domingo, 29 de abril de 2012

Pensar de forma analítica reduz fé em deus, diz estudo.


Pensar de maneira mais analítica induz as pessoas a acreditar menos em Deus, segundo um estudo publicado na edição passada da revista Science. Os pesquisadores, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, submeteram cerca de 180 alunos de graduação a uma bateria de testes e questionários e descobriram que, ao forçar os estudantes a pensar de forma mais analítica sobre algum assunto, esse raciocínio influenciava a sua fé, tornando-os menos religiosos.
Acredita-se que o cérebro humano tem dois "modus operandi" para processar informações e tomar decisões: um mais intuitivo e outro mais analítico. Os resultados do estudo sugerem que a religiosidade flui do modo intuitivo e perde força à medida que as pessoas são forçadas a pensar de modo mais analítico.
Em um dos testes aplicados, os alunos eram apresentados com problemas matemáticos que tinham uma resposta intuitiva errada e uma resposta analítica correta. Depois, respondiam a um questionário sobre sua fé e religiosidade. Os alunos que resolviam os problemas de forma analítica relatavam acreditar menos em Deus.
(Estadão - 29/04/2012)

4 comentários:

  1. Simplesmente pensar ja reduz tais ilusoes.
    Como o rebanho nao pensa os pastores enchem os bolsos."O senhor e meu pastor,por isso estou pastando".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paidaluiza! dei muita risada com seu novo salmo 23 - " o senhor é meu pastor, por isso estou pastando".

      Excluir
  2. paidaluiza dei muita risada com esse seu novo salmo 23 - "" o senhor é meu pastor, por isso estou pastando"".

    ResponderExcluir
  3. paidaluiza! dei muita risada com o seu novo salmo 23 - " o senhor é meu pastor, por isso estou pastando".

    ResponderExcluir