-55).

    Tudo isso constituía uma mentalidade de peso, um forte traço da cultura da época. Note que entre certos povos a escravidão existiu até o século XX; por exemplo, somente em 1962 foi oficialmente abolida na Arábia Saudita. Um relatório apresentado em 1955 em sessão da ONU asseverava a existência de indícios de escravidão e práticas semelhantes ainda em determinadas regiões, como a península arábica, o Sudeste asiático, a África e a América do Seul. Recentemente espalharam-se notícias de que o Sudão (África) tem plena vigência a escravatura.

    O Apóstolo São Paulo dava instruções a senhores e escravos a fim de que convivessem em harmonia. (cf; Ef 6, 5-9; Cl 3, 22-41; 1Cor 7, 21-23; Tt 2,9s); o escravo Onésimo, fugitivo do seu senhor Filemon, e depois batizado por São Paulo, foi devolvido pelo Apóstolo a seu patrão com uma Carta, que pedia desse um tratamento fraterno para o escravo cristão. Nas palavras de São Paulo a Filemon se vê com facilidade que ele amava o escravo como um ser humano, e não como alguém que não tivesse alma; e isto já por volta do ano 50.

    ResponderExcluir
  43. O Concílio de Nicéia (ano 325), o primeiro que a Igreja realizou, afirma que escravos haviam sido admitidos ao sacerdócio.

    O Papa S. Calisto, do ano 217, por exemplo, foi um escravo liberto. Ora, como a Igreja poderia ter acreditado, então, que o escravo não tinha alma? Muitos fatos históricos mostram que a Igreja sempre defendeu e protegeu os escravos, exatamente por ver neles filhos de Deus dotados de alma imortal.

    Existia na Igreja a Ordem da SS. Trindade, desde 1198, e a dos Mercedários ou Nolascos desde 1222, destinadas a redimir os cativos detidos pelos Sarracenos. (cf. História de Portugal, vol. IV , Damião Peres (Dir.) Barcellos, Portucalense Editora 1932, p. 565).

    Por acaso S. Benedito (1526-1589), o santo negro, o Mouro, não foi descendente de escravos? Como a Igreja poderia canonizar um santo negro se não acreditasse que ele tem alma?

    Em uma Carta do Papa João VIII, datada de setembro de 873 e dirigida aos Príncipes da Sardenha, ele diz:

    "Há uma coisa a respeito da qual desejamos admoestar-vos em tom paterno; se não vos emendardes, cometereis grande pecado, e, em vez do lucro que esperais, vereis multiplicadas as vossas desgraças. Com efeito; por instituição dos gregos, muitos homens feitos cativos pelos pagãos são vendidos nas vossas terras e comprados por vossos cidadãos, que os mantêm em servidão. Ora consta ser piedoso e santo, como convém a cristãos, que, uma vez comprados, esses escravos sejam postos em liberdade por amor a Cristo; a quem assim proceda, a recompensa será dada não pelos homens, mas pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isto exortamo-vos e com paterno amor vos mandamos que compreis dos pagãos alguns cativos e os deixeis partir para o bem de vossas almas" (Denzinger-Schönmetzer, Enquirídio dos Símbolos e Definições nº 668).

    O Papa Pio II, em 7 de outubro de 1462, condenou o comércio de escravos como magnum scelus (grande crime).

    O Papa Pio VII (1800-1823) enviou uma Carta ao Imperador Napoleão Bonaparte da França, em protesto contra os maus tratos a homens vendidos como animais, onde dizia:

    "Proibimos a todo eclesiástico ou leigo apoiar como legítimo, sob qualquer pretexto, este comércio de negros ou pregar ou ensinar em público ou em particular, de qualquer forma, algo contrário a esta Carta Apostólica" (citado por L. Conti, "A Igreja Católica e o Tráfico Negreiro", em 'O Tráfico dos Escravos Negros nos séculos XV-XIX". Lisboa 1979, p. 337).

    O mesmo Sumo Pontífice se dirigiu a D. João VI de Portugal nos seguintes termos:

    ResponderExcluir
  44. "Dirigimos este ofício paterno à Vossa Majestade, cuja boa vontade nos é planamente conhecida, e de coração a exortamos e solicitamos no Senhor, para que, conforme o conselho de sua prudência, não poupe esforços para que... o vergonhoso comércio de negros seja extirpado para o bem da religião e do gênero humano".

    Pio VII também muito se empenhou para que no Congresso Internacional de Viena (1814-15) a instituição da escravatura fosse condenada e abolida

    O famoso bispo de Chiapa, na América, Frei Bartolomeu de las Casas (1474-1566), levantou-se em defesa dos índios contra sua escravidão. No início do século XVI o dominicano Domingos de Minaja viajou da América Espanhola a Roma, a fim de relatar ao Papa Paulo III (1534-1549) os abusos ocorrentes com relação aos índios. Em conseqüência, o Pontífice escreveu a Bula "Veritas Ipsa" (1537), onde condena a escravidão:

    "O comum inimigo do gênero humano, que sempre se opõe as boas obras para que pereçam, inventou um modo, nunca dantes ouvido, para estorvar que a Palavra de Deus não se pregasse as gentes, nem elas se salvassem. Para isso moveu alguns ministros seus que, desejosos de satisfazer as suas cobiças, presumem afirmar a cada passo que os índios das partes ocidentais e meridionais e as mais gentes que nestes nossos tempos tem chegado à nossa notícia, hão de ser tratados e reduzidos a nosso serviço como animais brutos, a título de que são inábeis para a Fé católica, e, com pretexto de que são incapazes de recebe-la, os põem em dura servidão em que têm suas bestas, apenas é tão grande como aquela com que afligem a esta gente. Pelo teor das presentes determinamos e declaramos que os ditos índios a todas as mais gentes que aqui em diante vierem a noticia dos cristãos, ainda que estejam fora da fé cristã, não estão privados, nem devem sê-lo, de sua liberdade, nem do domínio de seus bens, e não devem ser reduzidos a servidão".

    Neste texto merece atenção especial a menção de índios e "das mais gentes", que são os africanos. A uns e outros Paulo III quer defender. Por isto acrescenta:

    "Pelo teor das presentes determinamos e declaramos que os ditos índios e todas as mais gentes que daqui em diante vierem à notícia dos cristãos, ainda que estejam fora da fé cristã, não estão privados, nem devem sê-lo, de sua liberdade, nem do domínio de seus bens, e não devem ser reduzidos à servidão".

    Essa Bula de Paulo III teve grande efeito, tanto assim que a 30 de julho de 1609 El-Rey promulgou lei que abolia por completo a escravidão indígena: "Declaro todos os gentios daquelas partes do Brasil por livres, conforme o direito e seu nascimento natural, assim os que já foram batizados e reduzidos a nossa Santa fé católica, como os que ainda servirem como gentios, conforme a pessoas livres como são".

    ResponderExcluir
  45. Aos 24.4.1639 o Papa Urbano VIII (1623-1644) publicou o Breve "Commissum Nobis", incutindo a liberdade dos índios da América. No seu Breve, o Papa ordenava, sob pena de excomunhão reservada ao Pontífice, que ninguém prendesse, vendesse, trocasse, doasse ou tratasse como cativos os índios da terra. Dispunha ainda que a ninguém seria lícito ensinar ou apregoar o aprisionamento dos mesmos. Por causa disso, revoltaram-se os colonos no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Santos e no Maranhão. Os Jesuítas foram perseguidos, sendo expulsos de São Paulo, Santos e do Maranhão, para onde só puderam voltar tempos depois.

    Por outro lado, o segundo bispo do Brasil, D. Pedro Leitão (1559-1573), assinou aos 30.7.1566 na Bahia, com o Governador Mem de Sá e o Ouvidor Dr. Brás Fragoso, uma junta em defesa dos índios; defendia-os contra os abusos dos brancos e dava maior apoio aos aldeamentos instaurados pelos jesuítas.

    O famoso Pe. Antônio Vieira (1608-1697), por vezes considerado como aliado dos senhores da terra contra os escravos, na verdade assumiu posição de censura aberta aos patrões. Disse ele:

    "Saibam as pretos, e não duvidem, que a mesma Mãe de Deus é Mãe sua... porque num mesmo Espírito fomos batizados todos nós para sermos um mesmo corpo, ou sejamos judeus ou gentios, ou servos ou livres" (Sermão XIV).

    "Nas outras terras, do que aram os homens e do que fiam e tecem mulheres se fazem os comércios: naquela (na África) o que geram os pais e o que criam a seus peitos as mães, é o que se vende e compra. Oh! trato desumano, em que a mercancia são homens! Oh! mercancia diabólica, em que os interesses se tiram das almas alheias e as riscos são das próprias! " (Sermão XXVII).

    "Os senhores poucos, e os escravos muitos, os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome, os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros, os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses. /.../ Estes homens não são filhos do mesmo Adão e da mesma Eva? Estas almas não foram resgatadas com a sangue do mesmo Cristo? Estes corpos não nascem e morrem como os nossos? Não respiram com a mesmo ar? Não os cobre o mesmo. céu? Não os aquenta o mesmo sol? Que estrela é logo aquela que as domina, tão cruel?". (Sermão XXVII sobre o Rosário, in Sermões, vol 12, Porto, 1951, p.333-371)

    Na Bula "Immensa Pastorum", de 1741, o Papa Bento XIV (1740-1758) condenou a escravidão.

    O Papa Gregório XVI (1831-1846) em 3.12.1839 disse: "Admoestamos os fiéis para que se abstenham do desumano tráfico dos negros ou de quaisquer outros homens que sejam ".

    O Papa Leão XIII (1878-1903), disse na Carta "In Plurimis", em 5.5.1888 aos bispos do Brasil:

    "E profundamente deplorável a miséria da escravidão a que desde muitos séculos está sujeita uma parte tão pequena da família humana".

    O papel da lgreja frente à escravatura preparou a libertação dos escravos, assinada finalmente em 13/05/1888 pela Regente, Princesa Isabel. A fim de comemorar este evento, o Papa Leão XIII enviou à Princesa a Rosa de Ouro, sinal de distinção e benevolência de Sua Santidade.

    Não fosse cansativo para os leitores poderíamos ainda encher páginas e mais páginas mostrando o belo trabalho da Igreja na defesa dos índios e dos negros. Mas creio que bastam os fatos citados para desmentir a lenda (outra).

    ResponderExcluir
  46. É isso aí, Robson: nem você e nem ninguém tem condições de provar que não houve um papa negro, PORÉM, a Igreja já teve um papa EX-ESCRAVO. Será que ele era um índio, um negro ou mesmo um deficiente físico, hein, Robson ? Não temos como saber, só sabemos que ele era escravo, e assim mesmo porque isso está documentado. Agora... dizer que não houve nenhum papa negro ou índio é puro chute, ou melhor, coisa de preconceituoso que não tem como provar suas afirmações.

    ResponderExcluir
  47. falou falou falou e de novo só mostrou como o deus que você serve sempre foi inútil. aos seres humanos. fernando acorda! os escravos na grécia como você mesmo escreveu, eram até crianças raptadas ou abandonadas, então logo se conclui que eram brancas, eram gregas. não negras. os romanos tornavam os fracassados em escravos?? então! qual a cor dos judeus? dos palestinos? dos árabes? dos egípcios? não eram negros com certeza, os escravos negros de roma deveriam ser minoria, com os fracassados da etiópia e região.de novo o rolando lero, desconversou, não sou eu que tem que provar a não existência de papas negros, mulheres, índios, judeus, deficientes, e falando em papas você sequer ousou citar uma mulher como papisa!! POR QUÊ FERNANDO?? É CONSTRANGEDOR FALAR EM AUTORIDADE FEMININA NA SUA IGREJA??

    ResponderExcluir
  48. que contraditória a sua igreja fernando! até parece o deus de vocês, fala pra não matar, mas depois mata todo mundo que vê pela frente, alguns dos membros da sua igreja lutaram mais contra a escravidão dos índios!!!! mas contra a escravidão dos negros não foi bem assim!! vejamos uma parte do sermão do padre vieira !(que se dizia contra a escravidão)
    ...."dar infinitas graças a deus por vos ter dado conhecimento de si; e por vos ter tirado de vossas terras,onde vossos pais e vós viveis como gentios; e vos ter trazido a esta, onde instruídos na fé; vivais como cristãos e vos salveis....."" é mole fernando! ele dizia que os negros deviam agradecer os portugueses que foram usados por deus!!! e esse aqui?


    PAPA NICOLAU (bula dum diversas) escreveu para o rei de Portugal AFONSO V em 1.554

    ""nós lhe concedemos,por estes presentes documentos, com nossa autoridade apostólica, pleno e livre permissão de invadir,buscar,capturar e sub-julgar os
    sarracenos e pagãos e quaisquer outros incrédulos e inimigos de cristo,onde quer que estejam,como também seus reinados, ducados,condados,principados e outras propriedades....... e reduzir suas pessoas à perpétua ESCRAVIDÃO, e apropriar e converter em seu uso e proveito e de seus sucessores, os reis de Portugal,em perpétuo os supramencionados reinos, ducados,condados,principados e outras propriedades,possessões e bens semelhantes.....""

    olha fernando! a carta do padre manuel da nóbrega. ao rei de Portugal dom joão III, em 14 de setembro de 1.551.(Olinda - PE).
    ""....e mande ao governador, (TOMÉ DE SOUSA) que faça casas para os meninos,porque as que tem sido feitas por nossas mãos são de pouca duração, e mande dar alguns ESCRAVOS DE GUINÉ, há casa para fazerem mantimentos, porque a terra é tão fértil, que facilmente se manterão e vestirão muitos meninos, se tiverem alguns ESCRAVOS que fação roças de mantimentos e algodoais......."" fernando! viu a contradição?? tem mais, olha oque um bispo gaúcho disse (ZENO HASTENTEUFEL)especialista em história da igreja católica,
    PAPA VITOR (189 - 198)
    PAPA MELQUÍADES (311 - 314)
    PAPA GELÁSIO (492 - 496)
    "" mas embora fossem africanos, os papas NÃO ERAM NEGROS"" fernando seja humilde! fala a verdade, esse ex-escravo que foi papa, não era um escravo negro, a igreja até hoje acha que as mulheres tem que ficar atrás do fogão, por isso que nem me atrevi, em falar em uma papisa, seja humilde, e diga que sua igreja não iria colocar um judeu, que arranjaram a morte de jesus, e pra terminar fernando! você não tem jeito mesmo, pedi pra você não encher o meu paiol de munição! mas vamos lá, e pra esse deus, que deixou tudo isso acontecer durante séculos e séculos que devo prestar culto??? é pra esse deus que criou a companheira do homem, e hoje assiste de camarote o desprezo dos religiosos, em eleger uma papisa, que devo prestar culto?? porque? fernando, O DOM CLAUDIO HUMMES, perdeu a eleição para bento XVI?

    ResponderExcluir
  49. fernando eu tenho minha própria opinião a respeito dos castrados por sua igreja, mas fiquei curioso, para ver se sua opinião se parece com oquê eu penso a respeito! olha! pra você não pensar que só odeio a sua igreja por barbaridades cometidas.

    olha oquê calvino, pai dos presbiterianos fez! mandou queimar o médico espanhol MIGUEL SEVET GREZAR, sabe porque? ele tinha descoberto a circulação sanguínea, no corpo humano, e foi condenado por heresia. tá vendo! deus é inútil em qualquer religião. hoje o bom velhinho deixa milhões de enfermeiros cristãos usarem e abusarem da circulação sanguínea.

    ResponderExcluir
  50. lineu! fernando! olha essa carta enviada por Martinho Lutero a melanchthon, em 1 de agosto de 1521.

    "".....seja um pecador e peque fortemente,mas creia e se alegre em cristo mais fortemente ainda ...... se estamos aqui(nesse mundo)devemos pecar..... pecado algum nos separará do cordeiro,mesmo praticando fornicação e assassinatos milhares de vezes ao dia.""

    fala a verdade? dá ou não dá medo desses cristãos? tem mais, olha as atitudes desse luterano! BENEDICT CARPZOV, grande legista, protestante fanático, afirmava,quando velho,ter lido a bíblia inteira 53 vezes, assinou a sentença de morte contra 20.000 bruxas, apoiando-se principalmente na lei do antigo testamento, citava de preferência o ÊXODO CAPÍTULO 22 VERSÍCULO 18
    ""NÃO DEIXARÁS VIVER A FEITICEIRA""

    só pra terminar, fernando! Lutero foi da sua igreja por muitos anos, será que não tinha mais gente ali dentro que pensava como ele? e por longos séculos? por isso que a igreja católica nunca teve um papa judeu?
    olha oquê Lutero pensava, e dizia para todos ouvirem.
    ""AS CASAS JUDAICAS DEVERIAM SER DESTRUÍDAS, E SUAS SINAGOGAS QUEIMADAS,O DINHEIRO CONFISCADO E A LIBERDADE CERCEADA"" acho que tenho uma resposta do porque a igreja católica nunca teve um papa judeu.!!

    ResponderExcluir
  51. fernando! cadê o nome de uma mulher papa? ou melhor uma papisa? estou esperando! ou você vai responder assim? ""nem você e nem ninguém tem condições de provar que não houve uma mulher papa"" ou uma papisa. rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  52. olha o depoimento do cidadão cristão fernando! nos primeiros comentários deste post do lineu, ele disse que a igreja dele já teve 265 papas, em mais de 2.000 anos, ai depois disse que parece, que talvez, o ÚNICO PAPA EX-ESCRAVO ERA NEGRO,OU QUEM SABE DEFICIENTE, OU QUEM SABE JUDEU, ai vai a pergunta fernando! quer dizer então que sua igreja só teve um ex-escravo como papa?? e os outros 264 papas?? foram brancos?? mulher então nem falar, o papado desse ex-escravo foi tão ruim assim? por isso os outros 264 papas foram brancos?? eeee!!! fernando, quis mostrar a benevolência, a bondade, o amor fraterno da sua igreja, mas o tiro atingiu o pé, porque pra mim uma igreja ter 265 papas na história e só um ter sido ex-escravo, e mesmo assim sem a definição exata da sua cor? temos que pedir para eles colocarem cotas para negros no vaticano!!!

    ResponderExcluir
  53. Quanta bobagem, quanta fúria, Robson! Olha bem como você é altamente preconceituoso: Você desprezou inúmeras enciclicas papais e declarações de pessoas da Igreja que provam que a Igreja NUNCA foi a favor da escravidão, em detrimento de uma única bula papal. E mesmo assim está errada e adulterada. Você faz parte da Rede Record, Robson ? veja isto, leia com calma e muita atenção, sem pressa, e vai ver que essa bula NÃO foi escrita em relação aos africanos escravos.

    http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2011/12/resposta-rede-record-sobre-igreja-e.html

    Querem caluniar a Igreja de qualquer maneira... será que ainda não deu para você perceber isso, Robson ? Depois de tantas provas concretas que eu te dei ? É o mesmo que dizer: "veja, Robson, aqui te apresento 50 padres maravilhosos, de índole muito boa. Aí você diz: "o que fernando!! aí nesse meio tem 1 que é o maior pilantra !!!! tá vendo, fernando como a sua igreja não presta!!????" Você, infelizmente, é assim ...

    O papa Bento XVI foi eleito por que é muito mais preparado do que o Cláudio Hummes, sem dúvida alguma. Bento XVI era o braço direito de João Paulo II e é considerado um dos homens mais inteligentes do nosso tempo. E na parte referente à doutrina da Igreja, ele é um crânio. Só por isso, Robson. Não veja maldade em tudo.
    Quanto a papas mulheres, eu já te respondi há muito tempo que realmente não houve e nunca haverá, mas não é por discriminação, mas sim por uma questão de tradição apostólica. Não compare a Igreja com governos ou repartições; é diferente.

    Quanto à papas judeus, também acho que não houve, mas te digo e provo (pela quinta vez) que não é por discriminação; é só ver a amizade que a Igreja alimenta com os judeus ( João Paulo II dizia que eles são nossos irmãos mais velhos ). Agora, existiu um cardeal que se converteu ao catolicismo, se houvesse discriminação ele jamais seria aceito no sacerdócio. Fora os mais de 800 mil judeus que a Igreja, através do papa Pio XII, salvou das garras de Hitler, na segunda guerra mundial, inclusive com ajuda financeira.

    Quanto aos negros, também te digo que não é discriminação, pois basta ver o que a igreja fez por eles, basta ver que a Igreja canonizou um santo negro (São Benedito), basta ver a quantidade de padres, bispos, cardeais negros.
    Agora, como o sr. Zeno sabe que os papas Vitor, Melquíades e Gelásio não eram negros ? Dá mais uma pesquisada para ver se encontra algum documento provando isso, e depois me conta; também estou curioso, mas saiba que nada dessas bobagens vai afetar minha fé. vai lá, se empenha.
    Cota para negros... isso sim é uma descriminação e uma grande hipocrisia ! O Vaticano jamais fará isso só para satisfazer você ou qualquer outro, e jamais fará isso também para angariar mais fiéis ou aumentar seu rebanho, isso eu posso te garantir.
    Quem sabe a Igreja não nos surpreende no próximo papa ?

    "A Igreja quer que a mulher fique atrás do fogão"??? Coitado do Robson ... não consegue apreender nada ou não quer mesmo captar nada (o que é pior). Mais uma vez: se não fosse a Igreja, a mulher talvez ainda estivesse sendo apedrejada em praça pública ou sendo rejeitada ao nascer pelos pais. E muito, muito mais ...

    Papa deficiente ? Não sei se nesses 265 existiu algum. Acho que não, mas não posso garantir. Mas isso não prova absolutamente nada, pois a Igreja faz muito nesse campo também. Então teríamos que dizer que se um país não elege um deficiente para presidente, então esse país está fazendo discriminação ? Não é por aí, Robson ...

    Repare que eu poderia responder a você assim como você respondeu para mim na questão da União Soviética: "Eu não estava lá, não era líder de nada, não era nem nascido... o que importa é que eu sou católico e pronto". Mas não pode ser assim ...

    Ah, Robson, a data da bula do papa Nicolau está errada. É 1454 e não 1554.

    ResponderExcluir
  54. Em síntese: O filme Farinelli do cineasta belga Gérard Corbiau apresenta um dos mais famosos cantores que eram castrados no século XVIII para que conservassem voz de soprano. A notícia do JORNAL DO BRASIL de 6/3/95 insinua que a Igreja era conivente com tal prática. No presente artigo afirma-se a rejeição dessa prática por parte da Moral Católica; se teve entrada em ambientes católicos, isto se deu à revelia da autoridade suprema da Igreja, cujos Papas Bento XIV e Leão XIII condenaram explicitamente esse tipo de mutilação.
    O cineasta belga Gérard Corbiau lançou o filme Farinelli, que apresenta o caso dos meninos outrora castrados para que se lhes conservasse a voz de soprano. O filme tem sido muito elogiado e vem despertando grande interesse pelo seu teor, que põe ante os olhos do espectador uma prática hoje em dia ultrapassada. Os noticiários dão a crer que a Igreja era conivente com a mutilação em vista do cultivo da arte musical. - Nas páginas que se seguem, apresentaremos alguns traços da história de tal prática e mostraremos que ela contraria os princípios da Moral católica, tendo sido explicitamente condenada por dois Papas (que não faziam senão reforçar a palavra dos moralistas e teólogos da Igreja).

    1.HISTÓRIA: O PANO DE FUNDO
    1. Já na era pré-cristã conheciam-se os efeitos da castração (ou seja, da destruição dos órgãos genitais). A puberdade acarreta naturalmente alterações da voz do menino, tornando-a tipicamente varonil; verificou-se, porém, que a castração possibilita a colaboração de um tipo de laringe de criança com tórax e pulmões de varão, o que produz a beleza e o vigor da voz de soprano infantil no adulto.
    Em conseqüência, a mutilação sexual de meninos em vista de fins musicais e artísticos era praticada desde os tempos anteriores a Cristo.
    2. A Moral cristã e, por conseguinte, a legislação da Igreja sempre reprovaram a castração, fosse qual fosse o seu motivo, pois tal operação implica grave retoque infligido às leis da natureza, ou seja, intervenção do homem em setor que não é do seu alcance.
    No decorrer da história, houve, por exemplo, ascetas cristãos que se castraram voluntariamente a fim de se isentarem das tentações da carne e, portanto, do pecado de incesto. Aplicavam literalmente a si as palavras do Senhor em Mt 19,12: "Há eunucos que se castram por causa do reino dos céus", palavras que, como se depreende do contexto, visam apenas inculcar a vida celibatária e a conseqüente pureza de pensamentos e afetos. A Igreja reprovou esse tipo de "violentação piedosa", vedando aos que o praticavam o acesso às ordens sacerdotais: "Se alguém se castrar, desejando reprimir as concupiscências da carne não pela disciplina da religião e da abstinência, mas pela mutilação do corpo que Deus criou, não poderá, por determinação nossa, ser admitido a exercer alguma função clerical" (can. 21 dito "de S. Martinho de Braga" [+580], que reproduzia o can. 1o do concílio ecumênico de Nicéia ([325]).
    Houve quem praticasse a castração por motivos menos elevados, como sejam os de eugenia e racismo. Também a esses se fez ouvir a palavra da Igreja, que vai aqui interpretada por S. S. o Papa Pio XII:

    ResponderExcluir
  55. "Nosso predecessor Pio XI e Nós mesmos fomos levados a declarar contrária à lei natural... a esterilização direta de um inocente, seja definitiva, seja temporária, seja do sexo masculino, seja do sexo feminino. A nossa oposição à esterilização era e permanece firme, pois, embora o racismo tenha perdido a sua atualidade, os homens não deixam de procurar suprimir pela esterilidade qualquer possibilidade de descendência carregada de doenças hereditárias" (Pio XII, Directives... 1230).
    "Nem mesmo a autoridade pública, sob qualquer pretexto que seja, tem o direito de permitir ou, muito menos ainda, de prescrever ou de mandar executar a esterilização em detrimento de inocentes" (Pio XII, Directives... 1130).

    2. OS MOTIVOS MUSICAIS
    1. A castração também foi praticada entre cristãos por motivos artísticos, como no caso dos cantores com voz de soprano (que os documentos da época moderna designam como "eunucos", eunuchi). Foi principalmente o Renascimento do séc. XVI, com seu espírito naturalista e mais ou menos paganizante, que deu voga a esse costume; a praxe se alastrou largamente pelo século XVII até meados do século XVIII, não somente pela Itália, mas também nas grandes cortes e nos teatros da Europa em geral, atingindo tanto a música profana como a música religiosa (tenha-se em vista, como exemplo frisante, a capela da corte da Baviera); podia acontecer que os mesmos artistas executassem nos teatros as óperas clássicas e nas igrejas certas peças religiosas.
    O público muito estimava os cantores eunucos, pois, como se entende, só era castrado quem possuísse boas credenciais para se tornar cantor de escol; além disto, o tirocínio praticado desde a infância com assiduidade muito concorria para que tais artistas desempenhassem de maneira esmerada as suas funções. O período de maior popularidade dos eunucos vai dos tempos de Händel (1685-1759) aos de Gluck (+1787) e Mozart (+1791). Foi notável a sua influência na história da ópera, para cuja decadência concorreram, pois a colaboração de cantores castrados não podia deixar de imprimir, cedo ou tarde, um caráter de "virtuosismo" ou "preciosismo" às representações artísticas (a técnica e os meios passaram a ter maior importância do que os fins da arte).
    2. Como se compreende, as autoridades da Igreja nunca aprovaram a castração de cantores. Em fins do século XVII, o tráfico de meninos castrados, muitos dos quais nunca se tornaram sopranos de valor, tomou proporções vergonhosas nos ambientes comerciais e profanos. Conseqüentemente, em 1755 o Papa Bento XIV condenou explicitamente a castração de cantores. O fato, porém, é que o costume chegou a ser aplicado até mesmo a participantes do coro da Capela Sistina, onde as mais belas vozes eram muitas vezes devidas a varões castrados; o Papa Leão XIII (1878-1903) interveio, proibindo de maneira definitiva tal praxe no coro da Sistina. Os últimos cantores castrados que se exibiram em teatros profanos, foram Crescentini (+1846) e Velluti (+1861). Precederam-nos, gozando de grande fama:

    ResponderExcluir
  56. : Baldassare Ferri (1610-1680), cujas representações foram disputadas por vários soberanos de corte à porfia; Francesco Bernardi, dito Senesino (1680-1750), um dos artistas mais admirados no século de Händel; Gaetano Maiorano, chamado Caffarelli (1703-1780), o qual tanto dinheiro ganhou que pleiteou a posse de um Ducado; Carlo Broschi, cognominado Farinelli, (1705-1782), cuja pureza de voz não pôde ser reproduzida nem por outra voz humana nem por algum instrumento musical.Do ponto de vista moral, a castração de meninos cantores constitui não somente grave falta contra a natureza, mas também clamorosa injustiça, pois prejudica a evolução psicossomática de crianças, tornando-as ineptas para a vida conjugal. Mesmo que a criança consinta em sua castração, a operação fica sendo ilícita, pois o menino só a pode aceitar por efeito de um processo persuasivo que equivale a verdadeira sedução do inocente para o mal.Na medida em que indivíduos cristãos cederam à praxe da castração infantil, merecem reprovação. Saiba, porém, o historiador distinguir entre aquilo que os cristãos praticaram e praticam, de um lado, e aquilo que, de outro lado, a Igreja oficialmente ensina e manda; os erros dos cristãos não recaem sobre a Igreja, que é a primeira a apontá-los aos seus filhos.

    ResponderExcluir
  57. nossa! em nenhum momento vi você dizer que mulheres não podiam cantar no coro da igreja, segundo! depois de meia hora de leitura, desculpa fernando! parecia que estava lendo a estória da G M, um papa manda, meia dúzia não obedece, outro diz pra fazer ninguém faz, outro diz que sim, muitos dizem não, outro diz que não, muitos dizem sim, mil desculpas fernando! só você não vê, que se trata de uma multinacional, disputando o mercado. não consigo ver nada divino!! muitos papas brancos, eram contra, a castração, justamente os católicos não obedeciam, tá pior que minha antiga classe, ninguém faz oquê deve ser observado!!! não vou mais escrever nada nesta página do blog do lineu, pois ela está pra ficar escondida.

    ResponderExcluir
  58. Robson, em todos os lugares existem sempre os "espíritos de porco", e a Igreja não está livre deles. A doutrina da Igreja está aí, imutável. Infelizmente alguns não seguem os ensinamentos. Judas, um dos doze, não se desviou ? Pois é. E é nesses poucos exemplos que vocês se apegam para julgar a Igreja como um todo. Isso é um grave erro de julgamento ...

    ResponderExcluir
  59. Frase da "santa" Madre Teresa de Calcutá: “A SIDA é o justo castigo para um comportamento sexual inadequado.”
    É esse o exemplo de missionário que devemos seguir? Triste exemplo...
    Para mais, leiam: http://ateusdobrasil.com.br/p/57/

    ResponderExcluir
  60. Outro link sobre a "santa"...

    http://www.liberalslikechrist.org/Catholic/MotherTeresa.html

    ResponderExcluir
  61. Lineu, aos poucos estou me convencendo de que ateus, em sua maioria, não pensam ou são mesmo desonestos.
    Deixa eu repetir essa pérola do amigo aí em cima :

    "é esse o exemplo de missionário que devemos seguir ? Triste exemplo ..."

    Não, The Sinner, devemos seguir o exemplo de Stalim, de Fidel Castro e de Mao Tsé-Tung

    Por uma frase ele julga todo um trabalho de caridade, de entrega ao próximo, às crianças, aos leprosos, aos aidéticos, às crianças órfãs... não mereceria nem comentário.

    O ateísmo carece de inteligência ...

    ResponderExcluir
  62. É verdade, Fernando, nós ateus somos todos meio burros, preferimos acreditar na ciência, imagine só. Inteligentes são os criacionistas com suas cobrinhas que falam, velhotes que constroem arcas e vivem 900 anos e todas as demais tolices do seu livrinho "sagrado".
    E eu nunca tinha percebido isso??

    ResponderExcluir
  63. Pode ser, Lineu, pode ser ...mas o ateu só crê na ciência quando lhe convém; vide Sudário, N.S. de Guadalupe, Lanciano, etc, etc, etc,.
    Quando esta mesma ciência prova o contrário do que vocês pensam ... vocês não tem a coragem nem de comentar ! Por exemplo, as provas de que o Universo não surgiu de um mero acaso.

    ResponderExcluir
  64. Esse estado de espírito positivo pregado pelos ateístas, essa "ciência" sem uma definição, motivo ou limite me lembra muito o nazismo de 1930... O religioso é cego, o ateísta é burro. Fim.

    ResponderExcluir
  65. Pedro, eu não podia discordar mais de um comentário do que esse seu.

    ResponderExcluir
  66. Caraca,acabo de abrir um blog q me rendeu telefonemas e emails, mas nunca pensei que o tema telepatia, Xico Xavier, poderes paranormais e ateísmo pudessem render debates tão virulentos.. A grande verdade é q nunca ninguém viu Deus (o monoteísta idealizado pelos judeus). Não sou necessariamente atéia, mas o fato é que ñ fazemos idèia do q acontece depois q morremos. O q se vê aqui na terra é fé, que convenhamos também ajuda muita gente manter alguma esperança dee uma vida melhor ainda aqui. Também ñ sei se ñ acredito em um Deus, nem me rotulo como agnóstica...só acho q se houver Deus...ele pode ter uma forma muito diferente daquela que nossa natureza humana, limitada, nos permite fazer dele. Também ainda não comprei muito a idéia de que necessariamente temos apenas um Deus...e se forem várias entidades superpoderosas q ue nos monitoram o tempo todo? e a outros mundos? Definitivamente esse Deus único falhou no projeto HOMEM e ainda falou com todas as palavras a Noé q ñ mais faria nada para nos ajudar ou ferir. Sou evolucionista de A a Z, mas as leituras de determinadas escrituras sagradas ou pensadores como Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho são muito ricas, juntamente com a Biblia que tem passagens interessantíssimas..pelo simples fato de nos fazerem refletir sobre o quê e como fazemos nossas vidas nessa Terra.

    ResponderExcluir
  67. Essa Geração de ateus me preocupa muito; penso que se um dia eles forem maioria, vão realmente acabar com a liberdade religiosa, a imprensa livre, etc, etc,. Talvez haja muita perseguição.

    ResponderExcluir
  68. Não, João, você está completamente errado, o ateísmo é a maior das liberdades religiosas.
    Já ouviu falar em guerra ateista, homem bomba ateu ou algo assim?
    Se você quer falar de perseguição olhe para o mundo atual, dirigido por lideres religiosos e aí sim voce vai ver perseguição para todos os lados.

    ResponderExcluir
  69. Claro q houve guerras cujo cunho nem passava perto do religioso. Só as revoluções comunistas na Rússia e na China em seus expurgos de todo o tipo de gente, até camponeses, mataram muito mais gente do que a 2a guerra, que não acabou apenas com judeus, mas com ciganos ,negros, e qualquer-coisa-q-ñ-fosse-ariana. Mas como em toda a guerra, os líderes formavam um a burocracia própria, uma nomenklatura onde eles se locupletavam e viravam os proprietários da verdade à custa de matar membros da oposição. As razões ñ eram religiosas, mas "políticas",com um verdadeiro apetite voraz pelo PODER. Não tem querra q ñ tenha levado a esse fim, religiosa ou ñao... e nunca vai ser diferente.
    Infelizmente nesse momento os israelitas resolveram dar continuidade a batalhas em que tomaram quase toda a Palestina, terra que há milênios vem abrigando centenas de etnias, inclusive os hebreus. Uma vergonha inaceitável, mas para eles correta (!) pq Deus, esse q eles inventaram, disse que aquela seria a terra de Seu povo...o judeu, numa promessa a Abraâo (me parece, faz tempo q ñ confiro). Eu só ñ sei porque o restante do mundo goi (goy? goin?)tem q aceitar isso. Dá para acreditar num Deus q faz conchavos com homens de sua escolha?...Abraâo, Noé, Lot, Moisés? Eu tô fora. Ainda ñ sei se existe um meu deus.

    ResponderExcluir
  70. Para dizer a verdade, a vedadeira e última liberdade religiosa está em se poder escolher ter ou ñ uma religião, e ñ ser obrigatoriamente ateu. Aposto q no nossso parlamento tem um monte de representantes do povo q vai à igreja e REZA.. mas deve ser para q as falcatruas deles dêem certo. Quer mais ateu do que isso? Se acreditassem no poder q se diz q nosso Deu tem, ñ fariam o q fazem

    ResponderExcluir
  71. Na verdade não há relação entre ateismo e caráter mas há uma clara e bem estabelecida relação entre grau de instrução e ateismo, são diretamente proporcionais e as razões não são nada dificeis de se compreender.

    ResponderExcluir
  72. Quando o homem passa a achar que a ciência tudo pode, fica deslumbrado e passa a descartar Deus... perde a humildade, perde a simplicidade e acha que tudo tem que ser explicado pelo seu cerebrozinho. Quando fica rico então... nem se fala; afinal pra quê Deus né ? Tenho dinheiro, sou formado e tenho a "poderosa" ciência do século XXI... pra que vou acreditar que possa existir um universo paralelo (espirutual, não material) que produziu o Big Bang e que é regido por uma inteligência superior a tudo e a todos ? "Se sou rico e inteligente, logo não preciso de Deus". Nunca houve uma relação entre grau de instrução e ateísmo, o que há é um pedantismo e uma falsa sensação, tipo "eu me basto a mim mesmo"! Só isso ...

    ResponderExcluir