domingo, 29 de janeiro de 2012

Somos, então, filhos do acaso?


.
"Negar a criação divina é o mesmo que afirmar que somos fruto do acaso e ante a beleza  e a complexidade do universo não faz sentido achar que tudo se criou do nada."

Mais uma pergunta clássica que todo ateu ouve e, neste caso, é melhor começar definindo o que seja “acaso” já que para muitas pessoas a palavra é equivocadamente interpretada como sinônimo de “sorte”.
“Por acaso” é o mesmo  que “sem ter sido planejado”  e neste sentido a resposta é SIM, SOMOS FILHOS DO ACASO. Qual o problema?

Quando a explosão do Bing bang se deu não havia ninguém nem plano algum que previsse que toda aquela matéria fosse se fundir, esfriar, esquentar, expandir e se modificar ao longo de bilhões de anos até chegar ao universo atual e na vida. Isso se deu sem planejamento algum, em uma sequência maravilhosa e espetacular de fatos, todos eles bem materiais e quase todos já explicáveis. 
Não foi “sorte” mesmo porque essa palavra não faz parte do vocabulário da ciência e mesmo partindo de seu significado popular não haveria como usa-la para definir a evolução das coisas.
Somos todos descendentes do big bang, somos feitos de restos cósmicos de explosões estelares e -  pelo que atestamos até hoje -  estamos aparentemente sós.
E não há ninguém “lá em cima” ouvindo orações nem atendendo pedidos.
E isso na minha opinião é o que há de mais sensacional na vida.
Parece aterrador à primeira vista mas é apenas... maravilhoso.

5 comentários:

  1. Lineu, sempre que olho para o céu não consigo me conformar com idéias divinas, sempre achei o "acaso" mais lindo que qualquer mito de criação. Existimos por acaso, qual o grande problema?
    Minha vida não perde o sentido por causa disso.

    ResponderExcluir
  2. B. Vollmert, biólogo alemão : "A PROBABILIDADE DE SE PASSAR DE UM GRAU DE EVOLUÇÃO A OUTRO SUPERIOR POR UM CRESCIMENTO CASUAL É DE DEZ ELEVADO A MENOS QUARENTA MIL, OU SEJA, IMPOSSÍVEL.
    ATRIBUIR, POR EXEMPLO, O ENCADEAMENTO DAS UNIDADES DA MOLÉCULA DE DNA AO ACASO É UMA HIPÓTESE ABSOLUTAMENTE IMPROVÁVEL". (Gott existiert)

    ResponderExcluir
  3. Veja como temos sorte então Fernando. Muita sorte.

    ResponderExcluir
  4. Claro, Fernando, altamente improvável... na sua visão, então, "provável" neste caso é existir um ser mágico que tudo criou em 6 dias e foi descansar, certo?

    ResponderExcluir
  5. Uma inteligência muito acima de nós, muito acima, segundo muitos cientistas (inclusive esse aí ó, de língua pra fora aí na foto).

    ResponderExcluir