sábado, 28 de julho de 2012

Igreja ou biblioteca, o que você prefere ter perto de casa?

Um dos meus temas favoritos, fotos de antigas igrejas transformadas em coisas mais úteis para a humanidade.


O exemplo de hoje vem de Buffalo, nos Estados Unidos.


A imponente e centenária construção com seus belos vitrais estava perto da demolição em 1985, por falta de fiéis.
Mas foi salva e transformada em escola e biblioteca da King Center Charter School, um centro educacional municipal.


Tenho postado aqui igrejas da Holanda, Inglaterra e outros países que foram desativadas, vendidas e adaptadas como lojas, restaurantes, locais para evento, livrarias e bibliotecas.


O que você prefere ter perto da sua casa, uma igreja... ou uma linda biblioteca como essa?

17 comentários:

  1. Essas construções só são lindas assim por causa da enorme fé dos cristãos que os motivaram a construir com tanta perfeição.
    Imagine um mundo sem as igrejas, transformadas ou não em biblioteca ou o que for, quantas construções magníficas perderíamos.

    ResponderExcluir
  2. Enorme fé? Ou enorme dinheiro "arrecadado" pela igreja romana?
    Não é a fé nem deus que ergue as igrejas, são arquitetos, engenheiros e pedreiros. Só não mais construções assim por design mesmo, não tem nada haver com fé. Visita Porto Alegre meu amigo e tu vai construções antigas que não são igrejas, construídas sem fé.

    ResponderExcluir
  3. Na cidade de Las Vegas, Estados Unidos, há construções magnificas, construídas sem a fé dos cristãos. Se os espaços ocupados pelos grandes templos religiosos, espalhados pelo mundo, fossem utilizados para o cultivo de alimento, daria para amenizar, por exemplo, a fome em muitos países da África.

    Milson - http://www.encontroracional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. As construções mais lindas do mundo são as religiosas com certeza.
    Só um exemplo, compare qualquer construção de Las Vegas com a catedral de São Marcos em Veneza.
    E mais, porque será que essas igrejas que estão virando bibliotecas ou outras coisas, porque não foram destruidas? Não seria mais proveitoso se destruissem para... Sei lá, quem sabe fazer uma horta no meio das cidades para alimentar os pobres africanos!

    ResponderExcluir
  5. Vou confessar: adoro a arquitetura das grandes catedrais, verdadeiros monumentos historicos e artisticos, exemplos brilhantes de arquitetura e técnicas de construção. A monumentalidade das catedrais era parte importante do marketing cristão, criava na pessoa uma sensação misticamente construida pela altura, pela acústica e pela iconografia, sempre impressionante. Os visitantes se sentiam pequenos e frágeis ante a grandeza "de deus" e quando acrescentamos a tudo isso o cheiro das velas, a música dos órgãos...e a verborragia ameaçadora dos padres... temos o palco perfeito para a divulgação da religião.
    Eu jamais defenderia que fossem demolidas, a história é a história, ninguém pennsaria em demolir as pirâmides do Egito só porque os faraós eram crueis ou pela crença em Ra já não existir mais.
    É por isso que gosto tanto desses exemplos de readequação de igrejas: saem os contadores de lorota exploradores da ingenuidade alheia e entram bibliotecas, livrarias, espaços para eventos, dando aos prédios uma utilização muito mais digna e os mantendo vivos na historia das cidades.

    ResponderExcluir
  6. E, muito importante lembrar, a igreja era apenas a cliente, a fonte do recurso. A genialidade das obras vem dos incríveis arquitetos e engenheiros da época, nada tinha de divina. Destruir igrejas é atirar no mensageiro quando o importante é combater o autor da mensagem.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Lineu: Destruir as igrejas para que? mesmo que por tras de cada tijolo haja tanto sangue e corrupção do passado, mas ainda assim é história. Além das representaçoes artisticas e arquitetonicas. E é bom para lembrarmos que uma cultura mística medieval pedurou por tanto tempo, mesmo na era da internet.
    Respondendo acima: gosto muito da arquitetura de las vegas e das igrejas européias, mas não dá para comparar uma coisa com a outra. são tempos distintos. Compare a Igreja mais linda com o Taj Mahal ou os Templos megalíticos de Malta ou ainda as próprias Pirâmides egipcias.
    Construçoes belas não são exclusividades catolicas, eles apenas tinham mais dinheiro para a encomenda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...exatamente... já li muito autor cristão exaltar a "arquitetura cristã" ou algo assim, mas eles apenas tinham mais dinheiro. Como eu disse no post, fazia parte do marketing da igreja, se voce pensar bem qual a razão para igrejas tão altas, tão imponentes e tão ricas? Bastaria um espaço coberto onde coubesse bastante gente, um altar... e não muito mais que isso. Mas a imponência e o fausto tinham uma função...

      Excluir
  8. Então Jesus não salvou a Igreja da demolição, o que a salvou foram os Livros...
    Conclusão: Jesus não salva NADA, o que salva são os livros.

    ResponderExcluir
  9. lineu! chamouth! brilhantes as explicações a respeito do porque das obras faraônicas cristãs. e a explicação de outras obras maravilhosas pelo mundo afora sem ter a presença "divina". parabéns.

    ResponderExcluir
  10. O fato da Igreja Católica assumir um compromisso de estudo da geometria de Euclides, como uma chave para entender o pensamento de Deus e a base sobre a qual Ele criou o universo, deu enorme importância e produziu frutos tanto nas artes como na ciência. A atração da Igreja pela geometria levou a um caminho de representação do mundo natural que ajudou a acontecer a Revolução Científica, e que foi copiada pelo resto do mundo nos anos seguintes. Essa impressionante coerência geométrica não é por acaso; é fruto do pensamento católico.
    Nenhum período da história produziu trabalhos tão grandes e majestosos de arquitetura. A luz que se espalhava nas catedrais góticas simbolizava a luz do século 13, caracterizado por suas universidades, ensino e escolaridade, bem como o fervor religioso e o heroísmo dos seus santos.
    A Igreja foi a grande inspiradora de todo esse trabalho, o guia que mostrou aos artístas o seu fim. O mundo ocidental nunca será suficientemente grato a ela, porque, buscando louvar a Deus fez os homens reconhecerem "o valor único da arte", como disse Jacques Maritain.
    O que é que movia esse povo a construir tantas maravilhas pelo mundo ? A resposta é: a fé.
    A Catedral era a "casa do povo", onde ele gostava de se reunir em grandes massas, para as grandes celebrações. Nelas os reis eram coroados pelos papas ou bispos, e sem isto não tinham o reconhecimento do povo.
    Kenneth Clark (1969) autor da aclamada obra "Civilização" mostra como os artistas dessa época eram movidos pela fé cristã; ele afirma : "Guercindo gastava boa parte de sua manhã em oração; Bernini frequentemente se retirava e praticava os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola; Rubens participava da Missa todos os dias antes de começar a trabalhar. Esta conformidade era baseada na simples crença de que a fé que inspirou os grandes santos das gerações precedentes era algo pelo qual o homem podia regular a sua vida. Meados do século 16 foi um período de santidade na Igreja Romana... tal que pessoas como Santo Inácio De Loyola, o soldado visionário, tornou-se psicólogo. Alguém não precisa ser um católico praticante para sentir respeito por meio século que produziu esses grandes espíritos".

    ResponderExcluir
  11. Muitíssimo obrigado, Lineu, de coração.

    ResponderExcluir
  12. Lineu, as pessoas também precisam saber a história do outro lado da moeda... ninguém pode julgar os outros (no caso, a Igreja) sem saber o que eles têm a dizer. Fala-se muito mal da Igreja por falta de conhecimento. É claro que houve erros no passado, e a Igreja não se furta em admitir isso, mas há muitos exageros... e só com diálogo é que se chega a algum lugar (sem preconceitos).

    ResponderExcluir
  13. Quem conhece a verdadeira história da Igreja Católica, se torna católico. Padre Marcelo Rossi que o diga. Um homem que estudou educação física, namorou, ganhou "rios de dinheiro" com música (que doou e não ficou com nenhum tostão), sabe o que está fazendo...

    ResponderExcluir
  14. Veja bem, eu no dia 4 de agosto escrevi que as mais lindas construções são as religiosas, não apenas as católicas. O motivo é que as pessoas que as construíram eram movidas pela paixão e pela fé numa entidade superior.
    Não sejam tão rígidos em afirmar que as construções católicas eram imponentes apenas pelo poder financeiro e interesses mundanos. As construções são belíssimas e ninguém faz algo assim sem estar inspirado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a pessoa precisa estar inspirada mesmo.... mas isso em absoluto quer dizer que a inspiração seja divina.

      Excluir
  15. O medo e o chicote realmente inspiraram os escravos aqui no Brasil...

    ResponderExcluir