segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A singularidade humana.


 A notícia ficou velha, mas não resisto a comentá-la: neurocientistas assinaram, no fim de julho, um manifesto em que afirmam que vários animais não humanos, incluindo aves e polvos, possuem algum tipo de consciência.
A questão é interessante porque evoca a singularidade humana. Mais ou menos a metade dos cientistas, aí incluídos os signatários do documento, acredita que o bicho-homem faz parte de um contínuo no qual se inscrevem todos os animais. Já a outra metade, acompanhada pelos religiosos, vê uma ruptura profunda entre a nossa espécie e as de nossos parentes, mesmo os próximos.
Uma frase do psicólogo David Premack dá a dimensão do cisma: "Por que será que o biólogo E.O. Wilson consegue distinguir entre dois tipos de formiga a uma distância de 90 metros, mas é incapaz de ver a diferença entre uma formiga e um homem?".
Não há muita dúvida de que existem diferenças e elas são gritantes. Para começar, nenhum outro animal conta com linguagem recursiva, que permite comunicar mais ou menos qualquer ideia. Também não se vê nos demais representantes do reino coisas como religião, crises existenciais ou gosto por música e poesia.
Ainda assim, é perfeitamente possível que essas diferenças se devam apenas a uma questão de grau, sem que necessitemos invocar uma especificidade irredutivelmente humana.
De minha parte, acompanho o raciocínio de Michael Gazzaniga, exposto em "Human". Para o neurocientista, existem diferenças tanto em nível molecular como anatômico, mas elas são ínfimas. O que torna o estudo do cérebro interessante é tentar compreender como variações tão diminutas nos neurônios e sua organização podem, pelo fenômeno da emergência, produzir um resultado final tão dramático em nossas mentes. Em suma, somos um bicho como qualquer outro mas que, por caprichos da natureza, acabou ficando com um cérebro bastante peculiar.
Hélio Schwartsman, FSP de 12/08/12

20 comentários:

  1. Eu só gostaria de saber porque os outros animais não evoluiram como o homem. Por que o macaco ainda é macaco e por que a formiga ainda é formiga ? A teoria da evolução precisa me explicar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perca menos tempo rezando e estude um pouco, assim não faria uma pergunta tão tolinha assim. Mas posso te dar uma dica bem humorada: os ingleses atravessaram o Atlântico e formaram os Estados Unidos e o povo americano. Como é possível que ainda existam ingleses??

      Excluir
  2. Mas... que comparação mais louca é essa, Lineu ?? Cacilda !!! Eu só quero saber se existe algum ser vivo, na face da terra, que tenha evoluido na mesma proporção do homem.... só isso. A ameba, a baleia, o orangotango, o coelho, o polvo, o cachorro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse, era uma dica bem humorada. Não vou perder meu tempo te explicando uma coisa tão básica, vá estudar, já te dei a dica de um livro muito bom que explica a evolução em detalhes, com uma linguagem que até mesmo um cristão consegue entender, é só ler!

      Excluir
  3. Não preciso ler sobre uma coisa que eu constato no dia a dia... eu não vejo e nem convivo com nenhum animal que seja 1% parecido com o homem. Nenhum que eu conheço FALA, nenhum construiu computadores ou televisões, nenhum anda de carro, nenhum foi a lua, nenhum construiu satélites, nenhum é religioso, nenhum enterra seus mortos, nenhum usa celular, nenhum voa em aviões, nenhum fuma charuto ou cigarro e nem bebe, nenhum frequenta igrejas, nenhum é cientista, nenhum escreve livros, nenhum realiza competições como os jogos olímpicos, nenhum faz cálculos matemáticos ou equações ... se você conhece algum, me mostre.
    Mais uma vez, por que os outros animais não evoluiram como o homem ? Me faça um resumo para que eu não precise ler as baboseiras de Dawkins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Me faça um resumo para que eu não precise ler as baboseiras de Dawkins."KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Vindo de quem cre em cobras e jumentas falantes
      Nenhum livro ,por mais infantil que seja possui tantas asneiras e contradiçoes quanto seu livrinho "sagrado".
      Va para igreja Fernando pois seus comentarios prestam um desserviço aos seus irmaos de fe.

      Excluir
  4. Fernando, sua argumentação é pueril, suas dúvidas são infantilizadas, você apenas exibe aqui sua profunda ignorância sobre algo que a ciência já se cansou de comprovar. Não quer ler Dawkins, OK, leia outros autores, mas pare de ler esse seu livrinho mágico, ele foi escrito na Idade do Bronze por gente tão ignorante das coisas da ciência quanto um indio isolado da Amazônia. É sério, pega mal alguém culto como você falar tanta bobagem aqui... quer defender as lendas do cristianismo, ok, seu direito. Mas ir contra a ciência é se recusar a enxergar o mundo que te cerca.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade alguns animais andam fazendo evoluções, na mesma velocidade que o homem, pois nao evoluímos em seis dias e sim numa cadeia de transformações. Eu não sei se estou correto, mas a evolução do homem se dá mais por nescessidade de manter-se do que propriamente natural: nao temos presas ou armas naturais, tivemos que criar artefatos para matar outras criaturas e isto foi evoluindo nosso cerebro.
    Mais um detalhe, quando algum animal se assemelhar a nós, mesmo que minimamente, nós vamos destru´-los para estudo.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez... eu não estou indo contra a ciência e nem contra a evolução em si... só estou querendo saber como a teoria da evolução pode me explicar o que eu acabei de perguntar lá em cima e que você não soube me responder... somente isso; e se houver uma explicação convincente, serei o primeiro a aceitá-la.

    "... me recusar a enxergar o mundo que me cerca " ?? Eu ?? Será que sou eu mesmo que me recuso a isso" ? Olhe a sua volta, Lineu, e me responda, sinceramente: Por que nenhum animal evoluiu como o homem ? Se você já leu Dawkins, então me dê pelo menos uma "noção" de como isso pôde acontecer.

    ResponderExcluir
  7. eu conheço um animal que evoluiu, por alguns instantes, falando com balaão, basta ler a bíblia, é claro sem nunca se esquecer da cobra que falava e tinha raciocínio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explendido comentario ,Robson.
      Senti falta de tal acidez por aqui.

      Excluir
    2. Olha, cobra que fala eu nunca vi mesmo, mas jumento falante já vi muitos comentando aqui no blog....

      Excluir
  8. Fernando,não sou um especialista, mas só para ter uma ideia entre o homohabilis e o homoerectus há uma diferença de aproximadamente 700 mil anos. Ainda entre o primeiro e o neanderthal há uma diferença superior a dois milhões de anos; sendo que tem-se por teoria que o neanderthal não seria nosso antecessor: Ele foi extinto, mas se nao o tivesse sido poderia ter evoluído e acompanhado nossa evolução como uma segunda espécie bípede.
    Então ai está uma meia resposta para tua pergunta que ao meu ver nao faz diferença nenhuma no contexto religioso ou cientifico (isto é, com ou sem resposta não prova nada para nenhum dos lados).
    Houve duas evoluções de 'humanos' mas só uma chegou. Quantas outras espécies se perderam no caminho? e numa diferença de 2 milhoes entre uma e outra, talvez daqui a dois milhoes de anos os cachorros virem bipedes? quem sabe. Evolução é lenta, pois é natural, é biologica, é quimica, é ciência e não é magia.
    Respondido? (Deixa eu adivinhar: Não, kkkk)

    ResponderExcluir
  9. Chamouth, estamos respondendo a uma pessoa que questiona a ciência, a astronomia, a matemática, a geologia e todas as demais "ias" do conhecimento humano. Mas, ao mesmo tempo, crê em cobras e jumentas falantes, arcas cheias de bichinhos, mares que se abrem, virgens que dão a luz, etc. O que esperar de alguém que envia mensagens telepáticas a um zumbi judeu esperando que ele atenda seus pedidos??

    ResponderExcluir
  10. O Lineu gosta de distorcer as coisas. Eu jamais questionei a ciência, a astronomia, a matemática, a geologia e as demais "ias", muito pelo contrário, ele é que faz isso quando não é capaz de explicar, por exemplo, o caso de Nossa Senhora de Guadalupe estudado à exaustão pela ciência que ele tanto idolatra. E ele sabe muito bem (mas gosta de jogar para a platéia) que a serpente é uma representação do mal. Mas não adianta, estou respondendo à uma pessoa que faz vista grossa para muitas provas da ciência que apontam para um criador, mas que é a primeira a anunciar aos "quatro ventos" alguma descoberta que supostamente apoia o ateísmo... assim é a cabecinha dos ateus... depois os jumentos somos nós.
    Chamouth, gostei da sua explanação em parte, mas você, realmente, adivinhou : não respondeu absolutamente NADA, nadica de nada, a não ser o que todo mundo já está cansado de saber nos bancos das escolas e universidades. Só mais uma perguntinha : Quem surgiu primeiro na face da terra, o homem ou os outros animais ? Melhor dizendo, existe algum animal, que conhecemos hoje, que seja mais antigo do que o homem ?

    ResponderExcluir
  11. Fernando esta tua pergunta é fácil: o BOB ESPONJA é o mais antigo, dos que se tem notícia hoje, animal do mundo.
    Segundo a revista Galileu 650 milhões de anos teria o fossil mais antigo. Isto é, se segundo a o livro aquele grande, Adão surgiu há 6 mil anos atrás, esta esponja é 649,994,000 mais velha. Talvez ela seja deus ou tenha criado o mesmo? Brincadeira, não gosto muito de zombar da religião dos outros, na verdade, nao gosto mais...
    Temos que criar um forum para discutir estes debates.

    ResponderExcluir
  12. Então, Chamouth ... o homem não é o animal mais antigo do planeta, pelo contrário; por que, então, esses animais muito mais antigos do que o homem não evoluiram nem meio por cento do que o homem evoluiu ? Com a palavra Richard Dawkins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, Dawkins já te respondeu, em detalhes, basta você ler, compre o livro, leia e pare de fazer perguntas "jardim da infância" sobre a evolução...

      Excluir
  13. Mas não daria para você, que já leu, responder pelo menos resumidamente ? Quem sabe eu, um pobre crente cristão ignorante e que acredita em cobrinha que fala, venha a entender ? Ou quem sabe os outros leitores que te acompanham ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao invés de responder aqui escrevi um post sobre o assunto, veja lá...

      Excluir