sábado, 28 de julho de 2012

A Terra e a Lua vistas de Mercúrio, imagem que faz pensar.


Essa foto espetacular faz a gente pensar em como somos pequenos.
Minúsculos.
Insignificantes.
Mesmo de tão perto, de um planeta vizinho, já somos apenas uma bolinha luminosa.
Se de lá olharmos para Júpiter ele será apenas um ponto de luz.
Plutão, só com telescópio e nem saímos ainda do sistema solar, que é apenas um dentre bilhões de sistemas estelares dentro de uma das bilhões de galáxias.
Se a Terra já é tão pequena, nós, seres humanos, somos o que em termos universais?


Uma vida microscópica em um planetinha rochoso que gira ao redor de uma estrela comum.

A luz viaja a impensáveis 300 mil km por segundo e mesmo se conseguíssemos viajar a uma velocidade perto dessa ainda assim levaríamos 4 anos apenas para chegar à estrela mais próxima da nossa, aqui, bem ao lado, nesse nosso mesmo cantinho da Via Lactea.


Para irmos até o outro lado da nossa galáxia levaria, a essa velocidade absurda, uns 100 mil anos.
E para visitar uma linda galáxia como Andromeda, aqui, vizinha nossa, teriamos que viajar aproximadamente... 3 milhões de anos e ainda estaríamos aqui pelo bairro...

Mas mesmo assim pessoas acreditam que um ser mágico criou todo o universo em 6 dias e desde então passa seu tempo controlando se cada um dos bilhões de seres minúsculos que ele criou estão ou não cumprindo suas regras, para então resolver seus destinos quando morrerem.


A realidade do universo é muito mais maravilhosa que qualquer fantasia.
E com uma vantagem insuperável:  é verdade.






22 comentários:

  1. Concordo Lineu, a realidade é tão mais bonita... não sei qual é o problema dela, não é tão difícil de entender.

    ResponderExcluir
  2. Bem... Se eu fosse Deus não precisaria de 6 dias para criar algo tão insignificante, como é o Universo. Está havendo um mal entendido: Deus é atemporal, e as lições da Bíblia mal servem para explicar ao povo comum uma realidade impossível de compreender. Eu nunca consegui entender a Teoria da Relatividade, mas penso que essa teoria é um fato, por dois motivos: a)Todos os cientistas concordam com ela, e os que discordam são imediatamente rechaçados; b)Dizem que essa teoria produz resultados práticos, de uma forma que eu tampouco consigo entender. Pois bem, como posso questionar qualquer verdade enunciada a partir da Teoria da Relatividade? Se o cara me diz que para uma pessoa em movimento o tempo passa mais rápido que para uma pessoa estacionária, eu baixo a cabeça e repito: movimento é igual a tempo; se o cara me diz que Deus criou o mundo em 6 dias, eu baixo a cabeça e repito: o mundo foi criado em 6 dias. Mas eu só entendo o que é movimento ou o que são 6 dias, não saberia dizer o que isto significa de verdade. Então... quando se questiona a feitura do mundo em 6 dias, também talvez se pudesse questionar qual a razão de o espaço ser o tempo, se não houver nenhuma razão aparente para entender as coisas do modo como elas assim parecem ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade os questionamentos sobre os seis dias não passam de ironia... a ciência sabe muito bem quanto tempo levou para o universo ser o que é: 13,6 bilhões de anos. Quando você diz que "o cara afirmou" isso ou aquilo é preciso analisar... que é "o cara".

      Excluir
  3. Se existe um Criador, ficamos menos intrigados, afinal um artista é sempre um artista, capaz de muitas coisas interessantes; mas se não existir um Criador, isso é demais da conta. O puro acaso não pode produzir um grilo... não, não pode produzir um grilo, tem que ter uma Mente manipulando essa coisa toda, tem que ter Alguém que sabe o que está fazendo... Os grilos não são feitos do puro acaso, pelo amor de Deus. Tem alguém por trás de tudo isso, será que vocês não entendem?... Tem uma Coisa atemporal, fora deste mundo que pensamos conhecer, fazendo o que faz... Tem Alguém do outro lado, sim, e não se deve explicar isto através de nossas pobres teorias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaso, ao contrário do que pensam, não quer dizer "sorte" mas simplesmente "sem planejamento", algo que aconteceu de forma natural mas sem que um plano tenha sido feito com antecedência. Foi assim que se deu a evolução...

      Excluir
  4. A realidade doi porque fere o ego do ser humano como algo insignificante perto de tudo isso que existe.

    ResponderExcluir
  5. A sua hipótese tem um defeito, porque deixa perceber que as coisas são deste modo, tanto quanto poderiam ser de outra forma, ou seja, a existência não teve um planejamento,e a busca da Verdade (quer dizer, a construção da Torre de Babel) não faz nenhum sentido: qualquer avanço no conhecimento do homem é inútil... paremos com a mania de saber, então, pois tudo nos leva ao Zero Absoluto: marchamos sem sair do lugar; nadamos, nadamos pra morrer na praia; malhamos em ferro frio; ciscamos feito peru... ah que pena que eu tenho de todos nós agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos olhos da ciência a evolução não é uma hipótese, ela já está mais que comprovada. Já sobre o restante do seu comentário, não entendi nada. Abs, Lineu.

      Excluir
  6. Enrola enrola, este cara deve ser pastor. parece que vai concluir algo, mas só cria mais dúvidas no próprio comentário.
    Sim é verdade um grilo não simplesmente aparece, antes ele passou por centenas ou milhares de evoluções até se tornar o grilo de jardim. e isto não foi da noite para o dia, mas sim após milhares, milhões, bilhões de anos.
    Agora por que é mais dificil aceitar isto do que aceitar que tudo foi feito em seis dias??? - Há uma ameba não pode levar um bilhão de anos para se tornar uma mosca, mas um ser mágico pode criar um universo em 6 dis! - haaa Vai rachar uma lenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas qual é o problema de conciliar Evolução com Criação? Pelo menos dentro de nossa ótica humana, todas as coisas se dão a partir de um processo que se passa no Espaço-Tempo, embora esta talvez não seja a perspectiva do suposto Criador [perspectiva esta inacessível às nossas limitações, por isso apenas podemos supor]. O Universo Criado pode até ter sido Criado num Instante [não o sabemos], mas nós humanos não conseguimos ver isto assim. Outro detalhe que talvez seja preciso aclarar: ainda que entendamos o Universo como uma Criação Instantânea, é útil considerar que o Instantâneo não necessariamente quer dizer Estático: tudo que é criado, inclusive pelo próprio homem, sofre as alterações no processo do Tempo; e não é raro encontrarmos exemplos de coisas criadas que precisam do tempo para chegar ao produto final, ou maturação. Finalmente, um Universo Estático [ainda que possível, teoricamente], onde nada acontece, talvez fosse bem desinteressante para uma vida pensante, como é a do homem.

      Excluir
    2. Evolução com criação, problema nenhum, a questão é conciliar evolução com um criador divino, especialmente quando o livro que conta a pseudo historia desse criador é o mesmo que diz que tudo foi feito em 6 dias há 6 mil anos.

      Excluir
    3. Bem... vou te apresentar uma estimativa alegórica e aproximativa do que penso a respeito da Criação, mas isto é apenas um modelo explicativo [tal como a Ciência costumeiramente gosta de proceder]. O Universo é resultado de um fórmula pré-elaborada e agora [neste nosso momento] em aplicação. Este Químico "imaginou" ingredientes, criou-os e os pôs no "caldeirão", e tudo está em processamento; tal como o fabricador de queijos e a cozinheira de feijoadas. Sei que isto não passa de fantasia, mas é uma maneira de visualizar o fato. Os escritores da Bíblia também tiveram lá seus modelos explicativos. E você sabe que modelos explicativos não são realidade, são um modo de entender as questões. Já um modelo explicativo que nao contenha uma fórmula inicial é que é difícil de entender. Salvo engano, desde Galileu se cogita a idéia de que o Universo é uma "grande equação matemática". Cabe ao homem desvendar esta equação... O homem está tentando matar a charada do Universo e, embora muito difícil, é possível que o faça, digamos daqui a alguns milhões de anos. E se o Universo é uma Equação, penso que as equações não existem de fato, mas são produto de uma Mente Muito Criativa. Perdoe se falei bobagens...

      Excluir
  7. Como pode uma pessoa se considerar inteligente e dizer que não crê em Deus ? A evolução pela evolução, sem que haja uma inteligência por trás é totalmente impossível; acreditar nisso é ir contra toda ciência minimamente séria, é querer enganar a si mesmo.

    ResponderExcluir
  8. "A evolução pela evolução, sem que haja uma inteligência por trás é totalmente impossível;"
    Por que?
    levanta uma questão mas não apresenta nenhuma evidência, falha ou não. Tipo posso supor entao que 2+2=4 e não 5, logo deus existe! Pois se ele não existice daria 5, e se o diabo existe, entao 4-2=2 e não 1;
    Argumento do Fernando fraco, fraco, fraco

    ResponderExcluir
  9. ha ha ha ha ha ha ha ha ha!!!! depois de tudo criado, a inteligência por trás de tudo, começou a cobrar dízimos, ha ha ha ha ha ha ha ha ha!!!! depois de tudo criado, a inteligência por trás de tudo, começou a pedir o apedrejamento de mulheres adúlteras, ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha!!!! depois de tudo criado, a inteligência por trás de tudo, se agradava com o sacrifícios de animais que a própria inteligência por trás de tudo havia criado, ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha,

    É ESSE LIXO QUE VOCÊS CHAMAM DE INTELIGÊNCIA POR TRÁS DE TUDO????????
    ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Robson : Exemplo de ateu "inteligente" !

    Parabéns, Lineu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado fernando! não é à toa que me libertei desse lixo!!

      Excluir
  11. Chamouth... evidência ??? Olhe para você mesmo, para o seu corpo... olhe para a máquina impressionante que você é; não é possível que você ache que veio do acaso cego ou do "pó das estrelas"... não deprecie sua inteligência.

    ResponderExcluir
  12. lineu... obrigado por publicar minhas respostas, mesmo não concordando com elas; isso é raro hoje em dia, principalmente no meio ateu... parabéns pela sua democracia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, isso é e sempre foi raro no meio religioso.

      Excluir
  13. É realmente isso q eu concluo bem antes de ver essa postagem. Por isso estou de total acordo, assinando em baixo.

    ResponderExcluir