domingo, 22 de julho de 2012

De onde surgiram tantos ateus?


Uma pesquisa na Universidade de Oxford mostrou que cerca de 48% dos estudantes não acreditam em Deus. Talvez isso não seja tão surpreendente – a maioria das pessoas acredita que ateus sejam bem instruídos, principalmente os de Oxford que têm como professor o ícone do ateísmo Richard Dawkins.
Mas há algumas curiosidades sobre isso quando a “população amostral” da pesquisa é o mundo e suas diferentes culturas, não Oxford. Estudos mostraram que há, sim, uma relação entre estudo e a fé em Deus, mas que o ateísmo é mais forte naqueles que têm apenas o ensino médio completo do que naqueles com nível superior completo.
A pesquisa também indicou que as pessoas com mais estudo tendem a acreditarem em coisas mais estranhas. 29% das pessoas com apenas o nível fundamental completo acreditavam em telepatia, contra 51,8% das pessoas com nível superior completo.
Essas pesquisas mostraram, também, que a questão religiosa não depende apenas do nível educacional, mas do sexo, do tipo de cultura e da idade dos entrevistados. Então os não-ateus podem ficar aliviados: já não há mais a crença de que eles sejam menos inteligentes que os ateus.

11 comentários:

  1. Lineu, para a sua alegria, o ateísmo vai sim, aumentar e aumentar MUITO !! A bíblia diz isso. Jesus indagou a respeito disso :"QUANDO O FILHO DO HOMEM VIER, ENCONTRARÁ FÉ SOBRE A TERRA ? "

    E agora ? Que encruzilhada, né, Lineu ? Torço para o ateísmo triunfar ou para o "livrinho mágico" errar ? Que droga ...

    ResponderExcluir
  2. Eu torço para o ateísmo triunfar, o livrinho magico já errou tanto, que se acertar uma não fará diferença, será apenas um dado do acaso.
    Eu posso escrever um livro dizendo que em 2023 o Brasil será o país mais rico do mundo, se eu acertar sou deus?

    ResponderExcluir
  3. Em que ponto ou pontos, exatamente, "o livrinho mágico" errou tanto ? Convém que você mostre um pouco dos seus conhecimentos bíblicos e aponte os "muitíssimos" erros da bíblia, para que a pessoa que está lendo possa fazer um juízo melhor sobre as suas pesquisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, se você usa Facebook procure um grupo chamado "Contradições da bíblia" e divirta-se.

      Excluir
    2. ué fernando? esqueceu do josué orou e o sol parou??? se isso não for um erro nojento e asqueroso, já não sei mais oque é um erro nojento e asqueroso!!!

      Excluir
  4. Essa coisa de os ateus serem mais inteligentes do que os crentes, foi inventada pelos próprios ateus... nunca foi verdade, assim como muitos outros mitos que vocês insistem em propagar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os ateus não são mais inteligentes, as pessoas mais inteligentes é que acabam optando pelo ateísmo.

      Excluir
    2. A questão da religiosidade ou não-religiosidade deve passar longe do nível de inteligência. O ser humano é infinitamente mais complexo do que sua fortuita racionalidade. Há muito caminho pela frente, que nos nega o direito de dizer "chegamos, estamos nas índias". Pode ser que estejamos enganados, tal como o pirulito na presença de uma criança. Deus pode jogar dados,mas com dados que não são os nossos dados. Tudo é possível no caos, inclusive termos a ilusão de que não há caos e que tudo é uma questão da "matar a charada".

      Excluir
    3. Enrolou ,enrolou e nao disse nada.
      Lineu ja deu um Xeque Mate.
      Fim de papo.

      Excluir
    4. Claro, o Lineu está certo se estivermos dentro dos limites de nossa compreensão do Universo... Como os escritores da Bíblia também estavam certos, dentro de seus limites de compreensão. O fato é que estamos avançando para um conhecimento progressivamente maior sobre o que somos e representamos neste lodo universal. Ninguém sabe ainda o que vai encontrar por aí, e quem sou eu pra dizer o que é... hehehhehe... apenas tenho o palpite de que o Universo tem Criador, mas pode ser que não tenha. Se não tiver Criador, fica mais complicado ainda entender por que essa Coisa funciona desta maneira e não de outra.

      Excluir