quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sobre a alma


Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição.
O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial.
O problema é que ninguém jamais demonstrou que a alma existe e muito menos que se instala no embrião quando da fecundação do óvulo.
Na verdade, é difícil conciliar a noção de alma com o que sabemos de biologia. Um bom exemplo é o fenômeno da gemelaridade. Gêmeos monozigóticos (idênticos) se formam entre um e 14 dias depois da fertilização, quando o embrião sofre um desenvolvimento anormal dando lugar a dois ou mais indivíduos com o mesmo material genético.
A alma, é claro, já estava lá. Cabem, assim, algumas perguntas. Ela também se divide, ou outras almas surgem para animar os demais irmãos? De onde elas vêm? Quem fica com a "original"? E, se gêmeos partilham a mesma alma, como fica o livre-arbítrio? Se um irmão peca, leva o outro ao inferno? Ou a alma boa prevalece sobre a má, carregando para o paraíso uma ovelha negra?
Se é a noção de alma que sustenta teologicamente a oposição ao aborto, no plano biológico ela só cria confusão. Façam suas escolhas. Eu fico com a biologia.

Helio Schwartsman, Folha de SP de 12/2/2012.

11 comentários:

  1. gente esse povo cristão é meio louquinho, eles excomungaram uma menina de 9 - 10 anos no nordeste que foi estuprada, a mãe dela e o médico que fez o aborto, mas o estuprador não foi excomungado, e depois quando a criança nasce no nordeste não vem um f. d. p . cristão doar um mês de dízimo pra quela mãe que não abortou, e que geralmente não sabe nem escrever o próprio nome, depois se perguntam por que a febens da vida estão lotadas. gente que lê o blog do lineu, vamos fazer uma campanha nacional,

    "" SOMOS CONTRA QUALQUER TIPO DE ABORTO NO BRASIL, DESDE QUE AS CRIANÇAS REJEITADAS PELOS PAIS E MÃES SEJAM """"""IMEDIATAMENTE""""" ADOTADAS POR PASTORES, MISSIONÁRIOS, APÓSTOLOS, PADRES, BISPOS, CARDEAIS, FREIRAS, ETC E TAL.""

    ResponderExcluir
  2. queria pedir por favor a todos os jovens e as jovens, que estão naquela idade terrível chamada adolescência, puberdade, se transarem sem camisinha que os dois se ajudem e comprem a pilula do dia seguinte, para que não haja a fecundação do óvulo, e consequentemente a gravidez indesejada, e muitas vezes o aborto planejado. nunca é demais lembrar aos inexperientes adolescentes,
    """MUITAS VEZES A MÃE MORRE NO ABORTO CLANDESTINO"""

    ResponderExcluir
  3. será lineu!! que os cristãozinhos que vão pra brasília lutar contra o aborto, irão adotar imediatamente as crianças que não foram abortadas, mas jogadas ás mínguas em caçambas de lixo??
    CRISTÃOZINHOS PODEMOS CONTAR COM VOCÊS??

    ResponderExcluir
  4. Galera que lê o blog do lineu : VAMOS FAZER UMA CAMPANHA CONTRA MENTIRAS E MEIAS VERDADES QUE LEITORES COMO O ATEU ROBSON ANDREOTTI CONTAM AQUI A ACOLÁ ! Por exemplo : A Igreja não excomungou menina nenhuma, e ele sabe muito bem disso, mas faz questão de repetir mentiras para ganhar uma causa, custe o que custar ! É típico do ateu radical fanático ...
    Eu já esclareci para ele lá no post antigo intitulado "LÓGICA CRISTÃ (PARTE 1 OU 2)". É que ele gosta de ficar repetindo a meia verdade, sistemáticamente, até que ela cole; este procedimento é bem comum nas milhares de seitas religiosas e também no ateísmo radical do nosso tempo.

    ResponderExcluir
  5. Robson, eu desafio você a provar que cristãos, sejam católicos ou protestantes, não adotam crianças especiais ou abandonadas. TE DESAFIO AGORA. E mais: me mostre ateus na África, abrindo mão da família e sem ganhar um tostão, ajudando a acabar com a fome e o sofrimento daquelas mulheres, homens e crianças. Esse é outro desafio. Agora mais um: ME PROVE QUE EXISTE ALGUMA INSTITUIÇÃO ATÉIA QUE FAÇA MAIS PELOS POBRES EM TODO O MUNDO DO QUE A IGREJA CATÓLICA.
    Você já adotou alguma criança ? Eu conheço, por exemplo, um empresário católico (aí de São Paulo) que tem três filhos naturais e ainda adotou mais três esxepcionais.
    Agora o ùltimo desafio : ME PROVE QUE VOCÊ NÃO É HIPÓCRITA OU MENTIROSO.

    ResponderExcluir
  6. ficou nervosinho fernando??? é claro você não tem nenhuma criança negra adotada no seu santo lar cristão né??? você fala de sofrimento no mundo, mas é mais um que chora com a barriga cheia, fala em sofrimentos, mas lota o carrinho do supermercado, eu teria vergonha!!! em falar de sofrimento, fazendo parte de um movimento de classe média como é o focolare, pois já fui na casa do paraíso, e só vi conforto, comodidade, enfim um padrão de vida típico de classe média alta. e você parece que é esquizofrênico,

    eu não escrevi que é para cristãos católicos ou protestantes, adotarem as crianças que não foram abortadas, mas jogadas no lixo por pais e mães sem amor, será que dá pra entender agora?????????????????

    EU QUERO PASTORES E SUAS ESPOSAS ADOTANDO - IMEDIATAMENTE
    EU QUERO MISSIONÁRIOS E SUAS ESPOSAS ADOTANDO - IMEDIATAMENTE
    EU QUERO APÓSTOLOS E SUAS ESPOSAS ADOTANDO - IMEDIATAMENTE
    EU QUERO PADRES E FREIRAS ADOTANDO - IMEDIATAMENTE
    EU QUERO O PAPA E CARDEAIS ADOTANDO - IMEDIATAMENTE
    QUALQUER LÍDER RELIGIOSO ADOTANDO - IMEDIATAMENTE
    será que você consegue entender fernando?????????????
    chega!!!!!! basta!!!!!!! de passar os pepinos da vida, os abacaxis da vida para os rebanhos, das igrejas, eu quero ver os líderes supremos adotando as crianças que eles não quiseram que fossem abortadas, DEU PRA ENTENDER???? ou vou precisar escrever de novo???
    fernando! falo por mim, jamais vou precisar de assistência barata vinda de vocês católicos, pois eu não procrio como coelho no deserto.
    eu e outros milhares de gays não adotam crianças, por que na justiça brasileira tem um monte de ignorantes como você, por que na vara da infância e adolescente tem um monte de ignorante como você, que acha que crianças criadas por gays também vão ser gays.

    ResponderExcluir
  7. que estorinha é essa agora??? você pirou??? fernando?? qual é a religião que fica na áfrica proibindo o rebanhosinho de usar camisinha??? agora é os ateus que tem que ir pra lá consertar oquê vocês estragaram??? vocês não fazem mais do que a obrigação. não que eu não admiro o trabalho, de alguns de vós, tipo assim, dona zilda arns, madre tereza de calcutá, irmã dulce,
    eu e outros gays masculinos ou femininos não conseguimos adotar uma criança nesse pais, por que em todas as instâncias referentes à adoção está empesteada de gente igual a você e seus líderes, que acham que uma criança adotada por gays, necessariamente serão gays também!! ridícula a sua pergunta, se eu já adotei uma criança?? já que foi eu primeiro que te perguntei, mas como sempre sua resposta é uma pergunta de volta, quando te perguntei o nome do primeiro papa negro??? você me respondeu com uma pergunta; TE DESAFIO A PROVAR QUE NUNCA HOUVE UM PAPA NEGRO?? que ridículo!!!
    quando te perguntei o nome da primeira papisa, você me respondeu com uma pergunta; TE DESAFIO A PROVAR QUE NUNCA HOUVE UMA PAPISA?? que ridículo!!
    quando te perguntei o nome do primeiro papa judeu??? você me respondeu com uma pergunta; TE DESAFIO A PROVAR QUE NUNCA HOUVE UM PAPA JUDEU??? que ridículo!!!
    agora de novo a mesma coisa ridícula!!! pergunto ao servo do altíssimo quantas crianças negras ele tem adotadas???
    aí ele me volta com uma resposta, que é uma pergunta; TE DESAFIO A PROVAR QUE NÃO TEM CRISTÃOS OU PROTESTANTES QUE NÃO ADOTAM UMA CRIANÇA??? que ridículo fernando!!!
    fala logo a verdade, seja verdadeiro "" EU NÃO TENHO NENHUMA CRIANÇA NEGRA ADOTADA"" que te custa??? falar a verdade???

    ResponderExcluir
  8. hipócrita são os gays enrustidos do focolare do paraíso em são paulo, falam em sofrimento no mundo, mas estão rodeados de mordomias burguesas, falam que são castos, mas transam no mundão a fora, tanto é que namorei um, esse pelo menos teve vergonha na cara e pediu para sair, pois se sentia mal, com essa hipocrisia, se sentia mentiroso, apenas citei oque a imprensa divulgou a respeito da excomungação da menina que foi estuprada, não foi eu que inventei isso! mentiroso são seus líderes que usam óculos fundo de garrafa!! o deus deles não é onipotente?? o que custa curar a miopia?? se isso não for um engodo, não sei oquê é!! talvez sou hipócrita, quando falo em adoção, mas não por querer, pois como já escrevi acima, milhares de gays masculinos e femininos não conseguem, não podem, não tem esse direito, são impedidos por pessoas iguais a você, que pensam que uma criança criada por gays, vai ser gays! só que pessoas iguais a você se esquecem, ou dão uma de joão sem braço, e não se questionam, a maioria esmagadora de gays no mundo teve um pai igual a você, uma mãe igual a tua esposa, mas adiantou alguma coisa??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? adiantou ter um pai que usa calça????????????????????????????????? adiantou ter uma mãe que usa saia??????????????????????????????????? todos os meus amigos gays e lésbicas foram criados por pessoas iguais a você fernando!!!!
    então cristãozinho não me venha chamar de hipócrita, pois sou obrigado a não adotar nenhuma criança.

    ResponderExcluir
  9. Robson... ESTOU ME ESTOURANDO DE RIR !!!! DESSA VEZ NÃO FIQUEI CHATEADO COM VOCÊ NÃO... SEM BRINCADEIRA... JÁ RI MUITO !!! VOCÊ FICA TÃO NERVOSO QUE DÁ VONTADE DE RIR !!! Esse seu ódio não vai acabar com os cristãos, pelo contrário, é aí que eles crescem mais; esse ódio todo só vai destruir a você mesmo, meu amigo... só a você.
    Agora só umas observaçõeszinhas : O que tem de freira adotando crianças rejeitadas mundo afora não está no gibi, só você não sabe disso; o que tem de instituições católicas criadas só para isso no mundo inteiro... também não está no gibi; só você não sabe disso.
    Se você não sabe direito sobre o conteúdo de uma notícia, não dê tal notícia, porque senão passa por mentiroso. É o caso da menina estuprada.
    Quanto a eu adotar crianças...mantenho o que disse: não vou te falar se sim ou se não.
    As irmãs de caridade e a Igreja como um todo já deram essa idéia: se não quer criar a criança dê a nós ou a um casal que queira, mas não pratique o aborto. Sei disso desde que eu nasci.

    ResponderExcluir
  10. é lógico que você esta estourando de rir, a sua geladeira esta abarrotada?? né?? a geladeira dos gays enrustidos do focolare do paraíso em são paulo esta abarrotada, né?? até eu querido!!!! até eu!!!
    quer dizer que só freiras podem adotar??? e os padrecos??? como eu escrevi em cima; vocês não fazem mais do que a obrigação, já que todas as igrejas, católicas, evangélicas, etc e tal proíbem a camisinha, não era preciso nenhuma adolescente praticar aborto, basta elas serem instruídas, o que não é o caso dentro das igrejas.
    já sei a resposta VOCÊ NÃO TEM NENHUMA CRIANÇA AFRO-DESCENDENTE ADOTADA.
    e também estou começando a entender por que sua igreja nunca teve uma papisa; quem iria cuidar de crianças abandonadas?? se não for as freiras!!

    não sabia, que ao relatar que tive um pai igual a você que usava calças,
    e que tenho uma mãe igual a sua esposa que usa saias, e mesmo assim abandonei a igreja deles e não quis ser iguais a eles, no tocante ao sexo, era demonstração de ódio??

    fiquei confuso? "é ai que eles crescem mais" onde é esse lugar? na europa que não é! no brasil que não é! segundo a notícia comprovada, sobre o IBGE, no último censo brasileiro, os sem religiões, os agnósticos, os ateus, duplicaram-se baseados no censo antecessor ao último.

    fernando! eu abandonei o meu namorado do focolare, porque ele queria que eu fosse gentil com o papai celestial, que eu fosse um gayzinho cristãozinho, coitado se deu mal, então querido! desejo toda felicidade do mundo pra você, acho difícil um casal viver numa relação monogâmica por 50 anos, mas como a vida é sua, eu vou morrer poligâmico.

    como diria o bom e velho rauzito! "pois quando eu jurei meu amor, eu menti a mim mesmo hoje eu sei, que ninguém nesse mundo é feliz tendo amado uma vez."
    que pena fernando! seu testemunho, seu deus, os 2.000 mil anos de história de sua igreja, os 500 anos de história da minha ex-igreja, não vão conseguir me trazer novamente aos braços do bom velhinho mal amado. talvez você seja um carioca exxxxperto, e deva conhecer essa outra do rauzito, ao qual me despeço de você.

    ""EU PREFIRO SER ESSA METAMORFOSE AMBULANTE, DO QUE TER AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO""

    ResponderExcluir
  11. Leitores desse blog... o Robson já foi na minha casa e inspecionou minha geladeira...
    Robson, você está me chamando de velho, é ? Calma aí, calma aí... eu só tenho 48 anos e 23 anos de casado, não sou careca e não tenho cabelo branco (só eu mesmo, falar essas coisas na internet).
    Daqui pra frente vou concordar com você, afinal o médico disse pra não contrariar.

    ResponderExcluir