segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico.

.

Texto da jornalista Eliane Brum na Revista Época relatando o diálogo (real) entre uma passageira atéia e um taxista evangélico:

============================================

- Você é evangélico? – ela perguntou.
- Sou! – ele respondeu, animado.
- De que igreja?
- Tenho ido na Novidade de Vida. Mas já fui na Bola de Neve.
- Da Novidade de Vida eu nunca tinha ouvido falar, mas já li matérias sobre a Bola de Neve. É bacana a Novidade de Vida?
- Tou gostando muito. A Bola de Neve também é bem legal. De vez em quando eu vou lá.
- Legal.
- De que religião você é?
- Eu não tenho religião. Sou ateia.
- Deus me livre! Vai lá na Bola de Neve.
- Não, eu não sou religiosa. Sou ateia.
- Deus me livre!
- Engraçado isso. Eu respeito a sua escolha, mas você não respeita a minha.
- (riso nervoso).
- Eu sou uma pessoa decente, honesta, trato as pessoas com respeito, trabalho duro e tento fazer a minha parte para o mundo ser um lugar melhor. Por que eu seria pior por não ter uma fé?
- Por que as boas ações não salvam.
- Não?
- Só Jesus salva. Se você não aceitar Jesus, não será salva.
- Mas eu não quero ser salva.
- Deus me livre!
- Eu não acredito em salvação. Acredito em viver cada dia da melhor forma possível.
- Acho que você é espírita.
- Não, já disse a você. Sou ateia.
- É que Jesus não te pegou ainda. Mas ele vai pegar.
- Olha, sinceramente, acho difícil que Jesus vá me pegar. Mas sabe o que eu acho curioso? Que eu não queira tirar a sua fé, mas você queira tirar a minha não fé. Eu não acho que você seja pior do que eu por ser evangélico, mas você parece achar que é melhor do que eu porque é evangélico. Não era Jesus que pregava a tolerância?
- É, talvez seja melhor a gente mudar de assunto...
========================================

link para a matéria completa:
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2011/11/dura-vida-dos-ateus-em-um-brasil-cada-vez-mais-evangelico.html

8 comentários:

  1. Lineu... muito bom assunto, muito bom.... só que a Igreja Católica, segundo o seu catecismo, diz que os homens de boa vontade que seguem livremente a sua consciência... são amados por Deus ... Essa é a Igreja Católica, que você, infelizmente não conhece.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa: Uma das diferenças entre a Igreja Católica e as igrejas evangélicas, é que a Igreja Católica diz que a salvação vem pela fé e pelas obras da fé, enquanto que os evangélicos afirmam que só a fé salva.

    ResponderExcluir
  3. queria deixar um comentário alentador a respeito desse título, um brasil cada dia mais evangélico, não é bem assim!! eu e meus amigos, éramos evangélicos, muitos hoje não tem religião, eu chutei tudo e todos os deuses, enfim, entram muitas pessoas nos salões alugados evangélicos, mas na outra ponta, milhares saem dessa cilada.

    ResponderExcluir
  4. Lineu, eu sei que você vai vir com aquela história de "o meu deus é melhor do que o seu", mas vou falar assim mesmo: Finalmente concordo em 100% com o Robson. Ele usou a palavra certa: CILADA ! É o que são, realmente, muitas igrejas ditas "evangélicas". Não são todas, mas são muitas (principalmente essas mais novas).
    Outro dia peguei um táxi e o motorista vinha me contando que um colega dele (ex-taxista) ligou para ele e disse o seguinte: "Rapaz ... descobri o mapa da mina ! Sou 'dono' de 16 igrejas e estou caminhando para abrir a décima sétima ! Sai dessa lama e vem trabalhar comigo"!
    Assim mesmo, com essas palavras que eu estou escrevendo aqui, como se fosse uma loja.
    Existem igrejas evangélicas sérias (são poucas hoje em dia, mas existem), principalmente as mais tradicionais, mas o que está acontecendo é de chorar, é de estarrecer qualquer um. O povo simples está sendo enganado e muito.
    A Igreja Católica recebe pessoas que já foram evangélicas e elas vêm justamente com esse trauma: O dízimo !! É dito a elas que não são obrigadas a dar dez por cento, e dão o dízimo somente se acharem que devem dar ou se tiverem condições de dar; nenhum padre nunca me pressionou para que eu desse o dízimo, nunca. É um assunto secundário.
    Pelo contrário, essas pessoas muitas vezes são ajudadas pela comunidade católica, tanto espiritualmente como materialmente.
    Elas trazem de lá umas manias estranhas como medo de imagens, horror em pronunciar o nome de Maria, mãe de Jesus, horror em fazer o sinal da cruz, horror a santo, e por aí vai...
    Outro dia uma senhora perguntou: "Se eu não der o dízimo vou ser excluida da Igreja"? Caramba... o que esses caras estão fazendo por aí ?
    Essa é uma das razões do porquê de alguns virarem ateus. Não adianta dizer que não.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, nesse caso tenho que concordar, o seu deus é bem melhor que o deus dessas igrejas picaretas evangélicas. Por mais que eu tenha um monte de críticas à igreja católica, não há comparação, cilada é pouco, arapuca talvez descreva melhor o que são...

    ResponderExcluir
  6. Lineu, deixa eu te contar só mais um fato: há alguns anos eu participava de uma comunidade no Rio de Janeiro chamada Nossa Senhora do Loretto, no bairro de Jacarépaguá (zona Oeste do Rio). É uma das comunidades católicas mais ativas que eu já conheci. É impressionante o trabalho social que eles fazem no bairro inteiro, tanto nas favelas como no asfalto. Mas um desses trabalhos me chamou a atenção; era "A casa de Betânia" que, além de alfabetizar e educar pessoas que vivem nas ruas, ainda tirava para elas os documentos necessários para que se tornassem cidadãos; depois de algum tempo eram encaminhadas para um emprego (se quisessem, é claro).
    Ao lado havia uma fila de pessoas cadastradas que, vivendo em extrema pobreza recebiam também mantimentos. Você acredita que muitas dessas pessoas eram "evangélicas" e ainda (na fila) saiam falando mal da Igreja e dos padres, só porque estes mantinham imagens dentro da igreja?
    Diziam que era coisa do capeta e jamais entravam dentro do templo. Isso ninguém me contou... eu cansei de ouvir.
    Veja a que ponto está chegando a lavagem cerebal que esses homens, ávidos por lucro fácil, estão fazendo na população simples.

    ResponderExcluir
  7. Quanto ignorancia acerca do cristianismo!!!!
    Senhores Cristianismo é genero, católico, evangelico ou ortodoxo são especies do cristianismo, busquem informações históricas e saberão que foram e são os católicos romanos, a igreja ortodoxa e os protestantes!!!! Libertem-se da ignorância!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é duro ouvir isso de alguém que segue um livro de fábulas...

      Excluir