quinta-feira, 14 de junho de 2012

Míope ou crédulo?



Exemplo interessante das peças que nosso cérebro pode nos pregar.
São fenômenos assim que muitas vezes explicam as pessoas que vêem espíritos, diabos, Jesus, vossas senhoras no alto da colina, etc.
Quase toda ocorrência dita "sobrenatural" pode ser explicada pela ciência.
Quase... porque algumas a ciência ainda não explica mas esta é sua grande motivação, é o que fez e faz nossa civilização evoluir.
Não saber não é demérito, ignorar evidências científicas é.

7 comentários:

  1. Comparação pra lá de infantil. Lineu... sem mentira nenhuma... você acredita mesmo no que você publica ? Conta aqui, só pra mim, vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, conta aqui, só para mim: você acredita mesmo em velhotes que controem arcas e cobras que dão maus conselhos? Isso sim é infantil!

      Excluir
  2. Falando dessa maneira pejorativa, realmente parece infantil, mas eu já te expliquei que não é bem assim. A infantilidade a que eu me referi é o fato de você querer comparar essa ilusãozinha de ótica boba (para crianças) com, por exemplo, os estudos sérios feitos pela ciência no manto de Nossa Senhora de Guadalupe e no Sudário de Turin ou nas aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, em 1917... isso sim, é ridículo, é só ler um pouquinho e ter um pouco menos de preconceito. Foi por isso que eu questionei se você acredita mesmo nisso que você publicou, pensei que fosse uma piada sua.

    É importante dizer que a inspiração bíblica é estritamente religiosa, isto é, não devemos querer buscar verdades científicas na bíblia, mas verdades religiosas, que ultrapassam a razão humana: o plano da salvação do mundo, a sua criação, o sentido do homem, do trabalho, da vida, da morte, etc.
    A serpente representa o mal. Quanto a arca de Noé, há fortes indícios de que existiu realmente e que houve mesmo um dilúvio universal. Os especialistas se questionam sobre o porquê do dilúvio ser apresentado com tanta riquesa de detalhes, inclusive geográficos (com lugares que existem até hoje). Por exemplo : porque uma lenda citaria o local geográfico onde a arca finalmente teria encalhado ao fim do dilúvio ? O Monte Ararat está lá até hoje e, mais recentemente, foram descobertos restos de madeira betumada daquilo que seria uma gigantasca caixa. O que todo esse material estaria fazendo lá em cima, encravado nas rochas ? Mistérios...
    Ateus: não se precipitem em ridicularizar a bíblia ou a religião.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, é um espanto que uma pessoa culta acredite na lenda de Noé e a defenda publicamente. Não vou perder meu tempo debatendo essa asneira que, além de tudo, é um plágio descarado de lendas mais antigas. Continuo sem entender sua atração pelo meu blog, é incrível como nós ateus não frequentamos blogs religiosos mas os crentes não saem daqui!

    ResponderExcluir
  4. Ateus não frequentam blogs religiosos ?!? Só se for você, Lineu !! caramba... até isso você ignora ?? Caramba ...
    Eu frequento vários blogs, não só de ateus. Gostei do seu, apesar de não concordar contigo, pois achei vocês uns caras legais, dá pra sentir nas entrelinhas, só isso.
    Quanto a Noé, eu não dei opinião minha, são os especialistas que dizem. Eu disse que há INDÍCIOS, só isso.

    Você acha ruim os crentes não sairem daqui ? Pô, se eu tivesse um blog religioso (estou pensando em ter um) eu preferiria que ateus frequentassem do que religiosos. Eu prefiro confrontar idéias diferentes. Por exemplo : eu acho o contrário de você, ou seja, é um espanto uma pessoa culta não acreditar que há um Deus.

    ResponderExcluir
  5. Sugestão de nome para seu blog: "Pensamento Circular".

    ResponderExcluir
  6. Eu preferiria esse : "VERDADES QUE OS ATEUS DESCONHECEM" ou "CIÊNCIA E FÉ EM HARMONIA". Que tal ?

    ResponderExcluir