quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Lógica (?) Cristã – parte I




Os ensinamentos e dogmas do cristianismo, como já comentamos aqui diversas vezes, não fazem o menor sentido, são um ajuntamento de afirmações ilógicas e de regras sem pé nem cabeça, baseadas em uma lenda primitiva, plagiada e desprovida de qualquer embasamento minimamente comprovável.

Somos, no entanto, criados e educados (pelo menos nos países de maioria cristã) a aceitar esses dogmas todos sem discutir. Aliás, sem pensar, sem sequer questionar, simplesmente temos que acreditar, ter a tal da fé e obedecer.
Se possível pagando 10% de dízimo para a paróquia mais próxima.

Porque, caro leitor, se você parar para pensar...pensar de verdade... esquecendo tudo que enfiaram dentro da sua cabeça desde que você nasceu... você vai rir e jogar fora seu terço e sua folhinha do “sagrado” coração de Jesus.

Segundo a bíblia, deus fez o mundo em 7 dias uns 4 ou 5 mil anos atrás.
Já começa por aqui, não é mesmo? Para uma estultice dessas ser verdade temos que acreditar que os egípcios construíram as pirâmides com ajuda dos dinossauros....

Mas tem coisa bem pior, o que dizer do tal pecado original?
Dona Eva ouve a cobrinha falante, come a maçazinha proibida, faz ela e Adão perderem o paraíso (que deve ter ficado para a cobra...) e dali para frente todas as bilhões de criancinhas que nasceram vieram ao mundo “manchadas” pelo tal pecado.
Super lógico isso, não?

E daí para frente só piora.

Para que as pobres crianças parem de nascer maculadas pelo tal pecado foi preciso que deus enviasse seu filho à terra em missão especial: morrer por nós.
Porque diabos (opa!) um filho de deus morto nos redime do tal pecado??????????????

E, para agravar a falta de lógica disso tudo, o tal filho de deus não morreu... só fingiu.
Ou seja, não fez sacrifício algum!!
Nada diferente de um ator que entra no palco e interpreta um papel.
Hitchens costumava comparar Jesus a Ivanhoé, Robin Hood, personagens assim, provavelmente baseados em um ser real mas cujas aventuras e feitos foram em muito romanceados e exagerados, como faz qualquer autor de novelas.
Mas pelos menos não existe a Igreja Robinhoodiana do Setimo Dia, não é mesmo?

A falta de lógica dessa religião é um espanto... para o post não ficar longo demais eu volto ao assunto em breve.

25 comentários:

  1. Existe lógica em ser ateu, em imaginar que todo esse universo maravilhoso veio de um simples acaso cego ? Existe lógica em se pensar que todo o mecanismo de uma célula, por exemplo, surgiu do nada, sem uma inteligência que o tenha construido?
    Existe lógica em se acreditar que o Big Bang aconteceu por acaso e que tudo se formou sem houvesse nenhuma inteligência por detrás ? Existe lógica em ser ateu ? Não, nenhuma ...

    ResponderExcluir
  2. Bem mais fácil atacar o ateismo do que responder, não me mesmo Fernando?
    Por que ao invés de fazer isso você não me explica a absurda falta de logica dessas lendas nas quais se baseia seu livrinho mágico? O posto não fala de big bang... explique aí como a morte de um semi deus poderia salvar a humanidade??

    ResponderExcluir
  3. Lineu, não é que seja bem mais fácil, não é isso, é que realmente, se você for pensar bem, não há lógica mesmo. É muito mais lógico admitir que há um Deus, que a harmonia e a perfeição do cosmos não podem ter surgido de um mero acaso; não há como, Lineu, não há como ... até alguns cientistas já admitem a existência de uma "inteligência" por trás de tudo isso. Pergunta pro Einstein.
    Esse Deus maravilhoso resolveu participar dos sofrimentos humanos, já que o homem (representado em Adão) resolveu escolher esse caminho difícil de sofrimento. Os nossos primeiros antepassados decidiram não trilhar os caminhos de Deus, por isso perderam aqueles dons especiais que o criador os havia presenteado. Essa perda custou caro aos seus descendentes que jamais conheceram esses dons (está aí a genética que não me deixa mentir), daí a imperfeição de todos nós. Ninguém transmite aquilo que não possui.
    Aí muitos perguntam: mas que injustiça, eu estou pagando por erros que meus antepassados comenteram ?
    É isso mesmo, fomos criados livres e interligados uns aos outros para sermos uma só família. Acontece que essa liberdade foi mal usada por nossos primeiros pais. Por causa deles a humanidade vive as suas imperfeições. Era preciso que um homem, com aqueles dons iniciais, viesse e, a partir dele, se fizesse uma "nova humanidade". Assim como em Adão tudo foi destruido, em Jesus Cristo tudo é reconstruido.
    Deus não ficou lá no seu "trono" de glória assistindo de camarote a nossa desgraça, muito pelo contrário, se fez um de nós e quis participar do nosso sofrimento. É como um pai que vê o filho dentro de uma casa pegando fogo e entra pelas chamas para salvá-lo. Ele não pediu a ninguém para fazer isso, Ele mesmo veio e fez. Jesus foi obediente até a morte, e morte de cruz; não que Deus quisesse ver seu filho sofrer, mas desejava que ele cumprisse a sua missão, ou seja, falar o que tinha que falar até as últimas consequências, até a morte.
    Antigamente os israelitas ofereciam sacrifícios de cordeiros à Deus, ou seja, ofereciam o que possuiam de mais precioso: animais do seu rebanho. Para nós, do século XXI, pode parecer absurdo, mas para eles era certo. Pois bem, Jesus é chamado de cordeiro de Deus no novo testamento; acabaram-se os sacrifícios de animais, pois Jesus se entregou por todos nós de uma vez por todas. Novamente: Deus não se delicia com os sofrimentos de Jesus, mas é Jesus quem se entrega de livre e espontânea vontade. Se quisesse Ele poderia evitar todo aquele sofrimento, mas aí Ele já não seria um homem igual a nós. Para isso era preciso que ele sofresse na carne, e por sofrer na carne como nós e sem merecer tal sorte, "Deus o exaltou com o Nome que está acima de todo nome, e ao nome de Jesus se dobre todo o joelho no céu, na terra e nos infernos, pois Jesus Cristo é o Senhor" (Uma das cartas de São Paulo Apóstolo).
    Mas Jesus, afinal, veio nos salvar de quê ? Aqui vou colocar com todas as letras e sem rodeios : DO INFERNO. Se isso não fosse uma realidade tão séria, Jesus não precisaria passar por tudo que passou, não precisaria fazer tantos alertas quanto fez.

    ResponderExcluir
  4. O inferno é a ausência total de Deus. É o lugar onde a criatura, de livre e espontânea vontade, vai se colocar, pois não se preparou para a convivência com Deus. É como se a gente fosse convidado para uma festa cujo traje seria smoke, daí chegamos lá de chinelo e bermuda. Você se sentiria bem numa festa dessas vestido assim ? Eu não, iria morrer de vergonha e sairia dali correndo, de fininho. Assim nós mesmos iremos para longe de Deus, pois assim escolhemos durante a vida, e Ele vai respeitar a nossa escolha, com certeza.

    Jesus Cristo agora é nosso mediador junto a Deus, Ele é o novo Adão.
    Assim como por um só homem a humanidade caiu em desgraça, assim também por um só homem, Jesus Cristo, a humanidade tem a remissão de suas faltas. Deus é muito justo ! Se você parar para pensar, Lineu, tem lógica sim.
    Engraçado que quem reclama da "injustiça" de pagar pelo erro de Adão, não tem a mesma atitude em relação a "injustiça" de ter suas faltas perdoadas por méritos de Jesus Cristo.

    Jesus disse aos apóstolos : "Todo o poder me foi dado no céu e sobre a Terra, ide, portanto e pregai o evangelho a todas as nações, e eis que estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos".

    Os doze Apóstolos eram a Igreja que iniciava. Como poderia Jesus estar com eles todos os dias até o fim dos tempos se eles iriam morrer dali a um tempo ? Porque a promessa foi para a Igreja que continuaria por muitos e muitos anos até a consumação dos séculos. A "semente de mostarda", uma semente minúscula, se tornaria uma árvore gigantesca em dois mil anos.
    A Igreja de Jesus Cristo não tem 20, nem 40, nem 500 anos, mas tem dois mil anos e é assistida por Ele com certeza, é só pesquisar a história.
    Qualquer um pode dizer que é enviado de Deus, mas deve provar e mostrar suas "credenciais", foi o que Jesus fez. Existem muitos que se dizem enviados de Deus e fundam religiões por aí, mas Jesus foi o único que provou com sua vida, suas palavras e seus inúmeros milagres; foi o único que foi profetizado. O antigo testamento fala milhares de vezes sobre o Messias que viria. Todos os profetas apontam para Jesus.

    Jesus foi exaltado por Deus ao máximo depois de ter dado sua vida na cruz; agora temos diálogo com Deus através Dele, mas temos que nos achegar à Ele.
    Cristo, o homem perfeito, nos religou à Deus, reatou a nossa amizade com o criador. Jesus dignificou novamente a humanidade. Agora Deus é também um de nós e quer que nos tornemos, de novo, semelhantes à Ele, se é que me entende, Lineu. Os santos, os famosos e os desconhecidos... entenderam isso perfeitamente; olhe para a vida deles.
    Deus enviou Jesus Cristo, Jesus Cristo enviou os apóstolos, os apóstolos enviaram outros e esses outros enviaram a outros, e assim por diante até chegar aos atuais bispos.

    "Quem vos ouve, a mim ouve, e quem vos rejeita, é a mim que rejeita".

    ResponderExcluir
  5. Céu, inferno...que preguiça de ler essas coisas... para mim é como se você seguisse a novela das 6. Acho incrível que pessoas cultas levem essas lendas a sério. Que acreditem na existencia de um deus, tudo bem... mas achar mesmo que essa historia sem pé nem cabeça é real é algo para mim impensável.

    ResponderExcluir
  6. Eu já sabia da sua resposta, Lineu, mas foi você mesmo quem pediu para eu tentar explicar.

    ResponderExcluir
  7. fernando! nunca te perguntei isso aqui no blog do lineu, quando faço essa pergunta nos blogs evangélicos, eles ficam com raiva de mim, não sei por quê! antes de aparecer esse ser já adulto e com família, oquê existia?? da onde essa família apareceu?

    ResponderExcluir
  8. Ser já adulto e com família ? Você está se referindo à Adão ? É isso ?
    Se for, é aquela velha pergunta clássica : O que existia antes do universo ser criado ? O que existia antes do Big Bang ?

    Antes disso, simplesmente não existia a matéria (dá até arrepio pensar nisso !). Só existia, e existe, o mundo espiritual.
    Somente uma fonte inteligente de tremenda energia poderia criar a matéria, e essa fonte é Deus.
    Einstein ficava extasiado diante da beleza, da harmonia, da imensidão e ordem perfeita do universo. O cientista de hoje, do século XXI, que estuda o universo e diz que não crê em Deus, me desculpem ... mas, ou é um arrogante ou um tremendo desonesto.

    ResponderExcluir
  9. Adoro quando leio um teista dizendo "antes, era assim" ou "antes só havia isso". E o Fernando ainda acha que arrogantes sao os ateus...
    Só sabem o que está escrito no livrinho de fábulas, nada mais, mas mesmo assim querem descrever o mundo.
    Outra bobagem infantilóide é essa coisa de "ante a beleza e a perfeição só pode haver um deus".
    Gente que "sente" deus quando vê um por do sol bonito está é precisando ler um pouco mais, isso sim.

    ResponderExcluir
  10. eeee!! fernando! vou explicar a pergunta, quando deus disse ""façamos o homem á nossa imagem e semelhança..."" esse verbo, , quer dizer que tinha mais de uma pessoa junto de deus no primeiro minuto, por isso que perguntei, da onde surgiu essa família, entendeu?? não tem nada haver com adão e eva. quero dizer-te que não sou fanático pelo big bang, ninguém até hoje conseguiu explicar quem acendeu o pavio, para que ocorresse a explosão. o quê era antes do big bang? mas acreditar no big bang ou em deus, prefiro ficar na expectativa. pelo menos o big bang, não mata um trabalhador no sábado, ou leva mulheres em praça pública para serem apedrejadas e mortas. eu te entendo fernando! para nós seres humanos vaidosos que só! é confortante agradável, acreditar num lugar cheio de ouro e rubis e pérolas, em prata, mármores, enfim em conforto e bem estar.

    ResponderExcluir
  11. fernando, não tem nada haver com adão e eva! quando deus disse "" façamos o homem á nossa imagem e semelhança"" o verbo quer dizer que tinha outra ou outras pessoas no primeiro minuto da criação, entendeu? por isso que te perguntei, da onde veio essa família?? o quê era 1 minuto antes dessa família?? pode ficar sossegado que não vou enfiar guela abaixo de ninguém, o big bang,só que o big bang pelo menos, não mata nenhum trabalhador num sábado, e nem leva mulheres julgadas pecadoras para praça pública, pra serem apedrejadas até a morte.

    ResponderExcluir
  12. Ah, sim, agora entendi, óh confuso Robson !
    Quando Ele diz "façamos" o homem a nossa imagem e semelhança, muitos vêem aí a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), ou um modo de falar consigo mesmo. Você já se pegou falando consigo mesmo, tipo:"Bem...façamos o seguinte..."?
    Viu, Lineu, como o Robson, intuitivamente se interrogou sobre esse plural em Gênesis ?

    Antes do Big Bang existia, existe e sempre existirá Deus. Antigamente se pensava que o universo era infinito (teoria do universo infinito), mas hoje já se sabe que ele teve um início pré-determinado, definido, planejado e muitíssimo bem executado.
    A ciência sabe muito bem que existe uma inteligência poderosíssima por trás de tudo isso que vemos.

    ResponderExcluir
  13. "Muitos veem" ?
    "Antes do bigbang existia.."
    "Hoje se sabe" ?
    " A ciência sabe muito bem" ?
    Deus fez isso, fez aquilo, pensa desse jeito, age daquela maneira.
    Teistas acham que sabem tudo... e que as lendas de seu livrinho a tudo explicam.
    Eu chamo isso de escuridão.

    ResponderExcluir
  14. não sei os outros, mas eu nunca falei comigo mesmo, no plural, você acertou quando disse que me pego falando sozinho por ai, mas no plural? eu nunca disse sozinho "" vamos arrumar a embreagem do carro"" mas sim, ""puxa vida,amanha eu tenho que arrumar a embreagem do carro"" ou no máximo, assim, robyson! amanha você tem que arrumar a embreagem do carro"" bem, foi você que começou! da onde veio essa trindade?? já adulta?? oquê era antes da trindade adulta?? oquê era 1 minuto antes dessa trindade?? será fernando, que deus sem querer ascendeu um fósforo, e provocou a grande explosão?? do big bang?? fernando tenho uma curiosidade, quem foi a mãe desse filho?? na trindade?? pai,filho, espírito santo!

    ResponderExcluir
  15. Ué, Robson ? Você veio de onde ? Como surgiu vossa mãe ?

    Lineu, Escuridão é ter certeza que isso tudo veio do "acaso" !! Ateus acham que tudo pode ser "provado" pela ciência.

    ResponderExcluir
  16. desculpas fernando! te volto a perguntar: da onde veio essa trindade já adulta? oquê era 1 minuto antes dessa trindade? quem foi a mãe desse filho, na trindade? pai.... filho.... espírito santo? é uma pena fernando! que você não é um cara humilde, e fale a verdade, "" nós cristãos sabemos tão pouco da onde veio o nosso deus, assim como os cientistas ainda sabem muito pouco do quê era 1 minuto antes do big bang!!!"" desculpas fernando! mas pelo menos o big bang, não pede 10% do quê você ganha todos os meses, você não acha ridículo o criador das galáxias,do cosmos, de todo ouro que os homens encontraram até hoje aqui no planeta terra, precisar, de míseros reais?????????????? de míseros dólares???????? é mesma coisa o eike batista, brigar por causa de 10 centavos de troco, na quitanda da esquina. ou será por quê deus tem características de um legítimo judeu??

    ResponderExcluir
  17. Deus é infinito, não tem começo e nem fim; já o Big Bang teve um início bem determinado criado por esse Deus maravilhoso e infinito. Só mesmo um ser infinito pode criar algo finito. O que é impossível é algo finito (O Big Bang) criar algo infinito.
    Deus não precisa de dinheiro, mas a Igreja desse Deus, que se revelou a nós por Jesus Cristo, precisa para as obras de evangelização e para ajudar os necessitados ou, por exemplo, para socorrer os Judeus na segunda guerra mundial, como fez o grande papa Pio XII. Ou ainda para as inúmeras obras de caridade que Ela faz mundo afora.

    ResponderExcluir
  18. haããã! agora entendi quem ascendeu o palito de fósforo!!

    você esqueceu de citar outro importante motivo para se arrecadar dízimos e ofertas á esse deus!! se não me engano, mas já provado pela história!! vários bispos, padres, cardeais, e até quem sabe pio XII!! usaram dinheiro do Vaticano para mandar EX-NAZISTAS E EX-FASCISTAS católicos à América do sul, argentina, paraguai, brasil, no esquema conhecido como ODESSA, OU RATLINE. lineu desculpa mas não resisto!

    fernando! porque o papa pio XII não excomungou todos os nazistas e fascistas que eram católicos batizados?? inclusive o maior de todos HITLER??

    fernando! porque o papa bento XVI engavetou o processo de beatificação de pio XII? já que o processo de beatificação de joão paulo II anda em vento em poupa? até o sucessor joão XXIII também está com o processo de beatificação em dia, será que é oquê estou pensando?? eita multinacional, que tem problemas com seus gerentes e diretores.

    ResponderExcluir
  19. Robson, por que o papa Pio XII desembolsou vultosa quantia para ajudar 850 mil judeus a fugir de Hitler ? É incrível como você nem consegue tocar no assunto ... isso é uma doença.

    ResponderExcluir
  20. CIDADE DO VATICANO, terça-feira 16 de junho de 2009 (ZENIT.org).- A “lenda negra” sobre o Papa Pio XII (Eugenio Pacelli), que o acusa de proximidade com o nazismo, tem duas causas, segundo o diretor de L’Osservatore Romano: a propaganda comunista e as divisões dentro da Igreja. Giovanni Maria Vian as expôs em uma entrevista concedida a Zenit por ocasião da publicação de um livro que ele coordenou, intitulado “Em defesa de Pio XII.

    As razões da história” (In difesa di Pio XII. Le ragioni della storia). O livro foi apresentado na quarta-feira passada pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e pelos historiadores Giorgio Israel (Universidade de Roma La Sapienza), Paolo Mieli (Universidade de Milão, diretor em dois períodos do jornal Il Corriere della Sera) e Roberto Pertici (Universidade de Bérgamo). O diretor do jornal vaticano, historiador, não hesita em utilizar a expressão “lenda negra”, pois, de fato, o Papa Pacelli – que, ao morrer, em 1958, recebeu elogios unânimes pela obra desempenhada durante a 2ª Guerra Mundial – depois foi realmente “demonizado”.

    Como foi possível uma mudança tão radical de sua imagem em poucos anos, mais ou menos a partir de 1963? Propaganda comunista Vian atribui esta campanha contra o Papa, em primeiro lugar, à propaganda comunista, que se intensificou na época da Guerra Fria. “A linha assumida nos anos do conflito pelo Papa e pela Santa Sé, contrária os totalitarismos, mas tradicionalmente neutra, foi, na prática, favorável à aliança contra Hitler e se caracterizou por um esforço humanitário sem precedentes que salvou muitíssimas vidas humanas”, observa. “Esta linha foi, de qualquer forma, anticomunista e por isso, já durante a guerra, o Papa começou a ser acusado pela propaganda soviética de cumplicidade com o nazismo e seus horrores.” O historiador considera que, “ainda que Eugenio Pacelli sempre tenha sido anticomunista, nunca pensou que o nazismo pudesse ser útil para deter o comunismo, muito pelo contrário”, e o prova com dados históricos. Em primeiro lugar, “apoiou, entre o outono de 1939 e a primavera de 1940, nos primeiros meses da guerra, a tentativa de golpe contra o regime de Hitler por parte de círculos militares alemães em contato com os britânicos”.

    ResponderExcluir
  21. Em segundo lugar, Vian explica que, após o ataque da Alemanha à União Soviética, em meados de 1941, Pio XII em um primeiro momento se negou a que a Santa Sé se unisse à “cruzada” contra o comunismo – como era apresentada – e depois dedicou suas energias a superar a oposição de muitos católicos americanos à aliança dos Estados Unidos com a União Soviética contra o nazismo. A propaganda soviética, recorda o especialista, foi recolhida eficazmente pela peça teatral Der Stellvertreter (“O vigário”), de Rolf Hochhuth, representada pela primeira vez em Berlim, no dia 20 de fevereiro de 1963, em que se apresentava o silêncio como indiferença diante do extermínio de judeus. Já naquele então, constata Vian, denunciou-se que a obra teatral relança muitas das acusações de Mijail Markovich Scheinmann no livro Der Vatican im Zweiten Weltkrieg (“O Vaticano na 2ª Guerra Mundial”), publicado antes em russo pelo Instituto Histórico da Academia Soviética das Ciências, órgão de propaganda da ideologia comunista.

    ResponderExcluir
  22. E uma nova prova da oposição de Pio XII ao nazismo é o fato de que os chefes do Terceiro Reich consideravam o Papa como um autêntico inimigo, segundo demonstram os documentos dos arquivos alemães, que não por acaso haviam sido fechados pela Alemanha comunista e que só puderam ser abertos e estudados recentemente, como mostra um artigo de Marco Ansaldo no jornal italiano La Repubblica, de 29 de março de 2007. O livro editado por Vian recolhe um texto do jornalista e historiador Paolo Mieli, um escrito póstumo de Saul Israel, biólogo, médico e escritor judeu, artigos de Andrea Riccardi, historiador e fundador da Comunidade de S. Egídio, dos arcebispos Rino Fisichella, presidente da Academia Pontifícia para a Vida, e Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado e, por último, uma homilia e dois discursos de Bento XVI, pronunciados em memória de Pio XII. Divisão eclesial Mas a “lenda negra” contra Pio XII também teve promotores dentro da Igreja, por causa da divisão entre progressistas e conservadores, que se acentuou durante e depois do Concílio Vaticano II, anunciado em 1959 e clausurado em 1965, afirma o diretor. “Seu sucessor, João XXIII – Angelo Giuseppe Roncalli –, foi logo apresentado como o ‘Papa Bom’ e, pouco a pouco, foi contraposto ao seu predecessor: pelo caráter e pelo estilo totalmente diferentes, mas também pela decisão inesperada e surpreendente de convocar um concílio.” As críticas católicas ao Papa Pacelli haviam sido precedidas, em 1939, pelos interrogantes do filósofo católico francês Emmanuel Mounier, quem repreendeu o “silêncio” do Papa diante da agressão italiana da Albânia. Pio XII foi criticado também por “ambientes de poloneses no exílio”, que jogavam na sua cara o silêncio frente à ocupação alemã. Deste modo, quando, a partir dos anos 60, aguçou-se na Igreja a polarização, os católicos que se opunham aos conservadores atacavam Pio XII, dado que ele era visto como um símbolo destes últimos, alimentando ou utilizando argumentos recolhidos da “lenda negra”. Justiça histórica O diretor de L’Osservtore Romano sublinha que seu livro não nasce de uma tentativa de defesa prejudicial do Papa, “pois Pio XII não tem necessidade de apologistas que não ajudam a esclarecer a questão histórica”.
    No que se refere aos silêncios de Pio XII, não somente diante da perseguição judaica (denunciada sem grandes alardes, mas criticada de maneira inequívoca na mensagem natalina de 1942 e no discurso aos cardeais, de 2 de junho de 1943), mas também diante de outros crimes nazistas,o historiador destaca que esta linha de comportamento buscava que não se agravasse a situação das vítimas, enquanto o pontífice se mobilizava para ajudá-las nesta situação. “O próprio Pacelli se perguntou em várias ocasiões por esta atitude. Foi, portanto, uma opção consciente e dura para ele de buscar a salvação do maior número de vidas humanas ao invés de denunciar continuamente o mal com o risco real de que os horrores fossem maiores ainda”, explica Vian. No livro, Paolo Mieli, de origem judaica, afirma neste sentido: “Aceitar as acusações contra Pacelli implica em levar ao banco dos supostos culpáveis, com as mesmas acusações, Roosevelt e Churchill, acusando-os de não ter pronunciado palavras mais claras contra as perseguições antissemitas”. Recordando que membros da sua família morreram no Holocausto, Mieli disse literalmente: “Eu me oponho a responsabilizar da morte dos meus familiares uma pessoa que não tem responsabilidade”.

    ResponderExcluir
  23. O livro publica também um texto inédito de Saul Israel, escrito em 1944, quando, com os demais judeus, ele havia encontrado refúgio no convento de Santo Antônio, na Via Merulana de Roma. Seu filho, Giorgio Israel, que participou da apresentação do livro, acrescentou: “Não foi um ou outro convento ou um gesto de piedade para poucos; e ninguém pode pensar que toda esta solidariedade que as igrejas e conventos ofereceram ocorreu sem que o Papa soubesse, ou inclusive sem o seu consentimento. A lenda contra Pio XII é a mais absurda de todas as que circulam”. Muito além da “lenda negra” Vian explica, por último, que o livro que ele editou não pretende centrar-se na questão da “lenda negra”. Mais ainda, “meio século depois da morte de Pio XII (9 de outubro de 1958) e 70 aos após sua eleição (2 de março de 1939), parece criar-se um novo acordo historiográfico sobre a importância histórica da figura e do pontificado do Eugenio Pacelli”. O objetivo do livro é sobretudo contribuir para restituir à história e à memória dos católicos um Papa e um pontificado de importância capital em muitos aspectos que, na opinião pública, continuam sendo ofuscados pela polêmica suscitada pela “lenda negra”.

    ResponderExcluir
  24. falou falou, mas nada mudou em relação a excomungação dos católicos nazistas, nada mudou em relação ao fato de sua beatificação estar parada, por bento XVI.
    acorda menino!!! sua igreja(empresa multinacional)é muito engraçada, pra excomungar uma menina de 9 - 10 anos no nordeste que foi estuprada e quis fazer aborto, foi num piscar de olhos, pra excomungar a mãe dessa menina, a excomungação foi num piscar de olhos, pra excomungar o médico que fez o aborto, foi num piscar de olhos, o estuprador foi acolhido pela igreja,(bem! conhecendo os padres gays que conheço essa atitude não me assusta) agora pra excomungar nazistas e fascistas, ai é outra estória. eeeeeehh! multinacional complicada!!!!!

    ResponderExcluir
  25. A sua fuga do assunto me espanta, Robson, me espanta ... se você acha pouco a defesa do papa por pessoas, judeus que sofreram o holocausto na pele, então meu amigo... assunto encerrado.
    A menina no Nordeste não foi excomungada (você nem sabe o que diz), mas sim os médicos católicos e que conhecem sua religião o suficiente para saber que a Igreja não aceita o aborto de espécie alguma. O bispo só foi coerente com a doutrina.
    Excomunhão não é nenhum palavrão, apenas eles não estão mais "EM COMUNHÃO" com a doutrina da Igreja, não pensam mais como a Igreja, estão fora da comum união (união comum) com a Igreja.
    Se aqueles médicos não fossem católicos, eles jamais seriam excomungados. Simples assim.
    A sua capacidade de mudar de assunto quando vê que está errado e procurar outro fato ruim da Igreja ... é fora de série, Robson, fora de série ...

    Engraçado que esse bispo perdeu a chance de ganhar mais adeptos, não ? Perdeu a chance de ser popular como fazem alguns políticos; se ele tivesse permitido só esse abortozinho, né ? Quantos "tapinhas nas costas" ele não iria ganhar, inclusive da imprensa ? Ô bispo burro !!!

    ResponderExcluir