quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Programa religioso pode ter de se retratar por ofender ateus.


O Ministério Público Federal moveu uma ação civil pública contra a Rede TV! e a Igreja Internacional da Graça de Deus por conta de ofensas no programa “O Profeta da Nação” contra pessoas que não acreditam em Deus, os ateus.
Durante uma edição da atração religiosa que foi ao ar em março deste ano, na RedeTV!, o apresentador disse que quem não acredita em Deus é perigoso. E completou: “mata, rouba e destrói. O ser humano que não acredita em Deus atrapalha qualquer um.”
Segundo a ação do MPF, o programa feriu os direitos de liberdade de expressão e de pensamento das pessoas e foi preconceituoso, discriminando quem não tem uma religião.
O Ministério Público pede à Justiça que a Rede TV! e a Igreja Internacional da Graça de Deus sejam obrigadas a exibir durante uma ou mais edições de “O Profeta da Nação” uma retratação das declarações ofensivas.
(FSP-6/9/12)


20 comentários:

  1. Neste ponto os ateus estão com toda a razão, porém, se a moda pega, vai ter muito ateu sendo processado também... dez vezes mais do que crentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, vou concordar com você duas vezes no mesmo dia, milagre! Com uma única ressalva: ateu não se ofende tão fácil quanto os crentes...estes costumam confundir crítica e descrença com ofensa.

      Excluir
  2. Esse "Nossa" é de Nossa Senhora ? Ateu não se ofende tão fácil ?? Essa é boa ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando dizemos que seu deus não existe os crentes se enfurecem, sentem-se ofendidos. Quando vocês dizem o contrário, apenas rimos....

      Excluir
  3. Se alguém conseguir salvar o video da retrataçao no youtube por favor postem o Link. Esta eu quero ver, mas não aguento olhar uma missa na tv - já é ruim ao vivo, mas em casa agente tem o controle.

    ResponderExcluir
  4. Bom, não tenho certeza, mas se a TV é uma concessão pública, o seu conteúdo não deveria ser laico? Ou seja, um canal de TV não deveria defender nenhum deus, ou teria que abrir programação para os mais de 3700 seres imaginários, catalogados. Seria pior do que horário eleitoral gratuito...
    abraços
    Galvão

    P.S - Fernando, se seu deus responder qualquer oração sua e que seja possível compravar, me fale eu me converto para o seu deus que eu sei que é abrâmico!

    ResponderExcluir
  5. Eh, Galvão !! Apareceu ?? Saudades de você, cara ! Ateu um pouco mais centrado e equilibrado. Eu poderia te mostrar dezenas de exemplos em minha vida, mas seria inútil; ainda que Jesus Cristo aparecesse para você, isso não te bastaria !

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epa, se ele aparecer para mim, bastaria sim...mas mortos, que eu saiba, não voltam jamais...

      Excluir
  6. Na verdade há relatos veridicos (veridicos para a comunidade local) de mortos que voltam no haiti. O culto vudoo de zumbis. pode ser uma besteira para muitos, mas conhecendo gente que acredita numa arca de bixinhos coloridos e em mares que se abrem (cientificamentes comprovados como um fenomeno natural e nao divino) entao podemos dizer que mortos levantam sim

    ResponderExcluir
  7. Voltam sim, Lineu... está aí o sudário de Turim que não me deixa mentir, apesar da minha fé não depender de um manto de linho. Se vocês conhecessem bem todos os detalhes do Sudário... mas seria pedir demais.
    Alguns cientistas ateus e judeus se converteram ao examinarem o sudário; um deles chegou a dizer: "se esse homem é Jesus Cristo eu não sei, mas este homem ressuscitou".

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Fernando, então ele "morreu por nós" mas durou bem pouquinho, hein? Vamos falar que não foi lá um sacrifício tão grande...ainda mais sendo em troca de tirar o pecado original de tanta gente.
    Poucos dias depois ele já estava andando pelas trilhas com seus amigos e surpreendendo a todos com sua presença. Depois bateu asas e voou, nunca mais foi visto ou ouvido.
    E ele foi enviado aqui por seu pai, deus, que na verdade é ele mesmo, e então o tal pecado que o deus que é Cristo criou fica perdoado por Cristo que é deus ter morrido na cruz, mesmo que não tenha morrido de verdade e que tudo já estivesse combinado antes.
    Adoro o cristianismo porque ele faz todo o sentido !!

    ResponderExcluir
  9. Vamos fazer como você quando se trata de ciência : "A fé não tem respostas para tudo, ela vai evoluindo e daqui há alguns séculos teremos as respostas". Gostou, Lineu ? Que tal ?

    Não é simples assim como você colocou, o seu conhecimento é superficial a esse respeito. Você combinou essas informações superficiais que você tem e as agrupou usando de ironia; falando assim dá a impressão mesmo de ser uma tolice, uma lenda, mas não é assim. Isso tudo foi para não falar sobre o sudário ? Aliás, o sudário "é ciência irmão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yanhhannhniannn (isso foi um bocejo).
      Não, Fernando, a fé não evolui, ela se baseia em um livro antigo, escrito há milhares de anos por peregrinos do deserto e nomades primitivos e nunca foi ou será atualizada por se tratar de um texto "sagrado" (haha de novo).
      Sudário é tema boboca, de programinha sensacionalista na TV a cabo, não passa disso.
      O Cristianismo não faz sentido algum, já cansei da dizer isso em vários posts e a descoberta das pessoas tem feito o ateismo crescer de forma acentuada no mundo todo.

      Excluir
  10. Ta falando do sudário de Turin? Aquele que em testes de Carbono foi comprovado que foi fabricado entre 1260 e 1390? é Desse que estás falando Fernando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Chamouth, mas quando isso aconteceu a igreja correu para explicar que o pedacinho de tecido cedido para os testes era um remendo feito na idade média, por isso essa datação. Aí cabem duas perguntinhas chaves: porque o pedaço cedido veio do remendo e não do pano principal e (responda essa, Fernando) porque diabos nunca cederam outro pedacinho para testes, desta vez retirando-o comprovadamente de uma parte original. A verdade é que o sudário é um conto de carochinha, tipo santa preservada que tem mãos de cera, estátua que chora sangue, manto de santa que a pintura é diferente. Eu me pergunto porque um deus tão poderoso ficaria jogando esses joguinhos de mágicas e adivinhações para que as pessoas acreditem nele...porque não aparece logo, fala com todo mundo e encerra a questão? Será que é porque ele não existe??

      Excluir
  11. O crescimento do ateísmo no mundo, principalmente na Europa, é uma realidade, porém ainda muito tímido em relação à religião. Mas o que eu quero dizer é que a bíblia já predisse há séculos esse crescimento no mundo atual.
    Tá vendo, Lineu, o "livrinho mágico" é mesmo profético.

    ResponderExcluir
  12. Fernando, favor explicar onde a biblia predisse isso, por favor. Sobre o ateismo, a internet foi libertadora, abriu campo para as pessoas descobrirem uma nova forma de ver a vida. Religião não é algo opcional mas sim algo enfiado guela abaixo das pessoas, a começar pelo batismo. Na minha família nunca houve opção ou discussão, nem sequer questionamento, era ir a missa, rezar, 1a comunhão, casar na igreja, enfim, o ritual todo. De uns 10 anos para cá o acesso à informação e a divulgação maior estão fazendo o ateismo crescer. Se você dá à criança ou ao jovem a opção de analisar os dois lados e pensar é grande a proporção dos que v~~ao escolher o ateismo já que estorinha em que se baseia o cristianismo é totalmente sem pé nem cabeça.

    ResponderExcluir
  13. Em Lucas 18, 8 : "...MAS QUANDO O FILHO DO HOMEM VOLTAR, ENCONTRARÁ A FÉ SOBRE A TERRA ?"

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Lineu!
    Concordo com suas palavras: "Se você dá à criança ou ao jovem a opção de analisar os dois lados e pensar é grande a proporção dos que vão escolher o ateismo já que a estorinha em que se baseia o cristianismo é totalmente sem pé nem cabeça". Sou ateu, tenho um filho de 10 anos e não acho necessário induzir ou fazer com que ele se torne isso ou aquilo, apenas cuido para que ele se torne um homem (no sentido geral, não vai me importar nem um pouco sua opção sexual, vou apoiá-lo e amá-lo nem menos, nem mais) com caráter e tenha liberdade de pensar ou decidir sobre o que querer ser. Procuro apenas dar-lhe a educação, respeito e moral que acho necessários num mundo cercado de futilidades e preconceitos (de todos os tipos). Ele vai ter total liberdade para tirar suas próprias conclusões e decidir o que fazer de seus pensamentos. Infelismente a maioria das famílias obrigam que suas crianças sigam suas crenças idiotas de qualquer forma sendo "necessário" para isso até mesmo (não vamos ser hipócritas) castigos e surras...só para constar: este ateu aqui nunca precisou dar um tapa no seu filho para que ele tivesse educação, respeito ao ser humano e desse valor aos VERDADEIROS ensinamentos...ser uma pessoa digna e saber respeitar as diferentes opniões, mesmo que essas não sejam iguais as suas...seguindo esta lógica (de não ter preconceitos e não dar "pitís" sobre opniões diferentes da sua) acho muito difícil ele se tornar religioso. Para o sr. Fernando apenas duas perguntas: Têm pára raios na sua igreja? Quando você fica doente vai ao médico ou reza? Pense bem, ou ciência ou fé! Ou sua fé não é tão grande assim? "A fé é a necessidade de se acreditar naquilo que sua inteligência e bom senso dizem que é mentira!"

    ResponderExcluir
  15. Marcão! parabéns por sua paternidade racional!!

    ResponderExcluir