domingo, 11 de março de 2012

Cristo despejado.




O assunto é menor, mas tem elevado valor simbólico. Nesta semana, a Justiça gaúcha determinou a retirada dos crucifixos de todas as suas dependências. Como bom ateu, sou favorável à medida. Entendo, porém, que alguns cristãos se sintam frustrados. Vou tentar mostrar que a laicidade do Estado interessa mais a eles do que a mim.
Um dos argumentos mais populares entre os defensores da permanência da cruz é o de que a maioria da população é cristã. Bem, a maior parte dos brasileiros também é flamenguista ou corintiana. A ninguém, contudo, ocorreria ornar os tribunais com bandeiras e flâmulas desses clubes. Maiorias não bastam para definir a decoração de paredes públicas.
De resto, nem todos os cristãos são entusiastas do crucifixo. Algumas denominações protestantes o consideram um caso acabado de idolatria, pecado cuja prática meus ancestrais judeus costumavam punir com o apedrejamento até a morte.
A vontade da maior parte dos cidadãos é, por certo, um elemento importante da democracia, mas não é absoluto nem incondicional. Um país só é democrático quando defende suas minorias da tirania das massas.
E o direito de todos a espaços públicos livres de proselitismo religioso deveria ser autoevidente. Ao contrário do que muitos podem pensar, isso importa mais para o crente membro de grupo ou seita minoritários do que para ateus e agnósticos.
Nós que não acreditamos num ser superior ou que julgam essa uma questão indecidível, tendemos a considerar imagens religiosas como uma manifestação supersticiosa, uma excentricidade, no máximo. Já um judeu ou muçulmano praticantes podem ver na figura do Cristo crucificado um símbolo de opressão e morte. Não se pode dizer que não tenham razões históricas para pensar assim.
Exceto para os apreciadores de teocracias de partido único, a laicidade do Estado é a melhor garantia da liberdade religiosa.
====================
HÉLIO SCHWARTSMAN
FSP - 11/03/2012

12 comentários:

  1. "...Já um judeu ou muçulmano praticantes podem ver na figura do Cristo crucificado um símbolo de opressão e morte..." - Muito bem colocado!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Há crentes que comentam aqui no blog que a presença da cruz nos tribunais é válida considerando-se que a maioria da população brasileira é cristã. Eu gostaria de saber como eles se sentiriam sendo processados por um muçulmano se o caso fosse julgado em um tribunal que exibisse sobre a cabeça do juiz um símbolo do Islã.

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMO TEXTO, IDEIAS BEM COLOCADAS EM PROL DE UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA.

    ResponderExcluir
  4. Brilhante! Eu sou ateu e é fato que a maioria das pessoas não tem capacidade de entender a necessidade de uma justiça e um governo totalmente laicos.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bom o texto, e estou compartilhando em eu face!
    Deixo aqui tbm o meu blog, http://lgbokinha.blogspot.com/2012/03/minha-moral-ateista-x-sua-moral-crista.html
    e já escrevo tbm que o que mais encontro quando publico algo sobre tal, é gente falando merda sobre eu ser ateia ¬¬

    ResponderExcluir
  6. DROGA! Ele "roubou" o argumento da maioria corinthiana (e flamenguista, vá lá) que eu usava em debates com amigos sobre este assunto...

    Brilhante texto, sempre bom ler o Schwartsman.

    ResponderExcluir
  7. São Paulo, 11 de Março de 2012.
    À FOLHA DE SÃO PAULO
    REF.: ARTIGO CRISTO DESPEJADO - Hélio Schwartsman
    Prezado Amigo:
    Lí seu comentário sobre a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em retirar os CRUCIFIXOS de suas dependências – CRISTO DESPEJADO – Folha 11/03/2012 – Págia A4 – Opinião.
    Pelo que pude observar o seu conhecimento em História, Direito, Religião,Política, Futebol, Simbologia, etc, ... é vasto.
    Se intitulou BOM ATEU e favorável à medida do Tribunal. Chamando os Judeus de seus ancestrais.
    Não sou ateu. No entanto, me orgulho de ter o povo Judeu, também, como meus ancestrais. Até porque, Jesus, o do crucifixo, era Judeu e, graças a esse Judeu sou Cristão.
    Não tenho sua bagagem de conhecimento. Mas tenho a honra de me intitular CRISTÃO (CATÓLICO). Não sou BOM e menos ainda, entusiasta do CRUCIFIXO. Mas e acima de tudo, tenho a CRUZ (crucifixo) como símbolo do que Jesus Cristo sofreu e morreu, por amor a cada um de nós (Judeus, Gregos, Romanos, Americanos, etc...). Morte horrível ARTICULADA pelo TRIBUNAL do SINÉDRIO e executada pela POLÍTICA de GOVERNO existente na época (manipulação da minoria no poder).
    Esse Jesus Cristo, o qual a Cruz é o Seu símbolo, comparado em seu comentário, à bandeira de time de futebol e a objeto de decoração, está sendo DESPEJADO, como você disse, das dependências dos tribunais. Mas, jamais será despejado dos CORAÇÕES daqueles que não acreditam que a CRUZ Será o FIM. Mas e sobretudo, INÍCIO de uma NOVA VIDA.
    José de Arimatéia, Nicodemos, etc..., Judeus, seus e meus ancestrais, perceberam que a CRUZ precisava FICAR LÁ, bem no ALTO, para que todos à VISSEM. Retiraram, apenas, Jesus Cristo e o colocaram, definitivamente, em seus corações.
    Que esse Jesus Cristo (o do CRUCIFIXO), o qual não acredita e, mesmo não acreditando, escreveste o nome d’Ele com “C” maiúsculo, te ilumine e te guarde.
    MOACIR IZIDIO DA SILVA
    Rua Biriricas, 38
    02357-150 – São Paulo
    Tel. 2267-5427/7316-0523 - RG. 042.745.07-5

    ResponderExcluir
  8. Moacir, não temos nada contra Jesus permanecer nos corações dos que creem nele, a questão é a exibição de crucifixos em tribunais e repartições públicas, isso sim um total absurdo. Sobre Helio ter escrito o nome dele em minusculas acho que voce se enganou pois ele grafou "Cristo".
    O critério aqui do blog é simples: Jesus é com maiuscula porque trata-se de um nome próprio e deus é com minuscula porque não vejo razão alguma para escrever a palavra de outra forma.

    ResponderExcluir
  9. Amigo!! não disse que ele escreveu com minúscula, e sim, com "C" maiúsculo.!!. A propósito!! por que usa a foto de Eisntein se o próprio não era ateu?

    ResponderExcluir
  10. Ah, é verdade, foi meu engano, mas vale a observação, Jesus Cristo deve mesmo ser grafado com maiusculas mas pela única razão de ser um nome próprio. Sobre o ateismo de Einstein leia aqui no blog minha opinião, há mais de um post sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  11. Moacir... é bom ter alguém que pense como eu por aqui. Paz, irmão !

    Já falei para o Lineu, várias vezes, que Einstein não era ateu, apenas não acreditava em Deus conforme acreditam os cristãos. Essa foto é uma incoerência sem tamanho...

    Jesus é escrito com letra maiúscula porque foi Grande, em todos os sentidos; e se houvesse algo maior do que letras maiúsculas... é o que deveria ser usado para escrever seu nome. Até ateus famosos concordam comigo (muitos deles !).

    ResponderExcluir