domingo, 11 de dezembro de 2011

Acreditar é humano.

A religião nasceu da união de reverência e necessidade. E, assim, continua definindo como a maioria vê o mundo


O ser humano é um animal acreditador. Talvez esse seja um bom modo de definir nossa espécie. "Humanos são primatas com autoconsciência e a habilidade de acreditar." Já que " acreditar" sempre pede um "em quê?", refiro-me aqui a acreditar em poderes que transcendem a percepção do real, algo além da dimensão da vida ordinária, além do que podemos perceber apenas com nossos sentidos.

Eu me pergunto se a necessidade de acreditar em algo (não uso a palavra "fé", pois essa tem toda uma conotação religiosa) é consequência da consciência. Será que outras inteligências cósmicas também acreditam?

Parece que somos incapazes de viver nossas vidas sem acreditar na existência de algo maior do que nós, algo além do "meramente" humano. Bem, nem todos nós, mas a maioria. Isso desde muito tempo. Para os babilônios e egípcios, os céus eram mágicos, a morada dos deuses, ponte entre o humano e o divino. Interpretar os céus era interpretar mensagens dos deuses, muitas vezes dirigidas a nós mortais.

Essa divinização da natureza é muito mais antiga do que a civilização. Pinturas rupestres, os símbolos mais antigos da expressão humana, já demonstram a atração que nossos ancestrais nas cavernas tinham pelo desconhecido, sua reverência por poderes além de seu controle. As pinturas de animais representavam encantamentos, uma mágica gráfica criada com o objetivo de auxiliar os caçadores em sua empreitada, cujo sucesso garantia a sobrevivência do grupo.

Fico imaginando o poder que essas imagens -que dançavam à luz do fogo- exerciam sobre o grupo reunido na caverna, uma tentativa de recriar a realidade para ter algum controle sobre ela. A religião nasceu da combinação de reverência e necessidade. E assim continua, definindo como a maioria dos humanos vê o mundo.

Mesmo após termos desenvolvido meios para explorar fontes de energia da natureza, estamos ainda à mercê dos elementos. Muitos chamam enchentes, tornados, erupções vulcânicas ou terremotos de atos divinos, representando forças além do nosso controle.

A ciência, claro, atribui esses desastres a causas naturais, o que acarreta abandonar a crença de que a fé pode nos ajudar de alguma forma a controlá-los. Fica difícil, hoje em dia, rezar para o deus do vulcão ou para o deus da chuva.

Esse é um desafio para a ciência e para os seus educadores: a ciência pode explicar, às vezes prever e, até certo ponto, proteger-nos de desastres naturais. Porém, não pode competir com o poder da crença na imaginação humana, mesmo na completa ausência de evidência de que possa nos proteger contra desastres naturais.

O mundo estava cheio de deuses no início da história da nossa espécie e, para muitas pessoas, assim continua. A resposta, parece, não é tentar transformar a ciência numa espécie de deus, substituindo uma crença por outra, mas, ao contrário, mostrar que vidas podem ser vividas sem a crença em poderes divinos cuja intenção é nos manipular, seja para o bem ou para o mal.

Talvez a maior invenção da vida na Terra tenha sido essa espécie de primatas com a capacidade de imaginar realidades que a transcendem.

MARCELO GLEISER, Folha de SP, 11/12/11
(professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor de "Criação Imperfeita")

27 comentários:

  1. lineu, coitados dos cristãos americanos, eles acham que agradando aos deuses, os tornados não vão incomoda-los. coitados. você fala pra eles que os deuses romanos não impediram o Vesúvio de destruir pompeia, ai eles retrucam, ah! mas meu deus é mais poderoso do quê o deles! mas segundo as imagens jornalísticas após a passagem de um tornado todos os deuses são farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  2. Não, Robson, Deus não tem culpa se o homem está destruindo a natureza. Você queria o quê ? Que Deus dissesse: "Pode destruir bastante que depois eu conserto e vou proteger vocês do terrível erro que estão comentendo contra a natureza que eu criei para vocês". É o famoso deus-babá mimando os seus filhos a vontade. Só que Deus não faz isso, não somos "filhnhos-de-papai". Errou, tem que arcar com as consequências e aprender com elas! Mas parece que o homem não aprende mesmo, e depois fica comodamente culpando Deus... desculpe mas o seu raciocínio é igual ao de uma criança que faz pirraça e depois fica fazendo beicinho pro pai.
    Os Estados Unidos são o país que mais polui na face da Terra; estão colhendo apenas o que plantam.
    Não existem deuses, mas um só Deus, e Ele não fica passando a mão na cabecinha do filhinho que faz "arte". Quem ama o filho, o corrige e o faz aprender com os erros. A natureza tem suas leis estabelecidas pelo criador, e quem não respeita essas leis ...

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando teístas dizem "deus quer isso" "deus faz assim". O curioso é que o tal deus mesmo não diz nada, não escreve, não está no Facebook nem manda email, mas todos sabem o que ele pensa, diz e quer.
    Muito conveniente...

    ResponderExcluir
  4. Deus nos fala de várias maneiras: através das coisas criadas, através da natureza; mas também falou e fala através de seus profetas. E não foi só no antigo testamento, não, Ele falou com Francisco de Assis, com as crianças camponesas de Fátima, em Lourdes (França) com Santa Bernadete.
    Ele nos fala também através de sinais como O Santo Sudário, Nossa Senhora de Guadalupe, a Hóstia de Lanciano, os corpos incorruptíveis dos santos, a própria vida dos santos, e mais recentemente na Iugoslávia (Medjugorge). Sabia disso, Lineu ? Claro que não, né Lineu, porque a mídia não fala absolutamente nada sobre isso.
    As aparições de Medjugorge já duram 30 anos (começou em 1981). Mais de mil pessoas já presenciaram sinais no céu e outros acontecimentos impressionantes. Mas a Igreja, como sempre, é muito prudente com essas coisas e por isso ainda não reconheceu oficialmente que Nossa Senhora está aparecendo na Iugoslávia. Já se vão 30 anos ...
    Dá só uma googadinha em Nossa Senhora de Medjugorge e depois me fala, Lineu.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, fiz o que você me epdiu, dei uma googadinha e olha o que veio:

    "A Virgem sob suspeita"

    As aparições de Nossa Senhora de Medjugorje estão na mira do Vaticano. A Igreja desconfia da veracidade dos relatos dos seis videntes que, desde 1981, dizem receber mensagens da Virgem. Além disso, o líder espiritual deles foi acusado de "manipular consciências" e de "imoralidade sexual"

    O mentor espiritual das visionárias criancinhas é conhecido pilantra, punido anteriormente pela própria igreja e "acusado" de crimes sexuais.

    Link para a historia completa:

    http://veja.abril.com.br/101208/p_094.shtml

    Observe que se trata da Revista Veja, grupo Abril, uma midia de respeito.

    Fernando, essa ganhou da sua santa incorrupta com as mãos de cera...

    ResponderExcluir
  6. Lineu, você acaba de concordar comigo: a Igreja Católica não falsifica milagres como vocês costumam dizer. Quando a Igreja "bate o martelo" aprovando, é porque a ciência já examinou e foi feita uma investigação apuradíssima das coisas. Como que uma instituição religiosa que age assim, investigando um fato como esse durante 30 anos, vai falsificar uma mão de cêra ? E o resto do corpo, é de cêra também ?
    Todo esse cuidado por parte da Igreja só demonstra o caráter da mesma. Por isso As aparições de Fátima (Portugal), Lourdes (França) o manto de Nossa Senhora de Guadalupe, a hóstia de Lanciano e outros igualmente impressionantes têm muita credibilidade.
    Entendeu agora, Lineu ? Robson ?
    Obrigado por morder a isca, Lineu, mas foi o modo que eu encontrei de tentar fazer você e o Robson entenderem como a Igreja busca a verdade realmente.

    O Vaticano ainda não deu a palavra final... são 30 anos ... isso é que é buscar a verdade, de verdade.

    ResponderExcluir
  7. Veja o que você disse, Lineu :"O mentor espiritual das visionárias criancinhas é conhecido pilantra, punido anteriormente pela própria igreja e 'acusado' de crimes sexuais."

    Ué, a Igreja não era aquela que fazia vista grossa para crimes sexuais e outros ?? Será que é outra igreja ? E aquele post sobre a confissão, em que aparecem aqueles padres lá atrás (um tapando os olhos, outro tapando os ouvidos e outro tapando a boca)?
    É por isso que não devemos generalizar nunca ...

    ResponderExcluir
  8. A igreja pune sim mas nem sempre e, em geral, com muito atraso e de forma mais branda que o necessário. Para você ver o quão evidente deve ser a picaretagem em Medjugorje, a punição já veio. A igreja não vai poder assinar em baixo pois já está evidente que se trata de manipulação psicológica, de crianças e do povo. Estou admirado com a sua insistência em defender essa bobagem.

    ResponderExcluir
  9. como é engraçado, ler um cristão dizendo que os que destrói a natureza devem ser punidos por ela, então nada mais justo do quê os cristãos americanos serem punidos, afinal de contas, as bíblias são feitas de que? pelo que sei é papel, e da onde vem o papel? pelo que sei vem de arvores, e pra ter milhões ou bilhões de metros de papel branquinho, milhões de arvores são derrubadas, para imprimir o santo livro, fernando, você até fez papel de comedido, mas um deputado federal norte-americano disse com todas as letras, que sim! jesus irá proteger os americanos dos tornados, ele não pensa como você que acredita na fúria não de deus, mas sim, da mãe natureza. há fernando fico tão chateado, com vocês cristãos, eu queria ouvir a voz de deus, sim, ao vivo e a cores, da mesma maneira que moisés ouviu na sarça ardente, no monte horébe! que chato esse papo que deus fala com a gente de várias maneiras, mas nunca usa as cordas vocais, que papai chato!

    ResponderExcluir
  10. fernando quando digo vários deuses, é por quê eu não tenho a obrigação de cultuar a jeová, como você! no planeta terra, tem vários outros deuses além de jesus, jeová, e espírito santo. vá na índia pra ver como tem vários outros deuses!! buda para os orientais é um deus, e o alá? pros muçulmanos?

    ResponderExcluir
  11. Robson, a natureza tem suas leis feitas por Deus, e quando essas leis são desrespeitadas as consequências são trágicas.

    Estou lendo o que você escreveu sobre as bíblias e estou rindo muito,estou gargalhando ! Você deveria citar o Livro Negro do Comunismo ... quantas páginas será que ele tem ? Quantas árvores foram gastas na confecção do "Livro Negro do Comunismo"? E as bibliotecas atéias ? Ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, eh, eh, eh, ih, ih, ih, oh, oh, oh, uh, uh, uh !!!!!!!

    Deus não tem cordas vocais, Robson, Ele fala de outras maneiras, mas se você quiser pesquise as coisas impressionantes que estão na imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e verá que Ele está falando para vocês ateus do século XXI, através da ciência que vocês tanto endeusam.

    Eu não cultuo a Deus por obrigação, mas sim por amor, admiração, reverência, respeito... e por inteligência.

    Não é Jeová, é Javé. Os nossos queridos Testemunhas de "Jeová" estão tão enganados que já começam errado pelo nome, mas depois te explico isso.
    Os budistas consideram Buda "um deus", mas não Deus, mesmo porque os budistas são ateus.
    Os muçulmanos crêem num único Deus, assim como os cristãos, só que o chamam de Alá, mas é o mesmo Deus de nós todos.

    Deus (Pai), Jesus (Filho, Deus feito homem, manifestação do Pai) e Espírito Santo (manifestação do Pai e do Filho) são o mesmo e único Deus.

    Na Índia, se não me engano, não há deuses, há uma crença na reencarnação, no karma; o homem é deus do próprio homem.

    ResponderExcluir
  12. lineu! to achando que a igreja que o fernando defende é outra, só tem essa explicação, a igreja estuda 30 anos?? mas deixa isso acontecer no nariz dela?? lineu! fui á aparecida do norte faz algum tempo, e sabe oquê era apresentado, ali debaixo da santa? um homem gritava aos brados, VENHAM VER A MULHER COBRA CAPTURADA NA AMAZÔNIA!!!! VENHAM!! VENHAM!! e o ex-trouxa aqui e minha mães fomos ver a tal da mulher cobra, é lógico depois de pagar uma gorda entrada, que ridículo, que estelionato, sai dali como um verdadeiro trouxa, sabe a onde tudo isso?? na capital católica do brasil. que confusão desse fernando! será que precisa de 30 anos pra acabar com a mulher cobra da amazônia?? eu escrevi figurativamente fernando, sei que aquilo não é milagre, mas o por quê aquilo foi permitido, justamente em aparecida. que estelionato, que 1 7 1. ( era uma mulher jovem, imóvel, com uma longa cauda desenhada com as cores de uma jiboia, ou sucuri).

    ResponderExcluir
  13. Robson, o Fernando acredita em qualquer bobagem que combine com a fé dele, a lógica ele deixa em casa.
    Você viu a mulher cobra em Aparecida mas a estória mais absurda de lá não é essa mas sim a de uma estatueta que sumia e voltava até a igreja ir lá e decretar que ali estava ocorrendo um milagre. Como naquela epoca nao havia internet, as TV´s, etc, a bobageira passou por real e hoje movimenta milhões em venda de quinquilharias e livrinhos contando a estoria.

    ResponderExcluir
  14. Robson, por favor (ah, ah, ah, ah, ah, ai, ai, ai... desse jeito eu vou arrebentar de tanto rir.. 'ufa'! Que negócio é esse de mulher cobra ?! Não entendi nada... ih, ih, ih, eh, eh, he... vocês querem me matar de rir, é ??
    Robson, me explica isso direitinho, por favor, piedade, clemência !! Ai, minha barriga ... mas me explica devagar e com calma ... ai... ai... não tô aguentando, por favor ... aaaaahhhh, aaaahhh, ahhhhh, aaaaaaaahhhhhh, ahhh, ahh, ah, a, * ... ufa... ufa... deixa eu respirar... um, dois, três e ... já !!
    Pronto, estou restabelecido. Agora, por favor, me digam, um de cada vez, o que é isso ????

    ResponderExcluir
  15. concordo com você fernando, todos que imprimem livros, no planeta todo, não tem moral pra defender a natureza, todos inclusive livros comunistas, ateus,espíritas, bíblias,panfletos religiosos, etc.etc.etc. já que derrubam milhões de arvores, pelo menos tem muitas empresas boas, usando eucaliptos reflorestados.

    ResponderExcluir
  16. Não foi isso que eu te perguntei, Robson, eu queria saber (agora fiquei super curioso) que negócio é esse de "mulher cobra" em Aparecida do Norte ?? Me explica melhor isso aí...

    ResponderExcluir
  17. Robson, como voce pode ter sido tão ingênuo a ponto de pagar para ver uma mulher cobra?
    Isso sim é um espanto...
    Fernando, o que ele quis dizer é claro: como a sua igreja permite que uma picaretagem dessas ocorra bem na porta do "santuário" da vossa senhora?
    E a resposta é mais simples ainda: não faz grande diferença, uma a mais, uma a menos... aquele circo todo foi montado ali com base numa estória boboca, uma mentirinha de pescadores, mas para a igreja do Fernando qualquer imagem borrada em um vidro é milagre, qualquer freira embalsamada e refeita com cera é milagre e qualquer "Roque Santeiro" que junte multidões para ouvir sua "santa" é milagre.

    ResponderExcluir
  18. lineu! isso foi a uns 22 anos atrás, por causa da minha mãe eu entrei na cilada, montada ao lado da catedral antiga. fernando! eu sei por quê você se matou de rir, é por quê você sabe dos estelionatos que acontecem em aparecida do norte. pra mim o maior estelionato é uma santa preta, pra acalmar os ânimos dos negros brasileiros, mas papa preto mesmo, nunca teve. fernando pode rir a vontade,eu também dou risadas de vocês, fica tudo empatado. mas volto a te fazer a mesma pergunta do lineu! COMO A SUA IGREJA PERMITIU UM ESTELIONATO DESSES EM BAIXO DO NARIZ DELA?? um circo anunciando em alta voz uma mulher cobra? não é atoa, que quero distância dessa empresa multinacional.

    ResponderExcluir
  19. fernando! a uns 22 anos atrás, você já tinha sido ""curado"" do vício gostoso do sexo? jesus já tinha te alcançado? a uns 22 anos atrás você já era pagador de dízimo?? então! se não, nem adianta te explicar, mas se a resposta for sim! jesus tinha me ""curado"" a uns 22 anos atrás, então ainda bem que você não foi ao santuário de aparecida, pois se você tivesse visto aquele estelionato acho que você não riria tanto. mas esperar oquê de uma igreja que condena os homossexuais, mas tem centenas de padres gays e bissexuais??

    ResponderExcluir
  20. Em Aparecida não vão só católicos, e vocês sabem muito bem disso. A Igreja não pode controlar toda um multidão.
    Pelo que entendi, havia um circo ali por perto mas não tinha nada a ver com a Igreja; mas se você pudesse me dar a data e a localização exata desse circo que não estava dentro do templo (com certeza), eu te esclareço rapidinho e a dúvida logo se dissipa.
    Vocês são muito apressados em julgar e culpar a Igreja, deveriam ser assim também para responder as perguntas que o ateísmo nunca responde... são tantas...

    Obs: A Igreja não condena os homossexuais, mas o homossexualismo, é diferente... deu para entender, Robson ?

    ResponderExcluir
  21. fernando! e o bissexualismo? deus condena, uma mulher que sente prazer tanto com outra mulher como com um homem?? deus condena, um homem que sente prazer tanto com outro homem como com outra mulher?? já pensou que deus estranho! te dá uma bicicleta de presente, mas não quer que você a use?? por quê deu então?? só mais uma pergunta fernando! e aqueles machos, (e conheço alguns) que sentem prazer com o toque de suas companheiras em outras partes não convencionais do corpo deles?? é pecado?

    ResponderExcluir
  22. Robson, tudo que Deus fez é bom, inclusive o sexo. É muuuuuuuiiiito bom mesmo!!! Não tenho dúvidas quanto a isso, porém entre homem e mulher, entre o marido e a mulher. É um compromisso de fidelidade de ambas as partes. Não é certo sairem por aí traindo uns aos outros por causa de um instantinho de prazer; eu posso falar de cadeira, pois já fui muito promíscuo e aprendi com o sofrimento (e quanto sofrimento).
    Deus fez o órgão sexual masculino e órgão sexual feminino, os dois se encaixam perfeitamente. O ânus não foi feito para isso, tanto que, depois de uma certa idade, vai ter que usar fralda geriátrica, pois as fezes vão sair sem controle. Sabia disso, Robson ? Pois é.
    Atração é um coisa que dá e passa.
    Sair por aí tendo relações com diversas pessoas, sem compromisso, isso é pecado sim ! Assim não se forma uma família que deve ter compromisso de marido para com a esposa, de esposa para com marido, de pais com filhos e de filhos com pais; todos compromissados e fiéis uns aos outros. Isso é o ideal, isso é maravilhoso, mas infelizmente a nossa sociedade não quer saber mais disso. "Este modelo de família está ultrapassado", dizem.
    As tendências homossexuais e bissexuais vem lá de trás, dos nossos antepassados.

    Sabia que existem padres honestos que se declaram homossexuais à igreja, mas que prometem voto de castidade, e a Igreja aceita ? sabia, Robson ? Todos temos tendências e inclinações que não são corretas, mas não é por isso que temos que dar vazão à elas, ou deixar que elas nos dominem. Nem sempre isso é fácil.

    ResponderExcluir
  23. então seu deus é caduco mesmo, pois no reino animal tem centenas, que não se casam e tem praticas homossexuais e bissexuais, e ele deixou muitos até entrarem na arca!! você sofreu muito porque você era e foi casado nas promiscuidades que praticou, ficava com remorso por suas filhas, talvez tinha vergonha delas, ou sabia lá no fundo, que suas atitudes poderiam ser usas por sua esposa, contra você, e você não queria ficar longe de suas filhas. só isso, simples assim, desculpa a piada, mas se casamento fosse bom! jesus teria casado! (brincadeirinha) não digo em relação ao sexo do casal mas da sogra, cunhados, etc. até o apóstolo paulo morreu solteirão! e de novo de digo com todas as letras TODOS OS FOCOLARES QUE CONHECI VÃO À PARADA GAY DE SÃO PAULO, E NÃO SÃO CELIBATOS!!! acho que eles como eu, vão usar suas bicicletas que ganharam de presente, do jeito que quiserem, quem te contou isso fernando? a respeito de fraldas geriátricas?? tem algum padre que você conhece nessa situação?? por enquanto não conheço nenhum padre que usa fralda geriátrica, mas que gastão uma grana danada em suanas gays, a isso eu conheço muitos, e depois fernando! pra que, que eu um simples ateu vou esperar cura do seu deus?? os seus papas morrem com óculos fundo de garrafa, carecas, míopes, mal de parkinsons, mal de alzaimeir, de que adiantou passar 80 anos não fazendo sexo?? e o pior!!! vão pro céu virgens, e passarão a eternidade virgens!! SOCORRO!!! CREDO!!! é isso que você quer pra mim?? SAI FORA!! se isso for desejar o bem, já não sei mais oque é desejar o mal. aonde eu assino fernando?? passando esse bem (bem??) pra você?? CRUZ CREDO!! coitados desses infelizes, morrer sem nunca ter usado a biciclétinha que ganharam, só pra depois ficar a eternidade sem usar de novo. GENTE PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!!!

    ResponderExcluir
  24. então seu deus é caduco mesmo, pois no reino animal tem centenas, que não se casam e tem praticas homossexuais e bissexuais, e ele deixou muitos até entrarem na arca!! você sofreu muito porque você era e foi casado nas promiscuidades que praticou, ficava com remorso por suas filhas, talvez tinha vergonha delas, ou sabia lá no fundo, que suas atitudes poderiam ser usas por sua esposa, contra você, e você não queria ficar longe de suas filhas. só isso, simples assim, desculpa a piada, mas se casamento fosse bom! jesus teria casado! (brincadeirinha) não digo em relação ao sexo do casal mas da sogra, cunhados, etc. até o apóstolo paulo morreu solteirão! e de novo de digo com todas as letras TODOS OS FOCOLARES QUE CONHECI VÃO À PARADA GAY DE SÃO PAULO, E NÃO SÃO CELIBATOS!!! acho que eles como eu, vão usar suas bicicletas que ganharam de presente, do jeito que quiserem, quem te contou isso fernando? a respeito de fraldas geriátricas?? tem algum padre que você conhece nessa situação?? por enquanto não conheço nenhum padre que usa fralda geriátrica, mas que gastão uma grana danada em suanas gays, a isso eu conheço muitos, e depois fernando! pra que, que eu um simples ateu vou esperar cura do seu deus?? os seus papas morrem com óculos fundo de garrafa, carecas, míopes, mal de parkinsons, mal de alzaimeir, de que adiantou passar 80 anos não fazendo sexo?? e o pior!!! vão pro céu virgens, e passarão a eternidade virgens!! SOCORRO!!! CREDO!!! é isso que você quer pra mim?? SAI FORA!! se isso for desejar o bem, já não sei mais oque é desejar o mal. aonde eu assino fernando?? passando esse bem (bem??) pra você?? CRUZ CREDO!! coitados desses infelizes, morrer sem nunca ter usado a biciclétinha que ganharam, só pra depois ficar a eternidade sem usar de novo. GENTE PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!!!

    ResponderExcluir
  25. já pensou que coisa mais sem pé nem cabeça, oquê esse fernando, acaba de escrever? os infelizes se confessam homossexuais, mas pra agradar a igrejinha dele e ao deusinho dele, o coitado tem que passar essa existência sem usar a bicicletinha que ganhou de deus quando nasceu?
    Eu não consigo imaginar como deve ser terrível, pra um homem religioso e uma mulher religiosa, ficar casado por uns 50 anos, mas já ter perdido o tesão um pelo outro a mais de 30!!!, mas pra agradar a esse deus bondoso, mas pra agradar essa igreja bondosa, pra agradar um padre homossexual infeliz da paróquia, eles ficam juntos, CREDO!! DESCONJURO!! é isso fernando, que tanto você deseja pros outros?? é essa felicidade que você quer transmitir?? aonde eu assino??? pra passar pra você essa felicidade?? que deus maquiavélico!!!! tenho dó de você fernando!! que acha todos que não são como você errados!! errados é justamente um casal ficar juntos só pra agradar alguém de fora, ou alguma entidade invisível, se deitar na mesma cama, pensando em outras possibilidades de prazer, errados é um casal passar essa existência, se martirizando, não sendo felizes, e pro seu deus fernando, basta a mulher ou o homem imaginar um terceiro(a) na cama e pronto, o inferno os aguarda, COITADOS!! você conhece fernando padres com fralda geriátricas?? conheço muitos que gastam dinheiro em saunas gays, e depois fernando! quando eu ficar mais velho, de que vai me adiantar pedir uma cura pro seu deus?? ao ver o final dos papas, fico sem esperanças, a maioria morre com óculos fundo de garrafa, carecas,(alopécia),mal de parkinsons, mal de alzaimer, diabéticos, se os representantes do seu deus morrem assim, que dirá eu, e o pior!! os infelizes passam essa existência sem usar os órgãos sexuais, genitais, pra quê?? pra passar a eternidade de novo sem usar os tais órgãos, da pra entender? é essa a bondade que deus quer?? TÔ FORA!!! fernando você sofreu, porque fazia suas promiscuidades casado e com filhas, você sentia remorso depois dos finalmentes, talvez tinha vergonha de olhar na cara das filhas, talvez soubesse que sua esposa poderia usar suas promiscuidades contra você e te tirar de perto dos filhos, por isso que você sofreu, fora o fato de talvez você gastar o dinheiro do leite de suas filhas com o sexo fora do casamento, e voltava pra casa amargurado, oquê eu vou dizer?? milhões no planeta passam por isso, só muda o vicio, outros fazem tudo isso que você fez, mas não com sexo, mas com jogos, drogas, bebidas........etc.e tal.

    ResponderExcluir
  26. fernando! esqueci de escrever, que se quando você era casado, gastava o dinheiro que era pra sua filhas, pra praticar sexo fora do casamento!!! então queridão estou a teu lado agora, se a igreja, jesus, vez que você parasse de tirar o dinheiro das suas filhas, parabéns, pois falo por experiência própria, quando suas filhas crescessem depois de ver o pai sendo cachorrão a vida toda, a coisa ia ser triste pra você, pois meu pai comeu miudinho comigo, ele aprontou muito contra minha mãe, ainda bem, que esse empurrãozinho psicológico chamado igreja e jesus, te freou, pra pelo menos você não se queimar com seus filhos. mas mesmo assim tenho dó dos casais héteros, que passam 50,60, anos casados sem nunca ter experimentado outras possibilidades de prazer, por que se não o deus deles vai ficar tristinho. coitados.

    ResponderExcluir
  27. Glória à Deus, óh confuso Robson !!

    ResponderExcluir