quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Partícula de deus": o pior apelido da história da ciência.




Os cientistas parecem estar se aproximando rapidamente de uma importante descoberta no campo do chamado “modelo padrão”, teoria que ajuda a compreender todas as partículas e forças do universo, com exceção da gravidade.

Através de experiências em curso no LHC – maior colisor de partículas já construído pelo homem, na fronteira entre Suiça e França – os cientistas estão próximos de provar a existência do “Boson de Higgs”, uma partícula tão pequena que até hoje sua detecção não pode ser comprovada, há apenas indícios teóricos de sua presença na estrutura dos átomos.

O bóson de Higgs teria dado origem à massa de todas as outras partículas, se sua existência for confirmada, portanto, este é um passo importante da ciência na compreensão da origem de todos os objetos.

Em algum momento do passado, no entanto, a partícula foi apelidada de “partícula de deus”.
É só um apelido tolo que vem de um livro do físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, cujo esboço de título era "A Partícula Maldita" ("The Goddamn Particle", no original), em alusão às frustrações de tentar encontrá-la. 

O título foi, depois, cortado para "A Partícula de Deus" por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra "maldita" fosse ofensiva, gerasse protestos e afetasse as vendas do livro.

Não há absolutamente nada de divino na descoberta, estamos falando de ciência sub-atômica pura e "partícula de deus" é apenas um estúpido apelido dado pelo infeliz editor.


Muitos crentes, em sua suprema e inabalável ignorância, apregoam agora aos 4 ventos que a confirmação da descoberta seria a confirmação da existência de deus!!
Não, não e não!!
Aqui é ciência, irmão!



25 comentários:

  1. Se os crentes querem acreditar em um deus, que acreditem na partícula. é até bom, pois quando perguntarem a eles quem criou deus, eles podem afirmar: Higgs.
    Piadas e ignorâncias a parte, esta é talvez a maior descoberta de todos os tempos. Fico orgulhoso do homem, o verdadeiro e único Deus (com maíusculo).

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, a ciência deve avançar firme e forte. As pessoas podem e devem adquirir conhecimento.
    Porém, a prepotência dos ateus é de surpreender,como se tivessem todas as respostas. Por mais que a ciência avance, sempre existirão perguntas. Sempre haverá algo além da compreensão humana. ´
    Ao contrário do que alguns ateus dizem, o homem, nem ironicamente pode ser chamado de Deus. Somos imperfeitos, destruimos florestas, extinguimos animais, ,...
    Além disso é bom lembrar, não somos imortais, somos frágeis. Vivemos em média meros 65 anos. E no momento da doença da dor, da morte, é que muitos começam a rezar.
    Não vejo como alguém pode se orgulhar em não acreditar em Deus,se este é o reconhecimento da própria insignificância.

    Só peço uma coisa para os ateus: humildade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, acho que você confunde um pouco as coisas em seu comentário, ateus não acham que tem todas as respostas, quem acha isso são os crentes! Quem baseia suas ideias na ciência sabe muito bem que ela se vale mais das perguntas que das respostas, sempre em busca de novas explicações e comprovações. O "não sei" move a ciência para a frente e é sua grande motivação. Já a religião...só faz dizer que a verdade absoluta é o que está escrito na bíblia, mesmo contra todas as evidencias. Outra coisa, o ateismo não diz que o homem é deus e sim que deus não existe, não confunda as coisas. O fato de alguns rezarem no momento da dor mostra a fragilidade humana, aliás, fundamental para o crescimento das religiões. Não é por nada não mas acho que quem precisa de um pouco mais de humildade (e mais leitura) não somos bem nós...

      Excluir
  3. Anônimo, só uma coisa: O homem pode não ser imortal, mas um dia o será - Não por causa de um zumbi milagreiro ou um deus invisível, mas por causa da nossa ciência.
    O homem não é deus, pois como disse o Lineu deuses não existem.
    Mas se existissem como diz aquele livro que se intítula sagrado, o homem ainda seria melhor que os deuses, mesmo com todos seus defeitos. Pois se meus filhos errarem não afogarei eles na banheira nem os julgarei por toda a vida por comerem uma maçã/pera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biblicamente falando se seus filhos errarem você deve apedreja-los até a morte.
      É incrível com as religiões fazem leitura seletiva da bíblia.

      Excluir
    2. Bem, é impossível discutir com vocês já que só sabem usar a razão, as evidências, mesmo sabendo das próprias limitações como ser humano. Saem "decretando" que Deus não existe sem sequer conseguir provar isso.
      Vou reforçar o que disse, o ser humano sequer consegue enxergar todas as cores, sequer consegue ouvir todos os sons, como pode ter tanta certeza das coisas. E apartir do momento que não tem certeza, não pode chamar o outro de ignorante.
      Talvez o que o ateu precise seja equilibrar a razão com emoção. Começar a duvidar um pouco das próprias crenças, não levar tudo ao pé da letra, isto é, interpretar um pouco mais, reconhecer que as verdades podem estar além do entendimento e enfim, acreditar nas emoções ao invés de sufocá-las.

      Excluir
    3. Anônimo, são os religiosos que decretam que deus existe e também não conseguem provar isso e me parece muito mais inteligente usar a razão e as evidências do que usar crendices e lendas como fonte da verdade. Falando por mim eu não sufoco minhas emoções mas apenas coisas reais me emocionam, é diferente. E eu duvido diariamente das minhas crenças...mas uso meu cerebro e logo percebo que elas são bem mais lógicas do que as pregadas pelas religiões.

      Excluir
  4. Muito simples : Como surgiu o bóson de Higgs ? O ateu não tem mais jeito ... tss, tss, tss.
    O Chamouth diz que fica "orgulhoso do homem, o verdadeiro Deus". Como o homem pode ser Deus se o universo, a terra, enfim, tudo já existia muito antes dele ? Como pode o finito criar o infinito ? O homem, por acaso, fez a terra, as galáxias, o sistema solar, o ar, a atmosfera, a gravidade, o anel de Saturno, hein, Chamouth ? Jogue um copo de vidro no chão e depois vá ver se os caquinhos se transformaram em bolinhas de gude, em esferaszinhas flutuantes com anéiszinhos em volta (iguais ao de Saturno); quem sabe depois de um tempo ainda surgem uns seres feitos de vidro, inteligentes e com um cérebro capaz de construir civilizações ?
    O mais engraçado é que o ateu diz crer na ciência, mas nunca cita os cientistas que acreditam em Deus, e olha que esse número está crescendo a cada dia.

    Quando descobrirem o bóson de Higgs, vão certamente se perguntar : e como surgiu o bóson de Higgs ? Daí vão descobrir que quem o criou foi o "bóson de Haggs, depois vão descobrir que quem criou o de Haggs foi o de Heggs, depois o de Huggs, e por aí vai.
    O Universo material só se explica através de um ser infinito, imaterial, que do 'nada' criou a matéria. Fora disso é chover no molhado ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cientista acreditar em deus é uma coisa... um cientista acreditar que a terra tenha 10.000 anos de idade e duvidar da evolução, bem mais raro. O argumento do copo quebrado é rizivel, ingênuo, tolo, bom para convencer crédulos pouco inteligentes.

      Excluir
  5. deus está sendo achatado, antes era do tamanho do universo, agora do tamanho de uma partícula, daqui a pouco... Puff! Não haverá mais necessidade dele.

    ResponderExcluir
  6. Fernando distorce cada comentário (confesso que as vezes ele é brilhante nisto, deveria ser pastor, se o não é).
    Acredito que o homem seja um deus mesmo. Não um deus que cria pessoinhas, trabalha seis dias e descansa ou que cria misteriosos quebra cabeças.
    Homem é um deus pois não possuindo armas naturais, criou artefatos e subjulgo animais mais fortes e poderosos. Sobrevivemos a era glacial, sobrevivemos a peste negra, construímos palácios, colocamos um homem na lua, curamos a maioria das doenças do mundo e estamos quase vencendo a morte.
    Se isto é uma coisa desprezível na tua opnião, na minha não é. Não trocaria todas as descobertas do homem por um pouco de mágia de derrubar um copo no chão e fazer bolinhas de gude. Desculpa Fernando, mas eu (o homem) sou mais do que truques de festa infantis!

    ResponderExcluir
  7. Chamouth, isso tudo que o homem já realizou pode parecer muito mas, não se iluda, nem eu nem você sabemos 1% dos mistérios do universo.
    Além disso, o mesmo homem que você tanto se orgulha construiu igrejas católicas, igrejas protestantes, mesquitas, templos budistas...
    Porque será ???!
    Somos mais de 3 bilhões de religiosos no mundo, será que metade do mundo é louco??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bilhões de pessoas acreditarem em uma coisa não faz essa coisa ser verdade.
      O homem construiu igrejas para divulgar sua religião, templos grandes impressionam, faz parte da estratégia, qual a dúvida?
      A ci~encia não sabe tudo mas sabe muito e só acredita no que se pode comprovar.
      A igreja só sabe o que está no livrinho mágico, mesmo que contrarie a lógica, as evidencias e o bom senso.

      Excluir
  8. Anônimo, brilhante sua conclusão. A resposta é... sim, vocês são loucos.

    ResponderExcluir
  9. Concluíndo o pensamento do Anônimo 1: - Sim, o homem construiu Igrejas e Mesquitas. Vocês que crêem não conseguem achar um deus em comum, e sabe por que?
    O Homem criou deus e os demais deuses, assim como vampiros, mula sem cabeça e contos de fada.
    Isto td está na vossa imaginação.

    ResponderExcluir
  10. Sim, claro, as histórias bíblicas alguém deve ter inventado. Quanta imaginação... Inventar tantos relatos de milagres, inventar histórias com personagens que comprovadamente existiram como Nabucodonosor, Pilatos... É muita cara de pau.

    Mas só para esclarecer para os desinformados, o Deus dos cristãos, judeus e muçulmanos é o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nós ateus sabemos disso, o deus é o mesmo e só existe na cabeça de quem nele acredita.
      Quanto às estórias bíblicas, não foi uma única pessoa e nem foram exatamente inventadas. São lendas, tradições orais, antigas estórias de povos dos desertos, que ao longo de séculos foram sendo adaptadas, traduzidas, enxertadas, ajustadas, re-traduzidas, forjadas... até chegar no que hoje é a bíblia. Algumas das lendas sao inspiradas em outras (tipo a vida de Jesus) e outras são plágio puro (Noé). Antes de ficar repetindo mantras e coisas que você ouviu, estude, pesquise e chegue voce mesmo à conclusão de são textos "sagrados" ou não...

      Excluir
  11. Qual a Dificuldade de inventar milagres ou histórias bíblicas? Eu não entendi a tua colocação. J. R. R. Tolkien, Bram stokere, Anne Ricce, HP Lovecraft (este ateu e um dos melhores escritores que já li) J. K. Rowling - Todos escreveram fábulas sobrenaturais ou místicas. Não vejo dificuldade em imaginar nada disso.
    A diferença é que eles não tiveram a jogada de Marketing de escrever Sagrado no Harry Potter.
    Mas se eu tivesse que acreditar na bíblia ou no Harry preferia o segundo - Kkkkkkk
    (agora aparece um evangelico gritando q é livro do capeta)

    ResponderExcluir
  12. É... Dificuldade não existe mesmo. Entretanto, gostaria que alguém explicasse qual era a intenção dessas pessoas ao inventar ou exagerar nesses relatos. O que elas ganhavam com isso?
    Quanto a Harry Potter, não me admira que o prefira, ele é bem mais pop, criado pra você gostar dele e comprar o livro.
    Cada um tem o ídolo que merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção era enganar um bando de trouxas, o que parece ter funcionado.

      O que se ganhava era o controle das massas.

      Só porque alguém admira ou gosta de alguma coisa não significa que a tem como ídolo.

      Excluir
    2. Crente é assim mesmo, a gente não pode gostar de nada que logo é taxado de idolatria.

      Excluir
  13. Qual a intenção?? Que tal fundar uma religião?

    ResponderExcluir
  14. Não sou fã do Harry Potter meu amigo, é uma leitura infanto Juvenil que admirei muito na juventude. Prefiro HP LOVECRAFT, mas dúvido que tenhas lido mesmo a Bíblia certamente não terás como discutir comigo literatura estrangeira.
    Vou dar o assunto por encerrado por aqui, se quizer continuar a discussão me manda um email

    ResponderExcluir
  15. A imprensa e os crentes fazendo o maior alarde por causa da "Partícula de deus" sem ao menos saber a origem do nome. Parece que deus foi usado para aumentar as vendas do livro.

    ResponderExcluir