sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Do nada.


Destacam-se, hoje, duas formas de ateísmo. Há aquele mais militante, de Richard Dawkins e Christopher Hitchens, que procura nos convencer de que a ideia de um criador é absurda, e há um outro mais sutil, dos físicos, que, seguindo a tradição inaugurada por Laplace, sugerem que Deus é uma hipótese desnecessária.
Foi lançado há pouco nos EUA um bom exemplar dessa segunda categoria. Trata-se de "Um Universo do Nada -- Por que Existe Algo em vez de Nada", de Lawrence Krauss. É uma obra fascinante que se vale de doses quase compreensíveis de cosmologia e física de partículas para traçar uma história do Universo. Complementa essa sopa de ciência com instigantes observações filosóficas, que, mesmo que não façam o eventual crente mudar de campo, ao menos o deixam mais informado acerca do que está em jogo.
Krauss mostra que existem evidências empíricas razoavelmente sólidas de que o Big Bang ocorreu 13,72 bilhões de anos atrás, de que o Universo está se expandindo de forma acelerada e de que partículas virtuais surgem e desaparecem no espaço a todo instante. Revela ainda que há motivos para acreditar que nosso Universo possa ser apenas um de uma coleção de realidades independentes chamada de multiverso.
A partir dessas e de outras pistas, Krauss vai compondo um quadro de como tudo isso poderia ter surgido do nada sem violar as leis da física e a matemática. E a explicação resumida é que o nada, compreendido como espaço vazio, é instável, tão instável que o surgimento de algo se torna quase inevitável. E esse algo, desde que submetido às condições certas, pode converter-se num universo. Isso teria ocorrido pelo menos uma vez, resultando no nosso Universo.
Krauss encerra a obra dizendo que isso tudo não basta para excluir definitivamente um Criador, mas é o suficiente para torná-lo, na melhor das hipóteses, redundante.

Hélio Schwartsman, FSP - 14/09/12

10 comentários:

  1. "...desde que submetido às condições certas..."

    É incrível o malabarismo cerebral que o ateu faz para descartar Deus... incrível.
    Justamente essas condições precisas é que jamais podem se originar do nada.
    Condições certas para que algo venha a existir precisam ser criadas, elaboradas, não surgem por acaso.

    ResponderExcluir
  2. "... Condições certas para que algo venha a existir precisam ser criadas, elaboradas, não surgem por acaso."

    - então quem criou deus?

    ResponderExcluir
  3. Deus é infinito, não criado. Se você fizer esta pergunta para o "criador de Deus", surgirá outra pergunta : Quem criou o "criador de Deus", e outra: Quem criou o "criador" do "criador de Deus", e assim sucessivamente... é uma pergunta infinita (assim como Deus).
    Somente um ser infinito e não-material pode criar coisas finitas e materiais.

    Muitos cientistas já acreditam que esse nosso universo não é o único, mas existem muitos outros, paralelos ao nosso. Eu pergunto : Será que todos esses universos são feitos de matéria, são materiais ?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carbono é infinito, não criado. Se você fizer esta pergunta para o "criador do carbono", surgirá outra pergunta : Quem criou o "criador do carbono", e outra: Quem criou o "criador" do "criador do carbono", e assim sucessivamente... é uma pergunta infinita (assim como o carbono).
      Somente um elemento infinito e material pode criar coisas finitas e materiais.

      Excluir
  4. O carbono é infinito ??? Quá, quá, quá !! Essa foi boa Lineu... bela tentativa ! Quer dizer que quando surgiu a matéria, lá estava o "poderoso carbono" esperando que tudo fosse criado.
    O carbono não é feito de matéria, é espiritual ... ah, bom ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estavam os dois juntos lá, carbono e seu deus barbudinho...começaram juntos. Mas eu gosto mais do carbono, ele nao manda trucidar seres humanos nem apedrejar adulteras, além de ser visível e mensurável, ao contrário do seus deus 3 em 1 que tomou chá de sumiço.

      Excluir
  5. Igreja do Carbono, e lá vamos nós! Gostei Lineu

    ResponderExcluir
  6. lineu e se deus for do biotipo dos índios?? ainda assim ele seria barbudinho?? k k k k k k k k k k k!

    ResponderExcluir
  7. Huuuum....deixa eu ver Robson...Ah, barbudinho talvez não, mas seria interessante esse deus andando por ae com penas na cabeça e o bigulinho balançando pra lá e pra cá...

    ResponderExcluir
  8. Marcão quem sabe um cristão empresta um calção pra cobrir o bigulinho!

    ResponderExcluir